Sinônimo

O sinônimo é a palavra (locução, prefixo ou frase) apresentando semelhança de significação com outra, permitindo substituir esta, em alguns contextos, sem alterar o significado literal da comunicação, constituindo a unidade de medida da sinonímia, ou da Sinonimologia.

Qual o papel dos sinônimos para você? Correntemente, você emprega os sinônimos nos textos ou mais os antônimos? Você enriquece sempre o dicionário cerebral de sinônimos?

      SINÔNIMO
                                      (COMUNICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O sinônimo é a palavra (locução, prefixo ou frase) apresentando semelhança de significação com outra, permitindo substituir esta, em alguns contextos, sem alterar o significado literal da comunicação, constituindo a unidade de medida da sinonímia, ou da Sinonimologia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo sinônimo vem do idioma Francês, synonyme, derivado do idioma Latim, synonymum, e este do idioma Grego, synonymon, “de mesmo nome; de mesma significação”. Surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Palavra de significação assemelhada. 2. Locução de sentido assemelhado. 3. Palavra sinônima.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 13 cognatos derivados do vocábulo sinônimo: sinonimia; sinonímia; sinonímica; sinonímico; sinonimista; sinonimística; sinonimístico; sinonimizada; sinonimizado; sinonimizar; Sinonimologia; sinonimológica; sinonimológico.
          Neologia. As duas expressões compostas sinônimo arcaico e sinônimo geopolítico são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Antônimo. 2. Palavra de significação oposta. 3. Palavra antônima.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente da associação de ideias.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: os homopensenes; a homopensenidade; os pró-pensenes; a pró-pensenidade.
          Fatologia: o sinônimo; a unidade de medida da sinonímia ou da Sinonimologia; o adjetivo assemelhado; o vocábulo parecido; os termos semanticamente compatíveis; os homônimos; os parônimos; as identificações; as similitudes; os antônimos; os contrastes; as refutações; a antitética.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância.
          Trinomiologia: o trinômio neoverdades-neoideias-neologismos.
          Antagonismologia: o antagonismo sinônimo / antônimo; o antagonismo Sinonimologia / Antonimologia; o antagonismo neofilia / neofobia; o antagonismo acerto / desacerto.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Filiologia: a cogniciofilia; a gnosiofilia; a intelectofilia; a bibliofilia.
          Fobiologia: a raciocinofobia; a definofobia; a leterofobia; a bibliofobia; a lexicofobia.
          Maniologia: a bibliomania.
          Holotecologia: a argumentoteca; a comunicoteca; a definoteca; a grafopensenoteca; a pedagogoteca; a intelectoteca; a cognoteca; a lexicoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Sinonimologia; a Mentalsomatologia; a Discernimentologia; a Lexicologia; a Coloquiologia; a Criteriologia; a Coerenciologia; a Criticologia; a Parapedagogiologia; a Refutaciologia; a Linguística; a Filologia; a Conformática.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o professor; o gramático; o filólogo; o pensador; o lexicógrafo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a professora; a gramática; a filóloga; a pensadora; a lexicógrafa.
          Hominologia: o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicativus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sinônimo arcaico = a palavra taça (hoje) e a palavra cápide (antigamente); sinônimo geopolítico = a palavra vigarista (Brasil) e palavra aldabrão (Portugal).


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinônimo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antônimo: Comunicologia; Neutro.
          02. Argumentação ilógica: Comunicologia; Nosográfico.
          03. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          04. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
          05. Conformática: Comunicologia; Neutro.
          06. Definição do básico: Definologia; Homeostático.
          07. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
          08. Orismologia: Comunicologia; Neutro.
          09. Palavra: Comunicologia; Neutro.
            10. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
            11. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
            12. Verbete: Comunicologia; Neutro.
    A RIQUEZA NO EMPREGO DOS SINÔNIMOS EVIDENCIA
     A EXCELÊNCIA DO DICIONÁRIO CEREBRAL PESSOAL,
    O NÍVEL DO COLOQUIALISMO E A PUJANÇA DA INTELECTUALIDADE DA CONSCIN, HOMEM OU MULHER.
            Questionologia. Qual o papel dos sinônimos para você? Correntemente, você emprega os sinônimos nos textos ou mais os antônimos? Você enriquece sempre o dicionário cerebral de sinônimos?
            Bibliografia Específica:
            01. Cerezo, Sergio Sánchez; Coord.; Diccionario de Sinónimos y Antónimos; XIV + 870 p.; 15 abrevs.; glos. 20.000 termos; 17,5 x 11 x 3,5 cm; br.; pocket; Santillana; Espanha; 2000; páginas 111 a 129.
            02. Christ, G. Elgie; Editor; The Nuttall Dictionary of English Synonyms and Antonyms; X + 306 p.; 9 abrevs.; glos. 12.000 termos; 21,5 x 14,5 cm; enc.; Frederick Warne / Artenova; Rio de Janeiro, RJ; 1975; páginas 25 a 39.
            03. Devlin, Joseph; A Dictionary of Synonyms and Antonyms; XX + 364 p.; 4 enus.; glos. 5.040 termos; 17,5 x 10,5 cm; br.; Warner Books; New York, NY; Agosto, 1987; páginas 39 a 44.
            04. Fernandes, Francisco; Dicionário de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa; revisor Celso Pedro Luft; VIII + 870 p.; 8 abrevs.; glos. 30.000 termos; 23 x 16 x 5 cm; enc.; 37a Ed. rev. e aum.; Editora Globo; São Paulo, SP; 1998; páginas 140 a 173.
            05. GL; Diccionario de Sinónimos y Antónimos; 434 p.; glos. 14.700 termos; 25,5 x 19,5 x 4 cm; GL; Madrid; Espanha; 1998; páginas 42 a 52.
            06. Gonzalez, Maldonado; Editor; Diccionario Actual de la Lengua Española: Sinónimos y Antónimos; 960 p.; 75 abrevs.; glos. 100.000 termos; 18,5 x 12 x 4 cm; br.; Ediciones SM; Madrid; Espanha; 1999; páginas 7 a 17.
            07. Hartrampf, Gustavus A.; Hartrampf’s Vocabularies: Synonyms, Antonyms, Relatives; VIII + 536 p.; glos. 22.134 termos; 23,5 x 15,5 cm; enc; 7a Ed.; Psychology Publishing; Manchester; Inglaterra; Julho, 1935; páginas 15 a 36.
            08. Marmo, Arnaldo A.; Dicionário Prático: Sinônimos e Antônimos; 9 Vols.; 334 p.; Vol. 1; glos. 11.532 termos; 23 x 16,5 cm; enc.; Editôra Científica; Rio de Janeiro, RJ; S.D.; páginas 21 a 29.
            09. Marmo, Arnaldo A.; Dicionário Prático: Sinônimos e Antônimos; 9 Vols.; 284 p.; Vol. 5; glos. 9.972 termos; 23 x 16,5 cm; enc.; Editôra Científica; Rio de Janeiro, RJ; S.D.; páginas 82 a 98.
            10. Morais, Orlando Mendes de; & Pena, Leonam de Azeredo; Dicionário de Sinônimos e Antônimos; 446 p.; glos. 18.596 termos; 23 x 16,5 x 4,5 cm; enc.; 6a Ed. rev. e aum.; Spiker; Rio de Janeiro, RJ; S.D.; páginas 64 a 74.
            11. Spooner, Alan; A Dictionary of Synonyms and Antonyms; IV + 572 p.; glos. 150.000 termos; 19,5 x 13 x 3,5 cm; br.; Oxford University Press; Oxford; Great Britain; 1999; páginas 27 a 49.
            12. Urdang, Laurence; Editor; The Macmillan Dictionary of Synonyms & Antonyms; VI + 374 p.; 14 abrevs.; glos. 5.222 termos; 19,5 x 13 cm; br.; Macmillan; Londres; Inglaterra; 1995; páginas 25 a 43.
            13. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 75 e 76.
            14. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. revisada; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 181 e 192.
            15. Vox; Diccionari Esencial Sinònims i Antònims de la Llengua Catalana; VIII + 412 p.; 61 abrevs.; 1 esquema; glos. 50.000 termos; 18 x 11 cm; br.; 2a Ed.; Vox; Barcelona; Espanha; 1998; páginas 48 a 66.