Senso de Perspectiva

O senso de perspectiva é a capacidade de a consciência perceber, apreender, considerar, analisar, interpretar, ajuizar e representar algo a partir de diversos pontos de vista, todos inevitavelmente parciais, limitados e determinados pelo próprio microuniverso consciencial, porém justificados e intercomplementares na concepção das realidades e pararrealidades.

Como se posiciona você, leitor ou leitora, quanto ao senso de perspectiva? Qual acuidade tem você dos próprios pontos de vista? Você consegue perceber facetas não consideradas por outros?

      SENSO DE PERSPECTIVA
                                    (COSMOVISIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O senso de perspectiva é a capacidade de a consciência perceber, apreender, considerar, analisar, interpretar, ajuizar e representar algo a partir de diversos pontos de vista, todos inevitavelmente parciais, limitados e determinados pelo próprio microuniverso consciencial, porém justificados e intercomplementares na concepção das realidades e pararrealidades.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo perspectiva procede do idioma Latim Medieval, perspectiva, “perspectiva (parte da Ótica)”, e este de perspicere, “ver através de; examinar com cuidado; observar atentamente; perceber; distinguir; enxergar; compreender”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Senso de perspetiva; senso perspéctico; senso perspectivo. 02. Sentido de perspectiva. 03. Tino perspéctico; tino perspectivo. 04. Visão em perspectiva. 05. Noção de perspectiva. 06. Critério de enfoque. 07. Cognição poliédrica. 08. Autopercuciência cosmovisiológica. 09. Senso cosmovisiológico. 10. Saber cosmovisiológico.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 34 cognatos derivados do vocábulo perspectiva: autoperspectiva; neoperspectiva; perspéctica; perspéctico; perspectivação; perspectivada; perspectivado; perspectivante; perspectivar; perspectivável; perspectívica; perspectívico; perspectividade; perspectivismo; perspectivista; perspectivística; perspectivístico; perspectivo; perspectografia; perspectográfica; perspectográfico; perspectógrafo; perspectômetro; perspética; perspético; perspetiva; perspetivação; perspetivar; perspetivismo; perspetivista; perspetivística; perspetivístico; perspetivo; reperspectivação.
          Neologia. As duas expressões compostas senso de perspectiva intrafísico e senso de perspectiva multidimensional são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 01. Antissenso de perspectiva. 02. Senso de perspectiva falho. 03. Distorção cognitiva. 04. Inépcia cognitiva. 05. Perspectiva limitada; perspectiva pobre. 06. Monovisão existencial. 07. Bitolamento; visão curta; visão estreita. 08. Falta de visão. 09. Rigidez pensênica. 10. Desorientação; desviacionismo; monoideísmo.
          Estrangeirismologia: o outlook; a view; o point of view; o approach cosmovisiológico; a Weltanschauung; a la manière de voir; o trompe l’oeil; o coup d’oeil; a prima facie; o design; o designer.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da percuciência pessoal.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ampliemos nossas perspectivas. Perspectiva: ilusão infinita. Cosmovisão: perspectiva cosmogramológica.
          Coloquiologia. Pela ótica popular, eis, na ordem alfabética, 4 dizeres exemplificativos do senso de perspectiva na Socin atual:
          1. “Crème de la crème”: elitismo (Axiologia).
          2. “Deus escreve certo por linhas tortas”: visão de conjunto (Cosmovisiologia).
          3. “Há males que vêm para bem”: otimismo (Prospectivologia).
          4. “Se non à vero è ben trovato”: aparência (Apriorismologia).


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da pensenidade discernidora; os neopensenes; a neopensenidade; os pensenes críticos; a autopensenização crítica; os pensenes criativos; a autopensenização criativa; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; a versatilidade pensênica; os fixopensenes; a fixopensenidade; o holopensene pessoal da reperspectivação da vida humana pela recéxis; os pluripensenes; a pluripensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; a ampliação do holopensene pessoal; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a retilinearidade pensênica.
          Fatologia: o senso de perspectiva; a cognição; a razão; a perspicácia cognitiva; a acuidade sensorial; a flexibilidade cognitiva; o senso crítico; o ajuizamento pessoal; o senso de observação; a concentração mental; a atenção à singularidade; a atenção multifocal; o pensamento multifacetado; o raciocínio multifásico; a polifasia da pensenidade; a associação de ideias; a intelecção caleidoscópica; a multivisão; a visão macro; as perspectividades; as diversificações das abordagens; a multidisciplinaridade; a transdisciplinaridade; o leque de possibilidades; a visão de mundo; a ilusão de realidade; o corte da realidade; o enfoque panorâmico; o enfoque crítico; o enfoque criterioso; a ótica sensata; a perspectiva correta; a perspectiva cosmoética; o ponto de vista considerado; o ponto de vista ponderado; o norte da abordagem; o prisma analisado; o ângulo examinado; o viés escolhido; a faceta percebida; a aparência dos fatos; a captação da nuança; a omnianálise aplicada às nuanças dos fatos; o paradoxo; o paradigma; a abordagem heurística; a capacidade de generalizar; a capacidade de particularizar; a introspecção, ou o olhar no interior; a prospecção, ou o olhar adiante; a retrospecção, ou o olhar para trás; as peculiaridades de cada indivíduo, cada geração, cada época; as diferenças individuais; o ponto de vista feminino; o ponto de vista masculino; o senso de perspectiva do inversor existencial; o senso de perspectiva funcional da conscin lúcida; o senso de perspectiva restrito da conscin eletronótica; o senso de perspectiva limitado da conscin interiorota; o senso de perspectiva incipiente da conscin apedeuta; a hermenêutica mal aplicada; a perspectiva deslocada; a perspectiva errônea; a perspectiva patológica; as perspectivas antagônicas; as perspectivas antípodas; o conservantismo; o preconceito; o “rótulo”; a dissonância cognitiva; a falha na prospecção; a pseudossuperação; a robéxis; a falta de perspectiva de vida; o autocídio; a recéxis, ou a mudança das autoperspectivas para melhor; a recin; o abertismo consciencial; o autodiscernimento; o ponteiro consciencial; a inteligência evolutiva (IE); a cosmovisão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autoconscientização multidimensional (AM); a projetabilidade lúcida (PL); a abordagem às pararrealidades a partir do soma; a abordagem às pararrealidades a partir do psicossoma; a abordagem às pararrealidades a partir do mentalsoma isolado; as omniparapercepções; a pancognição; a pangrafia; a antenagem parapsíquica; a lupa multifocal com base no autoparapsiquismo; o paracérebro prismático; a polimatia parapsíquica; os cons recuperados; a adulteração pessoal dos parafatos; a distorção das pararrealidades para adequá-las às próprias crendices; a malinterpretação parafenomênica; o senso de perspectiva da conscin parapsíquica; o extrapolacionismo parapsíquico; a Cosmovisiologia Multidimensional; a omnivisão da Consciex Livre (CL); a cosmoconsciência; o senso de perspectiva paradireitológico; a reperspectivação da vida após a experiência de quase morte (EQM).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo razão-cognição; o sinergismo neofilia-perspicácia; o sinergismo flexibilidade pensênica–erudição; o sinergismo da divergência entre pontos de vista gerando neoideias.
          Principiologia: o princípio da conjunção cognitiva; o princípio dual da polaridade; o princípio do megafoco mentalsomático.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teorias da perspectiva; a teoria cognitiva; a teoria da percepção.
          Tecnologia: as técnicas de perspectiva; as técnicas arquitetônicas; as técnicas artísticas; as técnicas de redação modular; as técnicas de associação de ideias; a técnica das aproximações simples; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da circularidade; a técnica da leitura nas entrelinhas; a técnica da Enumerologia.
          Voluntariologia: o megaenfoque assistencial do voluntário da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Recexologia; o laboratório conscienciológico da Neoverponologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia (Serenarium).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmovisiologistas; o Colégio Invisível dos Hermeneutas; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível dos Polímatas.
          Efeitologia: o efeito da ótica pessoal na interpretação dos fatos; o efeito da recuperação de cons sobre o senso de perspectiva da conscin; o efeito da reperspectivação contínua do conhecimento científico na geração de neoverpons; o efeito das extrapolações mentaissomáticas na ampliação das perspectivas evolutivas.
          Neossinapsologia: a ampliação das neoperspectivas a partir da geração de neossinapses.
          Enumerologia: a atenção pontual; a atenção factual; a atenção lateral; a atenção dividida; a atenção seletiva; a atenção multifacetada; a atenção cosmovisiológica.
          Binomiologia: o binômio percepção-cognição; o binômio apreensão da ideia–abstração do enfoque; o binômio pés na rocha–mentalsoma no Cosmos; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação Ciência-Arte-Filosofia.
          Crescendologia: o crescendo senso de perspectiva na infância–senso de perspectiva na juventude–senso de perspectiva na maturidade; o crescendo retrospectiva-perspectiva-prospectiva; o crescendo monovisão-cosmovisão-omnivisão.
          Trinomiologia: o trinômio intencionalidade-perspectiva-prospectiva.
          Polinomiologia: o polinômio neoideias-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo perspectiva individual / perspectiva grupal; o antagonismo perspectiva humana / perspectiva cósmica; o antagonismo atenção saltuária / atenção dividida; o antagonismo minienfoque / megaenfoque; o antagonismo enfoque dispensável / enfoque prioritário; o antagonismo ângulo artístico / ângulo técnico; o antagonismo bitolamento / percuciência; o antagonismo raciocínio restringido / raciocínio expandido; o antagonismo visão em zoom / visão paranorâmica.
          Paradoxologia: o paradoxo das diferenças de perspectivas serem, simultaneamente, instrumentos de mudança e de resistência na geração de neoverpons; a compreensão dos fatos paradoxais pela ampliação do senso de perspectiva; o paradoxo da “vida na morte”, elucidado pela perspectiva multidimensional.
          Politicologia: a cognocracia; a sofocracia; a proexocracia; a cosmocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: as leis da perspectiva; as leis da óptica; a lei do devenir.
          Filiologia: a neofilia; a criticofilia; a sociofilia; a cosmofilia.
          Sindromologia: a síndrome da prospectiva trágica; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do infantilismo; a síndrome do estrangeiro.
          Maniologia: a fracassomania; a megalomania.
          Holotecologia: a cosmoteca; a encicloteca; a cognoteca; a matematicoteca; a desenhoteca; a criativoteca; a heuristicoteca; a pensenoteca; a discernimentoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Parapercucienciologia; a Enfocologia; a Erudiciologia; a Prospectivologia; a Argumentologia; a Hermeneuticologia; a Paradigmologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autocosmopensenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin eletronótica; a conscin obstinada; a pessoa pertinaz; a personalidade criteriosa; a personalidade heurística; a conscin erudita; a conscin lúcida; a consciência poliédrica; a consciência polímata; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o artista plástico; o desenhista; o cientista; o filósofo; o escritor; o líder; o gestor; o administrador; o empreendedor; o generalista; o especialista; o prospectivista; o homem de visão; o homem de ação; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o proexista; o voluntário; o cognopolita; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o autopesquisador; o verponista; o detalhista; o cosmanalista; o verbetólogo; o verbetógrafo; o enciclopedista; o cosmovisiólogo; o parapsíquico; o projetor consciente; o tenepessista; o epicon lúcido; o ofiexista; o completista; o amparador extrafísico; o perito em evolução; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a artista plástica; a desenhista; a cientista; a filósofa; a escritora; a líder; a gestora; a administradora; a empreendedora; a generalista; a especialista; a prospectivista; a mulher de visão; a mulher de ação; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a proexista; a voluntária; a cognopolita; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a autopesquisadora; a verponista; a detalhista; a cosmanalista; a verbetóloga; a verbetógrafa; a enciclopedista; a cosmovisióloga; a parapsíquica; a projetora consciente; a tenepessista; a epicon lúcida; a ofiexista; a completista; a amparadora extrafísica; a perita em evolução; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens perspectivator; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens orthopensenisator; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens pangraphicus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: senso de perspectiva intrafísico = a abordagem do cientista convencional embasada no paradigma newtoniano-cartesiano; senso de perspectiva multidimensional = a abordagem do autopesquisador da consciência, à luz do paradigma consciencial.
          Culturologia: a perspectiva cultural; a autocognição multicultural; a cultura onímoda.
          Transdisciplinologia. Pelo ângulo da Intrafisicologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 disciplinas diretamente relacionadas à aplicação das técnicas de projeção em perspectiva, notadamente no campo do Desenho, técnico ou artístico:
          1. Arquitetura.
          2. Artes Plásticas.
          3. Engenharia.
          4. Física (Óptica).
          5. Geografia (Topografia).
          6. Geologia (Cartografia Geológica).
          7. Informática (Desenho Computadorizado).
          8. Matemática (Geometria Descritiva).
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, o significado dos fenômenos perspectivos amplia-se ao abarcar o universo de manifestações da consciência. Eis, em ordem alfabética, 100 categorias de perspectivas, exemplificadas:
          01. Perspectiva abrangente: a formação generalista (Educação).
          02. Perspectiva acertada: o cumprimento de cláusula da proéxis (Proexologia).
          03. Perspectiva aérea: o objeto representado com 3 pontos de fuga (aprofundamento), 2 sobre a linha do horizonte e 1 abaixo dela, sobre a vertical do ponto de vista (Arquitetura; Artes Plásticas).
          04. Perspectiva alarmista: a imprensa marrom (Comunicologia).
          05. Perspectiva à mão: o desenho técnico feito à mão (Arquitetura).
          06. Perspectiva antagônica: a Antimitologia (Mitologia).
          07. Perspectiva antípoda: as realidades do vírus e do Serenão (Evoluciologia).
          08. Perspectiva arquitetônica: as edificações (Arquitetura; Engenharia).
          09. Perspectiva artística: as obras de arte (Artes Plásticas).
          10. Perspectiva assistencial: o amparo de função (Assistenciologia).
          11. Perspectiva assistencialista: o aliciamento político (Demagogiologia).
          12. Perspectiva binária: a doutrina maniqueísta (Filosofia).
          13. Perspectiva bioenergética: a energosfera pessoal (Energossomatologia).
          14. Perspectiva científica: a refutação de hipóteses e teorias (Refutaciologia).
          15. Perspectiva cilíndrica ou paralela: as perspectivas ortogonais isométrica, dimétrica, trimétrica e a perspectiva oblíqua cavaleira (Geometria Descritiva).
          16. Perspectiva cognitiva: o binômio captação-retenção aplicado às ideias (Psicologia).
          17. Perspectiva comportamental: a reação instintiva (Etologia).
          18. Perspectiva cônica ou central: as perspectivas rigorosa e não rigorosa (Geometria Descritiva).
          19. Perspectiva conscienciocêntrica: o estudo centrado na consciência (Conscienciocentrologia).
          20. Perspectiva conscienciométrica: a conscin-cobaia (Autoconscienciometrologia).
          21. Perspectiva consciencioterapêutica: a autocura (Autoconsciencioterapia).
          22. Perspectiva cosmoética: a autoincorruptibilidade (Cosmoeticologia).
          23. Perspectiva cosmovisiológica: o estilo exaustivo de pesquisa (Cosmovisiologia).
          24. Perspectiva cultural: a erudição (Erudiciologia).
          25. Perspectiva de esgoto: o objeto representado com 3 pontos de fuga (aprofundamento), 2 sobre a linha do horizonte e 1 acima dela, sobre a vertical do ponto de vista (Arquitetura; Artes Plásticas).
          26. Perspectiva de formas geométricas: as representações do cilindro, do círculo, do cubo e do quadrado (Artes Plásticas).
          27. Perspectiva de importância: o ressalte do objeto no desenho (Artes Plásticas).
          28. Perspectiva deslocada: o autofracasso deslocado (Autoproexologia).
          29. Perspectiva de vida: a longevidade (Somatologia).
          30. Perspectiva do autor: o confor da obra (Mentalsomatologia).
          31. Perspectiva do leitor: a cultura geral (Culturologia).
          32. Perspectiva ecológica: os sistemas ambientais (Ecologia).
          33. Perspectiva econômica: o mercado de capitais (Economia).
          34. Perspectiva educacional: o ensino superior (Educação).
          35. Perspectiva em espaços abertos: a representação do objeto sob ação dos fenômenos da natureza (Artes Plásticas).
          36. Perspectiva empresarial: a incubadora tecnológica (Empreendedorismo).
          37. Perspectiva épica: os poemas clássicos Ilíada e Odisseia, de Homero (Literatura).
          38. Perspectiva errônea: a minidissidência (Desviologia).
          39. Perspectiva espacial: a carta geográfica (Geografia).
          40. Perspectiva especulativa: a vista do objeto a partir de diversos pontos de observação (Artes Plásticas).
          41. Perspectiva evoluciológica: a escala evolutiva das consciências (Evoluciologia).
          42. Perspectiva experimental: o aprendizado por ensaio-erro (Experimentologia).
          43. Perspectiva extrafísica: a percepção das pararrealidades (Extrafisicologia).
          44. Perspectiva filosófica: a aplicação da lógica (Filosofia).
          45. Perspectiva focal: a especialização profissional (Educação).
          46. Perspectiva futura: a melhora do nível evolutivo do planeta (Prospectivologia).
          47. Perspectiva global: o Estado Mundial (Politicologia).
          48. Perspectiva gráfica: o grafismo (Grafologia).
          49. Perspectiva grupal: a maxiproéxis grupal (Maxiproexologia).
          50. Perspectiva histórica: a biografia da personalidade notável (Biografologia).
          51. Perspectiva holossomática: a autoconsciencialidade (Autoconscienciologia).
          52. Perspectiva homeostática: a técnica do arco voltaico craniochacral (Homeostaticologia).
          53. Perspectiva ilusória: o efeito 3-D da imagem anamórfica (Artes Plásticas).
          54. Perspectiva individual: a proéxis pessoal (Proexologia).
          55. Perspectiva inovadora: o desenvolvimento de neotecnologias (Tecnologia).
          56. Perspectiva intraconsciencial: a recin (Autoconsciencioterapia).
          57. Perspectiva intrafísica: a vida humana (Intrafisicologia).
          58. Perspectiva invexológica: a antecipação das gescons (Invexologia).
          59. Perspectiva libertária: a vivência da tares (Interassistenciologia).
          60. Perspectiva linguística: o purismo conservador na linguagem (Glotologia).
          61. Perspectiva literária: o gênero literário (Literatura).
          62. Perspectiva mentalsomática: o enfoque racional (Mentalsomatologia).
          63. Perspectiva monovisiológica: o monoideísmo (Parapatologia).
          64. Perspectiva multidimensional: os fenômenos projetivos (Parafenomenologia).
          65. Perspectiva multifacetada: a polimatia (Polimatologia).
          66. Perspectiva musical: o gênero musical (Arte).
          67. Perspectiva omnivisiológica: a ótica da Consciex Livre (Cosmoconscienciologia).
          68. Perspectiva óptica: as percepções de sombra, penumbra e luz (Física).
          69. Perspectiva otimista: a previsão do resultado favorável (Prospectivologia).
          70. Perspectiva pangráfica: a captação multifária da ideia (Parapercepciologia).
          71. Perspectiva parapsíquica: a comunicação entre conscins e consciexes (Paracomunicologia).
          72. Perspectiva particular: o detalhe (Cosmovisiologia).
          73. Perspectiva patológica: a ótica da consréu (Psicopatologia).
          74. Perspectiva pessimista: a lei de Murphy (Psicopatologia).
          75. Perspectiva pluriexistencial: os ciclos ressoma-dessoma da consciência (Seriexologia).
          76. Perspectiva política: a organização dos governos das nações (Politicologia).
          77. Perspectiva proexológica: o compléxis (Proexologia).
          78. Perspectiva profilática: as medidas preventivas de pandemias (Epidemiologia).
          79. Perspectiva promissora: a cura de doenças pela terapia gênica (Medicina).
          80. Perspectiva psicológica: a cognição (Psicologia).
          81. Perspectiva psicossomática: a arte em geral (Psicossomatologia).
          82. Perspectiva quadrilátera: o objeto representado sem distorção, com ângulos visuais de até 180 graus, pelo sistema de rebatimento de 2 planos paralelos de projeção (Geometria Descritiva).
          83. Perspectiva recexológica: a mudança da vida para melhor (Recexologia).
          84. Perspectiva regressiva: os idiotismos culturais (Parassociologia).
          85. Perspectiva semiótica: a anamnese (Semiologia).
          86. Perspectiva sistemática: a categorização dos fatos (Taxologia).
          87. Perspectiva  sistêmica: a visão de conjunto (Cosmovisiologia).
          88. Perspectiva  social: as ações solidárias internacionais (Assistenciologia).
          89. Perspectiva  somática: a genialidade podálica (Somatologia).
          90. Perspectiva  tarística: a tenepes (Assistenciologia); a ofiex (Ofiexologia).
          91. Perspectiva  teática: a vivência do binômio 1% de teoria–99% de prática (Teaticologia).
          92. Perspectiva  temporal: a época (Cronologia).
          93. Perspectiva  tendenciosa: o deslize no “mata-burro” pessoal (Autenganologia).
          94. Perspectiva  teológica: a crença em Deus (Teologia).
          95. Perspectiva  trafarista: os vícios da consciência (Trafarologia).
          96. Perspectiva  traforista: os talentos da consciência (Traforologia).
          97. Perspectiva  trágica: a predisposição ao acidente de percurso (Assediologia).
          98. Perspectiva  universalista: a vivência da maxifraternidade (Assistenciologia).
          99. Perspectiva  urbana: as políticas de gestão urbana (Urbanologia).
        100.  Perspectiva  virtual: o desenho computadorizado (Infocomunicologia).
          Terapeuticologia: o binômio considerar-analisar aplicado às ideias inusitadas; o exercício de buscar argumentos válidos para tpontos de vista divergentes dos próprios; a autexperimentação do triângulo neoângulos–neo-hipótese–neossolução; a postura empatica; a escuta interassistencial.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de perspectiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Antevisão imaginativa: Imagisticologia; Neutro.
          05. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
          07. Comunicação modular: Comunicologia; Neutro.
          08. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
          09. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          10. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          11. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
          12. Megaenfoque: Megaenfocologia; Neutro.
          13. Nuança: Experimentologia; Neutro.
          14. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
          15. Realidade única: Autodiscernimentologia; Homeostático.
     A CONQUISTA DA COSMOVISÃO REQUER ABERTURA
       AUTOPENSÊNICA, A FIM DE EXPANDIR O SISTEMA
   DE PERSPECTIVAS PESSOAL, E ACUIDADE PARA ABSTRAIR O MEGAENFOQUE AUTEVOLUTIVO PRIORITÁRIO.
          Questionologia. Como se posiciona você, leitor ou leitora, quanto ao senso de perspectiva? Qual acuidade tem você dos próprios pontos de vista? Você consegue perceber facetas não consideradas por outros?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 Seções; 1 biografia; 49 citações; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.685 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 279.
            Webgrafia Específica:
            1. Canotilho, Luís; Classificação das Perspectivas; Luiscano; Website; 5 ilus.; disponível em:
<http://www.ipb. pt/~ luiscano/Perspectivalinear/Classificacao.pdf>; acesso em: 08.05.09.
            2. Juvenil, Antonio; Perspectiva de Formas Geométricas; SobreArte; Website; 7 ilus.; disponível em: <http://
www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/formas_geometricas.php>; acesso em: 17.05.09.
            3. Idem; Tipos de Perspectiva; SobreArte; Website; 4 ilus.; disponível em: <http://www.sobrearte.com. br/desenho/perspectiva/tipos_de_perspectiva.php>; acesso em: 17.05.09.
            4. Tavares, Yvonne Tessuto; Perspectiva Quadrilátera; Perspectivaquadrilatera; Website; 2 fotos; 1 ilus.; disponível em: <http://www.perspectivaquadrilatera.net/y.tessuto/novo_sistema.asp>; acesso em: 08.05.09.
                                                                                                                  C. B.