Traumatismo

O traumatismo é o conjunto de problemas, contusões e lesões de tecido, órgão ou parte do corpo humano provocados por agente externo, ou algo ferindo ou magoando física ou psiquicamente o indivíduo, estudado pela Traumatologia.

Você sofre de alguma sequela de acidente? Como consegue conviver bem com a situação?

      TRAUMATISMO
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O traumatismo é o conjunto de problemas, contusões e lesões de tecido, órgão ou parte do corpo humano provocados por agente externo, ou algo ferindo ou magoando física ou psiquicamente o indivíduo, estudado pela Traumatologia.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo traumatismo deriva do idioma Francês, traumatisme, e este do idioma Grego, traumatismós, “ação de ferir, ferimento”. Surgiu em 1874.
          Sinonimologia: 1. Ferimento; trauma. 2. Batida; contusão; esbarrada; esbarro; esbarrão. 3. Traumaticidade; traumatização. 4. Abalo somático. 5. Choque; colisão; contrachoque; encontrão; impacto; topada; trombada; trompaço; tropeção.
          Neologia. Os 3 vocábulos minitraumatismo, maxitraumatismo e megatraumatismo são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Antitraumaticidade. 2. Pessoa sadia. 3. Soma íntegro. 4. Sanidade; saúde física e mental. 5. Higidez. 6. Autorremissão.
          Estrangeirismologia: o megalocus cerebral; o breakdown.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Traumatismo exige reciclagem.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: os patopensenes; a patopensenidade; os minipensenes; a minipensenidade; os raptopensenes; a raptopensenidade; os pedopensenes; a pedopensenidade.
          Fatologia: o traumatismo; a traumatização; a traumaticidade; o traumatismo craniencefálico; o microtraumatismo; o fototraumatismo; o barotraumatismo; o politraumatismo; o histerotraumatismo; o trauma físico; os macrotraumas; a traumastenia; o traumatismo craniano; a anafilaxia psíquica; o acidente; o tombo; o atropelamento; o machucão; a machucadura; a pisadura; o hematoma; a laceração; a equimose; o dodói; as quedas em idosos; o neurotrauma; a colisão; o impacto; o choque; a contusão; as sequelas do acidente; a contusão cerebral; a cadeira-de-rodas; os falsos acidentes; as lesões; a arranhadura; o arranhão; a queimadura; a esfoladura; a escalavradura; a escoriação; a cominuição; o sangramento; o fraturamento; as fraturas; a luxação; as escoriações; o estigma do desastre; as consequências mediatas da concussão cerebral; a encefaloplesia; a encefaloftarsia; a anosmia; a invalidez; o quadro de estupor traumático; a obstupidificação traumática; a alogia; a deficiência física; a perda intelectiva; a autodesorganização; o impulsivismo; a extrapauta; a falha inesperada; o fato acessório; a ocorrência atípica; o alerta consciencial; a mensagem do acidente; o desconforto; o desgosto; a frustração; a fraqueza presencial; o transtorno de estresse pós-traumático; o recaimento; a recaidela; a recaída; o recidivismo; a recidiva; a recorrência; a reincidência; a recrudescência; a neurose pós-traumática; as cicatrizes; os traumatismos toxicogênicos; o despertamento do autodiscernimento.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a macro-PK destrutiva; o heterassédio.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia.
          Binomiologia: o binômio trauma físico–trauma afetivo; o binômio autotruculência-heterotruculência; o binômio pessoal ferido de guerra–sobrevivente; o binômio herói de guerra–sociopata; o binômio consciex-subumano.
          Trinomiologia: o trinômio catástrofe-pilhagem-estupro; trinômio (trio intraconsciencial) paradoxal mulher-mãe-soldado.
          Antagonismologia: o antagonismo arma / soma.
          Filiologia: a traumatofilia.
          Fobiologia: a traumatofobia.
          Sindromologia: a síndrome pós-traumática; a síndrome de Munchhausen.
          Maniologia: a nosomania; a morfinomania.
          Holotecologia: a antissomatoteca; a patopensenoteca; a recexoteca; a somatoteca; a consciencioterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Acidentologia; a Assediologia; a Infortunística; a Perdologia; a Somatologia; a Biologia Humana; a Paranosologia; a Paraterapeuticologia; a Recexologia; a Traumatologia; a Traumatoterapia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa traumatizada.
          Masculinologia: o reincidente; o recidivista; o recaidiço; o pseudacidentado; o paciente da Traumatologia; o paciente Phineas Gage (1823–1861); o ator Christopher Reeve (1952–2004); o atrator de acidentes; o acidentado crônico; o contundido; o sinistrado; o quebradão; o traumatizado; o co-traumatizado; o politraumatizado.
          Femininologia: a reincidente; a recidivista; a recaidiça; a pseudacidentada; a paciente da Traumatologia; a atratora de acidentes; a acidentada crônica; a contundida; a sinistrada; a quebradona; a traumatizada; a co-traumatizada; a politraumatizada.
          Hominologia: o Homo sapiens traumaticus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens accidens attractivus; o Homo sapiens deficiens; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens nosomaniacus; o Homo sapiens marginalis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minitraumatismo = a topada do hálux no pé da mesa; maxitraumatismo =
a queda pessoal no piso do banheiro; megatraumatismo = o acidente pessoal grave com veículo.
          Mensagem. Pelos conceitos da Holomaturologia, todo traumatismo pessoal traz mensagem embutida a ser decifrada e ponderada de acordo com o momento evolutivo da conscin traumatizada, homem ou mulher.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o traumatismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Aborrecimento: Psicossomatologia; Nosográfico.
           2.  Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
           3.  Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
           4.  Comorbidade: Parapatologia; Nosográfico.
           5.  Complicador: Experimentologia; Neutro.
           6.  Fato contrário: Fatuística; Neutro.
           7.  Iscagem interconsciencial: Parapatologia; Neutro.
   A MAIORIA ABSOLUTA DAS OCORRÊNCIAS DE TRAUMATISMOS HUMANOS APRESENTA RELAÇÃO DIRETA
 COM ACIDENTES DE PERCURSO PARAPSÍQUICOS, MAIORES OU MENORES, ESPORÁDICOS OU FREQUENTES.
           Questionologia. Você sofre de alguma sequela de acidente? Como consegue conviver bem com a situação?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 381, 959 e 965.