A paraconstructura é a autoconstrução da estrutura do constructo pessoal, fundamental, ou microuniverso consciencial, em desenvolvimento permanente por meio da evolução dos próprios esforços autolúcidos, prioritários e cosmoéticos da consciência.
Você, leitora ou leitor, vive satisfeito com o próprio microuniverso consciencial, ou seja: com você mesmo? Por qual razão?
PARACONSTRUCTURA
(AUTEVOLUCIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A paraconstructura é a autoconstrução da estrutura do constructo pessoal, fundamental, ou microuniverso consciencial, em desenvolvimento permanente por meio da evolução dos próprios esforços autolúcidos, prioritários e cosmoéticos da consciência.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O elemento de composição para provém do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo constructura vem do idioma Latim Tardio, constructura, e este do idioma Latim, constructus, “amontoado; acumulado”, particípio passado do verbo construere, “amontoar; acumular; empilhar; emendar; levantar; construir; edificar; dispor; juntar as palavras segundo as regras da sintaxe”. Surgiu no Século XVIII.
Sinonimologia: 1. Ampliação do microuniverso consciencial. 2. Conscin lúcida. 3. Conscin evolutiva.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 34 cognatos derivados do vocábulo construção; autoconstrução; constructo; Constructologia; construída; construído; construidor; construidora; construir; construível; construtiva; construtividade; construtivismo; construtivista; construtivo; construto; construtor; construtora; construtura; megaparaconstructura; neoconstructo; neoparaconstructura; paleoconstructo; paraconstructo; paraconstructo-chave; paraconstructura; primoconstructo; primoparaconstructura; reconstrução; reconstruída; reconstruído; reconstruir; retroconstructo; reconstrutor; reconstrutora.
Neologia. O vocábulo paraconstructura e as 3 expressões compostas paraconstructura infantil, paraconstructura adolescente e paraconstructura madura são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
Antonimologia: 1. Conscin vulgar. 2. Conscin medíocre. 3. Conscin trancada.
Estrangeirismologia: o Paraperceptarium; o Autocognitarium; o Serenarium; o Pesquisarium; a open mind.
Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento da inteligência evolutiva (IE).
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal mentalsomático; a autopensenização carregada no pen; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
Fatologia: a construção do microuniverso da consciência; o aperfeiçoamento do microuniverso da consciência pela própria consciência; a estabilidade do microuniverso consciencial; as procriações mentaissomáticas; o nicho das neoideias; a falha do microuniverso consciencial do megatrafar; a rachadura na construção do microuniverso da consciência no surto psicótico; o desabamento da construção do microuniverso consciencial da conscin ao cometer suicídio; o fato de ocorrer a neoparaconstructura quando a consciência alcança a condição da desperticidade.
Parafatologia: a paraconstructura; a paraconstructura na condição de megaverpon; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a inteligência evolutiva; a paraconstructura mais evoluída da Consciex Livre (CL); o primopensene como sendo, ao mesmo tempo, a primoparaconstructura e a megaparaconstructura.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo paracérebro-cérebro; o sinergismo autolucidez-autopensenidade-assertividade; o sinergismo ângulos-parângulos na construção do corpus da Conscienciologia.
Principiologia: a criação da consciência, ou princípio consciencial, simples e ignorante; o princípio da multidimensionalidade consciencial.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da genialidade evolutiva.
Tecnologia: as técnicas avançadas da Neurociência; as técnicas da paracientificidade.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas.
Colegiologia: o Colégio Invisível dos Parafenomenologistas.
Efeitologia: os efeitos do respeito aos autolimites mateológicos na produtividade mentalsomática prolífica.
Ciclologia: o ciclo elucubração-estruturação-divulgação-refutação.
Binomiologia: o binômio megarreflexão-maxipercepção; o binômio taquipsiquismo-assertividade; o binômio autoconcentração mental–autoatenção dividida; o binômio inspiração-transpiração; o binômio progressista neoverpons-neocons.
Interaciologia: a interação cosmovisiológica constructura-paraconstructura.
Crescendologia: o crescendo paracomunicativo paratelepatia-conscienciês.
Trinomiologia: o trinômio EV-tenepes-ofiex; o trinômio holofilosófico Universalismo-megafraternidade-Cosmoética; o trinômio paraconstructo-paraconceito-paracognição.
Polinomiologia: o polinômio percepção-Percepciologia–parapercepção-Parapercepciologia; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas.
Antagonismologia: o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo autolucidez / inconsciência.
Politicologia: a democracia; a parapsicocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
Filiologia: a gnosiofilia; a assistenciofilia; a neofilia.
Sindromologia: a síndrome da indisciplina autopensênica.
Holotecologia: a assistencioteca; a cognoteca; a discernimentoteca; a parapsicoteca; a fenomenoteca; a experimentoteca; a verponoteca.
Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Intraconscienciologia; a Extrafisicologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Egocarmologia; a Cosmoeticologia; a Parapercepciologia; a Autoconscienciometrologia; a Autodissecciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens paraconstructor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens constructus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens sensitivus.
V. Argumentologia
Exemplologia: paraconstructura infantil = o microuniverso consciencial da conscin criança; paraconstructura adolescente = o microuniverso consciencial da conscin adolescente; paraconstructura madura = o microuniverso consciencial da conscin adulta, a partir da maturidade biológica aos 26 anos de idade física.
Culturologia: a Culturologia da Evolução Consciencial; a cultura conscienciológica.
Taxologia. Sob a ótica da Autevoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 4 categorias de paraconstructuras básicas:
1. Paraconstructura parafenomenológica: a especificação da Parafenomenologia Interdimensional.
2. Paraconstructura parapedagógica: a composição das disciplinas dos Cursos Intermissivos.
3. Paraconstructura paraterapêutica: a fundamentação da Paratecnologia interassistencial.
4. Paraconstructura verponológica: a conteudística da Central Extrafísica da Verdade (CEV).
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a paraconstructura, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
02. Autorrendimento evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
03. Chispa discernidora: Interassistenciologia; Homeostático.
04. Completude consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
05. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático.
06. Conteudologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
07. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
08. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
09. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
10. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
11. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
12. Meta optata: Autevoluciologia; Neutro.
13. Microuniverso intransitável: Intraconscienciologia; Nosográfico.
14. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
15. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
DEPOIS DE CRIADA SIMPLES E IGNORANTE, A CONSCIÊNCIA APERFEIÇOA O PRÓPRIO MICROUNIVERSO
CONSCIENCIAL POR MEIO DOS AUTESFORÇOS INSTINTIVOS, PSICOMOTRIZES, INTELECTIVOS E PARAPSÍQUICOS.
Questionologia. Você, leitora ou leitor, vive satisfeito com o próprio microuniverso consciencial, ou seja: com você mesmo? Por qual razão?