Periscópio Proexológico

O periscópio proexológico é a capacidade ou atributo intraconsciencial, predominantemente mentalsomático, da conscin intermissivista, homem ou mulher, ver, perceber e apreender o entorno, de maneira racional e cosmoética, englobando ideias, conceitos, fatos e parafatos direcionadores da consecução da programação existencial.

No teste da avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se situa quanto ao emprego do periscópio proexológico pessoal? Você vem investindo na cosmovisão aplicada à autoproéxis?

      PERISCÓPIO PROEXOLÓGICO
                                     (COSMOVISIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O periscópio proexológico é a capacidade ou atributo intraconsciencial, predominantemente mentalsomático, da conscin intermissivista, homem ou mulher, ver, perceber e apreender o entorno, de maneira racional e cosmoética, englobando ideias, conceitos, fatos e parafatos direcionadores da consecução da programação existencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo peri procede do idioma Grego, perí, “em torno; acima de tudo; em volta de; ao redor de; a respeito de; por; em vista de; perto de; contra; em relação a; para com”. O elemento de composição scópio deriva também do idioma Grego, skopéo, “olhar atentamente; considerar; observar; examinar; visar a; ter o objetivo de”. A palavra periscópio apareceu no Século XIX. O vocábulo programação vem do idioma Latim, programma, “publicado por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”. Surgiu no Século XX. O termo existencial provém do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Sobrevisão proéxica. 2. Panóptico proexológico. 3. Cosmovisão proexológica.
          Neologia. As 4 expressões compostas periscópio proexológico, miniperiscópio proexológico, maxiperiscópio proexológico e megaperiscópio proexológico são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Monovisão proexológica. 2. Cegueira evolutiva.
          Estrangeirismologia: o Proexarium; o insight inesperado; o feeling para a orientação proexológica.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmovisiologia Proexológica.
          Citaciologia: – De que vale olhar sem ver? (Johann Wolfgang von Goethe, 1749–1832).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da sobrevisão proexológica; os proexopensenes; a proexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a retilinearidade pensênica; a manutenção da reciclagem autopensênica intermissiva; a amplitude autopensênica.
          Fatologia: o periscópio proexológico; a visão 360º capturando informações convergentes à realização da programação existencial; o olhar prospectivo; a visão por trás do morro; o olhar sobrejacente; a visão de longo alcance; o olhar por cima do muro; o ato de enxergar além do simples aparente; o radar ligado; a visão sistêmica; o ato de ir além dos olhos físicos; a noção das diretrizes proexológicas; a visão da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a gratidão orientando a assistência; o proexograma como instrumento de avaliação pessoal; a bússola consciencial; o megafoco prioritário; a lupa evolutiva; a identificação das oportunidades evolutivas; a seleção perceptiva; a imaturidade no posicionamento; a precipitação das análises; a visão reduzida; a análise míope; a cegueira parcial; a cegueira proexológica; a superficialidade nas pesquisas; a monovisão nas interpretações; o monoideísmo patológico; o ato banal da olhadela; a distorção cognitiva; a falta de foco evolutivo embaçando as lentes do periscópio; o estrabismo na autorganização; a superação da visão limitada; a extinção do apriorismo; o refinamento nas avaliações; a mentalidade aberta; a ampliação do mundo pessoal; a lucidez quanto aos ricochetes interassistenciais; a aquisição do currículo conscienciológico; a prática do balanço existencial; a atualização do inventário pessoal; o ponteiro consciencial; a prática da abordagem máxima; os sinais evolutivos; os indicadores proexológicos; a cosmovisão da proéxis pessoal; a hermenêutica evolutiva; a qualificação da intenção; o fato de errar menos com o ponteiro da Cosmoética; a autopercuciência; o norteamento consciencial; a proéxis sendo trilha e não trilho; a observação multidimensional; as orientações proexológicas oferecidas pelo Serviço de Apoio Existencial (SEAPEX); o observatório da maxiproéxis; o aumento da autocosmovisão proexológica; a conquista do completismo existencial; o ingresso no terceiro tempo evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as práticas da tenepes; a Para-História Pessoal permeando os fatos atuais; os vínculos com a paraprocedência; as retrocognições; a simulcognição; a precognição; a paravisão panorâmica; o acesso às informações do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a visita à parapsicoteca ampliando o entendimento da tarefa intrafísica; o tangimento do amparador; o avanço evolutivo inesperado decorrente de extrapolacionalismo parapsíquico; o autorrevezamento multiexistencial; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); o teleguiamento autocrítico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo olhar físico–olhar multidimensional; o sinergismo das associações de ideias; o sinergismo holossomático facilitando a cosmovisão.
          Principiologia: o princípio das verdades estarem disponíveis para todos aqueles com olhos de enxergar; a necessidade do princípio da descrença; o princípio da autorrecuperação dos cons magnos; o princípio do “quem procura, acha”; o princípio do “na dúvida abstenha-se”; o princípio cosmoético de objetivar o “melhor para todos”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) balizando as ações proexológicas.
          Teoriologia: a teoria do pensamento complexo; a teoria da cosmovisão consciencial; a teoria das interprisões grupocármicas alertando quanto às possíveis ações anticosmoéticas.
          Tecnologia: a técnica do cosmograma; a técnica do abertismo à recepção de inspirações extrafísicas; a técnica da associação de ideias 24h por dia; a técnica do acoplamento com os amparadores; a técnica do registro diário; a técnica do levantamento dos aportes; a técnica da identificação dos traços pessoais.
          Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntário autoconsciente retomador de tarefa; a voluntária ou voluntário especialista assumindo a proéxis pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmanálise; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos progressivos da Inteligência Evolutiva (IE); o efeito potencializador da associação de ideias; o efeito da racionalidade na cosmovisão pessoal.
          Neossinapsologia: as neossinapses trazendo ampliação cosmovisiológica.
          Enumerologia: o ato de ver nas entrelinhas; o ato de analisar com isenção; o ato de compreender o outro; o ato de orientar as proéxis quando solicitado; o ato de avaliar as ações proexológicas pessoais; o ato de realizar a autoproéxis; o ato de alcançar o compléxis.
          Binomiologia: o binômio ver-enxergar; o binômio interassistencialidade–lucidez evolutiva; o binômio progressivo autolucidez-autodiscernimento.
          Interaciologia: a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais; a interação cosmovisão-megafoco.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo cosmovisiológico.
          Trinomiologia: o trinômio Proexologia-Cosmoeticologia-Cosmovisiologia.
          Polinomiologia: o polinômio ver-analisar-orientar-encaminhar.
          Antagonismologia: o antagonismo monovisão / cosmovisão; o antagonismo monovidência / mundividência.
          Paradoxologia: o paradoxo de a visão generalista auxiliar no caso pontual.
          Politicologia: a meritocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a cosmocracia; a interassistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a parapsicofilia; a cogniciofilia; a interaciofilia; a criteriofilia; a teaticofilia; a pesquisofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: a proexofobia; a cosmofobia; a criticofobia; a gnosiofobia; a cainofobia; a decidofobia; a intelectofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da apriorismose; a síndrome da interiorose; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do oráculo.
          Maniologia: a monomania.
          Holotecologia: a proexoteca; a intermissioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a cosmoconsciencioteca; a metodoteca; a argumentoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Heuristicologia; a Intrafisicologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Mentalsomatologia; a Autocogniciologia; a Experimentologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o evoluciólogo.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniperiscópio proexológico = a percepção do intermissivista pré-serenão vulgar, homem ou mulher, ainda inexperiente com visão limitada, tateando informações sobre a proéxis pessoal; o maxiperiscópio proexológico = a percepção do intermissivista desperto detalhista, homem ou mulher, com ampla visão da proéxis pessoal; megaperiscópio proexológico
= a parapercepção da evoluciólogo, homem ou muulher, tendo cosmovisão grupocármica.
            Culturologia: a cultura cosmovisiológica; a cultura proexológica; a cultura da reflexão.


                                                 VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o periscópio proexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
            03. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
            04. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
            05. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
            06. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
            07. Dinâmica das complexidades: Cosmovisiologia; Homeostático.
            08. Distorção parapsíquica: Parapercepciologia; Nosográfico.
            09. Escolha qualimétrica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            10. Função do intermissivista: Proexologia; Neutro.
            11. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro.
            12. Monitoramento consciencial: Parapercepciologia; Neutro.
            13. Objetivo prioritário: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            14. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
            15. Ponto cego: Autopesquisologia; Nosográfico.
  A OBTENÇÃO DO PERISCÓPIO PROEXOLÓGICO É CONQUISTA PRIORITÁRIA E EXEQUÍVEL PARA A CONSCIN INTERMISSIVISTA, LÚCIDA E COSMOÉTICA OBJETIVANDO
  ÊXITO NO COMPLETISMO PESSOAL INTERASSISTENCIAL.
            Questionologia. No teste da avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se situa quanto ao emprego do periscópio proexológico pessoal? Você vem investindo na cosmovisão aplicada à autoproéxis?
            Filmografia Específica:
            1. O Outro Lado da Nobreza. Título Original: Restoration. País: EUA. Data: 1995. Duração: 117 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Michael Hoffman. Elenco: Robert Downey Jr.; Meg Ryan; Sam Neill; & Hugh Grant. Produção: Cary Brokaw; Andy Paterson; & Sarah Ryan Black. Direção de Arte: Eugenio Zanetti. Roteiro: Rupert Walters, com base no romance de Rose Tremain. Fotografia: Oliver Stapleton. Música: James Newton Howard. Figurino: James Acheson. Companhia: Miramax Films. Sinopse: Inglaterra, 1660. Carlos II sobe ao trono após os anos de terror do governo de Oliver Cromwell. Durante cenário da Restauração, jovem estudante de Medicina experimenta guinada radical na vida e nos amores ao ser convidado a fazer parte da corte.
                                                                                                             M. M.