Percentual de Racionalidade

O percentual de racionalidade é o nível exato da atuação da razão nas manifestações gerais da conscin, homem ou mulher, sobre as reações instintivas, animais, vegetativas ou do porão consciencial, em qualquer fase da existência humana.

Qual o percentual de racionalidade das manifestações existenciais promovidas por você, leitor ou leitora? Alcança mais de 51% das automanifestações?

      PERCENTUAL DE RACIONALIDADE
                                (AUTORRACIOCINOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O percentual de racionalidade é o nível exato da atuação da razão nas manifestações gerais da conscin, homem ou mulher, sobre as reações instintivas, animais, vegetativas ou do porão consciencial, em qualquer fase da existência humana.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra percentual é constituída pelas expressões do idioma Latim, per, “por”, e centum, “cento”. Apareceu no Século XX. O termo racionalidade vem do mesmo idioma Latim, rationalitas, “faculdade de raciocinar”, derivado de rationalis, “contável; calculável; racional; dotado de razão”, e este de ratio, “conta; cálculo; consideração; relação; comércio; projeto; método; raciocínio; doutrina; razão determinante”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Nível da razão. 2. Especificação do raciocínio.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo percentual: megapercentual; minipercentual; percentagem; percentagista; percentil; percentilagem; percentualidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas percentual de racionalidade, percentual de racionalidade primitivo e percentual de racionalidade evoluído são neologismos técnicos da Autorraciocinologia.
          Antonimologia: 1. Percentual de irracionalidade. 2. Nível de instintividade. 3. Percentual de infantilidade. 4. Percentual de insensatez. 5. Percentual de obtusidade. 6. Percentual de incoerência. 7. Percentual de robotização.
          Estrangeirismologia: o Intentionarium; o Recexarium; o saldo do curriculum vitae multiexistencial; a apex mentis; o background consciencial; o principium incredulitatis; o must intelectivo; as smart choices intelectuais.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autorracionalidade evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da racionalidade cosmoética; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a retilinearidade autopensênica; a racionalidade como sendo a primopensenidade; o nível de carregamento no pen nos autopensenes.
          Fatologia: o percentual de racionalidade; a relação expressa em percentagens quanto à racionalidade vivida pela consciência; a rigor, sem racionalidade inexiste autodiscernimento; a racionalidade cosmoética; a racionalidade superintendendo a imaginação pessoal; a hololucidez pessoal; a razão tomada como alicerce da vida humana; o percentual do senso de racionalidade teática; a racionalidade evolutiva do evoluciólogo; a racionalidade serena do Serenão; a racionalidade galáctica da Consciex Livre (CL).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o aumento inédito no percentual de racionalidade no extrapolacionismo parapsíquico; o grau de racionalidade aplicada ao autoparapsiquismo; a máxima racionalidade humana exemplificada anonimamente na Serenologia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo criativo imaginação-racionalidade; o sinergismo autorganização ideativa–racionalidade máxima–holopensene do discernimento; o sinergismo psiquismo-parapsiquismo; o sinergismo Ciência Convencional–Ciência Conscienciologia; o sinergismo criatividade comunicativa–racionalidade estilística; o sinergismo racionalidade cosmoética–cosmovisão multidimensional.
          Principiologia: os desafios dos princípios da Conscienciologia; os princípios conscienciocêntricos; o princípio da prioridade compulsória; o princípio da descrença; o princípio da verpon; o princípio da autenticidade cosmoética; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da racionalidade; o princípio racional de não ir contra os fatos e parafatos; o princípio da cognoscibilidade relativa ao nível evolutivo.
          Codigologia: a inteligência do embasamento do código pessoal de Cosmoética (CPC)
objetivando a completude máxima da racionalidade atual.
          Teoriologia: a teoria da racionalidade humana; a teoria do autodidatismo permanente; a teoria da robéxis.
          Tecnologia: as técnicas argumentativas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da tares; a técnica do dissentimento; a técnica da confutação; a técnica da Debatologia; a técnica da dialética; a técnica da polêmica; a técnica da réplica; a técnica da tréplica; a técnica da Cosmoética Destrutiva; a técnica da racionalidade científica; a técnica de reavaliação das autoconvicções; as técnicas conscienciométricas.
          Voluntariologia: o voluntariado dedicado à reeducação tarística.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Criticologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: os efeitos da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; o efeito halo das pesquisas multidimensionais; os efeitos nocivos dos erros de raciocínio; os efeitos tarísticos das argumentações racionais irresistíveis.
          Ciclologia: o ciclo circadiano aplicado com racionalidade; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a maturidade da consciência; a lógica da consciência; o discernimento da consciência; a sabedoria da consciência; a experiência da consciência; a evolução da consciência; o autojuízo da consciência. A taxa de racionalidade paracientífica; a taxa de lucidez multidimensional; a taxa de cognição teática; a taxa de cosmovisão seriexológica; a taxa de discernimento cosmoético; a taxa de consciencialidade vivenciada; a taxa de acerto evolutivo.
          Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio racionalidade cosmoética–sentimento interassistencial elevado; o binômio patológico menor percentual de racionalidade–maior percentual de equívocos.
          Interaciologia: a interação racionalidade-autorreflexão; a interação evolutiva vontade-intencionalidade-racionalidade; a interação racionalidade–bom humor.
          Crescendologia: o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico; o crescendo sentimentos elevados–racionalidade verponística; o crescendo racionalidade-Descrenciologia; o crescendo racionalidade superficial, dermatológica, rudimentar, lacunada–racionalidade substancial, avançada, paracientífica, completa.
          Trinomiologia: o trinômio racionalidade-sistematicidade-criticidade; o trinômio flexibilidade-racionalidade-calculabilidade; o trinômio (prefixos) neoideias-neoverdades-neologismos; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio subtópico-tópico-supertópico; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa; o trinômio (aliteração) constructo-conceito-cognição; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio ideia original–experimentação–síntese; o trinômio consistência-coerência-racionalidade; o trinômio experiência-racionalidade-acerto.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio racionalidade-logicidade-prioridade-verdade; o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias; o polinômio distorção perceptiva–distorção parapsíquica–distorção cognitiva–distorção mnemônica.
          Antagonismologia: o antagonismo maturidade consciencial / imaturidade consciencial; o antagonismo paracerebralidade / subcerebralidade; o antagonismo verdade / ficção; o antagonismo debate racional / fricção hermenêutica; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo racionalidade / credulidade; o antagonismo racionalidade / instintividade; o antagonismo predomínio do mentalsoma / predomínio dos sentidos do soma; o antagonismo energossomático racionalidade do coronochacra / irracionalidade do umbilicochacra; o antagonismo racionalidade multidimensional / racionalidade materiológica; o antagonismo lucidez / obnubilação.
          Paradoxologia: o paradoxo da racionalidade científica convivendo com as crenças infantis no cientista beato; o paradoxo da conscin superracional no exame das vivências intrafísicas mas irracional na interpretação das paravivências.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a invexocracia; a proexocracia (Cognópolis).
          Legislogia: as leis dos direitos interconscienciais; a Paradireitologia; a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da maxiproéxis; a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço na sustentação da convivialidade sadia.
          Filiologia: a evoluciofilia; a conscienciofilia; a criticofilia; a leiturofilia; a intelectofilia; a neofilia; a logicofilia.
          Sindromologia: a perda da racionalidade nas síndromes delirantes.
          Mitologia: os efeitos dos mitos, dogmas, superstições e fanatismos anulando a racionalidade das pessoas suscetíveis.
          Holotecologia: a cognoteca; a criticoteca; a ciencioteca; a mentalsomatoteca; a metodoteca; a raciocinoteca; a logicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autorraciocinologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Erudiciologia; a Autocriteriologia; a Autexperimentologia; a Autocriticologia; a Autodefinologia; a Autopriorologia; a Parapercepciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens abstractus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens parascientificus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: percentual de racionalidade primitivo = aquele com menos de 50% das automanifestações; percentual de racionalidade evoluído = aquele além de 90% das automanifestações.
          Culturologia: a Multiculturologia da Raciocinologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o percentual de racionalidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Autorraciocinofilia: Autorraciocinologia; Homeostático.
          03. Avanço da razão: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Complemento da Descrenciologia: Autocogniciologia; Homeostático.
          05. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
          06. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Irrazão: Autorraciocinologia; Nosográfico.
          08. Logos: Raciocinologia; Homeostático.
          09. Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Raciocínio falho: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Racionalidade completa: Autodiscernimentologia; Neutro.
          12. Racionalidade paracientífica: Holomaturologia; Neutro.
          13. Racionalidade rudimentar: Autodiscernimentologia; Neutro.
          14. Racionalização: Autorraciocinologia; Neutro.
          15. Razão superior: Voliciologia; Homeostático.
   O PERCENTUAL DE AUTORRACIONALIDADE ESPECIFICA
   A ABRANGÊNCIA DO AUTODISCERNIMENTO DO MICROUNIVERSO CONSCIENCIAL EM TODAS AS INSTANCIAÇÕES INTRA E EXTRAFÍSICAS, A QUALQUER TEMPO.
          Questionologia. Qual o percentual de racionalidade das manifestações existenciais promovidas por você, leitor ou leitora? Alcança mais de 51% das automanifestações?