Recato Evolutivo

O recato evolutivo é a diminuição do contato direto com os componentes do círculo de relações sociais ociosas, capaz de permitir à conscin vivenciar experiências parapsíquicas de natureza diversa com número maior de conscins e consciexes, a partir de trabalhos interassistenciais engajados, elevando o nível de relacionamentos interconscienciais intrafísicos para novo patamar.

Qual nível de recato evolutivo você, leitor ou leitora, vivencia hoje? Já é possível abrir mão de amizades estagnadoras em prol da interassistencialidade?

      RECATO EVOLUTIVO
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O recato evolutivo é a diminuição do contato direto com os componentes do círculo de relações sociais ociosas, capaz de permitir à conscin vivenciar experiências parapsíquicas de natureza diversa com número maior de conscins e consciexes, a partir de trabalhos interassistenciais engajados, elevando o nível de relacionamentos interconscienciais intrafísicos para novo patamar.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo recato vem do idioma Latim, recautum, e este de recaptare “recear; encobrir; ocultar”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Recato interassistencial. 2. Cautela parassocial. 3. Ponderação interpessoal.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo recato: recatada; recatado; recatador; recatadora; recatamento; recatar.
          Neologia. As 3 expressões compostas recato evolutivo, recato evolutivo elementar e recato evolutivo superior são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Autexposição antievolutiva. 2. Acanhamento. 3. Eremitismo. 4. Timidez. 5. Envergonhamento. 6. Recacho. 7. Hollow profile. 8. Celebridade.
          Estrangeirismologia: a joie de vivre.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao interrelacionamento social.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Recato gera reflexão.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Evoluciologia; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os homopensenes; a homopensenidade.
          Fatologia: o recato evolutivo; os contatos sociais e parassociais; a reflexão sobre a ação; a evitação do estupro evolutivo; o ato de ir ao encontro do assistido; o ato de recuar na hora certa; a conscin solitária no meio da multidão; a compreensão do momento evolutivo; a compreensão do contexto evolutivo; a ausência de lamúrias; a prontidão assistencial; as noites bem dormidas; o recatamento atento; o desinteresse pelo fútil; o desinteresse pelo inútil; o posicionamento íntimo; o posicionamento social; o corte das amizades ociosas; a valorização das amizades produtivas; a evitação do fazer média; a evitação das homenagens; o trabalho silencioso; o egocídio; o início rudimentar do anonimato; o solilóquio mental; as anotações pessoais; a tenepes; o abertismo e o exemplarismo da exposição da vida pessoal; a modéstia; o avesso da politicagem eleitoreira; o maxifraternismo social; o foco de atuação; o limite da atuação intrafísica; a estruturação da personalidade; a opinião pública; a autorganização máxima; a interlocução ascendente; a interlocução descendente; o atraso de vida; a gradação dos níveis de recato; o vislumbre da proéxis; o temperamento conciliador; a vivência da paradiplomacia; o ato de recatar para melhor assistir; o aprimoramento da força presencial; a autossegurança; o autoparapsiquismo lúcido; o contato com a paraprocedência; a autestima elevada; o saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Parafatologia: o domínio do estado vibracional (EV) profilático; a bioenergética regrando a vida pessoal; a compreensão parassociológica; o Curso Intermissivo (CI); a referência extrafísica em sobreposição à referência intrafísica; o relacionamento íntimo com o amparo de função.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo promovido pelo amparo de função nas relações interpessoais visando à assistência; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo existencial a partir da priorização evolutiva; o sinergismo da maxifraternidade vivenciada; o sinergismo amparador-assistente; o sinergismo egocídio cosmoético–assistência interconsciencial; o sinergismo atuação-silêncio.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de desejar acontecer o melhor para todos; o princípio do máximo respeito ao maior número de consciências.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria da autonomia pela integração.
          Tecnologia: a técnica do recatamento reflexivo; a técnica da tenepes; a técnica da vivência do binômio admiração-discordância.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da paz; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoética.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos do egocídio cosmoético; os efeitos evolutivos da compreensão do microuniverso alheio; os efeitos das atitudes paradiplomáticas.
          Neossinapsologia: as novas posturas exigindo novas sinapses; as neossinapses formadas a partir da reconciliação; as paraneossinapses.
          Ciclologia: o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo dos relacionamentos intrafísicos e extrafísicos.
          Binomiologia: o binômio fala-pensamento; o binômio silêncio assistencial–compreensão implícita; o binômio projetabilidade lúcida (PL)–vida cotidiana.
          Interaciologia: a interação amparador-amparando.
          Crescendologia: o crescendo ser antissocial–ser social ativo–ser social alerta.
          Trinomiologia: o trinômio pensamento-fala-ação.
          Antagonismologia: o antagonismo euforin obnubiladora / recato autesclarecedor; o antagonismo amizade ociosa / distância produtiva.
          Paradoxologia: o paradoxo de se sentir só em meio à multidão.
          Politicologia: a democracia pura; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço aplicada à tares.
          Filiologia: a comunicofilia; a criteriofilia; intelectofilia.
          Fobiologia: a sociofobia.
          Sindromologia: a síndrome do estrangeiro.
          Holotecologia: a socioteca; a politicoteca; a comunicoteca; a assistencioteca; a egoteca; a conflitoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Parassociologia; a Politicologia; a Grupocarmologia; a Paradoxologia; a Homeostaticologia; a Holopensenologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Antropologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a isca humana interassistencial; o grupúsculo evolutivo.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o recatado evolutivo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a recatada evolutiva.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens fraternus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: recato evolutivo elementar = o do pré-serenão vislumbrando os primeiros passos da libertação grupocármica; recato evolutivo superior = o do evoluciólogo respeitando, nos mínimos detalhes, o nível evolutivo dos compassageiros evolutivos.
          Culturologia: a cultura da postura paradiplomática.
          Ermitão. Figura conhecida na História pela peculiaridade do isolamento social, o eremita ou ermitão é ser antissocial, representando postura contrária em comparação ao recatado evolutivo. O cenobita é outro adjetivo para tal personalidade.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o recato evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstencionismo consciencial: Proexologia; Nosográfico.
          02. Acanhamento: Psicossomatologia; Nosográfico.
          03. Aceleração da história pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
          05. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          06. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           07.   Cabotinismo: Parapatologia; Nosográfico.
           08.   Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
           09.   Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
           10.   Crise pessoal: Evoluciologia; Neutro.
           11.   Defasagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
           12.   Elencologia: Grupocarmologia; Neutro.
           13.   Infiltrado cosmoético: Anonimatologia; Homeostático.
           14.   Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
           15.   Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
         O RECATO EVOLUTIVO É CONDIÇÃO RELEVANTE
    NO DESENVOLVIMENTO CONSCIENCIAL PREDISPONDO
 A CONSCIN LÚCIDA A EXERCITAR A INTERASSISTENCIALIDADE E, AO MESMO TEMPO, ABRIR MÃO DO EGÃO.
           Questionologia. Qual nível de recato evolutivo você, leitor ou leitora, vivencia hoje? Já é possível abrir mão de amizades estagnadoras em prol da interassistencialidade?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 28, 35, 55, 177, 179, 187, 188, 275, 484, 546, 781, 983 e 990.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 661, 768, 836, 848, 894 e 1.018.
                                                                                                                     P. M.