Segunda Vocação

A segunda vocação é a disposição natural e espontânea orientando a pessoa versátil no sentido de exercer determinada atividade ou função, na condição de segunda opção profissional, laboral ou proexológica.

Você, leitor ou leitora, já identificou as duas primeiras vocações pessoais? Você emprega a primeira vocação, a segunda vocação ou ambas as vocações na consecução plena da proéxis?

      SEGUNDA VOCAÇÃO
                          (AUTOCONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A segunda vocação é a disposição natural e espontânea orientando a pessoa versátil no sentido de exercer determinada atividade ou função, na condição de segunda opção profissional, laboral ou proexológica.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo segundo provém do idioma Latim, secundus, “que está em segundo lugar; que vem depois; que é de qualidade inferior”. Surgiu no Século XIII. O termo vocação vem do mesmo idioma Latim, vocatio, “ação de chamar; intimação; convite”. Apareceu também no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Vocação secundária. 2. Vocação paralela. 3. Vocação-reserva. 4. Propensão secundária. 5. Segunda tendência inata.
          Neologia. As 4 expressões compostas segunda vocação, segunda vocação não identificada, segunda vocação identificada tardiamente e segunda vocação identificada em tempo útil são neologismos técnicos da Autoconscienciometrologia.
          Antonimologia: 1. Primeira vocação. 2. Vocação aplicada. 3. Primeira aptidão. 4. Primeira tendência inata.
          Estrangeirismologia: a segunda vocação na função de step evolutivo; o Administrarium; o Proexarium; a neoperformance pessoal recém-descoberta.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade evolutiva.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconscienciometria; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a segunda vocação; a segunda inclinação; o segundo pendor pessoal ignorado; o segundo maior talento oculto; o megatrafor insuspeito; as ideias inatas; as intuições; os instintos; a índole pessoal; o estilo pessoal; o perfil da conscin; os dons pessoais; os talentos de cada consciência; a vocação como valor fundamental do homem e da mulher; a versatilidade das conscins intermissivistas; a polivalência das pessoas; o fato de toda conscin ser poliédrica quanto às potencialidades; o fato de toda conscin ter, no mínimo, a vocação principal e a secundária; o fato de toda conscin mais lúcida ser evolutivamente polivalente; as autanálises das próprias tendências; as vocações indiscutíveis afloradas desde a infância; a identificação da verdadeira vocação pessoal por meio dos testes conscienciométricos; a reciclagem intraconsciencial (recin); o talento bem empregado a favor de si e da Humanidade; a primeira vocação pessoal; a primeira vocação pessoal frustrada; a terceira vocação pessoal; a quarta vocação pessoal; a prioridade da identificação da primeira vocação; as vantagens evolutivas de se identificar a segunda vocação pessoal; o autodiscernimento prático como sendo o ato de distinguir a vocação prioritária pessoal; a distinção inteligente entre a primeira e a segunda vocação a fim de a conscin se ajustar à consecução da proéxis; a segunda vocação empregada como recurso evolutivo de reserva para a conscin lúcida; a primeira vocação quando sendo irrelevante à evolução; a segunda vocação quando sendo mais produtiva à autoproéxis; a autocognição quanto aos mecanismos da inteligência evolutiva (IE); o autossacrifício, não raro, necessário para se abraçar a segunda vocação menos fácil; os impasses pessoais; os autoconflitos mais íntimos; a Definologia; a segunda vocação, mais importante, quando desperdiçada; a descoberta tardia, frustrante, de a primeira vocação atendida ser pior se comparada à segunda; a reciclagem existencial (recéxis) capaz de retificar eficazmente a escolha errada da vocação pessoal; a reciclagem existencial continuada; a articulação empreendedora; as duas primeiras vocações empregadas, ao mesmo tempo, pela conscin autoconsciente versátil.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo e a profissão; a autoparaperceptibilidade e a autoproéxis.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da prioridade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da segunda vocação; a teoria do megafoco profissional.
          Tecnologia: a técnica da reciclagem existencial (recéxis).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio capacidade pessoal–necessidade pessoal.
          Interaciologia: a interação primeira vocação–segunda vocação; a interação segunda vocação–maxiproéxis; a interação faixa etária–vocação identificada.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo preferência / preterição; o antagonismo detalhismo /
cosmovisão; o antagonismo trabalho evolutivo / hobby pessoal; o antagonismo vocação sadia /
vocação doentia; o antagonismo vocação preterida / vocação preferida.
          Paradoxologia: o paradoxo conscin talentosa–proexista inepto.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a decidofilia; a definofilia; a criticofilia; a recexofilia; a neofilia; a cognofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a decidofobia.
          Sindromologia: a síndrome da indecisão.
          Holotecologia: a evolucioteca; a experimentoteca; a recexoteca; a prioroteca; a potencioteca; a proexoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconscienciometrologia; a Intrafisicologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autoproexologia; a Autevoluciologia; a Autocriteriologia; a Autocriticologia; a Autopriorologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens propensus; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens professionalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: segunda vocação não identificada = a realidade íntima desconhecida de grande número de pessoas; segunda vocação identificada tardiamente = a realidade íntima empregada por pequeno número de pessoas mais para o fim da própria vida humana; segunda vocação identificada em tempo útil = a realidade íntima empregada desde a juventude, de modo efetivo, por pessoas mais autoconscienciométricas, no desenvolvimento da própria vida.
          Culturologia: a cultura da Conscienciometrologia; a cultura da Holomaturologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 7 vocações escolhidas como preferenciais, por serem mais adequadas à evolução, pela conscin lúcida:
          1. Discernimento: a primeira vocação, exclusivamente psicossomática, emocional, sendo inteligentemente preterida em favor da segunda vocação mentalsomática, discernidora, por parte da conscin autoconsciente, bivalente.
          2. Tares: a primeira vocação, exclusivamente taconística, antiga, repetitiva, sendo inteligentemente preterida em favor da segunda vocação tarística, mais complexa, por parte da conscin interassistencial, bivalente.
          3. Intelectualidade: a primeira vocação, exclusivamente braçal, somática ou cerebelar, sendo inteligentemente preterida em favor da segunda vocação intelectual, cortical, mais evoluída, por parte da conscin bivalente.
          4. Filosofia: a primeira vocação, exclusivamente artística, superficial, sendo inteligentemente preterida em favor da vocação filosófica, mais profunda, por parte da conscin pensadora, bivalente.
          5. Ciência: a primeira vocação, exclusivamente religiosa, dogmática, sendo inteligentemente preterida em favor da vocação científica, universalista, por parte da conscin cientista, bivalente.
          6. Tecnologia: a primeira vocação quando tão somente comunicativa, literária, formal, sendo inteligentemente preterida em favor da segunda vocação comunicativa, técnica, conteudística, por exemplo, na área da saúde, por parte da conscin bivalente.
          7. Desporto: a primeira vocação quando belicista, animal, sendo inteligentemente preterida em favor da segunda vocação esportiva, humana, sem excessos nem riscomania, contra a vida sedentária, por parte da conscin bivalente.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a segunda vocação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          05. Articulador: Evoluciologia; Neutro.
          06. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
          07. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
          08. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Tendência inata: Parageneticologia; Neutro.
          10. Vocação frustrada: Autoproexologia; Nosográfico.
   A SEGUNDA VOCAÇÃO PESSOAL É REALIDADE A SER
  IDENTIFICADA, SEM QUALQUER DÚVIDA, PELA CONSCIN
   LÚCIDA QUANDO INTERESSADA NA APLICAÇÃO INTELIGENTE DAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES EVOLUTIVAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou as duas primeiras vocações pessoais? Você emprega a primeira vocação, a segunda vocação ou ambas as vocações na consecução plena da proéxis?