Retrocognição Reciclogênica

A retrocognição reciclogênica é a experiência rememorativa de atos, cenas, personagens e vivências de retrovidas ou períodos intermissivos, relativos à própria conscin ou a outrem, capaz de motivar reciclagens, reestruturações ou renovações intraconscienciais homeostáticas, a partir da maior contextualização holocármica.

Você, leitor ou leitora, já experenciou vivência retrocognitiva propiciadora de reciclagens intraconscienciais? Quais repercussões holocármicas e interassistenciais são daí oriundas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                           RETROCOGNIÇÃO RECICLOGÊNICA
                                       (RETROCOGNICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A retrocognição reciclogênica é a experiência rememorativa de atos, cenas, personagens e vivências de retrovidas ou períodos intermissivos, relativos à própria conscin ou a outrem, capaz de motivar reciclagens, reestruturações ou renovações intraconscienciais homeostáticas, a partir da maior contextualização holocármica.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição retro vem do idioma Latim, retro, “por detrás; atrás; movimento para trás; recuando; remontando ao passado; em retribuição”. Surgiu no Século XV. O vocábulo cognição deriva também do idioma Latim, cognitio, “ação de conhecer”, radical de cognitum, supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Apareceu em 1836. O termo retrocognição surgiu em 1901. O prefixo re procede do mesmo idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O primeiro elemento de composição ciclo provém do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Apareceu no Século XVIII. O segundo elemento de composição gênico tem conexão com genia, e este derivado do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; origem; descendência”.
             Sinonimologia: 1. Retrocognição autotransformadora. 2. Rememoração reciclogênica. 3. Acesso retromnemônico autotransmutador. 4. Rememoração renovadora. 5. Retrocognição recicladora.
             Neologia. As 3 expressões compostas retrocognição reciclogênica, retrocognição extrafísica reciclogênica e retrocognição vígil reciclogência são neologismos técnicos da Retrocogniciologia.
             Antonimologia: 1. Retrocognição antirrecinológica. 2. Retrocognição estagnadora. 3. Retrocognição paralisadora.
             Estrangeirismologia: o flashback retrocognitivo; o link da retrovida; o Zeitgeist da retrovida; o follow up evolutivo; o déjà vu de retrovidas em viagens.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às retrocognições favorecedoras das autorreciclagens.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Retrocognição: ratificação recinológica. Retrocognição é autenfrentamento. Retrocognição é autodesrepressão.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, relativas ao tema:
             1. “Autorretrocognições. Sem a vivência de autorretrocognições sadias, em geral todas as abordagens da conscin ainda permanecem na superfície dos fatos evolutivos”.
             2. “Retrocognições. A exumação do passado por meio de retrocognições sadias, muda a pessoa porque evita as repetições e acelera a autoproéxis pela compreensão maior dos desafios evolutivos nesta vida intrafísica”.
             3. “Retrovida. Somente as autorretrocognições conseguem oferecer subsídios para a própria pessoa deslindar as influências do seu pretérito hoje”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal reciclogênico; o holopensene da autopesquisa seriexológica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; as reestruturações pensênicas decorrentes de retrocognições sadias; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; a fôrma holopensênica pessoal interferindo na autopesquisa de retrovidas; os parapensenes; a parapensenidade; os retropensenes; 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a retropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a mudança de padrão pensênico a partir das vivências retrocognitivas.
          Fatologia: a autoconscientização holocármica; a ressignificação das relações interpessoais; a evitação das automimeses desnecessárias; a culpa, raiva ou mágoa referente a retrovidas; a viragem assistido-assistente diante da comprovação prática da holocarmalidade; a cosmovisão; o protagonismo assumido na proéxis diante de rememoração do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a busca da vivência da tarefa do esclarecimento (tares); a antivitimização frente à lembrança do planejamento pré-ressomático; a soltura dos nós da interprisão grupocármica; a evitação da omissão deficitária pela compreensão das consequências da holobiografia; a identificação de reencontros intrafísicos para a recomposição grupocármica; a correlação de afinidades e aversões no presente e as vidas pretéritas; a autocognição; a recuperação de cons; a autopesquisa como agente reciclogênico desencadeador de retrocognições; a assunção do ego intermissivo diante da responsabilidade de rememoração do CI.
          Parafatologia: a retrocognição reciclogênica; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a identificação de sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autexperimentação de projeção lúcida (PL) retrocognitiva; a autovivência de retrocognição vígil; a assimilação simpática interassistencial (assim); os retrotraumas reforçados por assediadores extrafísicos; a retrocognição estimulada por assediador com foco trafarista; o campo bioenergético homeostático das dinâmicas parapsíquicas das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o reconhecimento do parapsiquismo impressivo como ferramenta de interassistência; as reconciliações interassistenciais com consciexes cobradoras dos erros pregressos; a constatação das sincronicidades proexológicas patrocinadas pelo fluxo do Cosmos; a vivência da retrocognição reciclogênica facilitando a interassistência; a ampliação da lucidez multidimensional quanto às necessidades de reciclagens; a retrocognição referente ao grupo evolutivo; o reconhecimento de aporte extrafísico em retrocognições; a clarividência viajora; o cenário retrocognitivo plasmado na tela mental; a autoconfiança parapsíquica crescente; os resgates de consciexes na Baratrosfera a partir da rememoração de retrovidas; os ganhos no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo retrocognição-autorrecin; o sinergismo Autorreciclologia-Autocriticologia; o sinergismo gatilho retrocognitivo–lembrança holobiográfica.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da interassistencialidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) construído ao longo da holobiografia e atualizado com base nas autorrecins.
          Teoriologia: a teoria da serialidade existencial (Seriexologia); a teoria da holomemória; a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica de priorização evolutiva; a técnica dos acertos grupocármicos; a técnica do sobrepairamento analítico interassistencial; as técnicas projetivas; as técnicas de rememoração de eventos extrafísicos; as técnicas da Registrologia; as técnicas de autopesquisa retrocognitiva.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial da Conscienciologia; o reencontro com o grupo evolutivo no voluntariado conscienciológico; os verbetógrafos voluntários da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; a interação entre labcons; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o campo interassistencial do laboratório grupal Pacificarium enquanto propulsor de autorretrocognições. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                    3
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Para-História; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Biografologia.
             Efeitologia: o efeito cosmovisiológico das retrocognições; o efeito das recomposições grupocármicas; o efeito da opção pela interassistência; os efeitos benéficos da retrocognição contribuindo para a superação de crises e neorrecins; os efeitos imediatos da retrocognição no autodiscernimento.
             Neossinapsologia: as neossinapses derivadas da recuperação de cons; as neossinapses geradas pela reflexão quanto à retrovivências; as neossinapses ampliadoras da visão de conjunto; a renovação sináptica para o desenvolvimento da compreensão holocármica.
             Ciclologia: o ciclo da retrocognição alimentando o processo de reciclagem; o ciclo da autopesquisa.
             Enumerologia: a retrocognição elucidativa; a retrocognição paradidática; a retrocognição autoconfirmadora; a retrocognição oportuna; a retrocognição tarística; a retrocognição interassistencial; a retrocognição libertadora.
             Binomiologia: o binômio parapsiquismo-autopesquisa; o binômio predisposição-autesforço; o binômio retrocognição-abertismo.
             Interaciologia: a interação retrocognição reciclogênica–recuperação de cons; a interação postura receptiva–autorreciclagem.
             Crescendologia: a evitação do crescendo patológico omissão deficitária–melin–melex; o crescendo rememoração-autoconscientização-autaprendizado; o crescendo da autocriticidade por meio da retrocognição; o crescendo da heterocompreensão por meio da rememoração de retrovidas em comum.
             Trinomiologia: o trinômio retrocognição-autorrecin-neossinalética; o trinômio clarividência viajora–retrocognição–compreensão.
             Polinomiologia: o polinômio retrocognição-antivitimização-autesclarecimento-heterocompreensão; o polinômio autopesquisa-retrocognição-reconhecimento-mudança.
             Politicologia: a meritocracia evolutiva; a cosmocracia; a projeciocracia; a democracia parapsíquica interassistencial; a evoluciocracia.
             Legislogia: a lei de atração dos afins; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de ação e reação; as leis da Paragenética; a lei de afinidade pensênica.
             Filiologia: a interassistenciofilia; a conviviofilia; a autocriticofilia; a autocogniciofilia; a reciclofilia; a retribuiciofilia; a autopesquisofilia; a conscienciofilia.
             Fobiologia: a superação das fobias relacionadas a diversas retrovidas traumáticas; a ultrapassagem de fobias relacionadas a superstições milenares; a eliminação do medo de mudar; a supressão da neofobia.
             Sindromologia: a autossuperação da síndrome do estrangeiro (SEST) motivada pela recuperação de cons; a autorremissão da síndrome do pânico; a suplantação da síndrome do avestruzismo diante de acesso a retrovida.
             Maniologia: a mania de reviver o passado; a mania de cultuar civilizações antigas; a mania de valorizar crendices e superstições; a mania de supervalorizar o passado.
             Mitologia: o mito de a retrocognição ser inabordável para a maioria das pessoas; o mito de o carma ditar o destino; o mito de o sofrimento ser purificador.
             Holotecologia: a parapsicoteca; a experimentoteca; a ciencioteca; a autocriticoteca; a interassistencioteca; a maturoteca; a logicoteca; a convivioteca; a argumentoteca; a mnemoteca; a cosmoeticoteca; a seriexoteca.
             Interdisciplinologia: a Retrocogniciologia; a Recexologia; a Projeciologia; a Holomemoriologia; a Autopesquisologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Seriexologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia. 4                                                             En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autocrítica; a conscin minipeça interassistencial ativa; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin vanguardista.
          Masculinologia: o autorretrocognitor; o heterorretrocognitor; o agente retrocognitor; o inversor existencial; o reciclante existencial; o duplista; o proexista; o proexólogo; o projetor consciente; o intermissivista; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o compassageiro evolutivo; o pesquisador; o parapercepciologista; o escritor; o verbetógrafo; o verbetólogo; o exemplarista; o tertuliano; o teletertuliano; o tenepessista; o voluntário; o completista; o ofiexista.
          Femininologia: a autorretrocognitora; a heterorretrocognitora; a agente retrocognitora; a inversora existencial; a reciclante existencial; a duplista; a proexista; a proexóloga; a projetora consciente; a intermissivista; a consciencióloga; a epicon lúcida; a compassageira evolutiva; a pesquisadora; a parapercepciologista; a escritora; a verbetógrafa; a verbetóloga; a exemplarista; a tertuliana; a teletertuliana; a tenepessista; a voluntária; a completista; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: retrocognição extrafísica reciclogênica = o acesso a retrovida pessoal durante projeção lúcida, deslindando momentos críticos e ampliando o entendimento de conexões grupocármicas, gerando recins; retrocognição vígil reciclogênica = o flash retrocognitivo em vigília física ordinária, patrocinado por gatilho mnemônico, promovendo recin.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia Lúcida; a cultura do abertismo consciencial; a cultura da Parafenomenologia; a cultura das retrocognições; a cultura da interassistencialidade; as retroculturas; a cultura da Seriexologia Lúcida.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a retrocognição reciclogênica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          02. Ciclo autorretrocognitivo: Retrocogniciologia; Homeostático.
          03. Gatilho retrocognitivo: Holomnemossomatologia; Neutro.
          04. Gratidão reciclogênica: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Levedação evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático.
          07. Recin: Recexologia; Homeostático.
          08. Recin grupal: Grupocarmologia; Homeostático.
          09. Recinofilia: Recinologia; Neutro.
          10. Retrocognição extrafísica autesclarecedora: Retrocogniciologia; Neutro.
          11. Retrocognição interassistencial: Retrocogniciologia; Homeostático.
          12. Retrocognição intermissiva: Retrocogniciologia; Neutro.
          13. Retrocognição vígil: Retrocogniciologia; Neutro.
          14. Taxologia das retrocognições: Retrocogniciologia; Neutro.
          15. Viragem assistido-assistente: Assistenciologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                          5
   A RETROCOGNIÇÃO RECICLOGÊNICA, VIVENCIADA POR
 MEIO DO AUTESFORÇO EVOLUTIVO, IMPULSIONA E SUSTENTA AS AUTORRENOVAÇÕES SIGNIFICATIVAS, CAPAZES DE AMPLIAR A AUTOLUCIDEZ E A COSMOVISÃO .
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já experenciou vivência retrocognitiva propiciadora de reciclagens intraconscienciais? Quais repercussões holocármicas e interassistenciais são daí oriundas?
             Filmografia Específica:
             1. Saimdang, Memoir of Colors. Título Original: Saimdang, Bitui Ilgi. País: Coréia do Sul. Data: 2017. Duração: 1680 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Coreano. Cor: Colorido. Legendado: Inglês (em DVD). Direção: Yoon Sang Ho. Elenco: Lee Young-ae; Park Hye-su; Song Seung-heon; & Yang Se-jong. Produção: Creative Leaders Group8 Inc., Emperor Entertainment Korea Ltd. Desenho de Produção: Seymour Klate. Roteiro: Park Eun Ryung. Música: Saimdang, Light's Diary OST. Sinopse: Logo quando a vida parece estar em queda livre, Seo Ji Yoon (Lee Young-ae), professora de História da Arte, descobre o diário secreto de Shin Saimdang (1504–1551), artista, escritora, calígrafa e poetisa coreana renomada, mãe de Yi I, estudante coreano dos mais notáveis de Confúcio durante a Dinastia Joseon.
             Bibliografia Específica:
             1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a edição Marina Thomaz; pref. 2a edição Daniel Muniz; pref. 3 a edição Cristina Arakaki; pref. 4 a edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 245.
             2. Cordioli, Cesar; Calepino Conscienciológico: Coletânea de Apontamentos Pró-Evolutivos; Revisores: Equipe de revisores da Editares; 1.222 p.; 1 E-mail; 8 enus.; 1 foto; 1 minibiografia; 56 siglas; glos. 6.727 termos; 2.698 verbetes do autor; (2.026 registros de fontes escritas; 2.003 registros de fontes orais); 345 refs; 1.933 refs. de cursos e eventos; 28,5 x 21 x 7 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 794, 909 e 1.005.
             3. Nader, Rosa; Autodesrepressão: Reflexões Conscienciológicas; pref. Kátia Arakaki; revisores: Cristina Arakaki; et al.; 294 p.; 3 partes; 4 caps.; 117 enus.; 1 tab.; 33 filmes; 37 refs.; 17 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 44 a 47.
             4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 295, 1.752 e 1.756.
                                                                                                                     E. M. W.