Top da Automaturidade

O top da automaturidade é a técnica de a consciência efetivar esforços para conduzir-se com o máximo de autodesenvolvimento evolutivo teático alcançado até o momento.

Você, leitor ou leitora, inventariou as situações nas quais se manifestou no top da automaturidade? Considera satisfatória a periodicidade de tais ocorrências?

      TOP      DA      AUTOMATURIDADE
                                  (AUTOMATUROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O top da automaturidade é a técnica de a consciência efetivar esforços para conduzir-se com o máximo de autodesenvolvimento evolutivo teático alcançado até o momento.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo do idioma Inglês, top, significa “parte de cima; ponto mais alto; mais alto grau”. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo maturidade vem do idioma Latim, maturitas, “maturidade; madureza; maturação; maduração; tempo próprio; o maior grau de desenvolvimento; complemento; perfeição”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Topo da automaturidade. 2. Auge do autamadurecimento consciencial. 3. Esplendor do autodesenvolvimento evolutivo. 4. Máximo do autodiscernimento cosmoético. 5. Clímax da autolucidez evolutiva.
          Neologia. As 4 expressões compostas top da automaturidade, top da automaturidade intrafísico, top da automaturidade projetivo e top da automaturidade extrafísico são neologismos técnicos da Automaturologia.
          Antonimologia: 1. Surto de imaturidade. 2. Ataque emocional. 3. Baixio da autolucidez. 4. Obnubilação consciencial. 5. Demência.
          Estrangeirismologia: o top da automaturidade; o must da autoconsciencialidade; o best da automanifestação; a high selfperformance cosmoética; o full selfdevelopment alcançado.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento evolutivo teático.
          Coloquiologia: a opção de puxar-se para cima; o labor de passar de verde a maduro; o hábito de parar para pensar; o corte dos chororôs, manhas e pitis do lenga-lenga vitimizante.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autopesquisa; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapsicopensenes; a parapsicopensenidade; os maturopensenes; a maturopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a tendência autopensênica de inadmitir a proliferação de ideações patológicas; a autoconstatação da harmonia interior proporcionada pela autopensenização no top da automaturidade.
          Fatologia: o auge da automaturidade aplicado à cotidianidade; a utilização da plenitude de conhecimento, inteligência e habilidade adquiridos; as quedas na expressão da automaturidade; a agilização da retomada de postura matura após baixios na autolucidez; a evocação de padrão homeostático de referência auxiliando na elevação da autolucidez; as estratégias de prevenção de autorregressões; a verificação de circunstâncias fisiológicas e emocionais obnubiladoras; a identificação de influências imaturas provenientes de mesologias, culturas e holopensenes; a assunção de posições no contraponto à infantilização social; a valorização da vida adulta no contrafluxo das apologias sociais da juventude; a confirmação dos prejuízos decorrentes dos surtos de imaturidade; a comprovação do tempo dispendido para se reaver a razão evolutiva levando a pensar duas vezes antes de permitir afrouxamentos na autocrítica; o real nível de amadurecimento consciencial autaferido nos atos sem testemunhas e nos posicionamentos na intimidade do microuniverso consciencial; a definição do autoperfil ideal; a gradativa elevação da média de autoconsciencialidade evidenciada; a crescente retilinearização da autevolução com a minimização das linhas quebradas por retrocessos; a ultrapassagem do atual top da automaturidade sinalizando avanços autevolutivos; a autoconstatação da aceleração evolutiva favorecida pela média das ações cada vez mais próximas do top da automaturidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o afinco em portar-se no topo da automaturidade atraindo a colaboração de consciex amparadora; o favorecimento à conexão com os amparadores extrafísicos de função; a possibilidade do intermissivista de reconexão com a paraprocedência sadia; o resgate gradativo da autoconsciencialidade apresentada no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a candidatura à visita paraguiada à comunex evoluída; o desabrochamento consciencial favorecido pela precoce recuperação de cons; o drible holossomático no restringimento ressomático; a inclinação à paralucidez pós-dessomática; a predisposição à nulificação da infância na próxima ressoma; a autoconstatação do suporte energossomático exigido à conservação da autexpressão no top da automaturidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo top da automaturidade–teto da autocompetência; o sinergismo dos autotrafores; o sinergismo apreço pela autolucidez–opção pelo autodesassédio; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo autolucidez intrafísica–paralucidez; o sinergismo acuidade multidimensional–intelecção evolutiva–cabedal holocognitivo–práxis cosmoética; o sinergismo maturidade física–maturidade mental–maturidade social–maturidade consciencial.
          Principiologia: o princípio da evolução interassistencial; o princípio da conservação autocognitiva pluriexistencial; o princípio do autaperfeiçoamento cosmoético; o princípio dos fatos e parafatos orientarem as autopesquisas; o princípio pessoal de não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: a incorruptibilidade do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teáticas conscienciológicas.
          Tecnologia: a técnica da lupa maturológica; a técnica da invéxis; a técnica da dupla evolutiva; a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica do histrionismo sadio aplicada ao bom convívio; as técnicas de autodesassédio; as técnicas energéticas.
          Voluntariologia: os extrapolacionismos no exercício amparado do voluntário da tares.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos.
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos da primazia do ego adulto; os efeitos do corte das infantilidades pessoais; os efeitos da autodecisão de não ceder às tentações autocorruptoras; os efeitos da inteligência evolutiva (IE); os efeitos da visão traforista; os efeitos soerguedores do autoconceito, autoimagem e autestima dos comportamentos no top da automaturidade; os efeitos autevolutivos das ações no ápice do autodiscernimento.
          Neossinapsologia: a consolidação de neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o nível de maturidade independente do ciclo etário humano.
          Enumerologia: a desafiante motivação evolutiva para exprimir o ápice de desenvolvimento conquistado; o firme empenho voliciolínico para agir no topo da automaturação atingido; a laboriosa equilibração holossomática para sustentar o clímax de hiperacuidade alcançado; a esmerada intelecção multidimensional para deliberar no mais alto grau de autodiscernimento possível; o elaborado raciocínio paracientífico para decidir com a máxima cosmoética entrevista; a difícil organização existencial para manifestar o melhor de si continuamente; a paulatina reforma consciencial para transformar condições maduras esporádicas em majoritárias.
          Binomiologia: o binômio hololucidez-holomaturidade.
          Crescendologia: o esperado crescendo evolutivo dos limites do top da automaturidade.
          Trinomiologia: o trinômio autodesassedialidade-energossomaticidade-mentalsomaticidade.
          Polinomiologia: o polinômio imaturidade-inexperiência-irracionalidade-autocorrupção substituído pelo polinômio autocrítica-autoincorrupção-autodesassédio-autocosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo intelectualidade adolescente / riscomania geronte.
          Paradoxologia: o paradoxo do empenho de décadas poder decair em segundos de loucura e, conforme a gravidade do ato, acarretar meses, décadas e até vidas de recomposição.
          Politicologia: a liberdade democrática favorecendo o amadurecimento social.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à evolutividade lúcida.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a autocriticofilia; a recinofilia; a neofilia; a raciocinofilia; a cognofilia; a energofilia.
          Sindromologia: o avesso da síndrome do infantilismo; o inverso da síndrome de Peter Pan; a contradita à síndrome de Cinderela.
          Mitologia: a desconstrução do mito dos anos dourados da infância; o descarte do mito da juventude transviada.
          Holotecologia: a maturoteca; a holomaturoteca; a infantoteca; a psicoteca; a cosmoeticoteca; a parafenomenoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Automaturologia; a Holomaturologia; a Autevoluciologia; a Autocriticologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmovisiologia; a Recinologia; a Parapercepciologia; a Ortopensenologia; a Harmoniologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: top da automaturidade intrafísico = a máxima teática evolutiva manifesta pela conscin na vivência material; top da automaturidade projetivo = a máxima teática evolutiva manifesta pela conscin na vivência da projeção lúcida; top da automaturidade extrafísico = a máxima teática evolutiva manifesta pela consciex na vivência intermissiva.
          Culturologia: a cultura do parapsiquismo interassistencial cosmoético.
          Discurso. Atinente à Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 65 palavras dicionarizadas, seguidas de nuança conscienciológica, cuja presença no vocabulário cotidiano é passível de indicar a ambição cosmoética de conduzir-se no top da automaturidade:
          01. Abnegação: a demonstração do egocídio cosmoético.
          02. Ajustamento: a adaptação poderada às conjunturas existenciais produtivas.
  03. Altruísmo: a tendência natural para a doação da melhor versão de si mesmo.
  04. Amparo: o gabarito para dar e receber suporte intra e extrafísico.
  05. Atilamento: a vacina anticontaminações por imaturidades onipresentes.
  06. Autenticidade: a conscientização da impossibilidade de agradar a todos.
  07. Autocrítica: a discriminação qualitativa de pensamentos e atitudes pessoais.
  08. Autodidatismo: o ânimo de aprender com tudo e todos, em qualquer lugar.
  09. Benignidade: o sentimento fraterno, generoso e irrestrito dirigido aos demais.
  10. Civilidade: o atendimento às formalidades da boa educação na vida social.
  11. Coerência: a diminuição dos gaps entre saber e agir.
  12. Comedimento: a evidenciação da automaturidade circunscrita ao tempo-espaço.
  13. Concessão: a flexibilidade sem perdas do foco no amadurecimento já vivenciado.
  14. Congratulação: a satisfação benévola com o sucesso de outrem.
  15. Coragem: a firmeza na argumentação, nem sempre simpática, exigida pela tares.
  16. Criteriosidade: o estabelecimento de variáveis para o exame das realidades.
  17. Descrença: a autocomprovação na base da admissão e revisão de autoconvicções.
  18. Desprendimento: a renúncia desapegada do antigo para enfrentar o novo.
  19. Dignidade: o brio de honrar a autoposição na Escala Evolutiva das Consciências.
  20. Diplomacia: a mediação para a negociação ganha-ganha.
  21. Discernimento: a distinção eficaz das manifestações maduras e imaturas.
  22. Disciplina: a autorganização metódica para favorecer a práxis madura.
  23. Empatia: a predisposição para colocar-se no lugar do outro.
  24. Escrúpulo: o rigor na avaliação da ortointenção de fazer ou abster-se.
  25. Excelência: a procura por desempenhos no teto da autocompetência.
  26. Exemplaridade: o zelo com as repercussões da autexpressão.
  27. Fraternidade: o oferecimento de amizade à Humanidade e Para-Humanidade.
  28. Hiperacuidade: a valorização da conservação incondicional da autolucidez.
  29. Honestidade: a sinceridade nas relações interconscienciais.
  30. Imperturbabilidade: a inabalabilidade íntima diante de abalos e revezes na vida.
  31. Incorruptibilidade: a fidelidade aos próprios valores evolutivos.
  32. Integridade: o autotemperamento de boa índole e bom caráter cosmoético.
  33. Lealdade: a segura correspondência à confiança depositada.
  34. Lisura: o apreço por ações escorreitas.
  35. Meticulosidade: o detalhismo e exaustividade aplicado às atividades exercidas.
  36. Mundividência: a dedicação à inclusão da dinâmica evolutiva nas autoperspectivas.
  37. Paciência: a acalmia diante das infantilidades exaltadas na Socin Patológica.
  38. Pacificação: a dileção pela serenidade íntima advinda da paz interconsciencial.
  39. Perdão: a compreensão da ignorância evolutiva sem descuidar da profilaxia.
  40. Perseverança: a firmeza na superação de obstáculos à consecução da meta.
  41. Polidez: a delicadeza no trato interpessoal.
  42. Precisão: a busca pela exatidão nas comunicações pessoais.
  43. Presteza: a pronta disponibilidade para acatar as melhores diretrizes evolutivas.
  44. Prestimosidade: a boa vontade em colaborar com empreendimentos cosmoéticos.
  45. Proatividade: a antecipação do atendimento às demandas antevistas.
  46. Probidade: a boa reputação derivada de repertório de atitudes irrepreensíveis.
  47. Prolificidade: a criação de terreno fértil à germinação de grafopensenes evolutivos.
  48. Prudência: a estimativa de prováveis consequências evolutivas antes de atuar.
  49. Racionalidade: a primazia da razão evolutiva sobre as emoções.
  50. Realismo: o descarte sem traumas de ilusões, fantasias e ficções sobre a realidade.
  51. Renovação: o abertismo à reciclagem da existência interior e exterior.
  52. Respeito: a honradez na abordagem a objetos, subumanos, consciências e contextos.
  53. Responsabilidade: o comprometimento com a própria maturidade e imaturidade.
  54. Retidão: o afinco em proceder sem desvios na direção cosmoética.
  55. Sagacidade: a agudeza na captação de indícios intra e extrafísicos.
          56. Sensatez: a construção e aprimoramento de sensos evolutivos.
          57. Seriedade: a prontidão para reconhecer e cumprir os autodeveres.
          58. Sobrepairamento: a postura de isenção e imparcialidade nas análises.
          59. Solidez: a consistência da personalidade bem fundamentada.
          60. Temperança: a sobriedade na aquisição e uso dos recursos disponíveis.
          61. Tranquilidade: o bem-estar advindo da satisfação consigo próprio.
          62. Universalismo: a solidariedade sem fronteiras.
          63. Veracidade: o compromisso com a verdade dos fatos e parafatos.
          64. Voluntariado: a labor desinteressado pelo bem comum.
          65. Vontade: a determinação em experienciar o ponto mais elevado da automaturidade.
          Imaturidade. O desinteresse pelo estudo das posturas evolutivamente maduras consiste em prova de imaturidade consciencial, quando está pautado na esquiva às comparações inevitáveis com as próprias posturas e o consequente descortino das irracionalidades pessoais.
          Trafarismo. Há consciências empedernidas em não enxergar ou desmerecer os sinais alheios de autodesenvolvimento superiores aos próprios, provavelmente por julgarem-se sem forças para elevarem as próprias condições atuais.
          Autocrítica. Do contrário, constitui prova de maturidade consciencial não se desanimar perante o próprio nível evolutivo, ao se esquadrinhar os apreciáveis exemplos cosmoéticos.
          Holomaturidade. A ponderação sobre as condutas evolutivamente depuradas, conjugada ao empenho em incorporá-las ao acervo pessoal de virtuosidades, de modo gradativo, persistente, paciente e sem desistência nas primeiras recaídas, encaminha a consciência para o atingimento da holomaturidade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o top da automaturidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Anestesia midiática: Psicossomatologia; Neutro.
          03. Apreço pela autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          04. Auge consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Estágio maturológico: Automaturologia; Homeostático.
          07. Holomaturologia: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Infantilização social: Sociologia; Nosográfico.
          09. Lupa maturológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Maturidade holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
          11. Máximo da consciência: Maximologia; Homeostático.
          12. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático.
          13. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
          14. Teto da autocompetência: Autevoluciologia; Neutro.
          15. Teto parapsíquico: Autoparapercepciologia; Neutro.
   O TOP DA AUTOMATURIDADE É A OPÇÃO LABORIOSA
  POR EXPRESSAR-SE NO APOGEU DO FÔLEGO TEÁTICO
 DE LUCIDEZ, DISCERNIMENTO E INTELECTO EVOLUTIVO,
 FAVORECEDORA DO SEQUENCIAMENTO DE ORTOPRÁXIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, inventariou as situações nas quais se manifestou no top da automaturidade? Considera satisfatória a periodicidade de tais ocorrências?
            Bibliografia Específica:
            1. Bíscaro, Waldir; Maturidade e Poder Pessoal: Caminhos do Autodesenvolvimento; pref. Flávio Gikovate; 214 p.; 3 seções; 9 caps.; 17 enus.; 1 foto; 28 ilus.; 11 testes; 25 x 14 cm; br.; Brasiliense; São Paulo, SP; 1994; páginas 81 a 176.
            2. Overstreet, Harry Allen; A Maturidade Mental (The Mature Mind); trad. Otto Schneider; 250 p.; 2 seções; 13 caps.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Companhia Editora Nacional; São Paulo, SP; 1960; páginas 3 a 57 e 233 a 249.
            3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 8 a 251.
            4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 903 a 1.018.
            5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 1.095 a 1.122.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 484 a 518.
            7. Idem; Técnica de Viver; (Pelo Espírito de Kelvin Van Dine); 186 p.; 60 caps.; 60 ilus.; 18,5 x 13,5 cm; br.; 8ª Ed.; Comunhão Espírita Cristã (CEC); Uberaba, MG; 1991; páginas 23, 24, 33 a 35, 41 a 43, 49, 50, 53 a 59, 95 a 97, 113 a 115 e 179 a 181
            8. Vieira,Waldo; & Xavier, Francisco Cândido; Estude e Viva; (Pelos Espíritos de Emmanuel e André Luiz); 232 p.; 40 caps.; 17,5 x 12 cm; br.; 12ª Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 28 a 31, 38 a 40, 48 a 50, 72 a 75, 106 a 108, 134 a 137, 166 a 168 e 188 a 191.
                                                                                                                         A. L.