Personalismo

O personalismo é a conduta ou procedimento da conscin, homem ou mulher, referindo-se a todas as coisas a si mesmo, tendo a si próprio como ponto de referência de tudo ocorrendo em torno do próprio ego, egão ou umbigão, fazendo predominar os interesses pessoais sobre os interesses coletivos.

Qual propensão predomina em você, leitor ou leitora: a egocêntrica ou a altruísta? Desde quando?

      PERSONALISMO
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O personalismo é a conduta ou procedimento da conscin, homem ou mulher, referindo-se a todas as coisas a si mesmo, tendo a si próprio como ponto de referência de tudo ocorrendo em torno do próprio ego, egão ou umbigão, fazendo predominar os interesses pessoais sobre os interesses coletivos.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo personalismo vem do idioma Francês, personnalisme, “egoísmo”; e do idioma Inglês, personalism; ambos derivados do idioma Latim, persona, “máscara de teatro; personagem”. Surgiu em 1899.
          Sinonimologia: 01. Individualismo egocêntrico. 02. Eucentrismo intoxicante. 03. Subjetivismo destrutivo. 04. Interesseirismo. 05. Isolacionismo. 06. Egolatria. 07. Insolidarismo. 08. Ausência da consciencialidade grupal. 09. Egocentrismologia. 10. Antiassistenciologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo personalismo: despersonalização; despersonalizar; impersonalização; impersonalizador; impersonalizar; personalista; personalística; personalístico; personalização; personalizada; personalizado; personalizador; personalizadora; personalizar.
          Neologia. As duas expressões compostas personalismo transitório e personalismo permanente são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Antipersonalismo. 02. Despersonalismo. 03. Despersonalização. 04. Impessoalismo. 05. Coletivismo. 06. Altruísmo. 07. Solidarismo. 08. Consciencialidade grupal. 09. Voluntariado. 10. Megafraternidade.
          Estrangeirismologia: a persona non grata.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à egocarmalidade.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do egocentrismo adulto; os patopensenes; a patopensenidade.
          Fatologia: o personalismo; o individualismo; o individualismo construtivo; o individualismo exacerbado; o individualismo rasteiro; o personalismo destrutivo; o personalismo engessado pela emocionalidade; o egocentrismo do adulto; o culto de si mesmo; a egolatria; o amor-próprio exagerado; o microuniverso pessoal intoxicado pelo egão; a autopatia; a autassedialidade; a autointoxicação egoica; o antiuniversalismo; a intencionalidade centrípeta; o açodamento do indivíduo ansioso; o egão à flor da pele; as impulsividades subcerebrais; o personalismo do publícola; a monarquia; a ditadura; o individualismo exacerbado do líder; o umbigão do ditador; a adoração pessoal consentida; a gurulatria; a veneração amaurótica; os megaconflitos da impulsividade; a consciência belicista; a deseducação dos modos; a evolução consciencial inevitavelmente grupal; a imaturidade das atitudes; a criação habitual de constrangimentos; a ausência da mutualidade ou reciprocidade nas atitudes; as excentricidades; as extravagâncias; o estapafurdismo; a avareza; os exotismos; as singularidades negativas; as competitividades; os alpinismos sociais; a antigrupalidade; o antigregarismo; o antivoluntariado; o caciquismo; as minidissidências ideológicas; o totalitarismo; a insolidariedade; as ideias libertárias acima da pessoa; a recéxis; a recin; a autodissolução do personalismo na tares, na tenepes e na ofiex; a dupla evolutiva como ponte para a comunidade fraterna.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autassedialidade; a heterassedialidade.


                                             III. Detalhismo

          Principiologia: a ausência do princípio da descrença.
          Teoriologia: a teoria da fôrma holopensênica pessoal; a teoria do autassédio.
          Tecnologia: a técnica da eliminação das automimeses dispensáveis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Autoconscienciometrologia.
          Efeitologia: a causa e os efeitos das acareações grupais cosmoéticas.
          Interaciologia: a interação personalismo jurídico–direitos da personalidade; a interação Patologia-Parapatologia.
          Trinomiologia: o trinômio individualismo-coletivismo-egoísmo; o trinômio dependência-independência-interdependência.
          Antagonismologia: o antagonismo filantropia / pilantropia; o antagonismo personalismo / policarmalidade; o antagonismo empreendedorismo / individualismo; o antagonismo epicentrismo consciencial / personalismo; o antagonismo altruísmo / egocentrismo.
          Politicologia: a antidemocracia explícita; o autocratismo; o autoritarismo; o cesarismo; o tatalitarismo; a política narcisista; a política isolacionista.
          Legislogia: a Lei de Le Chapelier (“entre o Estado e o indivíduo não há nada”).
          Filiologia: a autofilia; a egofilia; a hedonofilia.
          Fobiologia: a autocriticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome de Münchausen.
          Maniologia: a idolomania de todas as naturezas; a megalomania.
          Holotecologia: a oniroteca; a absurdoteca; a egoteca; a psicossomatoteca; a excentricoteca; a recexoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Autassediologia; a Egocarmologia; a Somatologia; a Psicossomatologia; a Antropologia; a Psicologia; a Psiquiatria; a Consciencioterapia; a Conscienciometrologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a conscin antiassistencial; a pessoa superindividualista; a pessoa não-solidária.
          Masculinologia: o compassageiro evolutivo; o pré-serenão vulgar; o cidadão anticomunitário; o adepto do Gersismo; o alpinista social; o autopata; o personalista.
          Femininologia: a compassageira evolutiva; a pré-serenona vulgar; a cidadã anticomunitária; a adepta do Gersismo; a alpinista social; a autopata; a personalista.
          Hominologia: o Homo sapiens personitor; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens pathopensenicus; o Homo sapiens megapathologicus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens autassediator; o Homo sapiens acriticus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: personalismo transitório = o egocentrismo instintivo da criança ainda em desenvolvimento da personalidade; personalismo permanente = o egoísmo estratificado e maduro da conscin já adulta.
          Culturologia: a cultura do jeitinho.
          Caracterologia. Sob a ótica da Grupocarmologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 atitudes indiscutíveis de individualismo ou personalismo destrutivo, com variações sobre o mesmo tema, dentro do holopensene do grupo de convivialidade:
          01. Antidemocracia. Quem se estigmatiza exibindo postura rotineiramente precipitada e antidemocrática.
          02. Antigrupocarmologia. Quem toma atitude com efeitos grupais sem consultar ou ouvir a opinião dos companheiros e responsáveis colocando o carro adiante dos bois.
          03. Antipensenologia. Quem ignora o hábito da Higiene Mental e da autorreflexão sempre sem elaborar o pensene antes de falar e agir.
          04. Autismologia. Quem desenvolve a própria existência sem estabelecer círculo social, mas de modo autista fechado.
          05. Coloquiologia. Quem sempre corta todo diálogo, reunião ou assembleia para agir isoladamente.
          06. Conscienciocentrologia. Quem se manifesta de maneira deslocada e imprevisível surpreendendo negativamente os colegas de trabalho no escritório.
          07. Ditadurologia. Quem lidera de modo explicitamente autocrático, despótico, ditatorial ou totalitarista.
          08. Familiologia. Quem age, em casa, na condição de carrasco, ultrapassando o clima de concórdia do regime doméstico ou da família.
          09. Holopensenologia. Quem desconhece o holopensene do grupo evolutivo agindo como se vivesse sozinho na Terra.
          10. Interprisiologia. Quem atua, hoje, repetidamente de modo impulsivo e se arrepende de novo, amanhã, ampliando as interprisões grupocármicas.
          11. Legislogia. Quem ignora os estatutos e os contratos, firmados democraticamente, assumindo posturas intempestivas incompatíveis.
          12. Vinculologia. Quem elimina o vínculo consciencial no desenvolvimento dos trabalhos da instituição da qual participa.
          Evoluciologia. Segundo a Experimentologia, sem a eliminação absoluta do egão ou umbigão do personalismo é impraticável à conscin alcançar, por exemplo, 7 estágios evolutivos, aqui dispostos na ordem funcional:
          1. Epiconologia: a condição do epicentrismo consciencial cosmoético.
          2. Tenepessologia: a prática interassistencial, diária, da tenepes.
          3. Interassistenciologia: a condição de minipeça dentro do maximecanismo interassistencial multidimensional.
          4. Parapercepciologia: a autovivência do extrapolacionismo parapsíquico promovido por amparadores extrafísicos.
          5. Extrafisicologia: o emprego do acesso avançado às Centrais Extrafísicas.
          6. Maxiproexologia: o nível da liderança democrática nos megaempreendimentos conscienciológicos da maxiproéxis.
          7. Despertologia: o domínio da condição pessoal de desassediado permanente total ou o ser desperto, homem ou mulher.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o personalismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
           02. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
           03. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
           04. Antropolatria: Somatologia; Nosográfico.
           05. Cabotinismo: Parapatologia; Nosográfico.
           06. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
           07. Consciênçula: Conscienciometrologia; Nosográfico.
           08. Estigma autobiográfico: Psicossomatologia; Nosográfico.
           09. Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro.
           10. Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
     A COMPREENSÃO DA VIDA INTERATIVA, INEVITÁVEL
      COM AS REALIDADES DO COSMOS, PRATICAMENTE
        DIVIDE AS CONSCIÊNCIAS ENTRE EGOCÊNTRICAS
  E ALTRUÍSTAS, NAS DEZENAS DE NAÇÕES DA TERRA.
           Questionologia. Qual propensão predomina em você, leitor ou leitora: a egocêntrica ou a altruísta? Desde quando?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 572, 621, 622, 642 e 743.