Sagacidade

A sagacidade é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, compreender, depreender, aprender ou interpretar algo com agudeza, agilidade, através de indicações simples ou apenas implícitas.

Você, leitor ou leitora, se considera sagaz? Quais benefícios evolutivos tem obtido com a aplicação desse traço, em proveito próprio e dos demais?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                                    SAGACIDADE
                                            (ATILAMENTOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A sagacidade é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, compreender, depreender, aprender ou interpretar algo com agudeza, agilidade, através de indicações simples ou apenas implícitas.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo sagacidade vem do idioma Latim, sagacitas, “que tem agudeza de espírito; astuto”. Surgiu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Perspicácia. 2. Tino. 3. Acuidade.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo sagacidade: parassagacidade; pseudossagacidade; sagaceza; sagácia; sagacíssima; sagacíssimo; sagaz.
             Neologia. As duas expressões compostas sagacidade anticosmoética e sagacidade cosmoética são neologismos técnicos da Atilamentologia.
             Antonimologia: 1. Esperteza. 2. Estupidez. 3. Obtusidade. 4. Astúcia. 5. Entorpecimento. 6. Fugacidade.
             Estrangeirismologia: a capacidade de montar o puzzle todo desordenado; a acuidade para perceber o timing da assistência; a sagacity geradora de neoideia; o savoir-faire multidimensional.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao atilamento evolutivo.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Acuidade: hiperlucidez aguda. Holomaturidade: sabedoria perspicaz. Universalismo: agudeza consciencial.
             Coloquiologia: a facilidade de entender em 1 estalo, sem fazer esforço; a genialidade de pegar as coisas no ar; a matreirice; a perícia em levantar a lebre; o ato de ler nas entrelinhas e identificar necessidades não explícitas; o boa cabeça; os olhos de lince.
             Citaciologia. Eis 4 citações associadas ao tema: – A “memória” demonstra sagacidade para o novo, para o detalhe inédito, inexplorado, 1 ponto de vista que houvesse escapado aos sábios e grandes mestres (Lima Barreto, 1881–1922). A maior parte dos homens são autômatos a quem alguns mais hábeis e sagazes fazem mover-se e trabalhar para seu proveito ou recreação (Marquês de Maricá, 1773–1848). O homem mais sagaz é ordinariamente o menos sincero (Marquês de Maricá). Foge a razão perfeita a toda a extremidade, e deve a gente ser sagaz com sobriedade (Molière, 1622–1673).
             Proverbiologia. Eis 6 provérbios relacionados ao tema: – Enquanto você ia com o milho, eu já voltava com o fubá. Para bom entendedor, pingo é letra. Para quem sabe ler, meia palavra basta. Pense rápido, fale devagar. Quem mal entende, mal conta. Quem não compreende 1 olhar, tampouco compreenderá a longa explicação.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Apartação. Se até a leoa ataca, e aparta, o último componente da retaguarda da manada de gnus, a fim de dominá-lo isoladamente, imagine como atuam os megassediadores extrafísicos, com a intenção de dominar uma conscin incauta. A sagacidade tem a sua raiz instintual na apartação também na Baratrosfera”.
             2. “Atenção. Cuidado, esteja atento, há legiões de pessoas que confundem sagacidade, oportunismo, velhacaria e esperteza com a Inteligencia Evolutiva (IE)”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da sagacidade; o holopensene pessoal da perspicácia cosmoética; a agilidade de conectar pensenes e compreender o entorno; a diferenciação pensê2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a nica; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a sagacidade; a aptidão para compreender ou aprender a partir de indícios; a eliminação dos apriorismos e impulsividade; a acuidade cognitiva; a agilidade para perceber as nuances do problema; a apreensão fácil; a capacidade de desvendar enigmas; a captação de informações no exame das mensagens não verbais; a eficácia de lidar com o inesperado com facilidade de adaptação; a habilidade de desatar os nós; a mestria na identificação de tentativa de manipulação; a observação analítica capaz de relacionar diversos aspectos conectados entre si; a pronta identificação das solitações implíticas de auxílios; a reperspectivação ágil dos próprios valores; o ato de enxergar longe; o traço do líder sagaz interagindo com o inesperado, de modo criativo; o mistério sendo esclarecido através da observação de detalhes; o pré-humano astuto e esperto; o raciocínio rápido e brilhante; o tato social na intercompreensão; o aproveitamento da sagacidade para melhorar a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o abertismo para o paradigma consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a agudeza na captação de indícios extrafísicos; a assimilação (assim) e desassimilação (desassim) simpáticas das energias conscienciais (ECs); a atenção às sutis manifestações interdimensionais; a autoconscientização multidimensional (AM); a detecção antecipada das energias conscienciais; a parassagacidade assistencial; a sagacidade na identificação de indícios holobiográficos; o uso da psicometria na eliminação dos bagulhos energéticos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico manipulação-esperteza; o sinergismo atilamento-racionalidade; o sinergismo detalhismo-perspicácia; o sinergismo acuidade intelectual–precisão técnica.
          Principiologia: o princípio “quem pode mais, pode menos”; o princípio de manter os pés no chão e o mentalsoma no Cosmos; a compreensão do princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o discernimento na elaboração do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando o melhor para todos os envolvidos.
          Teoriologia: o entendimento da teoria da interprisão grupocármica; a teática do 1% de teoria e 99% de prática.
          Tecnologia: as técnicas de aproveitamento inteligente do tempo; as neotecnologias propiciando agilidade às trocas intelectivas; a técnica evolutiva de pensar grande; a técnica da autorreflexão de 5 horas para solucionar ou esclarecer problemas com lógica.
          Voluntariologia: a destreza do voluntário cético-otimista-cosmoético (COC); a cosmovisão no voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; os laboratórios conscienciológicos grupais de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca).
          Colegiologia: a oportunidade de comunicação online dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs).
          Efeitologia: o efeito da teática do ato de raciocinar; os efeitos da taquipensenidade na convivialidade sadia.
          Neossinapsologia: as neossinapses provenientes da observação atenta dos compassageiros evolutivos; as neossinapses necessárias para aplicação da inteligência resolutiva.
          Ciclologia: a agilidade no ciclo problema-solução; a aptidão no ciclo análise-síntese.
          Enumerologia: a sagacidade autocrítica; a sagacidade adaptativa; a sagacidade estratégica; a sagacidade intelectual; a sagacidade investigativa; a sagacidade perceptiva; a sagacidade pesquisística. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3
             Binomiologia: a vivência do binômio admiração-discordância; o binômio perspicácia-eficácia.
             Interaciologia: a interação perspicácia proexológica–agudeza interassistencial; a interação intuição-experiência; a interação percepção-solução; a interação do método indutivo-dedutivo.
             Crescendologia: o crescendo acuidade-perspicácia-expertise; o crescendo sagacidade tola–atilamento quanto ao momento de assistir.
             Trinomiologia: o trinômio astúcia-artimanha-embuste; o trinômio esperteza-enganação-ludibriação; o trinômio esperteza-malícia-dissimulação; o trinômio autoevocação–lucidez parapsíquica–sagacidade pesquisística; o trinômio pertinência-agudeza-perspicácia.
             Polinomiologia: o polinômio patológico astúcia-artimanha-embuste-traição-lucro; o polinômio sagacidade-criatividade-habilidade-eficiência; o polinômio atenção-concentração-detalhismo-perspicácia; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
             Antagonismologia: o antagonismo competência / incompetência; o antagonismo expertise / esperteza; o antagonismo perspicácia / obtusidade; o antagonismo astúcia antievolutiva / inteligência evolutiva.
             Paradoxologia: o paradoxo de o esperto egoico ser ignorante evolutivo; o paradoxo da esperteza; o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão.
             Politicologia: a sagacidade política; a proexocracia.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo; a lei de o menos doente assistir ao mais doente.
             Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia.
             Fobiologia: a fobia de ser passado para trás; o medo de não perceber algo e não ter tempo de agir; a tanatofobia.
             Sindromologia: a síndrome da esperteza baratrosférica.
             Maniologia: a mania de tirar proveito da ingenuidade alheia.
             Mitologia: o mito do dom sem esforço; o mito de a pessoa inteligente ter inteligência evolutiva.
             Holotecologia: a atencioteca; a coerencioteca; a cognoteca; a correlacioteca; a discernimentoteca; a intelectoteca; a logicoteca; a mentalsomatoteca.
             Interdisciplinologia: a Atilamentologia; a Agilizaciologia; a Autenticologia; a Caprichologia; a Compreensiologia; a Entendimentologia; a Holomemoriologia; a Interpretaciologia; a Proexologia; a Recexologia; a Taquipsiquismologia; a Traforologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin ambidestra; a conscin genial; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o sagaz; o atilado; o taquipsíquico; o esperto; o espertalhão; o detetive; o investigador; o pesquisador; o criativo; o inventivo; o erudito; o intelectual; o superdotado; o personagem Sherlock Holmes, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle (1859–1930); o personagem The Flash, criado pelo escritor estadunidense Gardner Foz (1911–1986)
e pelo artista Harry Lampert (1916–2004).
             Femininologia: a sagaz; a atilada; a taquipsíquica; a esperta; a espertalhona; a detetive; a investigadora; a pesquisadora; a criativa; a inventiva; a erudita; a intelectual; a superdota; a personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo, série de livros do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882–1948). 4                                                                       En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             Hominologia: o Homo sapiens agillis; o Homo sapiens atilator; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens hiperacutor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens rationalis.


                                                 V. Argumentologia

             Exemplologia: sagacidade anticosmoética = a apreensão ágil da informação usada para enganar, manipular, dissimular ou tirar vantagem pessoal; sagacidade cosmoética = o atilamento do assistente ao analisar as variáveis envolvidas no processo assistencial.
             Culturologia: a cultura da esperteza.


                                                    VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sagacidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Acurácia consciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
             02. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
             03. Finesse evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
             04. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro.
             05. Hiperacuidade analítica: Percucienciologia; Homeostático.
             06. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             07. Hiperacuidade pancognitiva: Holocogniciologia; Homeostático.
             08. Hipoacuidade extrafísica: Autolucidologia; Nosográfico.
             09. Inteligência: Conscienciometrologia; Neutro.
             10. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
             11. Lucidez na maturidade: Holomaturologia; Homeostático.
             12. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
             13. Paradoxo da esperteza: Cosmoeticologia; Nosográfico.
             14. Perspicácia estratégica: Autopesquisologia; Neutro.
             15. Versatilidade tarística: Comunicologia; Homeostático.
     A SAGACIDADE COSMOÉTICA FACULTA ÀS CONSCINS
 CAPTAREM IDEIAS ORIGINAIS, EM CIMA DO LANCE, ATILADAS NA ASSISTÊNCIA DA VEZ E NO PENSAR RÁPIDO,
      COM A ACUIDADE PARAPSÍQUICA ÚTIL NECESSÁRIA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, se considera sagaz? Quais benefícios evolutivos tem obtido com a aplicação desse traço, em proveito próprio e dos demais?
             Bibliografia Específica:
             1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrasensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 126, 300, 318, 362, 397, 410 e 455.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 173. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                    5
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 126 e 171.
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