Plágio Intelectual

O plágio intelectual é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, imitar, copiar, utilizar ideias, conceitos ou a essência de obra produzida por outra pessoa, sem fazer referência ou dar os créditos para o autor original.

Você, leitor ou leitora, tem o hábito de fazer cópia de ideias alheias para compor texto próprio, sem a devida referência? Em caso positivo, admite o trafar do plágio intelectual na escrita pessoal? Quais esforços vem empreendendo no sentido de eliminar tal atitude antiproéxis?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                        PLÁGIO INTELECTUAL
                                                 (PLAGIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O plágio intelectual é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, imitar, copiar, utilizar ideias, conceitos ou a essência de obra produzida por outra pessoa, sem fazer referência ou dar os créditos para o autor original.
             Tematologia. Tema central nosográfico.
             Etimologia. O vocábulo plágio vem do idioma Latim, plagium, e este do idioma Grego, plágios, “oblíquo, que não está em linha reta; que está de lado”. Surgiu no Século XVIII. O termo intelectual deriva também do idioma Latim, intellectualis, “relativo à inteligência; intelectual”. Apareceu no Século XIV.
             Sinonimologia: 1. Cópia intelectual. 2. Reprodução fraudulenta intelectual. 3. Furto intelectivo.
             Cognatologia. Eis 22 cognatos derivados do vocábulo plágio: antiplágio; autoplágio; heteroplágio; megaplagiador; megaplagiadora; miniplagiato; plagiar; plagiária; plagiário; plagiador; plagiadora; plagiado; plagiada; plagiário; plagiarismo; plagiato; plagiofobia; Plagiolândia; Plagiologia; plagiotactismo; plagioteca; pseudoplágio.
             Antonimologia: 1. Compilação autorizada. 2. Ineditismo intelectual. 3. Originalidade intelectual.
             Estrangeirismologia: o ad amussem; a expressão à la manière de; os copy-pasters; o mutatis mutandis para a melhoria do texto.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao respeito à autoria alheia.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Plágio: praga intelectual.
             Coloquiologia: o ato de pegar carona na ideia; o igual sem tirar nem pôr; o idêntico com todos os efes e erres; o copiado tim-tim por tim-tim; a cópia ipsis litteris; o ato de levar ao pé da letra.
             Citaciologia. Eis 4 citações pertinentes ao tema: – Os escritores originais podem ser imitados, mas não igualados (Marquês de Maricá, 1773–1848). Quando julgamos encontrar alguma coisa original, mais cedo ou mais tarde, descobrimos em suas costas a marca triste do papel carbono (Paulo Bomfim, 1926–). A própria denominação de plágio é um indício de que os homens compreendem a dificuldade de confundir esse embrião da ladroeira com a ladroeira formal (Machado de Assis, 1839–1908). No mundo nada se cria, tudo se copia (José Abelardo Barbosa de Medeiros, Chacrinha, 1917–1988).
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
             1. “Plágio. O pior plágio literário é o urdido a partir da tradução da obra original”.
             2. “Plagiolândia. Perante as realidades do Cosmos, o Planeta Terra é a Plagiolândia. Tudo o que se inventa aqui já existe em outros planetas habitados”.
             3. “Plagiologia. Jamais reclamei e nem vou reclamar de alguém copiar os meus textos. Considero tal fato uma homenagem intelectual na essência das ações tarísticas e didáticas. Sou contra a defesa egoica dos patrimônios intelectuais”. “O teiú é dos animais subumanos mais antigos da Terra. Alguns apresentam o dorso multicolorido. Tal fato inspirou as roupas e utensílios da Idade Média que as pessoas empregavam para se defender. Esse é exemplo prático das cópias humanas da Natureza. Não devemos estimular as cópias urbi et orbi, contudo devemos facilitar o acesso às fontes intelectivas de modo gratuito sempre que possível. Agimos, assim, diariamente, no Tertuliarium fornecendo gratuitamente o verbete de cada dia com entrada livre. Há muitas sutilezas nas pesquisas das naturezas do trinômio plágio-plagiato-plagiador”. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do plágio; a diferenciação pensênica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o plágio intelectual; o apoderamento das ideias de outrem; a obra clonada; o menosprezo e descaso com a publicação original; as pequenas alterações para camuflar a semelhança entre as publicações; o hábito do “copia e cola”; a omissão de dados; a ausência de aspas no texto colado; as ferramentas para detecção de plágio; a vergonha alheia; a denúncia de plágio; as múltiplas possibilidades das fontes de pesquisa; a autoconscientização quanto à honestidade intelectual; a oportunidade de publicação de vivências pessoais; a opção pela escrita autêntica para melhorar a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o abertismo consciencial e a ética para a evitação de informações plagiadas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal detectando possíveis plágios; as paratestemunhas do furto intelectivo; a chantagem dos assediadores extrafísicos culpabilizando por falta de imaginação e furto de ideia; a autoconscientização multidimensional (AM); a assimilação simpática (assim); a desassimilação simpática (desassim) das energias conscienciais (ECs); a eliminação dos bagulhos energéticos falsificados; a autaceitação parapsíquica; a conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conduta ética–reconhecimento público; o sinergismo autodidatismo–autonomia intelectual.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP) de não plagiar a pesquisa alheia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) com cláusula de antiplágio; o código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando o melhor para todos os envolvidos.
          Teoriologia: o entendimento da teoria da interprisão grupocármica no acumpliciamento do plágio; a teoria da inteligência evolutiva (IE) priorizando textos teáticos, tarísticos e cosmoéticos.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas antes, durante e depois da escrita; a técnica de detecção automática de textos plagiados pelo emprego de software.
          Voluntariologia: o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; os laboratórios conscienciológicos grupais de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca).
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs) auxiliando o pesquisador a ter mais confiança na escrita dos próprios textos.
          Efeitologia: o efeito anticosmoético dos plágios; o efeito do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Neossinapsologia: as neossinapses necessárias para priorizar as próprias ideias sem a necessidade de plagiar.
          Ciclologia: o ciclo antievolutivo dos plágios; o ciclo evolutivo pessoal (CEP).
          Enumerologia: a imitação; a falsificação; a duplicata; a fotocópia; a pirataria; a repetição; a mesmice. O disfarce; a enganação; a embromação; a apropriação indevida; o furto; a autocorrupção; a anticosmoética.
          Binomiologia: a vivência do binômio admiração-discordância; o binômio autor-plagiador; o binômio criador-copiador.
          Interaciologia: a interação obra original–obra plagiada. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3
             Crescendologia: o crescendo patológico plágio-parasitismo; o crescendo leitor crítico–escritor tarístico; o crescendo direito autoral–domínio público; o crescendo autoplágio-neoideia.
             Trinomiologia: o trinômio escondimento-burlamento-fingimento.
             Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
             Antagonismologia: o antagonismo hipótese original / plágio científico; o antagonismo plágio / referenciação; o antagonismo plágio consciente / coincidência criativa.
             Paradoxologia: o paradoxo de o plagiador ser admirador da obra alheia e não ter nenhum respeito pelo autor da obra; o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão.
             Politicologia: a política do autorado cosmoético.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo na evitação do auto e heteroplágio; a lei de o menos doente assistir ao mais doente; a Lei N. 9.610/88 e a Lei N. 12.853 de 2013 atualizando a legislação sobre direitos autorais.
             Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a conscienciografolia; a pesquisofilia.
             Fobiologia: o medo de ser plagiado; o medo de escrever e ser cobrado por plágio.
             Sindromologia: a síndrome da menos valia; a síndrome do camaleão; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
             Maniologia: a mania de parodiar; a mania de parafrasear; a mania do“Ctrl C + Ctrl V”.
             Mitologia: o mito “comigo não acontece”; o mito de a grama do vizinho ser sempre mais verde.
             Holotecologia: a plagioteca; a intelectoteca; a cognoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a pesquisoteca; a proexoteca; a recexoteca.
             Interdisciplinologia: a Plagiologia; a Intelectologia; a Escritologia; a Referenciologia; a Bibliografologia; a Lexicologia; a Digitaciologia; a Publicaciologia; a Conscienciografologia; a Comunicologia; a Imitaciologia; a Dissimulaciologia; a Mimeticologia; a Recexologia; a Cosmoeticologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin infradotada; a conscin superdotada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o plagiador; o copiador; o imitador; o aliciador; o blefista; o caloteiro; o caluniador; o cascateiro; o charlatão; o cínico; o dissimulado; o falsificador; o fanfarrão; o fofoqueiro; o forjador; o golpista; o hipócrita; o impostor; o malandro; o mistificador; o mitomaníaco; o sedutor; o socioso; o sofista; o sonso; o traidor; o tratante; o invejoso.
             Femininologia: a plagiadora; a copiadora; a imitadora; a aliciadora; a blefista; a caloteira; a caluniadora; a cascateira; a charlatã; a cínica; a dissimulada; a falsificadora; a fanfarrã; a fofoqueira; a forjadora; a golpista; a hipócrita; a impostora; a malandra; a mistificadora; a mitomaníaca; a sedutora; a sociososa; a sofista; a sonsa; a traidora; a tratante; a invejosa.
             Hominologia: o Homo sapiens autocorruptor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens prioritarius.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: plágio intelectual integral = a cópia inteira, de todas as palavras do texto, sem a citação da fonte original; plágio intelectual parcial = a cópia de partes do texto, parágrafos ou frases, sem a citação dos autores originais. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Culturologia: a cultura do “se colar, colou”; a cultura da impunidade; a cultura do antiplágio.
          Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, em ordem alfabética, 11 tipos de plágios, para reflexão e exame, expostos aos pesquisadores interessados:
          01. Autoplágio: a utilização de textos do próprio autor, como sendo algo novo ou original, sem mencionar os anteriores.
          02. Plágio acadêmico: a utilização de texto escolar ou universitário alheio, sem a citação das fontes de pesquisa e das referências bibliográficas.
          03. Plágio artístico: a utilização do estilo, letra ou melodia de música, repaginado, porém sem autorização.
          04. Plágio científico: a utilização de tese científica, sem a menção do autor ou da tese original.
          05. Plágio cinematográfico: a utilização da história original, do roteiro, de detalhes técnicos, da montagem ou da produção audiovisual, sem o devido consentimento.
          06. Plágio eletrônico: a utilização de materiais da Internet sem dar os devidos créditos.
          07. Plágio estilístico: a utilização do estilo particularíssimo de outrem.
          08. Plágio ideativo: a utilização da neoideia de outrem, expressa apenas verbalmente, sem citar a fonte.
          09. Plágio não textual: a utilização de elemento visual, gráficos, ilustrações, fotos, tabelas e quadros, sem indicar a fonte.
          10. Plágio psicográfico: a utilização de mensagem ou texto psicografado, sem a devida referência.
          11. Plágio publicitário: a utilização de cores, mensagens ou logotipos sem autorização, confundindo o consumidor.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o plágio intelectual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Análise de ideias: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Antimemoricídio conscienciológico: Holomemoriologia; Homeostático.
          03. Antivitimização cognitiva: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
          05. Autestilística parapedagógica: Autotemperamentologia; Homeostático.
          06. Autoconduta paracientífica: Parepistemologia; Homeostático.
          07. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Bifrontismo consciencial: Autocoerenciologia; Nosográfico.
          09. Brilhareco intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
          10. Capacitação tarística: Taristicologia; Homeostático.
          11. Conscin dissimulada: Dissimulaciologia; Nosográfico.
          12. Elipse informativa: Comunicologia; Neutro.
          13. Fraude científica: Cosmoeticologia; Nosográfico.
          14. Imitação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          15. Texto autoral: Autoradologia; Neutro. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
      PLÁGIO INTELECTUAL É FALTA DE RESPEITO INTERCONSCIENCIAL E TRANSGRESSÃO AO DEVER DE REFERENCIAR A FONTE ORIGINAL, CONSTITUINDO APROPRIAÇÃO ANTICOSMOÉTICA DE IDEIAS E CONCEITOS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem o hábito de fazer cópia de ideias alheias para compor texto próprio, sem a devida referência? Em caso positivo, admite o trafar do plágio intelectual na escrita pessoal? Quais esforços vem empreendendo no sentido de eliminar tal atitude antiproéxis?
             Filmografia Específica:
             1. As Palavras. Título Original: The Words. País: EUA. Data: 2012. Duração: 97 min. Gênero: Drama. Idioma: inglês. Cor: colorido. Legendado: inglês, Português. Direção: Brian Klugman; & Lee Sternthal. Elenco: Bradley Cooper; Zoe Saldana; Dennis Quaid. Produção: Michael Benaroya; Rose Ganguzza; Laura Rister; Cassian Elwex; & Bradley Cooper. Fotografia: Antonio Calvache. Música: Marcelo Zarvos. Sinopse: Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em editora de livros. Ele sonha em publicar o próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de não ser capaz de escrever algo realmente bom. Certo dia, em pequena loja de antiguidades, ele encontra certa pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e apresenta como se fosse autor do livro. O texto é publicado e Rory tem sucesso nas vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece Jeremy Irons contando a verdade por trás do texto encontrado.
             2. Janela Secreta. Título Original: Secret Window. País: EUA. Data: 2004. Duração: 97 min. Gênero: Suspense. Idioma: inglês. Cor: colorido. Legendado: inglês e português. Direção: David Koepp. Elenco: Johnny Depp, John Turturro, Maria Bello, Timothy Hutton, Charles Dutton, Len Cariou, Joan Heney, & John Dunn-Hill. Produção: Gavin Polone. Música: Philip Glass. Sinopse: Mort Rainey (Johnny Depp) é escritor em crise, tendo acabado de se separar da esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar na cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém, lá aparece John Shooter (John Turturro), começando a atormentá -lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 248, 338, 624 e 771.
             2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 377 e 552.
             3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 468 e 522.
             4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.565.
             5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 281.
             6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 78, 98, 147 e 582. 6                                                                    En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           Webgrafia Específica:
           1. Correa, Belén; & Londoño, Catalina; Os Cinco Tipos de Plágios mais Frequentes; Turnitin; disponível em: <https://www.turnitin.com/pt/blog/cinco-tipos-plagio-mais-frequentes>; acesso em 07.08.19; 19h59.
           2. Fontenelle, André; Plágio no TCC – Os 07 Tipos de Plágio Acadêmico – Como Fazer um TCC Passo a Passo; disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LJ2N4w5NWrk>; acesso em 26.08.19; 08h16.
           3. INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa); Plágio Acadêmico; Versão 1; Agosto de 2012; disponível em:
<https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2015/01/Cartilha-plagio.pdf>; acesso em 25.08.19; 23h53.
                                                                                                                   C. N.