O retromedo é o estado afetivo de aflição, angústia, apreensão, hesitação, insegurança, inquietação e perturbação, advindo de vivências traumáticas em retrovidas pela conscin, homem ou mulher, sendo registradas ao modo de lesão emocional na holomemória e, ao serem ativadas, em neovidas, por gatilho mnemônico holobiográfico, são interpretadas como sendo ameaçadoras ao microuniverso consciencial.
Você, leitor ou leitora, admite a hipótese de conviver com o medo gerado em múltiplas existências? Quais técnicas está empregando para superar tal condição?
RETROMEDO (HOLOMNEMOSSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. O retromedo é o estado afetivo de aflição, angústia, apreensão, hesitação, insegurança, inquietação e perturbação, advindo de vivências traumáticas em retrovidas pela conscin, homem ou mulher, sendo registradas ao modo de lesão emocional na holomemória e, ao serem ativadas, em neovidas, por gatilho mnemônico holobiográfico, são interpretadas como sendo ameaçadoras ao microuniverso consciencial. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O elemento de composição retro, deriva do idioma Latim, retro, “por detrás, atrás”. Apareceu no Século XV. A palavra medo vem igualmente do idioma Latim, metus, “medo; temor; desassossego; inquietação; ansiedade”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Inquietação emocional retrobiográfica. 2. Temor retromnemônico. 3. Pavor retromnemônico. 4. Retrofobia. 5. Paúra de vidas passadas. Neologia. O vocábulo retromedo e as duas expressões compostas retromedo autoimposto e retromedo heteroimposto são neologismos técnicos da Holomnemossomatologia. Antonimologia: 1. Coragem multiexistencial. 2. Destemor retromnemônico. 3. Valentia seriexológica. 4. Bravura retrobiográfica. 5. Intrepidez cosmoética em retrovidas. Estrangeirismologia: a ego trip; a conexão online com o passado; o puzzle seriexológico do retromedo; o flashback retrocognitivo; as sombras do retromedo na caverna high-tech; o modus vivendi knock-down; a adesão ao still me; a courage ressignificando o modus operandi. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade do discernimento mentalsomático evolutivo. Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Retromedo: ignorância ignorada. Retromedo: auto-herança inibidora. Retromedo: autoderrotismo seriexológico. Retromedo: retrocoleta baratrosférica. Retromedo posterga recins. Retromedo congela proéxis. Autopesquisas elucidam retromedos. Coloquiologia: o ato de tirar o esqueleto do armário e cair na real; o ato de juntar os grãos de areia e investigar o buraco negro da holomemória; o ato de achar o fio da meada e costurar a colcha de retalhos; o ato de cair a ficha e acessar o abre-te sésamo; o ato de fazer do limão a limonada e enfrentar a paúra; o ato de ter olhos de ver e explicar em cima do lance; o ato de virar a própria mesa e não dar asas ao medo. Citaciologia. Eis duas alusões ao tema: – As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.). O medo é o inimigo oculto da evolução consciencial. Quando a informação entra pela porta, o medo sai pela janela (Málu Balona, 1946–). Proverbiologia. Eis 7 máximas relativas ao tema: – O medo é pai da crença. O medo atribui a pequenas coisas, grandes sombras (provérbio sueco). Quanto mais foge, mais assombração aparece. Não deixe que suas memórias superem suas esperanças (provérbio persa). Não ergas alto um edifício sem fortes alicerces, se o fizeres viverás com medo (provérbio persa). Não permita que o medo paralise os seus movimentos, se algo deve ser feito, faça, ainda que com medo. A coragem não é ausência do medo, é a persistência apesar do medo. Ortopensatologia: – “Medo. O medo é o maior agente escravizador da Humanidade”. “O medo paralisa a autopensenidade e anula a personalidade”. “O medo é superado pela inteligência pesquisística”. Filosofia: o Antidogmatismo; o Abertismo; o Realismo; o Tenepessismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autointimidação sem causa aparente; o holopensene pessoal da ameaça ao holossoma; o holopensene pessoal do risco iminente; os rastropensenes; a rastropensenidade; os retrocogniciopensenes; a retrocogniciopensenidade; os bagulhos pensênicos pluriexistenciais; os pensenes revelando retropensenes; o holopensene da autopesquisa seriexiológica; o holopensene recinológico; o holopensene da pacificação íntima. Fatologia: o medo filogeneticamente herdado; as várias faces do medo na História; a emoção básica ancestral; o controle de indivíduos; a manipulação de pessoas; a deturpação de ideias; o travão evolutivo; a autopreservação excessiva; a autoprisão emocional; a automanifestação escravizada; a autofuga ansiada; o medo de si; o alarme disparado pela amígdala cerebral; os pesadelos recorrentes evidenciando o Transtorno de Estresse Pós-Tramaútico (TEPT); o medo absurdo sem causa específica indicando o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); a crise aguda do Transtorno de Pânico (TP); as indiossincrasias advindas do medo difuso; a interpretação distorcida da realidade; a acumulação de minitraumas; a percepção débil da ferida emocional; a cronicificação de trafares; os mecanismos de defesa do ego (MDEs); a formação da couraça holossomática; a redução da lucidez; a paralisação da evolução; a desconstrução do choque emocional; a recordação do fato retido; a aclaração da emoção tóxica; a percepção sensorial, fisiológia e bioquímica do soma; a atenção às situações passíveis ao medo; a Higiene Consciencial ignorada; a decifração do engrama; a desdramatização da retroemoção fossilizada; a domesticação do estado afetivo retrógrado; a complementação de lacuna mnemônica e cognitiva; a ressignificação e reperspectivação de experiências evolutivas; a criação de campo fértil à eclosão da coragem; a mentalsomaticidade eliminando inseguranças, indecisões, controles e medos; a mutação do sofrimento em liberdade; a superação do travão evolutivo pela interassistência; a autocura através da reconciliação; a vivificação do equilíbrio, flexibilidade e otimismo; a atualização afetiva holobiográfica; a autopacificação; a maximização da intercompreensão pela autocompreensão; a recuperação de cons magnos; a compreensão da velocidade evolutiva; a valorização do aqui-agora existencial para exercer a tenacidade; a evitação da melin; a conexão pacífica com a arquitetura do Cosmos. Parafatologia: o retromedo; o medo vivenciado em múltiplas vidas; o queloide energético formado ao longo da seriéxis; a origem multiexistencial do retrotrauma arquivada na parapsicoteca; a memória holobiográfica do agente estressor; a memória energética do bloqueio holochacral; a memória psicossômica da parainsegurança; a memória paracerebral do conflito; a memória intermissiva do trauma; a memória paragenética do temor; a memória retrocognitiva do retromedo; a sinalética energética e parapsíquica pessoal indicando o retromedo; a pressão no cardiochacra; o entalo no laringochacra; o incômodo no umbilicochacra; as condutas recalcitrantes de retrovidas fortalecendo o medo em neovidas; o campo energético pessoal revelando o medo; as companhias extrafísicas na holosfera do medo; a drenagem de energia consciencial devido à evitação de situações catastróficas improváveis; o paradesconfiômetro multiexistencial inibido; o estímulo parassensorial tolhido; a vivência multidimensional dificultada; a projeção lúcida (PL) bloqueada; a importância da desassimilação simpática (desassim); a priorização da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a percepção do retromedo facilitada pela desintoxicação energética; a expurgação do retromedo equilibrando o holochacra; a erradicação do emocionalismo expandindo as energias conscienciais (ECs); as sincronicidades indicando rastros pretéritos do retromedo; os gatilhos retrocognitivos desvendados; a predisposição a retrocognições saudáveis; o mentalsoma deslindando fatos e parafatos; o domínio do EV eliminando a vampirização energética; o parapsiquismo intelectual desmistificando o choque emocional; a ampliação de paraengramas autassistenciais; a assistência às consciexes presas a retromedos; a valorização do aqui-agora multidimensional impulsionando novas interações, aprendizagens e comportamentos; a profilaxia da melex; a expansão da consciência ao acessar a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo retromedo-neomedo; o sinergismo retromedo-mesologia-grupocarma; o sinergismo autopesquisa-retrocognição-autoconsciencioterapia; o sinergismo autogestão da enfermidade–autocura; o sinergismo desassédio da ideia–desassédio da emoção; o sinergismo recins constantes–desenvolvimento parapsíquico; o sinergismo minidetalhe retrocognitivo–elucidação do retromedo; o sinergismo autocientificidade-autossegurança-autoparapsiquismo. Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado ao entendimento do retromedo; o princípio de nada acontecer por acaso; o princípio “isso também passa”; o princípio de não admitir “negocinho evolutivo” na superação do retromedo; o princípio de a interassistencialidade ser a base das recins; o princípio do equilíbrio holossomático. Codigologia: o código das prioridades pessoais incluindo a autossuperação de retromedos; o código pessoal de Cosmoética (CPC) contendo a autorreconciliação; o código grupal de Cosmoética (CGC) contemplando a convivialidade sadia; o código de exemplarismo pessoal (CEP) desassediando o grupocarma rumo à aquisição da coragem. Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria do esquecimento ressomático profilático; a teoria da evolução pessoal pelo autesforços; a teoria do pensene; a teoria da recuperação de cons; a teoria da domestificação consciencial; a teoria da indestrutibilidade da consciência. Tecnologia: a técnica do enfrentamento das pequenas coisas; a técnica da autobiografia; a técnica da découpage cotidiana; a técnica da visualização parapsíquica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da desdramatização emocional; as técnicas de reeducação autopensênica; a técnica da verbetografia; a técnica da tenepes. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico fornecendo pistas holobiográficas à verificação do retromedo; o voluntariado da Associação Internacional dos Campi de Pesquisas da Conscienciologia (INTERCAMPI); o voluntariado da Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas (CONSECUTIVUS); o voluntariado da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); o voluntariado da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); o paravoluntariado da escrita conscienciológica; o paravoluntariado dos amparadores nas recins conscienciais. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Biografologia; o Colégio Invisível da Para-História; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia. Efeitologia: o efeito perturbador do retromedo; o efeito personalíssimo de reação ao retromedo; o efeito limitado dos antidepressivos na identificação das origens do retromedo; o efeito da reurbanização dos rastros antievolutivos; o efeito reverberativo da decriptação do retromedo; o efeito evolutivo do autenfrentamento do retromedo; o efeito do descarte de retropensenes patológicos na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o efeito proexológico da homeostase holomnemônica. Neossinapsologia: as neossinapses advindas da compreensão do passado; as neossinapses necessárias ao entendimento das retrocognições; as neossinapses desencadeadas pela reperspectivação das próprias memórias; as retrossinapses patológicas reformuladas por ortopensatas; as neossinapses necessárias à implantação de neo-hábitos; as neossinapses resultantes das verpons conscienciológicas; a aquisição de neossinapses heurísticas autevolutivas. Ciclologia: o ciclo vítima-algoz; o ciclo retromedo-medo-neomedo; o ciclo vivenciar-esquecer-relembrar; o reforço ao padrão cíclico de vitimização; o ciclo exercitação mentalsomática–autossuperação emocional; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo multiexistencial; o ciclo retromedo–autossuperação–expansão mental;. Enumerologia: o retromedo imaginário; o retromedo mitológico; o retromedo místico; o retromedo religioso; o retromedo bélico; o retromedo fanático; o retromedo egoico. A reação de luta-fuga pré-histórica; a reação de temor tresloucado; a reação de culpa antiquada; a reação de incerteza estagnante; a reação de fragilidade ultrapassada; a reação de precaução exagerada; a reação de inibição anacrônica. O medo registrado na memória genética; o medo retido na memória afetiva; o medo produzido na memória social; o medo dissimulado na memória encapsulada; o medo lacunado na memória falsa; o medo desvendado na memória intermissiva; o medo superado na memória evolutiva. Binomiologia: o binômio problema-solução; o binômio análise-síntese; o binômio pseudo-conforto–pseudo-incômodo; o binômio simplificação-complexificação; o binômio autoimperdão-heteroperdão; o binômio assim-desassim; o binômio retro-hábitos–neocompromissos. Interaciologia: a interação passado-presente-futuro; a interação crenças-julgamentos-emoções-cognição; a interação memória fisiológica–memória parafisiológica; a interação retromedo-insegurança-incompléxis; a interação conteúdo-forma dos insights retrocognitivos; a interação recin–autodesbloqueio holochacral; a interação autassistência-interassistência. Crescendologia: o crescendo prisioneiro do passado–arquiteto do futuro; o crescendo ambiente de intriga–ambiente de confiança; o crescendo Terapia de Vidas Passadas (TVP)–Autoconsciencioterapia; o crescendo autocompreensão-autorreconciliação; o crescendo assistido-assistente; o crescendo bem-estar–parabem-estar; o crescendo autopesquisa consciencial–autoconscientização multidimensional (AM). Trinomiologia: o trinômio retrofatos-fatos-parafatos; o trinômio ressomas-dessomas-intermissões; o trinômio autodestruição-autocura-autorregeneração; o trinômio reflexão-decisão-ação; o trinômio cardiochacra-frontochacra-coronochacra; o trinômio retromedo-melin-melex; o trinômio cérebro límbico–neocórtex–paracérebro; o trinômio aqui-hoje-já. Polinomiologia: o polinômio prudência-cautela-alarme-ansiedade-pânico-terror; o polinômio pusilanimidade-repressão-monoideísmo-autocorrupção-bloqueio; o polinômio retromedo-ansiedade-fobia-pânico; o polinômio autopesquisa-autoconhecimento-autoconfiança-autossegurança; o polinômio vontade-lucidez-autodiscernimento-autexperiência-adcons; o polinômio voluntariado-docência-autorado-tenepes; o polinômio reciclagens-autopacificação-proéxis-compléxis. Antagonismologia: o antagonismo retromedo patológico / retromedo funcional; o antagonismo retromedo de ser menos / retromedo de ser mais; o antagonismo autengano / autenfrentamento; o antagonismo receio de errar / vontade de acertar; o antagonismo emoção / razão; o antagonismo patopensenidade / ortopensendiade; o antagonismo estagnação / evolução. Paradoxologia: o paradoxo de o retromedo gerar vida sem vida; o paradoxo da vítima de si mesma em função do retromedo; o paradoxo da subjetividade tornada objetiva; o paradoxo da difícil autoconstatação do óbvio; o paradoxo da aquisição de nova coragem decorrente do retromedo; o paradoxo da reprise autorrenovadora; o paradoxo de a cosmovisão simplificar a complexidade do retromedo. Politicologia: a autassediocracia; a autocognocracia; a holomnemocracia; a consciencioterapeuticocracia; a recinocracia; a interassistenciocracia; a proexocracia. Legislogia: a lei de causa e efeito dos retromedos; as leis da Parafisiologia Holossomática; a lei do maior esforço aplicada à autopesquisa seriexológica; as leis da Conviviologia; a lei da autorresponsabilidade evolutiva; a lei da proéxis; as leis da Cosmoeticologia. Filiologia: a patofilia; a autassediofilia; a falta de autopesquisofilia; o desleixo à mnemofilia; a renúncia à proexofilia; a aversão à lucidofilia; a postergação da evoluciofilia. Fobiologia: a perpetuação das fobias milenares; o medo de perder; a tanatofobia; a pantofobia; a errofobia; a criticofobia; a decidofobia; a retrocogniciofobia; a assistenciofobia. Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome da insegurança; a síndrome do ostracismo; a síndrome do avestruzismo; a síndrome das falsas memórias; a síndrome da autopatopensenidade; a síndrome da proscrastinação mesmo após decisão; a síndrome da mediocrização. Maniologia: a autassediomania; a egomania; a querulomania; a fracassomania; a sinistromania; a mitomania; a mania da autovitimização; a mania de pensenizar contra si e os outros. Mitologia: a desmitificação de crenças milenares; as autodesmitificações; o mito da fórmula pronta; o mito do acaso; o mito do impossível; o mito da caverna de Platão; o mito da possibilidade de evolução sem autesforço. Holotecologia: a conflitoteca; a teaticoteca; a cognoteca; a conscienciogramoteca; a recinoteca; a convivioteca; a retrocognoteca; a proexoteca; a seriexoteca. Interdisciplinologia: a Holomnemossomatologia; a Autopesquisologia; a Seriexologia; a Mentalsomatologia; a Autocogniciologia; a Autorreeducaciologia; a Interassistenciologia; a Pacifismologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a personagem tensionada; a massa humana; a pessoa autopesquisadora; a conscin lúcida; a conscin enciclopedista; o ser interassistencial; o ser desperto; a consciex. Masculinologia: o medroso; o homem comum; o intermissivista; o escritor conscienciólogo; o proexista; o projetor consciente; o tenepessista; o ofiexista; o amparador extrafísico. Femininologia: a medrosa; a mulher comum; a intermissivista; a escritora consciencióloga; a proexista; a projetora consciente; a tenepessista; a ofiexista; a amparadora extrafísica. Hominologia: o Homo sapiens conflictator; o Homo sapiens anxiosus; o Homo sapiens autassediatus; o Homo sapiens pathopensenicus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens homeostaticus. V. Argumentologia Exemplologia: retromedo autoimposto = a insegurança decorrente da retroemoção doentia causada pelo choque da dessoma ecoando na neovida da consciência; retromedo heteroimposto = o temor decorrente de retrodogma, lavagem cerebral ou ideia-líder imatura, ecoando na neovida da consciência. Culturologia: a cultura do medo reforçando o retromedo; a cultura da autodesassedialidade; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da desperticidade; a cultura da liberdade sadia; a cultura da retribuição interassistencial cosmoética; a cultura da evolução consciencial. Taxologia. Concernente à Historiologia, eis por exemplo, em ordem cronológica, 5 períodos clássicos vivenciados pela Humanidade, com os respectivos agentes escravizadores conceituais e as variantes do medo experimentadas e registradas na psique coletiva das civilizações: 1. Pré-História (antes de 4000 da e.c.): a hegemonia da ignorância; o medo instintivo; o homem assemelhado a outros animais; o ser devorado por predadores; os fenômenos naturais. 2. Idade Antiga (4000 a.e.c. até 476): a hegemonia do misticismo; o medo exteriorizado; a ira dos deuses; a magia, crença e superstição; os espíritos; o ser enterrado vivo; os bárbaros. 3. Idade Média (476 até 1453): a hegemonia da religião; o medo internalizado; as atrocidades da Inquisição; o pecado; o demônio, fogo do inferno e apocalipse; as bruxas e fantasmas; os vampiros e lobisomens; a peste negra; as guerras santas; as cruzadas; os ladrões de crianças medievais; os enforcamentos e as condenações à fogueira em praça pública. 4. Idade Moderna (1453 até 1789): a hegemonia científica; o medo do ignorado; os monstros dos mares; os perigos dos descobrimentos; a sociedade cortesã; as intrigas do palácio; os envenenamentos; as traições por sexo, dinheiro e poder. 5. Idade Contemporânea (1789 até aos dias atuais): a hegemonia tecnicista; o medo fabricado; o alienígena marciano; o ataque nuclear; o serial killer; o zumbi; o exorcista; o poltergeist; o terrorista; o conflito armado; a violência urbana; as pragas sociais; o individualismo. Tipologia. Atinente à Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 23 atitudes conscienciais permeadas por retromedos camuflados em neomedos, sedimentados no microuniverso consciencial, cujas nuances alteram segundo a vivência pessoal, mesologia e cultura, podendo, através da vontade, serem ressignificadas e recicladas por meio da teática do paradigma consciencial: 01. Agressividade: a tese de a melhor defesa ser o ataque substituída pela tese da defesa cosmoética. 02. Ansiedade: a sensação de estar assoberbada de atividades e não ter tempo para o dia a dia substituída pela escolha da consecução de tarefas mais relevante à evolução. 03. Autovitimização: a lamentação da injustiça sofrida substituída pela admissão das implicações e consequências de retroatos. 04. Carência: a preocupação com a escassez material e emocional substituída pela planificação do prioritário à consecução da proéxis. 05. Competitividade: a prática da heterocompetição substituída pela implementação da autocompetição. 06. Desconfiança: a vivência do retroego político substituída pela expansão do neoego parapsíquico interassistencial. 07. Desperdício: a depreciação dos traços-força substituída pela valorização dos trafores na efetividade interassistencial. 08. Dispersividade: a experiência do workaholism egoico substituída pela atenção à rotina útil. 09. Emocionalidade: a submissão inconsciente ao subcérebro abdominal substituída pela primazia firme do mentalsoma. 10. Esquiva: a fuga ao comprometimento do dever grupal substituída pela aceitação voluntária do paradever policármico. 11. Hipoacuidade: a encriptação dos adcons substituída pela lucidez revelada pelos cons magnos. 12. Impercuciência: a omissão deficitária frequente substituída pela ação superavitária reiterada. 13. Inconsciencialidade: a concepção e valorização da existência materialista substituída pela percepção e interação multidimensional. 14. Indefensibilidade: a predisposição à condição de“esponja inconsciente” de energias densas substituída pela disponibilidade à iscagem lúcida assistencial. 15. Inexpressividade: a opção pelo servilismo substituída pela postura da liderança assistencial. 16. Insegurança: a valorização do loc externo substituída pela confiança crescente no loc interno. 17. Mediocridade: a comprovação do autodesempenho consciencial em subnível substituída pela determinação na eficácia da produtividade tarística. 18. Negatividade: a preferência ao olhar trafarista substituída pela reeducação à apreciação traforista. 19. Reatividade: a reação às adversidades aplicando o lema “bateu, levou” substituída pela valorização da intercompreensão. 20. Rigidez: a preferência aos padrões rígidos substituído pela possibilidade de permitir-se vivenciar o devir. 21. Tensão: a conivência com a belicosidade substituída pela perseverança na adaptação à serenidade. 22. Terceirização: a inculpação do insucesso ao Cosmos substituída pela autorresponsabilidade consciencial. 23. Timidez: a aversão de falar em público substituída pela teática da docência conscienciológica. Terapeuticologia. Referente à Autexperimentologia, eis, em ordem funcional, 12 ações prescritas à conscin, homem ou mulher, predisposta à autossuperação de retromedos e ao restabelecimento do reequilíbrio da automanifestação holossomática na atual existência: 01. Aceitar. Ter coragem evolutiva para admitir a patologia (Autocogniciologia). 02. Avaliar. Aferir a vontade e intenção sincera de autenfrentamento (Pensenologia). 03. Desdramatizar. Abdicar da distorção da autovitimização (Mentalsomatologia). 04. Experienciar. Vivenciar a teática do Paradigma Consciencial (Experimentologia). 05. Analisar. Estudar lacunas e gatilhos pensênicos patológicos (Autopesquisologia). 06. Elucidar. Distinguir as raízes e sintomas do nódulo holomnemônico (Mnemossomatologia). 07. Desapegar. Abrir mão de pseudoganhos evolutivos e imaturidades (Autolucidologia). 08. Perdoar. Atingir a catarse emocional e autorreconciliação (Autorreeducaciologia). 09. Renovar. Fazer autorreciclagens sucessivas e assegurar a Higiene Consciencial (Reciclologia). 10. Realimentar. Manter a teática da cosmoética ante a autevolução (Cosmoeticologia). 11. Retribuir. Registrar a grafopensenidade da autossuperação (Interassistenciologia). 12. Evoluir. Conquistar o destemor autevolutivo e a autolibertação (Evoluciologia). VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o retromedo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autolibertação emocional: Holomemoriologia; Homeostático. 02. Autorreconciliação técnica: Recexologia; Homeostático. 03. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro. 04. Despertamento consciencial: Autolucidologia; Homeostático. 05. Desrepressão da holomemória pessoal: Autevoluciologia; Homeostático. 06. Detalhamento retrocognitivo: Seriexologia; Homeostático. 07. Historicidade seriexológica: Holomemoriologia; Neutro. 08. Medo: Subcerebrologia; Nosográfico. 09. Medo do autoparapsiquismo: Parapatologia; Nosográfico. 10. Postura antipunitiva: Pacifismologia; Homeostático. 11. Repercussão do medo: Parapatologia; Nosográfico. 12. Síndrome da pré-derrota: Parapatologia; Nosográfico. 13. Tanatofobia: Parapatologia; Nosográfico. 14. Técnica da découpage cotidiana: Paracosmovisiologia; Homeostático. 15. Técnica da visualização parapsíquica: Parafenomenologia; Neutro. A AUTOCURA DO RETROMEDO, PELO MENTALSOMA, LIBERTA A CONSCIÊNCIA DA ESTAGNAÇÃO EGOICA, IMPULSIONANDO OS ADCONS E A RECONCILIAÇÃO HOLOBIOGRÁFICA, COM VISTAS À LIDERANÇA COSMOÉTICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite a hipótese de conviver com o medo gerado em múltiplas existências? Quais técnicas está empregando para superar tal condição? Filmografia Específica: 1. A Vila. Título Original: The Village. País: EUA. Data: 2004. Duração: 120 min. Gênero: Suspense. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção & Roteiro: M. Night Shyamalan. Elenco: Joaquin Phoenix; Bryce Dallas Howard; William Hurt; Sigourney Weaver; Adrien Brody; Judy Greer; Jayne Atkinson; Michael Pitt; Cherry Jones; & Celia Weston. Produção: Sam Mercer; M. Night Shyamalan; & Scott Rudin. Música: James Newton Howard. Companhia: Buena Vista. Sinopse: Em 1987, na Pensilvânia, o vilarejo de Covington, com população de 60 pessoas isoladas do restante do mundo, é circundado por floresta onde todos são proibidos de passar, pois, segundo os líderes, habitam o local, criaturas maléficas. A tranquilidade do vilarejo é ameaçada quando Ivy Walker sai à procura de suprimentos médicos além da floresta, para socorrer Lucius. O pacto é desafiado e o caos toma conta da vila. 2. Henrique IV: O Grande Rei da França. Título Original: Henri IV. País: Alemanha; França; &Espanha. Data: 2010. Duração: 148 min. Gênero: Aventura. Idade (censura): 16 anos. Idioma: Francês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Jo Baier. Elenco: Julien Boisselier; Joachim Król; Roger Casamajor; Andreas Schmidt; Armelle Deutsch; Chloé Stefani; Hannelore Hoger; Ulrich Noethen; Devid Striesow; Karl Markovics; Sandra Hüller; Sven Pippig; André Hennicke; Wotan Wilke Möhring; & Antoine Monot Jr. Roteiro: Cooky Ziesche; & Jo Baier. Produção: Sam Mercer; M. Night Shyamalan; & Scott Rudin. Desenho de Produção: Klaus Strang. Fotografia: Gernot Roll. Música: Henry Jackman; & Hans Zimmer. Companhia: Paramount Home Entertainment. Outros dados: Filme com base no livro Henrich Mann. Sinopse: França, 1563. Protestantes e católicos lutam por terras e poder, usando a religião como justificativa. Comandados por Henrique de Navarra os protestantes lutam contra a poderosa Catarina de Médici, Rainha da França. Tentando a reconciliação, Catarina oferece a Henrique a mão da filha Margot, mas o casamento termina em banho de sangue. Henrique sobrevive ao Massacre do Dia de São Bartolomeu, e é aprisionado por 4 anos. Henrique torna-se rei da França e pela liberdade de religião e de opinião, pode ser considerado humanista na história. Bibliografia Específica: 01. André, Christophe; Psicologia do Medo: Como Lidar com Temores, Fobias, Angústias e Pânicos (Psychologie de la Peur: Craintes, Angoisses et Phobies); trad. João Batista Kreuch; 304 p.; 10 caps.; 1 diagrama; 52 enus.; 2 gráfs.; 2 ilus.; 17 tabs.; 4 técnicas; 8 websites; 26 refs.; 23 x 16 cm; br.; Vozes; Petrópolis, RJ; 2007; páginas 11 a 280. 02. Balona, Malu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático Sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Marina Thomaz; 342 p.; 11 caps.; abrevs.; citações; 9 conferências, cursos, documentos; 32 entrevistas; 63 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; estatísticas; 64 filmográficos; 10 gráfs.; 2 ilus.; 22 infográficos; 16 questionários; 2 tabs.; 19 técnicas; glos. 86 termos; 288 refs.; 2 apends.; alf.; índice de ditos populares; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 21 a 261. 03. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; colaboradores Cathia Caporali et al.; pref. Tânia Guimarães; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 18 webgrafias; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 15 a 229. 04 Guzzi, Flavia; Mudar ou Mudar: Relatos de uma Reciclante Existencial; pref. Málu Balona; revisores Ana Luiza Rezende; et al.; 226 p.; 14 caps.; 19 E-mails; 1 entrevista; 11 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 6 técnicas; 3 websites; glos. 300 termos; 20 refs.; alf.; 20,5 x 13,5 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 15 a 161. 05 Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismo e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly, Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 22 a 48 e 57 a 70. 06 Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly; Helena Araujo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 79 infográficos; 22 filmes; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 176 a 291. 07. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisores Gisele Salles; et al.; 200 p.; 8 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 10 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 24 a 158. 08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.552 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; 1 microbiografia; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 123, 124, 140 a 144, 151 a 155, 181 a 183, 203 a 205, 221, 222, 227 a 229, 238 a 240, 245 a 248, 452, 453 e 912 a 914. 09. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 863 a 882. 10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 1 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 675 a 681. 11. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.032 a 1.034. 12. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 459, 461, 499, 547, 552 e 655. Webgrafia Específica: 1. Pokladek, Dawidowicz Danuta; Medo: Compreensão e Enfrentamento. O Sentido Existencial do Medo; Instituto PsicoEthos; 5 p.; 4 enus.; 1 tab.; 2 refs.; Santo André, SP; disponível em: <http://www.psicoethos.com.br/si/site/ 010403/p/Medo%20-%20Compreens%C3%A3o%20e%20Enfrentamento>; acesso em: 28.12.15. 2. Santos, Luciana Oliveira dos; O Medo Contemporâneo: Abordando suas Diferentes Dimensões; Artigo; Psicologia Ciência e Profissão; Revista; Vol 23; nº 2; 2003; 97 p.; 4 enus.; 2 ilus.; 9 refs.; Brasília, DF; ISSN 1414-9893; Scielo; páginas 48 a 55; disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n2/v23n2a08.pdf>; acesso em: 13.01.16. S. B. B.