A segunda-feira decisiva é a técnica de autorganização máxima diária aplicada com determinação a partir de cada início de semana, objetivando manter o foco e o empenho na realização das metas evolutivas da autoproéxis.
Você, leitor ou leitora, estigmatiza as segundas-feiras? Já ponderou sobre esse dia ser excelente oportunidade evolutiva?
SEGUNDA-FEIRA DECISIVA (AUTORGANIZACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A segunda-feira decisiva é a técnica de autorganização máxima diária aplicada com determinação a partir de cada início de semana, objetivando manter o foco e o empenho na realização das metas evolutivas da autoproéxis. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo segunda-feira procede do idioma Latim, secunda feria, “segundafeira”. Surgiu no Século XIV. O termo decisivo deriva do idioma Francês, décisif, “que traz uma solução”, e este do idioma Latim Medieval, decisivus, “que decide uma questão”, de decidere, “cortar; separar; despedaçar a golpes”, e por extensão, “decidir; regular amigavelmente; compor; harmonizar; exprimir”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Segunda-feira organizativa. 2. Segunda-feira estruturadora. 3. Segunda-feira alavancadora; segunda-feira impulsionadora. 4. Segunda-feira exemplar. Neologia. As 3 expressões compostas segunda-feira decisiva básica, segunda-feira decisiva intermediária e segunda-feira decisiva avançada são neologismos técnicos da Autorganizaciologia. Antonimologia: 1. Segunda-feira entrópica. 2. Segunda-feira dispersiva. 03. Segunda-feira estressante. 4. Segunda-feira estagnante. 5. Segunda-feira robotizante. Estrangeirismologia: o carpe diem consciencial; a kaizen, metodologia japonesa de melhoria contínua da rotina diária; o upgrade produtivo da semana; o tour de force na superação de velhos hábitos; o continuum evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao melhor aproveitamento do tempo na realização da autoproéxis. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Semana: 7 oportunidades. Coloquiologia. Eis 3 expressões populares sobre o tema: começar com o pé direito; ou vai ou racha; segundona brava. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os ociopensenes; a ociopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; a autorganização pensênica cronológica. Fatologia: a segunda-feira decisiva; a vivência da rotina útil; a responsabilidade existencial da conscin intermissivista; a vontade qualificada pela intenção cosmoética; a autocoerência na administração do tempo durante a semana; a disciplina no cumprimento da agenda holossomática diária; o caderno de bolso de registros; o ambiente de trabalho e estudo arrumado, limpo e organizado; o quadro de avisos pessoal; a disponibilidade diuturna para o aprendizado; a prática da leitura útil diária; a listagem das metas evolutivas factíveis imediatas e mediatas; a listagem das tarefas para a realização das metas; o planejamento da semana feito com antecedência no fim de semana; a postura proativa na segunda-feira; os vacilos da autodeterminação; as autocorrupções anacrônicas; a hipervalorização do fim de semana; o hedonismo improdutivo; o ajuste estressante do relógio biológico após período de desregramentos; a tecla soneca do despertador; a desmotivação no trabalho profissional; a falta de discernimento e disciplina no uso da Internet; a falta de lucidez nas atividades cotidianas; a tarefa negligenciada; a interassistência não realizada; a oportunidade desperdiçada; a reciclagem adiada; a robotização existencial; o tempo sem retorno; a melin anunciada; a opção pela correção; a antivitimização; a autopesquisa “em dia”; o estado de presença consciencial; a taquirritmia na retratação e reparação do erro; a pontualidade nos compromissos; a chegada antecipada favorecendo a assistência; a flexibilidade cosmoética interassistencial da agenda pessoal; a acalmia diante dos contrafluxos circunstanciais; a desdramatização dos problemas do dia; a priorização das tarefas importantes; o dia D; a responsabilidade assumida da participação pessoal na megagescon grupal; a euforin do completismo das metas diárias; a valorização da oportunidade do novo dia; a coragem para recomeçar; a autodeterminação proexológica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os primeiros EVs do dia determinando o ritmo energético; o aqui-agora multidimensional; a identificação da sinalética energética e parapsíquica enquanto apoio nas tomadas de decisões diárias; o exemplarismo da autorganização diante da plateia extrafísica; a pressão parapsíquica contra as mudanças pró-evolutivas; a vida organizada favorecendo a atuação do amparo extrafísico. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autodeterminação-autorganização; o sinergismo homeostase holossomática–autorganização consciencial; o sinergismo realização contínua–autorganização; o sinergismo biorritmo pessoal–autodisciplina; o sinergismo produtividade gesconológica–rotina redonda; o sinergismo leitura útil–mentalsoma ativo; o sinergismo estudo diário–autopesquisa atualizada; o sinergismo objetividade-assertividade. Principiologia: o princípio do aproveitamento máximo do tempo; o princípio de começar bem a semana; o princípio da acuidade nas atividades diárias; o princípio 80 / 20, também conhecido enquanto princípio de Pareto, relacionando 80% dos resultados a 20% dos esforços; o princípio da utilidade; o princípio organizacional de usar e guardar sempre no mesmo lugar; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do comando consciencial das ECs. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) fortalecendo e fortalecido pela rotina útil. Teoriologia: a teoria e a vivência da rotina útil. Tecnologia: a técnica da segunda-feira decisiva; a técnica do trinômio automotivação-trabalho-lazer; a técnica da rotinometria; a abordagem consciencial das técnicas convencionais de organização pessoal; a técnica dos 20 EVs diários; a técnica da agenda holossomática diária; a técnica do caderno de bolso sempre à mão; as técnicas de autopesquisa. Voluntariologia: a autorganização diária e semanal favorecendo o epicentrismo no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Invexologia. Efeitologia: o efeito locomotiva da aplicação da técnica da segunda-feira decisiva; os efeitos motivadores dos completismos diários; a evitação do efeito sanfona na autorganização; o efeito propulsor da autorganização para a realização da proéxis. Neossinapsologia: a mudança positiva de hábitos favorecendo a geração de neossinapses. Ciclologia: o ciclo semanal das rotinas úteis; o ciclo da autodeterminação interassistencial da prática da tenepes; o ciclo mentalsomático das tertúlias conscienciológicas; o ciclo autoverbetográfico; o ciclo do autodidatismo teático; o ciclo autorganização-autossatisfação-autoprodutividade; a evitação do ciclo nosográfico desânimo-desorganização-conformismo. Enumerologia: o dia de iniciar; o dia de empreender; o dia de aprender; o dia de equilibrar; o dia de interassistir; o dia de inovar; o dia de persistir. Binomiologia: o binômio ortopensenidade-desempenho; o binômio acalmia mental–posicionamento pessoal; o binômio repetição saudável–progressão autorganizativa; o binômio flexibilidade-criatividade; o binômio começar-continuar; o binômio bom humor–desassédio; o binômio autocoerência-continuísmo. Interaciologia: a interação esforço-mérito; a interação lucidez decisória–aceleração evolutiva; a interação automotivação-autorganização-autodisciplina; a interação registro grafopensênico–memória organizada; a interação detalhismo-reavaliação; a interação arrumação-equilíbrio; a interação limpeza física–limpeza extrafísica. Crescendologia: o crescendo idealizar-realizar-manter; o crescendo quantidade-qualidade; o crescendo iniciativa-acabativa; o crescendo arrumação-organização; o crescendo autorganização estática–autorganização dinâmica; o crescendo assertividade-sincronicidade; o crescendo recebimentos-retribuições. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio metas-tarefas-cronograma; o trinômio atividades importantes–atividades urgentes–atividades circunstanciais; o trinômio hora-dia-semana; o trinômio planejamento-consecução-resultado; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o trinômio patológico autodesculpa-melin-melex. Polinomiologia: o polinômio da superação de hábitos nosográficos identificação-decisão-diminuição-eliminação; o polinômio relógio-bússola-lupa-luneta; o polinômio vontade-intenção-decisão-ação; o polinômio ser-fazer-ter-doar. Antagonismologia: o antagonismo rotina útil / monotonia existencial; o antagonismo acalmia produtiva / ansiedade improdutiva; o antagonismo uso prodigioso do tempo / uso pródigo do tempo; o antagonismo motivação mentalsomática / impulso emocional; o antagonismo sono da robéxis / vigília da lucidez; o antagonismo autocorrupção / autocrítica; o antagonismo projeto aberto / obra acabada. Paradoxologia: o paradoxo demandar tempo para planejar–ganhar tempo para viver; o paradoxo parar para fazer EV–otimizar consecução de tarefas; o paradoxo da rotina criativa; o paradoxo da disciplina trazer liberdade. Politicologia: a proexocracia (Cognópolis); a meritocracia. Legislogia: a lei do máximo esforço organizacional. Filiologia: a decidofilia; a voliciofilia; a proexofilia; a disciplinofilia; a rotinofilia; a organizaciofilia; a pesquisofilia. Fobiologia: a disciplinofobia; a rotinofobia. Sindromologia: a imaturidade e robotização da síndrome da segunda-feira; a síndrome da dispersão conscencial (SDC). Maniologia: a mania de procrastinar. Mitologia: a queda do mito de a segunda-feira ser o pior dia da semana; o mito da espera do momento perfeito para fazer a reciclagem pessoal; o mito juvenil de ter todo o tempo do mundo. Holotecologia: a administroteca; a metodoteca; a cronoteca; a proexoteca; a volicioteca; a energoteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Autorganizaciologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autodiscliplinologia; a Autopesquisologia; a Autexperimentologia; a Rotinologia; a Holossomatologia; a Homeostaticologia; a Proexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin decisora; a conscin proativa; a conscin autopesquisadora; a conscin-trator; a conscin procrastinadora; o ser autorganizado; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o autodidata; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o proexista; o proexólogo; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação, o realizador. Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a autoditada; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a proexista; a proexóloga; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a realizadora. Hominologia: o Homo sapiens displicens; o Homo sapiens decisophilicus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens proexologus. V. Argumentologia Exemplologia: segunda-feira decisiva básica = a técnica aplicada para inserir hábitos sadios holossomáticos na rotina diária, otimizando a autopesquisa; segunda-feira decisiva intermediária = a técnica aplicada para manter hábitos sadios holossomáticos na rotina diária, otimizando as recins; segunda-feira decisiva avançada = a consolidação da técnica mantendo e ampliando hábitos sadios holossomáticos na rotina diária, otimizando a conquista da desperticidade. Culturologia: a evitação da cultura de deixar tudo para a última hora; a cultura da produtividade; a cultura da manutenção; a cultura proexológica. Postura. A autolucidez sobre a importância da autorganização na rotina diária para a realização da proéxis pessoal exige da conscin postura decisiva irrevogável, evitando procrastinações estagnadoras e atrasos desnecessários. Fatores. Sob a ótica da Discernimentologia, eis, na ordem alfabética, 15 fatores nosográficos, não excludentes, desencadeadores de adiamentos prejudiciais: 01. Assédio. A procrastinação por influência de agentes externos intrafísicos ou extrafísicos. 02. Autodesorganização. A procrastinação por falta de organização da agenda pessoal e do ambiente de trabalho e estudo. 03. Autovitimização. A procrastinação por queixumes e coitadices. 04. Comodismo. A procrastinação evitando a saída da zona de conforto e a perda dos ganhos secundários. 05. Decidofobia. A procrastinação por falta de decisão, de posicionamento e autoconfiança. 06. Desmotivação. A procrastinação por falta de estímulo, de perspectiva e reconhecimento. 07. Dispersão. A procrastinação por falta de foco e de priorização. 08. Displicência. A procrastinação por negligência, descaso ou autocorrupção. 09. Distúrbios. A procrastinação contumaz e generalizada indicando distúrbios conscienciais. 10. Fadiga. A procrastinação por cansaço físico, defasagem energética ou stress mental negativo. 11. Imaturidade. A procrastinação por falta de discernimento e de lucidez. 12. Orgulho. A procrastinação por teimosia ou melindres. 13. Perfeccionismo. A procrastinação da reciclagem à espera do momento perfeito. 14. Preguiça. A procrastinação por acídia, moleza e falta de determinação. 15. Pusilanimidade. A procrastinação por medo, fuga, covardia ou fraqueza. Escalas. A conscin decidida em superar os adiamentos retardativos aplica, com logicidade e determinação, a autorganização desde o simples minuto até o restante da vida intrafísica. No universo da Paracronologia, eis, na ordem crescente, 8 exemplos de adiamentos resultantes da procrastinação nosográfica: 1. Minuto. Os “minutinhos” a mais de sono após o alarme do despertador. 2. Hora. As horas de desequilíbrio energético antes de fazer o EV. 3. Dia. O dia de alimentação desregrada antes de começar a dieta. 4. Semana. A semana de sedentarismo antes de iniciar os exercícios físicos. 5. Mês. O mês de dispersão gerando o incompletismo gesconológico. 6. Ano. O ano a mais de insatisfação antes da mudança de emprego. 7. Década. A década passada sem assumir a autoproéxis. 8. Vida. O período intrafísico desperdiçado sem reciclar o megatrafar. Dia. À luz da Constanciologia, é produtivo escolher 1 dia da semana para ser o modelo de aplicação e renovação da autorganização. A segunda-feira, sendo o primeiro dia útil da semana, é escolha lógica e desestigmatizadora. Taxologia. No âmbito da Autorganizaciologia, eis, por exemplo, 16 aspectos relevantes, entre eles posturas e medidas profiláticas diárias, determinantes para a vivência da rotina útil, reunidos de acordo com 4 especialidades da Conscienciologia, em ordem lógica: A. Autopensenologia. Com o foco na ortopensenidade produtiva, as posturas e medidas profiláticas diárias dizem respeito à intraconsciencialidade e ao convívio, de acordo com os 4 exemplos em ordem alfabética: 01. Anticonflituosidade: a pacificação íntima; a pacificação com as outras consciências; a pacificação com o meio. 02. Acalmia: a tranquilidade nas tomadas de decisão; a serenidade nas situações de contrafluxo; a moderação diante das emoções. 03. Intencionalidade: a manutenção da lisura intencional cosmoética; o aprimoramento constante do CPC. 04. Mentalsomaticidade: a preferência pelas manifestações do mentalsoma. B. Holossomatologia. Com o foco na homeostase holossomática, as posturas e medidas profiláticas diárias dizem respeito aos 4 veículos de manifestação da consciência, listados em ordem crescente de complexidade: 05. Soma: o relógio biológico pessoal compreendido e respeitado; a carga horária correta de sono; a alimentação natural equilibrada; a assiduidade na higiene pessoal; a manutenção da forma física; os cuidados com a saúde; a sexualidade sadia. 06. Energossoma: os 20 EVs diários; a autavaliação holochacral; as manobras energéticas de autodefesa; a assistência através das energias; a tenepes. 07. Psicossoma: a emocionalidade equilibrada; a evitação da reatividade; a empatia na assistência; o entretenimento sadio; a projeção consciente (PC). 08. Mentalsoma: a produtividade gesconológica; a leitura útil; o autodidatismo; a tertúlia conscienciológica; a opção pela racionalidade; os prazeres intelectuais cosmoéticos. C. Cronêmica. Com foco no aproveitamento máximo do tempo, as posturas e medidas profiláticas diárias dizem respeito à administração eficaz e aos registros mnemônicos, de acordo com os exemplos a seguir, listados em ordem alfabética: 09. Agenda: a agenda profissional; a agenda pessoal; a agenda digital compartilhada; a agenda holossomática; os bilhetes de lembretes e post-its. 10. Planejamento: a priorização das metas e tarefas; o uso de metodologias organizativas; os programas organizacionais na Internet; a visão estratégica de curto, médio e longo prazo. 11. Planilhas: a manutenção detalhada de cronograma de metas e tarefas; as planilhas quantitativas e qualitativas da rotinometria. 12. Pontualidade: a autodisciplina da pontualidade nos compromissos e consecução de tarefas; a técnica dos15 minutos de espera. D. Proxêmica. Com o foco na organização do ambiente de trabalho e estudo, as posturas e medidas profiláticas diárias dizem respeito à racionalização e ao conforto, de acordo com os exemplos a seguir, apresentados em ordem alfabética: 13. Arrumação: os procedimentos sistemáticos de usar e guardar; os aparatos organizacionais (pastas; arquivos; estantes; quadro de avisos; caixas transparentes; etiquetas); a organização constante dos arquivos digitais com execução de backups; a manutenção da limpeza e da higienização. 14. Conforto: o conforto térmico; o conforto acústico; a iluminação adequada; a ventilação natural favorecida; o umidificador de ar; a preferência por cores claras nos ambientes internos; a despoluição visual. 15. Mobiliário: a ergonomia; a escolha pela funcionalidade; a facilidade de limpeza e higienização; a distribuição racional do layout favorecendo o fluxo das atividades. 16. Objetos: o caderno de bolso de registros e insights; a preferência por objetos funcionais e de evocação mentalsomática; a evitação dos bagulhos energéticos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a segunda-feira decisiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Agenda vazia: Parapatologia; Nosográfico. 02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 03. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico. 04. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro. 05. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro. 06. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático. 07. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático. 08. Dia da arrumação: Recexologia; Homeostático. 09. Manutenção dinâmica: Constanciologia; Homeostático. 10. Ortodecisão reiterada: Autodeterminologia; Homeostático. 11. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático. 12. Semana do detalhismo: Holopercucienciologia; Homeostático. A VIVÊNCIA DA ROTINA ÚTIL RENOVADA A PARTIR DE CADA SEGUNDA-FEIRA DECISIVA É ANTÍDOTO PARA SE EVITAR A MONOTONIA, A ROBOTIZAÇÃO EXISTENCIAL E A MELANCOLIA NA VIDA INTRAFÍSICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, estigmatiza as segundas-feiras? Já ponderou sobre esse dia ser excelente oportunidade evolutiva? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 174 p.; 40 caps.; 32 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 5 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 20, 38 a 48 e 106 a 111. 2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 131, 506 e 507. F. L.