Princípio Filosófico

O princípio filosófico é a base, fundamento, ideologia, política, racionalização, lógica e Cosmoética do embasamento da estrutura estatutária de qualquer linha de atividade consistente da consciência, considerada individual ou grupalmente, em qualquer dimensão evolutiva.

Você, leitor ou leitora, admite os princípios filosóficos da Conscienciologia? Quais, dentre tais princípios, você segue teaticamente?

      PRINCÍPIO FILOSÓFICO
                                     (HOLOMATUROLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O princípio filosófico é a base, fundamento, ideologia, política, racionalização, lógica e Cosmoética do embasamento da estrutura estatutária de qualquer linha de atividade consistente da consciência, considerada individual ou grupalmente, em qualquer dimensão evolutiva.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo princípio provém do idioma Latim, principium, “princípio; começo; primeiro de tudo; prelúdio; exórdio; fundamento; origem; primazia; superioridade”. Surgiu no Século XIV. A palava filosófico vem igualmente do idioma Latim, philosophicus, derivada do idioma Grego, philosophikós, “de ou relativo à Filosofia”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Princípio holofilosófico. 02. Princípio de sabedoria. 03. Princípio de holomaturidade. 04. Autorreflexão permanente. 05. Autoperspicácia. 06. Sensatez pessoal. 07. Autocrítica. 08. Descrenciologia. 09. Criteriologia. 10. Holomaturologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 32 cognatos derivados do vocábulo Filosofia: afilosofado; Antifilosofia; antifilósofo; autofilosofia; filósofa; filosofal; filosofante; filosofar; filosofastro; filosofear; filosofema; filosófica; filosofice; filosófico; filosofismo; filosofista; filósofo; filosofofilia; filosofofobia; filosofoteca; histórico-filosófico; holofilósofa; Holofilosofia; holofilosófica; holofilosófico; holofilosofismo; holofilósofo; infilosófico; Megafilosofia; Parafilosofia; pré-filosófico; Pseudofilosofia.
          Neologia. As duas expressões compostas princípio filosófico pessoal e princípio filosófico universal são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 01. Norma antifilosófica. 02. Princípio de ignorância. 03. Princípio de erronia. 04. Autoirreflexão permanente. 05. Autoimperspicácia. 06. Insensatez pessoal. 07. Acriticismo pessoal. 08. Credulidade pessoal. 09. Robéxis. 10. Alienação consciencial.
          Estrangeirismologia: o leitmotiv embasador de todo raciocínio, neoideia, teoria, Ciência ou Técnica construtiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade consciencial.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
          Fatologia: a autabnegação cosmoética; a Logicidade como verdade relativa pacífica; a Filosofia Tradicional como sendo a base da sabedoria experimental; a concepção do princípio filosófico; a causa primeira das coisas; os princípios fundamentais; o modo de ver; as prioridades definidas; as normas de conduta; as opiniões predominantes; o ponto de partida; os preceitos morais; as regras fundamentais; as leis administrativas; a proposição fundamental embasadora de qualquer ordem de conhecimentos libertários; a proposição filosófica de toda dedução lógica; o critério ético da conduta do cidadão ou da comunidade; a proposição implícita nas normas dos juízos práticos; a operação dedutiva por trás de toda hipótese científica, lógica, verificável; o caráter da lei fundamental no desenvolvimento de toda teoria; a Criteriologia determinando os critérios cognitivos, discernidores, aplicáveis aos valores éticos, estéticos, científicos, filosóficos, evolutivos, coerentes e prioritários; a Filosofia Eletronótica; a Aletologia; a Apagogia; a Confutaciologia; a Autofilosofia; a Filosofia da incorruptibilidade.
           Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                             III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo reflexão holofilosófica–autopesquisa evolutiva.
           Principiologia: o princípio filosófico; o princípio filosófico de ação; o princípio da descrença; o princípio filosófico universalista do máximo bem-estar para o número máximo de consciências; o princípio filosófico patológico do Intolerantismo; o princípio patológico de talião; o princípio filosófico do Ignorantismo; os princípios constituidores da vida moderna; o princípio do pacificismo ou da não-agressão.
           Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
           Teoriologia: a teoria filosófica como sendo a eminência parda da Ciência.
           Tecnologia: a técnica de autorreflexão de 5 horas.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Filósofos.
           Efeitologia: os efeitos das autocríticas profundas.
           Ciclologia: o ciclo de desenvolvimento do princípio poético ao princípio filosófico; o ciclo da Heuristicologia à Hermenêutica.
           Binomiologia: o binômio conceito filosófico antigo–princípio jurídico contemporâneo.
           Interaciologia: a interação Ciência-Filosofia; a interação princípio do conhecimento (Autocogniciologia)–princípio da sociabilidade (Parassociologia).
           Crescendologia: o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico.
           Trinomiologia: o trinômio Cosmoética-Ciência-Filosofia.
           Polinomiologia: o polinômio Paradireito-Parapolítica-Paradiplomacia-Holofilosofia.
           Antagonismologia: o antagonismo Enciclopediologia / Ignorantismo.
           Politicologia: a democracia.
           Legislogia: a lei da megafraternidade evolutiva.
           Filiologia: a filosofofilia; a gnosiofilia; a logicofilia; a conscienciofilia; a mentalsomatofilia; a criteriofilia; a definofilia.
           Fobiologia: a filosofofobia; a gnosiofobia.
           Holotecologia: a filosofoteca; a cognoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a encicloteca; a logicoteca; a cosmoeticoteca.
           Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Ortopensenologia; a Paradireitologia; a Analiticologia; a Contrapontologia; a Autodiscernimentologia; a Parafenomenologia; a Heuristicologia; a Teoriologia; a Ideologia; a Politicologia; a Cosmoeticologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin pensadora; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens abstractus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens tertulianus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: princípio filosófico pessoal = o código pessoal da Cosmoética; princípio filosófico universal = a vivência da Cosmoética na Tudologia.
          Culturologia: a cultura da Holofilosofia.
          Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 categorias de princípios filosóficos da Conscienciologia, podendo ser considerados mais racionais, científicos, inteligentes e eficazes para o bem-estar da consciência intrafísica ou da Humanidade:
          01. Anticorrupciologia. A defesa do Universalismo expressando a megafraternidade e a incorruptibilidade universal.
          02. Autocogniciologia. A busca do conhecimento universal quanto a todas as realidades terrestres (assins e desassins da cognição e aplicação das energias conscienciais ou ECs).
          03. Autodiscernimentologia. A aplicação do autodiscernimento, acima da boa vontade e da boa intenção, em tudo.
          04. Autoparapercepciologia. A busca do desenvolvimento e domínio do autoparapsiquismo prático.
          05. Cosmoeticologia. A vivência intensiva do código pessoal da Cosmoética Teática aplicado em todas as autopensenizações.
          06. Evoluciologia. A aquisição da inteligência evolutiva (IE), o mais relevante e complexo de todos os módulos de inteligência, vivida a cada momento.
          07. Explicitaciologia. A prática da tarefa do esclarecimento (tares) à frente da tarefa da consolação (tacon).
          08. Parapatologia. O reconhecimento do desafio da realidade lastimável do Mega-Hospital ainda estar à frente da Megaescola Terrestre.
          09. Policarmologia. A busca pessoal do predomínio da policarmalidade sobre a egocarmalidade e a grupocarmalidade no âmbito da Holocarmologia.
          10. Priorologia. A colocação da interassistencialidade como prioridade evolutiva na própria programação existencial (autoproéxis) planejada.
          11. Reeducaciologia. A busca da reversão da condição existencial colocando os estudos da Megaescola à frente do Mega-Hospital Terrestre, a partir do princípio da descrença.
          12. Sociologia. A autexemplificação evolutiva urbi et orbi na Sociedade Intrafísica (Socin) ainda patológica.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o princípio filosófico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Absurdo cosmoético: Recexologia; Nosográfico.
          03. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro.
          06. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          08. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          09. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          10. Ultimidade: Holofilosofia; Homeostático.
 O PRINCÍPIO FILOSÓFICO, QUANDO PRÁTICO, ATUA INERENTE OU EVOLUTIVAMENTE NO ÍNTIMO DO MICROUNIVERSO DA CONSCIÊNCIA LÚCIDA DEDICADA AO COMPLETISMO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL PESSOAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite os princípios filosóficos da Conscienciologia? Quais, dentre tais princípios, você segue teaticamente?