Mnemotécnica Vocabular

A mnemotécnica vocabular é a técnica, estratégia ou método empregado para a recuperação das palavras-problema ou problemáticas, não assimiladas corretamente e, ao apresentarem dificuldade crônica de retenção, são sempre esquecidas pela pessoa gerando a condição de branco mental, rotina negativa ou minifalha mnésica.

Você, leitor ou leitora, já identificou quais as próprias palavras rotineiramente esquecidas? Qual providência você toma para sanar tal deficiência?

      MNEMOTÉCNICA VOCABULAR
                                (MNEMOSSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A mnemotécnica vocabular é a técnica, estratégia ou método empregado para a recuperação das palavras-problema ou problemáticas, não assimiladas corretamente e, ao apresentarem dificuldade crônica de retenção, são sempre esquecidas pela pessoa gerando a condição de branco mental, rotina negativa ou minifalha mnésica.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O primeiro elemento de composição mnemo vem do idioma Grego, mneme, “memória; lembrança”, e mnemon, “que se lembra”. O segundo elemento de composição técnica deriva do mesmo idioma Grego, tékhne, “Arte manual; indústria; artesania”. O termo vocábulo provém do mesmo idioma Latim, vocabulum, “nome; denominação; palavra; termo; maneira de chamar”. Apareceu no Século XIV. A palavra vocabular surgiu no Século XX.
         Sinonimologia: 1. Mnemotécnica Nominativa. 2. Mnemônica Vocabular. 3. Mnemotécnica Específica. 4. Mnemotécnica Formal. 5. Mnemotecnia vocabular.
         Neologia. As 3 expressões compostas mnemotécnica vocabular, mnemotécnica vocabular amadora e mnemotécnica vocabular profissional são neologismos técnicos da Mnemossomatologia.
         Antonimologia: 1. Mnemotécnica Numeral. 2. Mnemotécnica Cronêmica. 3. Mnemotécnica Conteudística.
         Estrangeirismologia: a keyword; a missed reference word; a mentis defatigatio; o breakthrough mnemônico; o link mental entre a palavra (forma) e o fato (conteúdo).
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à mnemotécnica vocabular.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal das pesquisas mnemônicas; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
         Fatologia: a palavra-problema; a expressão problemática; a inserção mnemônica errada; o mau arquivamento mnemônico de determinada palavra ao modo da gaveta malfechada; o esquecimento; o branco mental; a palavra esquecida durante a exposição oral; a palavra esquecida na redação; o esquecimento da palavra-chave; o esquecimento do unitermo; o esquecimento da senha; o esquecimento da fala do ator; a omissão coloquial; o lapso de memória; a lacuna óbvia da lembrança para si mesmo; a hipomnésia vocabular; a tendência de cronicificação da minifalha negligenciada; a memória falhada; os dados falhos; a retenção ineficaz cronicificada; a repetição da minifalha tornada rotineira; o fato de toda pessoa enfrentar a minifalha de algumas palavras-problema; o neoconstructo de grafia difícil ou pronúncia complicada; a influência emocional ou psicossomática prejudicando a retenção da palavra; a força do preconceito travando a memória pessoal; a apriorismose quanto às palavras; a correlação da hipomnésia com o fato de toda conscin apresentar algum tipo de alergia, idiossincrasia, intolerância alimentar ou medicamentosa; a inteligência da reparação instantânea da falha; o processo de correção da hipomnésia; o ponto no ouvido; o ponto no palco.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico minifalha intelectiva–minifalha parapsíquica.
          Principiologia: o princípio de causa e efeito.
          Teoriologia: a teoria da holomemória pessoal.
          Tecnologia: a mnemotécnica vocabular; a técnica terapêutica da hipomnésia nominativa; a sabedoria da técnica do detalhismo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: os efeitos compensadores da correção imediata das minifalhas; o efeito halo cortical da boa memória.
          Ciclologia: o ciclo patológico falha-fiasco-fracasso.
          Binomiologia: o binômio erro-acerto; o binômio falha-correção; o binômio memória recente (curto prazo)–memória remota (longo prazo).
          Interaciologia: a interação memória cerebral–holomemória.
          Crescendologia: o crescendo patológico minifalha-megafalha.
          Trinomiologia: o trinômio patológico preguiça-acídia-acrasia; o trinômio técnico concentração-repetição-memorização; o trinômio dieta nutritiva–sono repousante–ginástica moderada.
          Polinomiologia: o polinômio captação-fixação-manutenção-recuperação; o polinômio comunicativo revisão-correção-acréscimo-aprofundamento.
          Antagonismologia: o antagonismo erro óbvio / pessoa autoconsciente; o antagonismo aprender / decorar.
          Paradoxologia: o paradoxo da megainteligência com minifalhas.
          Politicologia: a vulgocracia; a cognocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a raciocinofilia; a mnemofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a cacofonofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização.
          Holotecologia: a nosoteca; a memorioteca; a holomnemoteca; a evolucioteca; a tecnoteca; a cognoteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Mnemossomatologia; a Conformática; a Linguística; a Mentalsomatologia; a Comunicologia; a Sistematologia; a Etiologia; a Errologia; a Parapatologia; a Nosologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o locutor; o orador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a telefonista.
          Hominologia: o Homo sapiens mnemotechnicus; o Homo sapiens inattentus; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens omissus; o Homo sapiens hypomnemonicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens orator; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens communicologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: mnemotécnica vocabular amadora = a da pessoa principiante com os próprios lapsos mnemônicos; mnemotécnica vocabular profissional = a da pessoa atenta e corretora imediata dos próprios lapsos mnemônicos.
          Culturologia: a cultura da Mnemossomatologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Mnemossomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 palavras ou expressões compostas podendo constituírem vocábulos-problemas de retenção mnemônica, sobre as quais são apresentadas soluções triviais ou técnicas simples de fixação, por meio da interpretação diversificada das palavras, trocadilhos ou exposições de duplo sentido:
          1. Admonitório: adjetivo; “passível de admoestação”. Técnica: o ato de admitir o monitoramento do dormitório.
          2. Bidu Sayão: nome próprio; Onomástica; a grande cantora brasileira. Técnica: a óbvia saia comprida da cantora lírica. Neste caso, o problema hipomnéstico pode ser gerado pela inexperiência pessoal a respeito da música clássica.
          3. Cacófato: substantivo masculino; “palavra ou expressão obscena, ridícula ou fora do contexto”. Técnica: o pedaço (caco) do fato. Neste caso, o problema hipomnéstico pode surgir pela recusa pessoal do emprego de palavrões ou expressões chulas.
          4. Descoincidência: substantivo feminino; “o ato ou efeito de descoincidir”. Técnica: os 10 coices em sequência.
          5. Pasqualini: sobrenome; Onomástica; o grande político gaúcho. Técnica: a linha política da Páscoa. Neste caso, o problema hipomnéstico pode ser mantido pela idiossincrasia da pessoa à Politicologia.
          6. Schadenfreude: o vocábulo do idioma alemão, expressão internacional para significar “satisfação malévola”. Técnica: o chá de Freud.
          7. Terebintina: substantivo comum; o detergente da manga. Técnica: Tereza da Bentinha. Neste caso, o problema hipomnéstico pode ter surgido pela intolerância da pessoa à fruta manga.
          8. Versificação: substantivo comum; cacófato simples; trocadilho; o método poético. Técnica: o doente tem tratado de ver se fica sadio. Neste caso, o problema hipomnéstico pode ser atribuído à pessoa antipoética.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a mnemotécnica vocabular, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          02. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
        03. Autopotencialização: Evoluciologia; Homeostático.
        04. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
        05. Distorção mnemônica: Mnemossomatologia; Nosográfico.
        06. Erro crônico: Errologia; Nosográfico.
        07. Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
        08. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
        09. Lacuna da formação cultural: Experimentologia; Nosográfico.
        10. Lixo mnemônico: Holomnemônica; Neutro.
        11. Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
        12. Palavra-chave: Comunicologia; Neutro.
        13. Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
        14. Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático.
        15. Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
  NO MULTIFACETADO UNIVERSO DA COMUNICABILIDADE,
 A MNEMOTÉCNICA SIMPLES APLICADA À RECUPERAÇÃO DA PALAVRA OU EXPRESSÃO ESQUECIDA, E IDENTIFICADA, AUMENTA A AUTOCONFIANÇA DA CONSCIN LÚCIDA.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou quais as próprias palavras rotineiramente esquecidas? Qual providência você toma para sanar tal deficiência?