Potencializador da Memória

O potencializador da memória é o recurso técnico próprio para enriquecer sadiamente o mecanismo de rememoração da conscin lúcida.

Você, leitor ou leitora, emprega os potencializadores da memória? De quais categorias?

      POTENCIALIZADOR DA MEMÓRIA
                                 (MNEMOSSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O potencializador da memória é o recurso técnico próprio para enriquecer sadiamente o mecanismo de rememoração da conscin lúcida.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo potencializador deriva do idioma Latim, potentia, “força; poder; autoridade; influência; eficácia; capacidade; violência (da natureza humana)”. A palavra potencial apareceu no Século XVI. O vocábulo potência surgiu no Século XV. O termo memória procede também do idioma Latim, memoria, “memória; recordação; lembrança; reminiscência; tradição; história; narrativa”, de memor, “aquele que se lembra; que se recorda”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Fortalecedor da memória. 02. Estimulador da memória. 03. Incentivador da memória. 04. Intensificador da memória. 05. Incrementador da memória. 06. Reforçador da memória. 07. Reavivador da memória. 08. Restaurador da memória. 09. Revigorador da memória. 10. Vivificador da memória.
          Neologia. As 4 expressões compostas potencializador da memória, potencializador da memória somático, potencializador da memória psicossomático e potencializador da memória mentalsomático são neologismos técnicos da Mnemossomatologia.
          Antonimologia: 01. Enfraquecedor da memória. 02. Amortecedor da memória. 03. Sabotador da memória. 04. Castrador da memória. 05. Destorcedor da memória. 06. Desmemória crônica. 07. Hipomnésia cronicificada. 08. Dismnésia pessoal. 09. Distorção mnemônica. 10. Autamnésia; dissonância mnemônica; superesquecimento pessoal.
          Estrangeirismologia: o Retrocognitarium; o biofeedback sadio; o breakthrough mnemônico; a memória RAM pessoal.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Holomnemonicologia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das pesquisas mnemônicas; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
          Fatologia: o potencializador da memória; a melhora das autorrecordações; o potenciômetro mnemônico; a otimização cognitiva; a manutenção e expansão da própria memória; os agentes antimemória; as evitações inteligentes das inconveniências contra a memória; as noites maldormidas; a ansiedade; a agitação pessoal; a automedicação sem reflexão; a má alimentação; as gorduras; as frituras; a sobrecarga de trabalho; o workaholism.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o autossinergismo mnemônico; o sinergismo eficaz leitura-memória.
          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da holomemória pessoal.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a Mnemotécnica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Mnemossomaticistas.
          Efeitologia: o efeito halo cortical da boa memória.
          Neossinapsologia: as rotinas úteis mantenedoras da saúde dos neurônios ou das sinapses.
          Ciclologia: o ciclo memória pessoal desorganizada–memória pessoal seletiva.
          Binomiologia: o binômio lucidez-retrocognição.
          Interaciologia: a interação memória cerebral–holomemória.
          Crescendologia: o crescendo assinatura retropensênica–assinatura neopensênica.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio retrofatos-fatos-parafatos.
          Polinomiologia: o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar.
          Antagonismologia: o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo autoevocação sadia / autoevocação doentia.
          Paradoxologia: o paradoxo memória excelente–rememorações patológicas.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a enciclopediofilia; a lexicofilia; a mnemofilia; a leiturofilia; a cronofilia; a matematicofilia; a conviviofilia.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia (lapsus memoriae).
          Maniologia: a evitação da nostomania.
          Holotecologia: a memorioteca; a mnemossomatoteca; a retrocognoteca; a holomnemoteca; a potencioteca; a cognoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Mnemossomatologia; a Retrossomatologia; a Memoriologia; a Paracronologia; a Passadologia; a Retrogeneticologia; a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Evoluciologia; a Arqueologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens evocator; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens hypomnemonicus; o Homo sapiens mnemonicus; o Homo sapiens mnemopotentor; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens retromimeticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens tachypsychicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: potencializador da memória somático = o conjunto dos exercícios físicos desintoxicadores; potencializador da memória psicossomático = o convívio com pessoas simpáticas e estimulantes; potencializador da memória mentalsomático = a Leiturologia técnica e inteligente.
          Culturologia: a cultura da Mnemossomatologia; a cultura da vivência holobiográfica utilitária.
          Caracterologia. Sob a ótica da Mnemossomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 categorias de potencializadores da memória aplicáveis como técnicas holomnemônicas:
          01. Autodisciplinologia: a autorganização existencial; a memória metodológica; a memória artificial; as anotações; os memos; o post-it; as listagens; a agenda; o laptop; o palmtop; o celular.
          02. Conviviologia: o fato de se gostar das pessoas, da Humanidade; a memória nominativa; a anotação dos nomes das pessoas recém-apresentadas; a memória pictográfica; a lembrança do rosto familiar; a memória visual da imaginação; a memória verbal.
          03. Cronologia: o fato de a pessoa gostar das datações, principalmente as datas das ressomas e dessomas das conscins; a memória cronológica; a hora certa para estudar; as pausas necessárias ao equilíbrio pessoal.
          04. Estimulologia: a automotivação laboral; a memória profissional; os hábitos sadios; a evitação das rotinas desestimulantes; os novos estímulos visuais; a troca dos hábitos cotidianos; as lembranças das ocorrências, antes de dormir, ao fim do dia; o uso da cama para dormir bem; a soneca reparadora.
          05. Homeostaticologia: a desintoxicação somática; a imunidade pessoal elevada; a memória histológica ou organísmica; a transpiração física desintoxicando os hemisférios cerebrais.
          06. Lexicologia: o interesse pelas palavras; os dicionários cerebrais pessoais; a memória do confor; a forma reforçando a expansão do conteúdo dos fatos e parafatos.
          07. Matematicologia: a fato de a pessoa gostar dos números; a memória numeral; os números onipresentes na vida moderna.
          08. Memoriologia: o uso intensivo, versátil e abrangente da própria memória; a memória pessoal teática; a lembrança de determinado fato despertando outro na sequência de reações positivas; o flashback; o fato de quanto mais se usa a memória, melhores ficam as lembranças.
          09. Pesquisologia: o interesse intelectivo pelo tema da pesquisa em andamento; a memória pesquisística; o emprego da própria criatividade; a teática da dieta; os aditivos sexuais.
          10. Serenologia: a pacificação íntima ou a ausência de estresse; a neofilia; a memória omniquestionadora; as atividades promotoras do relaxe sadio; a leitura selecionada.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o potencializador da memória, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          02. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
          03. Autopotencialização: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          05. Distorção mnemônica: Mnemossomatologia; Nosográfico.
         06. Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
         07. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
         08. Lixo mnemônico: Holomnemônica; Neutro.
         09. Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
         10. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
         11. Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático.
         12. Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
   OS POTENCIALIZADORES DA MEMÓRIA PESSOAL SÃO
  INSTRUMENTOS VALIOSOS PARA TODAS AS CONSCINS
  LÚCIDAS QUANDO DEDICADAS À CONSECUÇÃO PLENA
  DA AUTOPROÉXIS DE QUALQUER NÍVEL OU NATUREZA.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega os potencializadores da memória? De quais categorias?