Separação Unificadora

A separação unificadora é a dissolução do vínculo existente entre duas ou mais consciências, princípios conscienciais, realidades, pararrealidades, ideias, conceitos, culturas, fatos ou parafatos, permitindo a análise, a ampliação da cosmovisão, a compreensão e o desenvolvimento individual das partes, predispondo nova associação posterior a partir de vínculo transformado, renovado, sadio.

Você, leitor ou leitora, liberta integralmente, de maneira imediata e sem restrições ou emocionalismos, a consciência decidida a se afastar? Qual nível sincero de desapego cosmoético você manifesta?

      SEPARAÇÃO UNIFICADORA
                                    (COSMOVISIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A separação unificadora é a dissolução do vínculo existente entre duas ou mais consciências, princípios conscienciais, realidades, pararrealidades, ideias, conceitos, culturas, fatos ou parafatos, permitindo a análise, a ampliação da cosmovisão, a compreensão e o desenvolvimento individual das partes, predispondo nova associação posterior a partir de vínculo transformado, renovado, sadio.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo separação procede do idioma Latim, separatio, “separação; divisão”, de separatum, supino de separare, “separar, desunir, dividir”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo unificar é adaptação do idioma Francês, unifier, derivado do idioma Latim, unificare, e este constituído de unus, “um; único”, e facere, “fazer, executar, efetuar, levar a efeito; desempenhar; cumprir; cometer”. As palavras unificar e unificação apareceram no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Desvinculação reconciliadora. 2. Ruptura reintegradora. 3. Desunião reunificadora. 4. Desunião temporária. 5. Distinção associativa. 6. Divisão multiplicadora. 7. Divórcio ampliador.
          Eufemisticologia. A atitude do casal em dar 1 tempo no relacionamento caracteriza eufemismo para relacionamento aberto. Apenas a liberdade total do rompimento integral para ambas as partes é capaz de evidenciar a realidade intraconsciencial individual em relação aos vínculos afetivo-sexuais e permitir, se for o caso, a reunião posterior.
          Neologia. As 4 expressões compostas separação unificadora, minisseparação unificadora, maxisseparação unificadora e megasseparação unificadora são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 01. União separadora. 02. Encontro desintegrador; vinculação desintegradora. 03. Antagonismo perpétuo. 04. Interprisão perpétua. 05. Desunião perpétua. 06. Separação divisora. 07. Associação eliminatória. 08. Comunhão ectópica. 09. Divórcio definitivo. 10. Separação final.
          Estrangeirismologia: a open mind; o superavit cognitivo; o corpus cognitivo; o know-how evolutivo; o insight; o rapport; o breakthrough cosmoético; a gestalt.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cosmovisão.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Inexistem despedidas finais.
          Filosofia: a Holofilosofia.
          Unidade: a unidade de medida da qualidade da união proporcionada pela separação é o neopensene.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem intraconsciencial (recin); a autopensenidade; a ortopensenidade individual; a ortopensenidade grupal; o holopensene individual; o holopensene grupal; o cosmopensene; a cosmopensenidade; os neopensenes individuais; a neopensenidade grupal.
          Fatologia: a separação unificadora; o tempo assistencial; o descompasso temporário entre ritmos evolutivos individuais; a autexclusão cosmoética; a abstenção cosmoética; a espiral evolutiva; o abertismo consciencial; a inteligência evolutiva (IE); o omniquestionamento; a mudança de ego; o todo e as partes do objeto sob análise; o nêutron; o próton; o elétron; o átomo; a molécula; a célula; a atomização lógica de cada elemento componente do corpus da publicação inovadora; a associação entre ideias existentes constituindo neoideias; a produção de neoverpons; a análise comparatória; a autoconscientização do intermissivista inadaptado quanto à necessidade da retomada de tarefa junto ao grupo evolutivo após período de afastamento voluntário; a perda impondo a valorização tardia do objeto da perda; a viagem do cônjuge; o sentimento de solidão; a saudade; a autoconfiança da conscin quanto ao amparo extrafísico; a separação do casal antes da reconciliação; a reconciliação; a constituição da dupla evolutiva; o reencontro da dupla evolutiva após a ressoma; o novo matrimônio sadio, raro, do casal anteriormente separado na mesma vida intrafísica; a manutenção de 1 escritório, 1 banheiro e 1 quarto de tenepes para cada componente da dupla evolutiva; a omissuper; a participação nas tertúlias conscienciológicas do tertuliano local habitué na condição de teletertuliano internacional eventual; a interconexão e a interdependência entre as diversas Cognópolis; a diáspora conscienciocêntrica intrafísica; o nascimento de novas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) a partir do trabalho iniciado na IC-Mãe; a intercooperação entre as ICs; a União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Parafatologia: o reencontro da dupla evolutiva após a dessoma; o planejamento no período intermissivo para o reencontro da dupla evolutiva após a ressoma; o planejamento das proéxis individuais; o planejamento das maxiproéxis grupais; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a diáspora conscienciocêntrica extrafísica; a paraprocedência; as companhias evolutivas; a individualidade consciencial no contexto dos grupos evolutivos; o grupocarma; o policarma; a evitação da interprisão grupocármica patológica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre os engramas holomnemônicos compondo a holomemória; o sinergismo entre as unidades pensênicas compondo o holopensene; o sinergismo mentalsomático análise-síntese; o sinergismo cognitivo; o sinergismo entre momentos evolutivos individuais; a valorização dos talentos individuais no sinergismo grupal; o sinergismo entre as atividades diversas porém intercomplementares dos parceiros da dupla evolutiva; o sinergismo amizade humana–reencontro extrafísico; o sinergismo automaturidade-megafraternidade; o sinergismo cosmoético da separação conjugal consensual pacificadora; o sinergismo evolutivo recéxis-recin; o sinergismo retificação cosmoética–recomposição da interprisão grupocármica.
          Principiologia: o princípio básico da megafraternidade; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do vínculo evolutivo; o princípio da convivialidade evolutiva; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da atração dos afins; o princípio da evolução consciencial interassistencial conjunta no grupocarma; o princípio da inexistência de primeiros encontros entre os maxiproexistas; o princípio cosmoético de respeitar o nível evolutivo das consciências evitando o estupro evolutivo; o princípio cosmoético do não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio do todo ser maior em relação à soma das partes isoladas.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) evitando o estupro evolutivo; a liberdade para se assumir teaticamente o CPC; a ampliação do CPC; o aperfeiçoamento do CPC; a elaboração do código grupal de Cosmoética (CGC); a elaboração do código duplista de Cosmoética (CDC); o código da megafraternidade.
          Teoriologia: a teoria da integralidade; a teoria e a vivência da holocarmalidade; as neoteorias; a teoria da paz; a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria e a prática da retomada de tarefa; a teoria da evolução compulsória; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria dos 6 graus de separação; a teoria da dissonância cognitiva; a teoria da serialidade existencial (Seriexologia).
          Tecnologia: a inteligência técnica; a técnica do detalhismo; a técnica da linearidade autopensênica; a técnica do omniquestionamento; a técnica do brainstorming; a técnica da megassociação de temas; a técnica da associação de ideias; a técnica da atomização cognitiva; a técnica da conjunção cognitiva; a técnica da dialética; as técnicas de análise de sistemas; a técnica da criticidade cosmoética; a técnica da aplicação dos limites interassistenciais; a técnica da autavaliação intelectual; as técnicas conscienciométricas; a técnica da autobservação racional; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas de autorreequilíbrio da conscin resiliente; a técnica da convivialidade cosmoética autoconsciente em grupo; a técnica da evitação da interprisão grupocármica; a técnica da retribuição pessoal.
          Voluntariologia: os vínculos conscienciais no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Criticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Duplologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Pensenologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo das reconciliações interconscienciais; o efeito evolutivo do desapego interconsciencial; os efeitos das afinidades reatualizadas; os efeitos existenciais evolutivos do megafoco pessoal cosmovisiológico; o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado; os efeitos das paravivências intermissivas na atual existência intrafísica.
          Neossinapsologia: as neossinapses formadas a partir da reflexão sobre a separação; as neossinapses formadas a partir do raciocínio lógico; as reciclagens intraconscienciais gerando neossinapses; as neossinapses surgidas a partir da Higiene Mental limpando as redes interneuronais; as neossinapses predominando sobre as retrossinapses; as neossinapses derivadas da análise das retrossinapses; as neossinapses geradoras de neoideias; as neossinapses enquanto instrumentos de renovação dos holopensenes miméticos.
          Ciclologia: o ciclo escondimento-revelação; o ciclo separação-reflexão-reunião; o ciclo encontro–aprofundamento dos vínculos interconscienciais–despedida-reencontro; o ciclo amizades extrafísicas–amizades intrafísicas; o ciclo Curso Intermissivo (CI)–IC; o ciclo natural da vida a 2 união (reencontro)-produção (gescons)-separação (dessoma); o ciclo equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio; o ciclo erro-reparação-acerto; o ciclo erro-retratação-reciclagem; o ciclo autesforço-autoquestionamento-autorreflexão-autorretificação; o ciclo aglutinação-desaglutinação-reaglutinação; o ciclo autabertismo consciencial–neocognição; o ciclo construção-desconstrução–reconstrução das verpons; o ciclo da criatividade; o ciclo da descoberta.
          Binomiologia: o binômio monovisão-cosmovisão; o binômio amor-identidade; o binômio apego cosmoético–desapego cosmoético; o binômio liberdade interior–decisão livre; o binômio autavaliação evolutiva–heteravaliação evolutiva; o binômio autoconhecimento-heteroconhecimento; o binômio autodiscernimento-autevolução; o binômio admiração-discordância; o binômio benefícios-custos; o binômio minimização da autoculpa–maximização da autorresponsabilidade; o binômio 1 passo atrás–2 passos à frente; o binômio autocrítica–prioridade evolutiva; o binômio autorreflexões periódicas–autocorreção de rumos; o binômio seriexológico velhos atores–novos papéis; o binômio flexibilidade cognitiva–megafraternidade; o binômio cogniçãoemoção; o binômio concentração cognitiva–dispersão visual; o binômio diferença na semelhança–semelhança na diferença; o binômio concentração mental–atenção dividida; o binômio enumeração geral–cosmovisão pesquisística; o binômio fluxo evolutivo–contrafluxo social; o binômio renovação-inovação; o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio telescópio-microscópio; o binômio Vinculologia-Proexologia; o binômio oximoro-paradoxo.
          Interaciologia: a interação parte-todo; a interação dos opostos; a interação passado-presente; a interação hoje-amanhã; a interação mãe-filho; a interação pai-filha; a interação homem-mulher; a interação amparador-amparando; a interação minipeça autoconsciente–maximecanismo interassistencial multidimensional; a interação voluntariado-grupocarma; a interação entre os grupos evolutivos; a interação amor-amizade; a interação neoideia-Proxêmica; a interação omniquestionamento-maxidissidência; a interação cosmovisão-megafoco; a interação microcosmo-macrocosmo; a interação conscin-Cosmos; a interação Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI)–Comunidade Conscienciológica Cosmoética Extrafísica (CCCE).
          Crescendologia: o crescendo crise-crescimento; o crescendo micro-macro; o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio grupalidade-planificação-sincronismo; o trinômio crise-reação-reerguimento; o trinômio macro-micro-nano; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio observação crítica–processamento cognitivo–ação certeira; o trinômio descoberta-comparação-destaque; o trinômio afetividade-sexualidade-interassistencialidade; o trinômio evocação-atração-assunção; o trinômio intercompreensão-reeducação-ressocialização.
          Polinomiologia: o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar; o polinômio autolucidez-autodiscernimento-heterolucidez-heterodiscernimento.
          Antagonismologia: o antagonismo apego anticosmoético / desapego cosmoético; o antagonismo omissuper / Perdologia; o antagonismo perdão / perda; o antagonismo desafeição / perdão; o antagonismo policarma / egocarma; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo impacto do reencontro intrafísico / impacto do reencontro extrafísico; o antagonismo reagrupamento evolutivo / diáspora evolutiva; o antagonismo vontade de acertar / medo de errar; o antagonismo evolução / autocastração; o antagonismo estagnação / reconciliação; o antagonismo reconciliação / antagonismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de a separação promover a unificação.
          Politicologia: a cognocracia; a lucidocracia; a cosmocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a meritocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da atração universal; a lei de causa e efeito; a lei do retorno; a lei da identidade; a lei da empatia.
          Filiologia: a fraternofilia; a neofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a filofobia; a fraternofobia; a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da exclusão; a síndrome da hipomnésia.
          Holotecologia: a cosmovisioteca; a cognoteca; a consciencioteca; a convivioteca; a gregarioteca; a cosmoeticoteca; a criativoteca; a duploteca; a enumeroteca; a evolucioteca; a intelectoteca; a logicoteca; a maturoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Egocarmologia; a Grupocarmologia; a Policarmologia; a Holocarmologia; a Parassociologia; a Enumerologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Consciencioterapia; a Prospectivologia; a Cronologia; a Dialética.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência autodiscernidora; a consciência autoconsciente; a consciência heteroperdoadora; a conscin-problema; a conscin-solução; a consciência lúcida; a consciência interassistencial; a consciência reconciliadora; a consciência reconciliada; a consciência especializada; a equipe interdisciplinar; as companhias evolutivas; o grupo de origem; o grupo de destino; a conscin duplista; a conscin casada; a conscin enamorada; o casal íntimo; o casal incompleto; o casal divorciado com filhos; a equipe extrafísica.
          Masculinologia: o ex-marido; o ex-amante; o ex-namorado; o ex-ficante; o filho; o ex-filho, o pai; o ex-pai; o irmão; o ex-irmão; o avô; o ex-avô; o colega; o ex-colega; o sócio; o ex-sócio; o integrante do grupo; o ex-integrante do grupo; o amigo; o ex-amigo; o retomador de tarefa; o cientista; o pesquisador; o sistemata; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o varejista consciencial.
          Femininologia: a ex-esposa; a ex-amante; a ex-namorada; a ex-ficante; a filha; a ex-filha, a mãe; a ex-mãe; a irmã; a ex-irmã; a avó; a ex-avó; a colega; a ex-colega; a sócia; a ex-sócia; a integrante do grupo; a ex-integrante do grupo; a amiga; a ex-amiga; a retomadora de tarefa; a cientista; a pesquisadora; a sistemata; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a varejista consciencial.
          Hominologia: o Homo sapiens unificator; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens recyclans.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minisseparação unificadora = a divisão de tarefas no grupo de trabalho; maxisseparação unificadora = a afinidade geradora do antagonismo multissecular transformada na afinidade geradora do megafraternismo libertário; megasseparação unificadora = a especialização integrada dos Serenões.
          Culturologia: a cultura cosmovisiológica; a cultura da megafraternidade; o multiculturalismo.
          Taxologia. Conforme a Mentalsomatologia, a separação unificadora pode ser classificada, na ordem lógica, em 3 categorias básicas:
          1. Unitária: a separação de 1 componente sem a desintegração do todo.
          2. Múltipla: a separação de 2 ou mais componentes sem a desintegração do todo.
          3. Total: a separação de todos os componentes.
          Caracterologia. De acordo com a Conscienciometrologia, a consciência separatista predispondo a posterior unificação pode ser classificada em 2 tipos, expostos na ordem alfabética:
          1. Autoconsciente: o separatista autoconsciente quanto à prospectiva da separação.
          2. Inconsciente: o separatista sem cosmovisão.
          Tipologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, a separação unificadora pode ser distinguida em 2 tipos, a seguir, na ordem alfabética:
          1. Extraconsciencial: entre duas ou mais realidades, pararrealidades, ideias, conceitos, culturas, fatos ou parafatos.
          2. Interconsciencial: entre duas ou mais consciências ou princípios conscienciais.
          Etiologia. Segundo a Etiologia, eis, na ordem alfabética, duas causas ou origens básicas da separação unificadora interconsciencial:
          1. Anacronismo: duas ou mais consciências em momentos evolutivos individuais diferentes; as designações individuais divergentes.
          2. Obnubilamento: a dificuldade em enxergar e trabalhar individualmente cada elemento interveniente na problemática interconsciencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a separação unificadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático.
          02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          03. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
          04. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          05. Enumerologia: Comunicologia; Neutro.
          06. Equação cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          07. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro.
          08. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          09. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          10. Maxidissidente coadjutor: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Paradoxo da unidade: Paradoxologia; Neutro.
          12. Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
          13. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          14. Reaproximação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
          15. Reencontro secular: Seriexologia; Neutro.
  O ANTAGONISMO PROFUNDO PODE EVIDENCIAR GRANDE AFINIDADE INTERCONSCIENCIAL. O ADEUS É PRELÚDIO DO REENCONTRO EM MOMENTO MAIS OPORTUNO, EM NOVO PATAMAR DA ESPIRAL EVOLUTIVA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, liberta integralmente, de maneira imediata e sem restrições ou emocionalismos, a consciência decidida a se afastar? Qual nível sincero de desapego cosmoético você manifesta?
                                                                                               L. L.