A omniproporcionalidade é a aptidão evolutiva da holomaturidade da consciência lúcida quando capaz de identificar, distinguir, dimensionar, mensurar, determinar, denominar e definir a qualidade ou característica do nível de proporção racional, lógica, existente nas coisas ou entre as realidades do Cosmos.
Você, leitor ou leitora, dedica-se à observação da omniproporcionalidade das coisas no desenvolvimento das autopesquisas? Em todas as instâncias pesquisísticas?
OMNIPROPORCIONALIDADE
(HOLOMATUROLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A omniproporcionalidade é a aptidão evolutiva da holomaturidade da consciência lúcida quando capaz de identificar, distinguir, dimensionar, mensurar, determinar, denominar e definir a qualidade ou característica do nível de proporção racional, lógica, existente nas coisas ou entre as realidades do Cosmos.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O elemento de composição oni ou omni vem do idioma Latim, omnis, “todo; todos; tudo; qualquer; de toda a espécie; inteiro”. O termo proporção deriva também do idioma latim, proportio, “proporção; relação; analogia”, de portio, “porção; parte; quinhão”. Surgiu no Século XV. A palavra proporcionalidade apareceu no Século XIX.
Sinonimologia: 1. Omniequilíbrio. 2. Omniequiparação. 3. Omnicongruência.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 22 cognatos derivados do vocábulo proporção: desproporção; desproporcionação; desproporcionada; desproporcionado; desproporcional; desproporcionalidade; desproporcionamento; desproporcionar; improporcional; improporcionalidade; malproporcionada; malproporcionado; omniproporcionalidade; proporcionada; proporcionado; proporcionador; proporcionadora; proporcional; proporcionalidade; proporcionalizar; proporcionar; proporcionável.
Neologia. O vocábulo omniproporcionalidade e as duas expressões compostas omniproporcionalidade física e omniproporcionalidade consciencial são neologismos técnicos da Holomaturologia.
Antonimologia: 1. Desproporção. 2. Dissimetria. 3. Desequilíbrio.
Estrangeirismologia: as linkagens técnicas; o Omniquestionarium.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade na avaliação das realidades do Cosmos.
Filosofia: a sensação do omnipertencimento do Universalismo Teático.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal do equilíbrio consciencial; a omnicogniciologia do primopensene; a omniconvergência pensênica; o materpensene omniassistencial; os omnipensenes; a omnipensenidade.
Fatologia: a omniproporcionalidade; a omniconjugação interconsciencial permanente; a omnidinâmica do Cosmos; a omniempatia; a Omnifisiologia; a omniconvivialidade (fito, zoo, humanoconvivialidade); os comportamentos omnicooperativos; a omnilucidez; a omniatenção; o omnicalculismo; a omniadaptabilidade; a omnipenetração da percuciência; a atração omniafetiva; a omniaplicação dos conhecimentos evolutivos; a omnicorreção dos equívocos; a omniconvergência das coisas no megafoco das investigações ou das omnipesquisas; a Era da Omninformação; o índice de proporcionalidade; a omnirreeducação; a omnibenignidade; a omniexposição; a omnicomunicação.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as omniparapercepções; a mente omnilateral; a omnivisão multidimensional; a omniclarividência; a consciência como sendo antena omnidirecional; a pangrafia como sendo a omnigrafia; a omnivivência; o conscienciês como sendo o idioma omniglota.
III. Detalhismo
Sinergismologia: a omnissinergia; o sinergismo racionalidade-objetividade-coerência; o sinergismo omniquestionamento-Heuristicologia.
Principiologia: o princípio da omninvestigação do Cosmos; o princípio do omniquestionamento pesquisístico; o princípio da omninteratividade cósmica; o princípio da proporcionalidade; o princípio da imparcialidade.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a relação endividamento-recomposição da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria do omniespecialismo no âmbito da Serenologia.
Tecnologia: a técnica do flanqueamento omnilateral; a técnica da autodesassedialidade omnicognitiva; a técnica do omniquestionamento; a técnica da omnipesquisa permanente; as técnicas de mensuração; as técnicas do rateio proporcional.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomática.
Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
Efeitologia: o efeito da racionalidade na cosmovisão pessoal; os efeitos estéticos da proporcionalidade; os efeitos desarmonizadores das improporcionalidades.
Ciclologia: o omniciclo evolutivo da lei do retorno.
Binomiologia: o binômio omnivisão-omnicompetência; o binômio pesos-medidas; o binômio débitos-créditos; o binômio direitos-deveres; o binômio recebimento-retribuição.
Interaciologia: a interação Cronêmica-Proxêmica; a interação omniproporcionalidade–omni-harmonização; a interação igualdade-proporcionalidade.
Crescendologia: o crescendo cidadania-paracidadania-omnicidadania.
Trinomiologia: o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-omnipesquisa; o trinômio autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o trinômio simetria-equilíbrio-harmonia.
Polinomiologia: o polinômio comparar-mensurar-balancear-equiparar; o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
Antagonismologia: o antagonismo iniciativa / acabativa.
Paradoxologia: o paradoxo da simplificação da complexificação.
Politicologia: a democracia pura; a meritocracia; as políticas de defesa dos direitos humanos; o Estado Mundial.
Legislogia: a lei do retorno; a lei do maior esforço evolutivo.
Filiologia: a neofilia; a harmonofilia; a interassistenciofilia.
Sindromologia: os excessos da síndrome obsessivo-compulsiva.
Mitologia: o mito da perfeição intrafísica; o mito da omnicognição do ditador.
Holotecologia: a sistematicoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a sincronoteca; a administroteca; a metodoteca; a mentalsomatoteca.
Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Esteticologia; a Harmoniologia; a Paradireitologia; a Omniconscienciologia; a Omnidiscernimentologia; a Omnicriticologia; a Omniquestionologia; a Omnipesquisologia; a Holanaliticologia; a Omnipercepciologia; a Autocriteriologia; a Autovoliciologia; a Vinculologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin omniangular; a conscin omninterativa; a Consciex Livre (CL).
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens omnicognitor; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens paradireitologus.
V. Argumentologia
Exemplologia: omniproporcionalidade física = a abordagem às realidades intrafísicas ou materiais; omniproporcionalidade consciencial = a abordagem às realidades conscienciais.
Culturologia: os omnichoques culturais; a cultura da omnicuriosidade; a Multiculturologia das Omnipesquisas; a cultura omnidemocrática.
Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 realidades básicas com as proporcionalidades correspondentes ao equilíbrio das coisas:
01. Autesforço: ação - reação.
02. Bipolaridade: esquerda - direita.
03. Cérebro: subcerebralidade - supercerebralidade.
04. Continuísmo: predecessor - sucessor.
05. Convivência: autodesassédio - heterodesassédio.
06. Cosmoética: bom - mau.
07. Discernimento: erro - acerto.
08. Experimentologia: abertismo - fechadismo.
09. Extremismo: alfa - ômega.
10. Harmonia: bem-estar – malestar.
11. Hermenêutica: omnianálise - omnissíntese.
12. Holocarma: causa - efeito.
13. Igualdade: direito - dever.
14. Justiça: crime - punição.
15. Natureza: construtivo - destrutivo.
16. Pensenologia: propensene - contrapensene.
17. Percuciência: bradipsiquismo - taquipsiquismo.
18. Reajuste: débito - pagamento.
19. Seriéxis: ressoma - dessoma.
20. Vitalidade: vivo - morto.
Cosmoeticologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 proporcionalidades básicas capazes de apontar direções claras na aplicação da omniproporcionalidade:
01. Proporcionalidade cosmoética: a responsabilidade pessoal mensurada pelo nível da autocosmoética.
02. Proporcionalidade econômica: a repartição da renda; os ganhos proporcionais; a equiparação salarial.
03. Proporcionalidade emocional: as reações pessoais adequadas ao contexto.
04. Proporcionalidade evolutiva: os recebimentos fundamentais no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
05. Proporcionalidade física: a Estética; a beleza; a simetria; a funcionalidade.
06. Proporcionalidade jurídica: a Justiça; a isonomia; o custo-benefício; a penalidade ajustada às consequências do ato delituoso.
07. Proporcionalidade laboral: a distribuição de tarefas; o trabalho ajustado às autocompetências; a proéxis conformada ao proexista.
08. Proporcionalidade matemática: as grandezas proporcionais; a regra de 3; a razão constante; a progressão aritmética; a progressão geométrica; a Geometria.
09. Proporcionalidade política: a divisão do poder; a conciliação dos interesses; a democracia pura.
10. Proporcionalidade tarística: o esclarecimento nivelado até o limite do estupro evolutivo.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a omniproporcionalidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
02. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
03. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
04. Atividade omnidimensional: Autexperimentologia; Homeostático.
05. Auditoria da pancognição: Holomaturologia; Homeostático.
06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
07. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
08. Conscienciologia Profunda: Intraconscienciologia; Neutro.
09. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
10. Omnicompartimentalização: Experimentologia; Neutro.
11. Omniexposição: Conviviologia; Neutro.
12. Omnileitura: Omnileiturologia; Neutro.
13. Omniquestionamento: Pesquisologia; Neutro.
14. Onicompetência consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
15. Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro.
A IDENTIFICAÇÃO DA OMNIPROPORCIONALIDADE DAS
COISAS, EM GERAL, EXPANDE A OMNIPARAPERCEPTIBILIDADE DA CONSCIN LÚCIDA, ATÉ CHEGAR À OMNICLARIVIDÊNCIA OU À OMNIVISÃO MULTIDIMENSIONAL.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, dedica-se à observação da omniproporcionalidade das coisas no desenvolvimento das autopesquisas? Em todas as instâncias pesquisísticas?