Neofobia

A neofobia é a condição ou reação de repulsa pessoal às novidades ou ao progresso em geral e às concepções inovadoras.

A neofobia aflige você de algum modo, seja direta ou indiretamente?

      NEOFOBIA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A neofobia é a condição ou reação de repulsa pessoal às novidades ou ao progresso em geral e às concepções inovadoras.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição neo procede do idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O segundo elemento de composição fobia deriva também do idioma Grego, phóbos, “ação de horrorizar; amedrontar; dar medo”, através do idioma Francês, phobie. O termo neofobia surgiu em 1899.
          Sinonimologia: 01. Neofobismo. 02. Antineofilismo. 03. Neofobopatia. 04. Ultrapassadismo. 05. Aversão ao progresso. 06. Conservantismo. 07. Antiqualismo. 08. Antievolutividade. 09. Antirrecéxis; antirrecin. 10. Antinvéxis.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo neofobia: antineofobia; antineofobismo; meganeofobia; neófoba; neofóbica; neofóbico; neofobismo; neófobo; neofobopatia.
          Neologia. As duas expressões compostas neofobia leve e neofobia pesada são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Antineofobia. 02. Antineofobismo. 03. Neofilia; neofilismo. 04. Novidadismo. 05. Amor ao progresso. 06. Busca das inovações. 07. Inventividade. 08. Verpons. 09. Anticonservantismo. 10. Antimonoideísmo.
          Estrangeirismologia: a top na escala do conservantismo; o top na escala do conservantismo; a luddite fallacy.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, especificamente do tato.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Neofobia: contagem regressiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da estagnopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os autopensenes arterioescleróticos.
          Fatologia: a misocainia; o misoneísmo; a repulsa à novidade; a dificuldade de aceitar mudanças; a inadaptabilidade às renovações; a tolice de insistir no passado sem volta; a antievolução; o porão consciencial na adultidade; as superstições pessoais; a rotina improdutiva; os hábitos mentais ultrapassados; a rabugice; a esclerose; o anacronismo; a resistência ao progresso científico; o ultraconservantismo; o ultrapassadismo; o antimudancismo; o antiabertismo consciencial; a antimodernização; as reações antiverpons; a antinvéxis; a antirrecéxis; a antirrecin; o antirrevezamento inconsciente; a preconceituação; os arcaísmos; os burocratismos; os emperramentos; a caturrice; o reacionarismo; o sebastianismo; a mesmice; a pasmaceira; a perplexão; a moda retrô; a repetição pré-histórica; o ponto morto; a apriorismose; a ambiguidade intraconsciencial professor–pessoa neofóbica.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                         III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica.
         Trinomiologia: o trinômio acriticismo-autocorrupção-autassédio; o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio intenção-objetivo-perspectiva.
         Polinomiologia: o polinômio interiorose-apriorismose-neofobia-decidofobia.
         Antagonismologia: o antagonismo renovação / tradição; o antagonismo progressismo / antirregressismo (a pessoa em ponto-morto); o antagonismo neofilia / neofobia.
         Politicologia: a teocracia; a etnocracia; a pigmentocracia; a despotocracia.
         Filiologia: a antiquofilia.
         Fobiologia: a neofobia; a neofobopatia; a meganeofobia; a ideofobia; a cenofobia; a cainofobia; a cainotofobia; a centofobia; o neofobismo; a evoluciofobia; a criticofobia; o arrependimento gerado pela neofobia.
         Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do pânico.
         Maniologia: a sebastiomania; a idolomania.
         Mitologia: a Teomitologia; os megamitos milenares em geral.
         Holotecologia: a patopensenoteca; a folcloteca; a arqueoteca; a teologoteca; a idoloteca; a regressoteca; a mitoteca; a passadoteca.
         Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Passadologia; a Marasmologia; a Mimeticologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Invexologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a pessoa de mentalidade convencional; a personalidade arcaica; a turma do contra.
         Masculinologia: o patrulheiro ideológico; o conservantista; o antintelectual; o professor decoreba; o misoneísta; o ruim-de-roda; o cabeça-dura; o cabeçudo; o homem-caranguejo; o inimigo de reformas; o direitista Dominus Plinius (Plínio Corrêa de Oliveira, 1908–1995); o papa Benedictus (Bento) XVI (Joseph Ratzinger, 1927–); o turrão; o antão; o caretão; o sebastianista; o congregado mariano; o fóssil do Século XXI; o neocético; o neofobopata; o neofóbico; o co-neofóbico; o abstêmio tecnológico; o pré-serenão vulgar.
         Femininologia: a patrulheira ideológica; a conservantista; a antintelectual; a professora decoreba; a misoneísta; a ruim-de-roda; a cabeça-dura; a cabeçuda; a mulher-caranguejo; a rainha Maria Antonieta da Áustria (Maria Antónia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, 1755–1793); a turrona; a antona; a caretona; a neófoba; a co-neófoba; a inimiga de reformas; a fóssil do Século XXI; a neocética; a neofobopata; a abstêmia tecnológica; a pré-serenona vulgar.
         Hominologia: o Homo stultus; o Homo obtusus; o Homo sapiens neophobicus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens aberrans; o Homo sapiens idolatricus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: neofobia leve = a condição da mulher ou do homem interiorotas; neofobia pesada = o posicionamento permanente da conscin intelectual recusando usar o computador.
         Culturologia: a cultura da Passadologia.


                                           VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a neofobia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
           02. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
           03. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
           04. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
           05. Autorregressismo: Parapatologia; Nosográfico.
           06. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
           07. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
           08. Força do atraso: Parapatologia; Nosográfico.
           09. Neociência conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático.
           10. Travão: Parapatologia; Nosográfico.
     A NEOFOBIA É POSIÇÃO MÁXIMA CONTRA A EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL SEMPRE INDEFENSÁVEL EM TODO
  CONTEXTO OU CONTINGENCIAMENTO NA VIDA INTRAFÍSICA DO HOMEM E DA MULHER, QUANDO LÚCIDOS.
           Questionologia. A neofobia aflige você de algum modo, seja direta ou indiretamente?
A partir de si mesmo ou de outrem?
           Filmografia Específica:
           1. Maria Antonieta. Título Original: Marie Antoinette. País: Japão; França; & EUA. Data: 2006. Duração: 123 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Francês; & Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Sofia Coppola. Elenco: Kirsten Dunst; Jason Schwartzman; Judy Davis; Rip Torn; Rose Byrne; Asia Argento; Molly Shannon; & Shirley Henderson. Produção: Sofia Coppola; Ross Katz; & Francis Ford Coppola (produção executiva). Desenho de Produção: K.K. Barrett. Direção de Arte: Pierre Duboisberranger; & Jean-Yves Rabier. Roteiro: Sofia Coppola. Fotografia: Lance Acord. Montagem: Sarah Flack. Cenografia: Véronique Melery. Efeitos Especiais: L’Etude et la Supervision des Trucages (L’E.S.T.); & Bigbang SFX. Companhia: Columbia Pictures Corporation; American Zoetrope; I Want Candy; Pricel; & Tohokushinsha Film. Sinopse: Filme sobre a história de Maria Antonieta, jovem vienense a tornar-se rainha da França no ano de 1774.
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 620, 642, 650, 651, 654, 655, 658 a 661, 664, 665, 671 a 673.