Omniexpectativa

A omniexpectativa é a condição íntima de a consciência esperar todas as possibilidades de retorno, resposta ou resultado perante os contextos vivenciados, bem como cogitar quaisquer ações, reações ou atitudes provenientes das demais consciências, a partir da máxima visão de conjunto ao alcance do nível de automaturidade consciencial.

Você, leitor ou leitora, já desenvolveu a condição íntima de omniexpectativa? Em escala de 1 a 5, qual o grau de cosmovisão aplicado às prospectivas cotidianas? Ainda se vitimiza perante as surpreendências indesejadas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                              OMNIEXPECTATIVA
                                            (COSMOVISIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A omniexpectativa é a condição íntima de a consciência esperar todas as possibilidades de retorno, resposta ou resultado perante os contextos vivenciados, bem como cogitar quaisquer ações, reações ou atitudes provenientes das demais consciências, a partir da máxima visão de conjunto ao alcance do nível de automaturidade consciencial.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O elemento de composição oni ou omni vem do idioma Latim, omnis, “todo; todos; tudo; qualquer; de toda espécie; inteiro”. O vocábulo expectativa deriva do idioma Latim Medieval, ex(s)pectativus, derivado do radical ex(s)pectatum, supino de ex(s)pectare, “estar na expectativa de; esperar; desejar; ter esperança”. Surgiu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Expectativa generalizada. 2. Expectação panorâmica. 3. Ultraexpectativa. 4. Prospectiva cosmovisiológica. 5. Omniexpectação. 6. Omniconjectura. 7. Cosmoexpectativa. 8. Expectativa megabrangente.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo expectar: antiexpectativa; cosmoexpectação; expectabilidade; expectação; expectada; expectado; expectador; expectadora; expectante; expectantismo; expectativa; expectatória; expectatório; expectável; miniexpectativa; monoexpectativa; omniexpectação; omniexpectativa; subexpectativa; ultraexpectativa.
             Neologia. O vocábulo omniexpectativa e as duas expressões compostas omniexpectativa teórica e omniexpectativa vivenciada são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
             Antonimologia: 1. Monoexpectativa. 2. Expectação monovisiológica. 3. Antiexpectativa. 4. Miniexpectativa. 5. Subexpectativa. 6. Apriorismose. 7. Desesperança. 8. Indiferença.
             Estrangeirismologia: o aproveitamento do período de stand by para vislumbrar o maior número de possibilidades; o high-level of expectancy; a expectação lato sensu; a apex mentis; a open mind perante as vicissitudes humanas; o brainstorming de inúmeras considerações factuais; o sense of humor frente às incertezas; a self-responsibility pela imprevisão do desfecho; o upgrade cognitivo diante da frustração cosmoética; o Cosmocognitarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à abrangência prospectivológica.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Reajustemos nossas expectativas. Omniexpectativa minimiza frustrações.
             Coloquiologia: a evitação de apostar todas as fichas em única alternativa; o ato de manter-se de peito aberto para todas as possibilidades; a disposição de encarar qualquer parada; a preparação para dançar conforme a música; o ato de pensar fora da caixa dos auto e heterocondicionamentos.
             Citaciologia. Eis citação associada ao tema: Eu sempre me preparo para o fracasso e acabo surpreendido pelo sucesso (Steven Spielberg, 1946–).
             Proverbiologia. Eis provérbio relacionado ao tema: – Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.
             Ortopensatologia:  “Autofrustração. Em nossas autorreflexões devemos interpretar, na vida intrafísica, a autofrustração de hoje como sendo a vacina de um mal maior amanhã”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da omniexpectação; a autopensenização predominante no pen; os neopensenes; a neopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade salvaguardando as achegas extrafísicas; os megapensenes; a megapensenidade; os superpensenes; a superpensenidade; os pluripensenes; a pluripensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a os prospectopensenes; a prospectopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a pensenidade pragmática; o atacadismo na autopensenização; a pensenidade polivalente.
          Fatologia: a omniexpectativa; a expectativa cósmica e cosmoética; a busca incessante pela ampliação da visão de conjunto; a antivitimização perante os acontecimentos inesperados; as múltiplas variáveis consideradas na análise dos fatos; o ato de dar a si mesmo o benefício da dúvida perante as aparentes obviedades; a atenção profilática quanto à acomodação cognitiva gerada pelos automatismos cotidianos; a saída do próprio umbigo para enxergar mais longe; as expectativas calcadas nos autocondicionamentos; a consideração do interesse coletivo nas avaliações; a predisposição a pensar no todo mesmo estando ciente das autolimitações cognitivas; o respeito à liberdade de manifestação dos compassageiros evolutivos; a compreensão quanto à complexidade consciencial manifestada em atitudes inesperadas; as visões diametralmente opostas de traforismo e trafarismo ao considerar a consciência ser capaz de tudo; a atuação do radar da mentalsomaticidade na perscrutação diuturna dos acontecimentos; a atenção dividida entre o provável e o improvável; a visão periférica captando as sutilezas além do foco principal; a hiperflexibilidade cognitiva; o megabertismo consciencial; o generalismo; a mundividência; a abstração produtiva; a versatilidade; a capacidade de sopesar as possibilidades e probabilidades sem apegar-se a determinado resultado; a maturidade para olhar para o horizonte considerando as possíveis contrariedades; a relativização das promessas alheias; a esperança; a visão tacanha; a interpretação precipitada; a tendenciosidade; a cognição contaminada pelas crenças pessoais; a supressão do juízo de valor na depuração da antevidência; a postura de antecipação do ser desperto; a profilaxia; o plano de contingência; a desdramatização da ocorrência extrapauta; o aprendizado constante frente às neomanifestações, próprias e alheias; o enriquecimento do dicionário cerebral analógico perante as surpreendências; a taquirritmia; a sofisticação mental ao elencar o máximo de alternativas; as simulações ideativas das hipóteses avistadas; a brecha mental sempre aberta para o inesperado; a coragem de cogitar o infortúnio com tecnicidade; a aceitação cosmovisiológica perante a vitimização não cavada; o acúmulo de experiência a partir das frustrações cosmoéticas didáticas; a qualiquantificação dos acontecimentos possíveis; a capacidade de sobrepairar em busca do ponto de vista mais abrangente; a pormenorização das opções em planos A, B e C; o neoconceito da Pré-Intermissiologia extrapolando as expectativas quanto à Intermissiologia; a omniexpectativa ante os futuros papéis, contextos e desafios a serem propostos pelo evoluciólogo na próxima intermissão; a omniexpectativa enquanto segunda natureza.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático auxiliando na superintendência do mentalsoma; o ambiente paracerebral aberto ao extrapolacionismo parapsíquico; as projeções conscientes (PCs) favorecidas pela postura afeita ao novo; a interferência dos autocondicionamentos nas projeções lúcidas (PLs) minimizada pela expectação megabrangente; a cosmabrangência das ocorrências parapsíquicas; a consideração do conteúdo precognitivo enquanto possibilidade; a acurácia nas paracaptações ideativas quanto ao devir, via insights e sincronicidades; a complexificação consciencial favorecendo o acesso à holomemória; a variável seriexológica dando sentido a comportamentos inimagináveis vindos de conscins aparentemente previsíveis; o parafenômeno da cosmoconsciência; o megabertismo às múltiplas experiências parapsíquicas simultâneas na vivência pangráfica; a predisposição à conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV); o conscienciês enquanto poliglotismo cósmico; a postura universalista perante o parelenco.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hipercognição-omniexpectativa; o sinergismo prospectiva mentalsomática–autodesassédio.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) pautando o abertismo diante de todos os contextos e consciências; o princípio da verpon; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da esperança evolutiva. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à autorresponsabilidade perante o desfecho não previsto.
             Teoriologia: a teoria do pensamento complexo; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
             Tecnologia: a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica da circularidade; a técnica da listagem dos prós e contras; a técnica da tábula rasa; a técnica do cosmograma enquanto fonte inesgotável de referências atinentes ao comportamento humano; a técnica da autorreflexão de 5 horas aplicada à análise cosmovisiológica das possiblidades; a técnica da tenepes favorecendo a expansão da visão de conjunto; a técnica da mudança de bloco pensênico quando necessário; a técnica do pior cenário em contraponto à técnica do melhor cenário.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Autocogniciologia; o Colégio Invisível da Descrenciologia; o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
             Efeitologia: o efeito obnubilador da emocionalidade na visão de conjunto; o efeito restritor das emoções na isenção cosmoética; o efeito da racionalidade na ampliação do universo de possibilidades; o efeito das práticas energéticas na manutenção do realismo diuturno; o efeito desdramatizador de extrapolar as expectativas; o efeito do hábito de pensar grande na pré-análise dos possíveis cenários; o efeito desassediador da autorresponsabilidade.
             Neossinapsologia: a aquisição neossináptica a cada frustração sadia.
             Ciclologia: o ciclo análise-síntese; o ciclo omniexpectativa–frustração cosmoética–neocognição; o ciclo Higiene Consciencial–desassim qualificando as omnirreflexões.
             Enumerologia: o senso de autorrealismo; o senso de perspectiva; o senso de prospectiva; o senso de lucidez; o senso de autorrenúncia; o senso de humor; o senso de Universalismo. A monoexpectativa; a ansiedade; a surpreendência; a contrariedade; a frustração; a autovitimização; a mágoa. A cosmoexpectação; a tranquilidade; a surpresa, a compreensão; a aceitação; a autorresponsabilização; a neocognição. A evitação do ansiosismo; a evitação do apriorismo; a evitação do etnocentrismo; a evitação do fantasiosismo; a evitação do moralismo; a evitação do idealismo; a evitação do polianismo.
             Binomiologia: o binômio desejo-tendenciosidade; o binômio subjetividade-objetividade; o binômio monoexpectativa-ansiedade; o binômio possibilidade-probabilidade; o binômio admiração-discordância; o binômio obviedade-complexidade; o binômio nada-tudo atinente à dimensão mentalsomática.
             Interaciologia: a interação precognição-probabilidade; a interação quantidade de expectativa–qualidade de expectativa; a interação tábula rasa–abertismo consciencial; a interação diversidade mentalsomática–intensidade psicossomática; a interação expectativa-esperança.
             Crescendologia: o crescendo expectativa-omniexpectativa; o crescendo não pensar–pensar pequeno–pensar grande–pensar cosmicamente; o crescendo análise psicossomática–análise mentalsomática–análise holossomática; o crescendo monovisão-cosmovisão-omnivisão; o crescendo acumulabilidade cognitiva–capacidade prospectiva.
             Trinomiologia: o trinômio retrospectiva-perspectiva-prospectiva; o trinômio experiência passada–aprendizado presente–expectativa futura.
             Polinomiologia: o polinômio experiência-observação-aprendizagem-condicionamento-expectativa.
             Antagonismologia: o antagonismo autorruminação / autorreflexão; o antagonismo tudo / nada; o antagonismo zero / infinito; o antagonismo tendenciosidade / imparcialidade; o antagonismo esperar ansiosamente / prospectar realisticamente; o antagonismo visão tacanha / visão cosmovisiológica; o antagonismo retração cognitiva / expansão cognitiva. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Paradoxologia: o paradoxo de procurar esperar o inesperado; o paradoxo de buscar prever o imprevisto; o paradoxo de, quanto mais ampla a expectativa, menor a possibilidade de frustração; o paradoxo de esperar tudo, reconhecendo a extensão da própria ignorância.
          Politicologia: a cognocracia; a parapsicocracia; a meritocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a cosmocracia; a política interassistencial do melhor resultado para todos.
          Legislogia: a lei das probabilidades; a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação; a lei do devenir; a lei da empatia; a lei do maior esforço cognitivo aplicada à Prospectivologia.
          Filiologia: a gnosiofilia; a cosmovisiofilia; a cosmogramofilia; a conviviofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a xenofobia; a superação do medo da frustração.
          Sindromologia: a síndrome da autovitimização; a síndrome de Poliana; a síndrome da apriorismose; a síndrome da expectativa frustra; a síndrome do avestruz.
          Maniologia: a mania de depositar em outrem a responsabilidade pela ocorrência não considerada; a mania de contaminar as prospectivas com os desejos tendenciosos.
          Mitologia: o mito da ausência de expectativa; o mito de poder evitar a ocorrência indesejada ao evitar pensar sobre a mesma; o mito de toda frustração ser negativa.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a convivioteca; a analiticoteca; a curiosoteca; a absurdoteca; a bizarroteca; a efemeroteca; a hemeroteca; a futuroteca; a cosmoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Sociologia; a Conviviologia; a Compreensiologia; a Adaptaciologia; a Interassistenciologia; a Realismologia; a Expansiologia; a Complexificaciologia; a Prognosticologia; a Enumerologia; a Megaenfocologia; a Tudologia; a Cosmocogniciologia; a Holotecologia; a Antivitimologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin frustrada; a conscin aberta; a conscin ponderada; a conscin abnegada; a conscin atilada; a conscin multifacetada cosmoética; a conscin visionária; a conscin cosmovisionária; o ser interassistencial; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin paraperceptiva; a conscin universalista; a Consciex Livre (CL).
          Masculinologia: o expectador; o generalista; o proexista; o cognopolita; o intermissivista; o pré-intermissivista; o tenepessista; o projetor lúcido; o epicon lúcido; o ofiexista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o verbetólogo; o duplista; o cosmanalista; o cosmovisiólogo; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a expectadora; a generalista; a proexista; a cognopolita; a intermissivista; a pré-intermissivista; a tenepessista; a projetora lúcida; a epicon lúcida; a ofiexista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a verbetóloga; a duplista; a cosmanalista; a cosmovisióloga; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens frustrator; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens despertus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: omniexpectativa teórica = a da conscin lúcida, investidora na ampliação da cosmoexpectação, contudo ainda sujeita a frustrações diante de eventos não considerados; omniexpectativa vivenciada = a da conscin lúcida, investidora na ampliação da cosmoexpectação, imune a frustrações diante de eventos não considerados.
          Culturologia: a bagagem cultural pessoal; a interculturalidade; a cultura do abertismo consciencial; a cultura da Cosmovisiologia Interassistencial. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             Divergência. O conceito de omniexpectativa diverge da tendência do senso comum de buscar não alimentar expectativas enquanto fórmula mágica para a evitação de autofrustrações.
             Socin. A crença quanto às expectativas conduzirem, necessariamente, a frustrações parece ter sido plenamente absorvida pela sociedade, sendo difundida, até mesmo, por diversos pensadores e intelectuais, antigos e contemporâneos.
             Contramão. No sentido contrário a essa visão reducionista, a omniexpectativa sugere à conscin refletir, analisar, ponderar, considerar, expandir, conjecturar e sopesar acerca do maior número possível de possibilidades quanto a eventos futuros, privilegiando a diversidade das expectativas, e não a intensidade, sempre sob a égide do mentalsoma.
             Distanciamento. A busca por evitar toda e qualquer expectativa, além de ser antinatural, tende a distanciar a consciência de determinados contextos subjetivos, subtraindo-lhe a oportunidade de pré-analisar, prospectar, simular e antecipar eventuais cenários futuros, ceifando as possibilidades de planejamento e profilaxia, além de acarretar certa atrofia cognitiva, notadamente quanto à capacidade prospectivológica.
             Contrapontologia. Do ponto de vista da Cosmocogniciologia, eis, na ordem alfabética, 56 contrapontos de características e posturas relativas à antipodia omniexpectativa / antiexpectativa, objetivando auxiliar na ampliação do tema:
                       Tabela – Contraponto Omniexpectativa / Antiexpectativa
      Nos                  Omniexpectativa                         Antiexpectativa
      01.      Abertismo                                Fechadismo
      02.      Aceitação                                Negação
      03.      Acréscimo                                Decréscimo
      04.      Adaptabilidade                           Conservadorismo
      05.      Altruísmo                                Egocentrismo
      06.      Aproximação                              Afastamento
      07.      Atividade mental                         Ociosidade mental
               Autoconscientização
      08.                                               Unidimensionalidade
               multidimensional (AM)
      09.      Autoconscientização seriexológica        Monoexistencialidade
      10.      Catalisação                              Desestimulação
      11.      Centrifugação                            Centripetação
      12.      Conexão contextual                       Desconexão contextual
      13.      Desassombro                              Receio
      14.      Descrenciologia                          Peremptoriedade
      15.      Desdramatização                          Emocionalismo
      16.      Desenvolvimento                          Estagnação
      17.      Eclosão                                  Perecimento
      18.      Empatia                                  Indiferença
      19.      Enfrentamento                            Esquiva
      20.      Enriquecimento ideativo                  Empobrecimento ideativo 6                                  En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
  Nos           Omniexpectativa                Antiexpectativa
  21. Esperança                 Desilusão
  22. Expansão                  Restringimento
  23. Fartura                   Falta
  24. Hipercognição             Hipocognição
  25. Mentalsomaticidade        Psicossomaticidade
  26. Inventividade             Embotamento
  27. Irrupção                  Disrupção
  28. Isenção cosmoética        Parcialidade
  29. Liberação                 Contenção
  30. Logicidade                Ilogismo
  31. Lucidez                   Alheação
  32. Maleabilidade             Rigidez
  33. Maximização               Minimização
  34. Megaenfoque               Minienfoque
  35. Multivisão                Monovisão
  36. Neofilia                  Neofobia
  37. Omnigradação              Monotonalidade
  38. Otimismo racional         Pessimismo
  39. Paracompreensibilidade    Insciência
  40. Paraperceptibilidade      Materialidade
  41. Persistência              Desistência
  42. Perspicácia               Ingenuidade
  43. Ponderabilidade           Irreflexão
  44. Profundidade              Superficialidade
  45. Progressão                Regressão
  46. Realismo cosmoético       Idealismo
  47. Relaxamento               Tensionamento
  48. Serenidade                Ansiedade
  49. Sobrepairamento           Primarismo
  50. Sofisticação              Simplificação
  51. Soma                      Subtração
  52. Taquirritmia              Monorritmia
  53. Tendência ao infinito     Tendência a zero
  54. Tudologia                 Nadalogia En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                       7
       Nos                  Omniexpectativa                                           Antiexpectativa
       55.      Universalismo                                          Individualismo
       56.      Vanguarda                                              Retaguarda
             Comparaciologia. Analogamente, pode-se comparar a antipodia omniexpectativa / antiexpectativa à oposição de cores branco / preto.
             Colorimetria. Segundo a escala de cor-luz, a cor preta é definida pela ausência de cor (ou de luz), enquanto a cor branca representa a junção de todas as cores, assim como a omniexpectativa abrange todas as possibilidades.


                                                       VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a omniexpectativa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Aceitação cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
             03. Antevisão imaginativa: Imagisticologia; Neutro.
             04. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
             05. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
             06. Empatia interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             07. Expectativa: Interaciologia; Neutro.
             08. Frustração cosmoética: Psicossomatologia; Neutro.
             09. Omnigradação realística: Holopercucienciologia; Neutro.
             10. Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
             11. Paracompreensibilidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             12. Pré-cosmovisão: Cosmovisiologia; Neutro.
             13. Profilaxia dos imprevistos: Profilaxiologia; Homeostático.
             14. Senso de perspectiva: Cosmovisiologia; Neutro.
             15. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
   O DESENVOLVIMENTO DA OMNIEXPECTATIVA PROPICIA
    A AMPLIAÇÃO DA AUTOCOGNIÇÃO E DA AUTODESASSEDIALIDADE A PARTIR DA AUTORRESPONSABILIZAÇÃO
  PERANTE A IMPREVISIBILIDADE DE AÇÕES E EVENTOS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já desenvolveu a condição íntima de omniexpectativa? Em escala de 1 a 5, qual o grau de cosmovisão aplicado às prospectivas cotidianas? Ainda se vitimiza perante as surpreendências indesejadas?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos.241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 69, 229, 583, 872, 788 e 789.
             2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; 8                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 701 e 818.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 235.
            4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antônio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 186.
                                                                                                                     M. G. B.