Sentimento Libertador

O sentimento libertador é a manifestação cosmoética vivenciada pela conscin, homem ou mulher, a partir da apreensão das experiências autocognitivas na elaboração, estruturação e qualificação da intenção no domínio das emoções.

Você, leitor ou leitora, identifica sentimentos libertadores nas emoções dominadas? Qual o nível da administração pessoal entre a espontaneidade e a reeducabilidade das manifestações cotidianas nas interrelações?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                    SENTIMENTO LIBERTADOR
                                        (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O sentimento libertador é a manifestação cosmoética vivenciada pela conscin, homem ou mulher, a partir da apreensão das experiências autocognitivas na elaboração, estruturação e qualificação da intenção no domínio das emoções.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo sentimento vem do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Surgiu no Século XIV. O termo liberdade deriva também do idioma Latim, libertas, “liberdade; condição da pessoa livre”. Apareceu no mesmo Século XIV.
             Sinonimologia: 1. Sentimento emancipador. 2. Sentimento antiescravizador. 3. Sentimento desonerador.
             Antonimologia: 1. Emoção exacerbada. 2. Imaturidade psicossomática.
             Estrangeirismologia: o Cognitarium; o Mentalsomarium; o know-how evolutivo.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência psicossomática.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
             1. “Emoções. As emoções tanto curam quanto matam. O autodiscernimento sempre cura”. “Não se foge das próprias emoções, o mais inteligente é dosar os seus efeitos. Cada consciência tem as emoções a que se submete por sua própria vontade”.
             2. “Sentimento. Quando o amor é verdadeiro derruba as convenções, as modas e os protocolos.”
             3. “Sentimentos. Os sentimentos elevados, interassistenciais e universalistas, extinguem as lágrimas”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da disposição afetiva; o holopensene pessoal recinológico; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal da intelectualidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; a autocognição quanto ao funcionamento do pensene; a autorreestruturação pensênica; a autoortopensenização quanto aos sentimentos pela Humanidade.
             Fatologia: o sentimento libertador; a superação gradativa das emoções; a impactoterapia pontual no campo do Curso Conscin-Cobaia Voluntária do Conscienciograma da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a desdramatização convergente; a identificação do pseudopacifismo; a erradicação da ira; a vitimização heteroinibidora; a autovitimização atravancadora; o exagero em abordar os fatos; o desencadeamento da cognição do autoafeto; a ressignificação do contexto familiar; a antivitimização descortinando a maturidade; a desrepressão reverberada na clareza da comunicabilidade; a introspecção enquanto ferramenta para o discernimento; a autoconfiança na diferenciação das emoções; a persistência pesquisística; a autocognição diferenciando emoção e sentimento; a valorização das neoideias; o aproveitamento das recins; a racionalização sustentada pelo domínio do psicossoma; a criticidade avaliativa; a autocrítica lúcida e proveitosa; a convivialidade grupocármica evolutiva; a autenticidade expressa com leveza e empatia; o autenfretamento na identificação de trafores, trafais e trafares; a coragem recinológica; a intelectualidade a serviço da compreensão das recins; a proatividade impulsi2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a onando a vivência da realidade multidimensional; a autobservação pesquisística lúcida; a autorresponsabilidade em expor os sentimentos; os registros no Livro de Credores Grupocármicos chancelando a gratidão aos aportes evolutivos recebidos de conscins e consciexes; a compreensão teática da transmutação da emoção em sentimento; a libertação das coleiras do ego psicossomáticas; a autoliderança consciencial evolutiva com leveza e sabedoria.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as experiências parapsíquicas vivenciadas diuturnamente; a paramizade fomentando o sentimento libertador entre a conscin e a consciex amparadora.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo psicossoma-mentalsoma; o sinergismo assistencialidade-amparabilidade.
          Principiologia: o princípio da evolutividade grupal; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: a autoconscienciometria aplicada na elaboração do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do Homo sapiens serenissimus; a teática conscienciológica no cotidiano da conscin.
          Tecnologia: a técnica da autoconscienciometria; a técnica da consciencioterapia; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da conscin-cobaia; a técnica do autodidatismo; a técnica da mudança de bloco pensênico.
          Voluntariologia: o aprendizado enriquecedor e constante no voluntariado na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o labcon pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
          Efeitologia: o efeito da empatia; o efeito da fraternidade; o efeito da pacificação.
          Neossinapsologia: as neossinapses da reestruturação pensênica.
          Ciclologia: o ciclo emoção instintiva–reflexão–sentimento.
          Enumerologia: o afeto; o perdão; a compreensão; a doação; o acolhimento; a gratidão; a fraternidade.
          Binomiologia: o binômio autoincorruptibilidade-antiemocionalidade; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação autocognição emocional–empatia interassistencial.
          Crescendologia: o crescendo autodomínio emocional–autodesassédio–heterodesassédio; o crescendo autesforço-autaprendizado-autoconfiança-autossuficiência.
          Trinomiologia: o trinômio pensamento-sentimento-energia; o trinômio instinto-razão-discernimento.
          Polinomiologia: o autodomínio na vivência do polinômio estado afetivo–reação somática–autocognição–expressão facial–reação emocional–comportamento.
          Antagonismologia: o antagonismo emoções instintivas / sentimentos elevados; o antagonismo antiautovitimização / autovitimização; o antagonismo perda afetiva / abandono.
          Paradoxologia: o paradoxo de a mais avançada manifestação de afeto não ser emocional; o paradoxo do autencantoamento libertador.
          Politicologia: a lucidocracia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Legislogia: a lei do retorno; as leis da Cosmoética e da multidimensionalidade aprendidas para superar os emocionalismos da vida humana.
             Filiologia: a neofilia autocognitiva.
             Fobiologia: o autenfrentamento pesquisístico da psicossomatofobia.
             Sindromologia: a autossuperação da síndrome da ectopia afetiva (SEA).
             Maniologia: a derrogação da mania da autovitimização.
             Mitologia: o sobrepairamento do mito quanto à própria autocognição; a expiração do mito da gurulatria heterocognitiva.
             Holotecologia: a psicossomatoteca; a recinoteca; a recexoteca; a ortopensenoteca; a assistencioteca; a evolucioloteca; a cognoteca; a liberoteca.
             Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Autassistenciologia; a Liberaciologia; a Mentalsomatologia; a Cogniciologia; a Discernimentologia; a Psicossomatologia; a Energossomatologia; a Despertologia; a Homeostaticologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a consciência minipeça lúcida interassistencial; a conscin autocrítica; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o intermissivista; o atacadista consciencial; o amparador; o autoconscienciômetra; o autoconsciencioterapeuta; o tenepessista; o ofiexista; o desperto; o teleguiado autocrítico; o cognopolita; o evoluciólogo; o Serenão.
             Femininologia: a intermissivista; a atacadista consciencial; a amparadora; a autoconscienciômetra; a autoconsciencioterapeuta; a tenepessista; a ofiexista; a desperta; a teleguiada autocrítica; a cognopolita; a evolucióloga; a Serenona.
             Hominologia: o Homo sapiens libertator; o Homo sapiens libertus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: sentimento libertador primário = o da conscin pré-serenona; sentimento libertador avançado = o da consciência serenona.
             Culturologia: a cultura da Liberaciologia Consciencial Cosmoética; a cultura da Autoconscienciometrologia; a cultura da Autoconsciencioterapeuticologia; a cultura da Autorreflexologia; a cultura da Autodiscernimentologia Evolutiva; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da Megafraternologia.
             Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 17 condições, estados e/ ou traços conscienciais avalizadores do sentimento libertador:
             01. Altivez. A integridade no amor-próprio autorreconhecido.
             02. Coerência. A evitação de ideias preconcebidas sobre algo ou alguém.
             03. Crédito. A relação honesta com o amparo extrafísico; a equipex; a equipin.
             04. Dignidade. A autoincorruptibilidade.
             05. Fidelidade. A retidão de caráter em qualquer dimensão.
             06. Franqueza. A conquista da confiabilidade das consciexes amparadoras.
             07. Generosidade. O exercício da oportunidade assistencial de alto nível.
             08. Gentileza. A elegância tarística com as consciências compassageiras evolutivas.
             09. Honradez. A prática na dimensão intrafísica do aprendizado no Curso Intermissivo. 4                                                                     En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           10.   Inteireza. O cuidado com a saúde consciencial.
           11.   Lealdade. A inabalável capacidade em não prejudicar.
           12.   Paradever. A responsabilidade com os compromissos evolutivos.
           13.   Paradireito. O dever moral cósmico diante das heterodificuldades.
           14.   Pontualidade. O apreço pelo tempo consciencial de conscins e consciexes.
           15.   Probidade. A teática da maturidade consciencial em qualquer situação.
           16.   Sinceridade. A invulgaridade e sensatez consciencial.
           17.   Virtude. A conduta, atitude e procedimento pessoais com inteligência evolutiva (IE).
           Equivalência. Segundo a Evoluciologia, no decorrer das experiências a consciência disposta a aprender e reciclar pode exercitar a equidade na qualificação emocional por meio da análise, escolha, posicionamento e decisão buscando antes, a autoimparcialidade cosmoética, mais difícil, no entanto, possível, mesmo com aparente prejuízo próprio. No aprendizado evolutivo, inexistem perdas.


                                                    VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sentimento libertador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
           02. Amizade raríssima: Conviviologia; Neutro.
           03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
           04. Análise: Autodiscernimentologia; Neutro.
           05. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
           06. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
           07. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
           08. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático.
           09. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           10. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           11. Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático.
           12. Paratransfusão ortopensênica: Serenologia; Homeostático.
           13. Poder da fraternidade: Harmoniologia; Homeostático.
           14. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
           15. Sentimento elevado: Mentalsomatologia; Homeostático.
      O SENTIMENTO LIBERTADOR TEÁTICO RESSIGNIFICA
    A AUTOCOGNIÇÃO CONSCIENCIAL QUANTO ÀS SENSAÇÕES INSTINTIVAS, AUTORREESTRUTURANDO OS PENSENES DE MANEIRA GRADATIVA, CONTÍNUA E SINGULAR.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica sentimentos libertadores nas emoções dominadas? Qual o nível da administração pessoal entre a espontaneidade e a reeducabilidade das manifestações cotidianas nas interrelações?
           Bibliografia Específica:
           1. Bittencourt, Aline; et al.; Receituário de Verbetes: Coletânea de Prescrições da Enciclopédia da Conscienciologia; pref. Marilene Ragagnin; & Keiko Asaoka; revisores Equipe de Voluntários(as)-Receituaristas; 268 p.; 226 definições; 220 enus.; 1 E-mail; 3 exemplos; 11 fotos; 11 microbiografias; 1 quadro sinótico; glos. 215 Receitas de Verbete; 3.959 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, 9ª Ed.; 33 refs.; 3 videografias; 2 websites; alf.; 28 x 21 cm; br.; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                       5 Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Epígrafe; Foz do Iguaçu; PR; 2019; páginas 229 e 230.
             2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 38 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 126.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 709 e 1.808.
                                                                                                                       M. Z.