A naturofilia é a condição ou efeito da afinidade profunda, proveitosa, e prolífica com os elementos da Natureza, capaz de expandir a rede de relações, a cognição, o fraternismo, a percepção, a parapercepção, a serendipitia e a cosmovisão da conscin autopesquisadora sobre as realidades do Cosmos.
Você sente afinidade expansiva e profunda ou restritiva e superficial com os seres da Natureza? Os efeitos da serendipitia e das sincronicidades resultantes da naturofilia cativam os interesses de pesquisa eleitos por você?
NATUROFILIA (FILIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A naturofilia é a condição ou efeito da afinidade profunda, proveitosa, e prolífica com os elementos da Natureza, capaz de expandir a rede de relações, a cognição, o fraternismo, a percepção, a parapercepção, a serendipitia e a cosmovisão da conscin autopesquisadora sobre as realidades do Cosmos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo natureza vem do idioma Latim, natura, “a natureza personificada; o princípio criador; essência das coisas; índole; instinto”. Surgiu no Século XIV. O elemento de composição filia procede do idioma Grego, phílos, “amigo; querido; queredor; agradável; que agrada”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Ecofilia. 2. Cosmofilia. 3. Pantofilia. Neologia. As duas expressões naturofilia elementar e naturofilia avançada são neologismos técnicos da Filiologia. Antonimologia: 1. Monofilia. 2. Autofilia. 3. Pantofobia. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Pesquisologia Cosmovisiológica. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal harmonizado com os seres e elementos naturais; o holopensene pessoal atrator de seres vivos; o holopensene pessoal serendipitista; os fitopensenes; a fitopensenidade; os zoopensenes; a zoopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade. Fatologia: o reerguimento da planta declinante; o cuidado com a árvore danificada pelo desfolhante; o acolhimento do pássaro infante; o encaminhamento do inseto petulante; o abraço no amigo distante; o toque interpessoal revigorante; o olhar sincero e estimulante; o sorriso cativante; o reencontro milenar com a estrela-guia da navegação; o reencontro secular com a constelação-guia; o reencontro secular com a árvore-milenar; os pontos de interseções entre o perfil temperamental das pessoas e os respectivos locais de moradia; a conexão lúcida da conscin ao fluxo de informação dos ecossistemas; a habituação às mudanças na configuração da Natureza; os panoramas naturais os quais nunca se repetem. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sincronicidades retromnemônicas profundas e voláteis nos ambientes de vidas passadas; a reincidência dos reencontros entre afins em vidas sucessivas; a miscibilidade com a Natureza pela interfusão com a bioenergia da flora e da fauna da região de moradia; as assins imediatas com as plantas afins; as assins fugazes com os animais selvagens; a energização silenciosa aos seres carentes ou doentes; as interconexões entre o pesquisador, o inventário pesquisístico e a cadeia de sincronicidades; a sensibilização parapsíquica às mensagens das paisagens; as mensagens energéticas silenciosas dos elementos naturais; as mensagens nubígenas; as mensagens interdimensionais ininterruptas entre o conteúdo e a forma na assimétrica estética da Natureza; as mensagens parapsíquicas entre as plantas e o fitólogo, entre os animais e os zoólogos, entre as paisagens e o ecólogo, entre as constelações e o cosmólogo. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das afinidades pessoais com as habilidades específicas; o sinergismo do perfil temperamental holobiográfico com o perfil biográfico do caráter atual; o sinergismo entre os flashes mnemônicos e os reencontros do passado; o sinergismo entre o acervo de sinaléticas pessoais e os dejaísmos parapsíquicos; o sinergismo entre a capacidade de observação e de acoplamento energético; o sinergismo entre a aplicação da biossistemática e da exegética na perscrutação da Natureza; o sinergismo do tactismo entre as ideias e as energias. Principiologia: o princípio da interdependência; o princípio da atração dos afins; o princípio da coevolução; o princípio da afinidade grupocármica; o princípio dos acertos evolutivos do holocarma; o princípio da complementaridade das relações harmônicas. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria Gaia; a teoria da Noosfera. Tecnologia: as técnicas de identificação da flora e fauna; as técnicas de prospecção da Natureza; as técnicas de observação astronômica; as técnicas das abordagens cândidas às pessoas humanas; as técnicas de investigação seriexológica; as técnicas de sondagem bioenergética; a técnica de expansão das energias conscienciais; as técnicas de assimilação simpática (assim). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Cosmoética. Colegiologia: o Colégio Invisível da Botânica; o Colégio Invisível da Zoologia; o Colégio Invisível da Astronomia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Paraecologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia. Efeitologia: o efeito do rapport autêntico com os elementos da Natureza; os efeitos da universalidade do código genético interconectando todos os seres; os efeitos da Genética sobre a sociabilidade (senso humanitário); os efeitos da Paragenética no reencontro com os afins (senso para-humanitário); os efeitos das bioenergias naturais sobre as energias conscienciais (ECs); o efeito das percepções das sincronicidades com a Natureza na capacidade reflexiva da conscin; os efeitos paradidáticos e evolutivos dos fenômenos e parafenômenos naturais. Neossinapsologia: as neossinapses advindas da exploração sensata dos ambientes naturais. Ciclologia: os ciclos geológicos; os ciclos climatológicos; os ciclos ecológicos; os ciclos astronômicos; os ciclos sociológicos; o ciclo evolutivo pessoal; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; os ciclos parageográficos das reurbexes. Enumerologia: o senso de integração com a Natureza; o senso de pertencimento ao Cosmos; o senso de cidadania universal; o senso de ubiquidade; o senso de harmonização interconsciencial; o senso de parafiliação; o senso de apatricidade; o senso de policarmalidade; o senso de humanidade. Binomiologia: o binômio observação-perscrutação; o binômio sensoriamento-reconhecimento; o binômio atrevimento-discernimento; o binômio audácia-acurácia; o binômio benignidade-atratividade; o binômio eurritmia-homeostasia; o binômio parassenso investigativo–repertório parapsíquico de sinaléticas. Interaciologia: a interação conscin-consciex; a interação residente-ambiente; a interação amparando-amparador; a interação chacras pessoais–bioenergias naturais; a interação EI-EC; a interação espontaneidade da Natureza–inteligibilidade humana; a ultrapassagem da clássica interação Homem-Natureza. Crescendologia: o crescendo afinidade com a planta doméstica–compreensão do valor da vegetação; o crescendo cuidado com o pet–defesa da conservação ecossistêmica; o crescendo observação da constelação estelar–compreensão da dinâmica do sistema solar; o crescendo acoplamento com o amparador–compreensão da carência dos assistidos. Trinomiologia: o trinômio fitopensene-zoopensene-cosmopensene. Polinomiologia: o polinômio empatia-harmonia-eutimia-serendipitia. Antagonismologia: o antagonismo covardia / ousadia; o antagonismo dispersividade / objetividade; o antagonismo superficialidade / profundidade; o antagonismo ignorantismo / cientificidade; o antagonismo misticismo / realidade; o antagonismo egoísmo / cosmismo; o antagonismo obscurantismo / iluminismo. Paradoxologia: o paradoxo de a conscin manifestar antropofilia e naturofobia; o paradoxo de a conscin manifestar naturofilia e antropofobia; o paradoxo do conceito de Natureza ser artificial por excluir o humano e respectivas ações transformacionais. Politicologia: a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia; a meritocracia. Legislogia: as leis da sustentabilidade dos sistemas ecológicos; a lei do retorno resultante da interação lúcida com a Natureza; a lei dos reencontros na seriéxis; a lei do maior esforço aplicada à pesquisa cosmovisiológica; a lei da inseparabilidade evolutiva; a lei dos reagrupamentos evolutivos entre os afins; as leis da Parafisiologia Consciencial. Filiologia: a naturofilia. Fobiologia: a aerofobia; a agorafobia; a antropofobia; a astrofobia; a autofobia; a bibliofobia; a biofobia; a hidrofobia; a neofobia. Sindromologia: a síndrome da onipotência. Maniologia: a bibliomania; a agromania; a ecomania; a floromania; a zoomania; a dromomania; a megalomania. Holotecologia: a ecoteca; a cosmoteca; a parapsicoteca; a fenomenoteca; a astronomoteca; a evolucioteca; a pesquisoteca. Interdisciplinologia: a Filiologia; a Harmoniologia; a Interconscienciologia; a Cosmologia; a Exegeticologia; a Analiticologia; a Exaustivologia; a Paraprocedenciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmovisiologia; a Autevoluciologia; a Erudiciologia; a Pancogniciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o semperaprendente; o leitor; o autor; o holotecário; o tenepessista; o projetor lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o sistemata; o neofílico; o serendipitista; o heurista. Femininologia: a semperaprendente; a leitora; a autora; a holotecária; a tenepessista; a projetora lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a sistemata; a neofílica; a serendipitista; a heurista. Hominologia: o Homo sapiens serendipitista; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens semperaprendens. V. Argumentologia Exemplologia: naturofilia elementar = a afinidade com os seres mais próximos à vida de relação da conscin; naturofilia avançada = o interesse irrestrito pela existência das consciências e princípios conscienciais componentes da biodiversidade em geral. Culturologia: a cultura da omniconvivência sadia; a cultura da omninteração com a Natureza; a cultura da omnipesquisa; a Multiculturologia da realidade multidimensional. Taxologia. De acordo com a Filiologia, é possível destacar, por exemplo, em ordem alfabética, estas 30 predisposições ou afinidades pessoais com diferentes elementos de composição do universo de manifestação da conscin, homem ou mulher, interessada nos estudos da naturofilia: 01. Anemofilia. Afinidade pelas correntes de ar, a brisa, o vento. 02. Antropofilia. Afetividade e interesse pelos seres humanos, o senso humanitário, demofilia. 03. Assistenciofilia. Predisposição ao acolhimento benfazejo das consciências em geral. 04. Autocriticofilia. Manutenção da autocrítica quanto a toda aquisição informativa. 05. Biofilia. Interesse afim pelos seres vivos. 06. Cienciofilia. Aplicabilidade do senso pragmático na interpretação da realidade. 07. Cinofilia. Gosto e afinidade pelos cães e lobos. 08. Cogniciofilia. Interesse pela busca de conhecimento e compreensão da realidade. 09. Conscienciofilia. Interesse e empatia pelos princípios conscienciais em geral. 10. Cosmoeticofilia. Interesse e defesa do direito à vida e à evolução das consciências. 11. Dendrofilia. Gosto e afinidade pelas árvores, ciofilia. 12. Elurofilia. Atração afetiva pelos gatos, gatofilia. 13. Energofilia. Interesse pela psicometria dos diversos tipos de bioenergias. 14. Entomofilia. Afinidade pelos insetos em geral. 15. Espectrofilia. A boa interrelação com as consciexes. 16. Evoluciofilia. Interesse e afinidade pela evolução de si mesmo e dos outros. 17. Heliofilia. Afinidade ou interesse pela atividade solar. 18. Hidrofilia. Interesse afim pelas águas. 19. Iconofilia. Afinidade pelas imagens, iconografia, imagética. 20. Inventariofilia. Tendência para levantamentos exaustivos de dados em torno de si. 21. Lucidofilia. Interesse e determinação na manutenção da autolucidez. 22. Melofilia. Interesse pelas melodias, músicas e cantos. 23. Mesofilia. Interesse e afinidade pelos ambientes com temperaturas amenas, condições mésicas. 24. Neofilia. Afinidade pelo novo, a novidade, a descoberta, a pesquisa. 25. Ombrofilia. Afinidade e interesse pela chuva, umidade. 26. Ornitofilia. Interesse afim pelas aves, os pássaros. 27. Polifilia. Apreço por grande número de objetos, colecionismo, Holotecologia. 28. Psamofilia. Interesse pelas terras arenosas, pela areia, geoenergia. 29. Sociofilia. Atração e interesse pela vida social, sociabilidade. 30. Xenofilia. Atração e interesse pelo diferente, o variegado, o infrequente. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a naturofilia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Adaptaciofilia: Adaptaciologia; Homeostático. 02. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático. 03. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático. 04. Biofilia: Intrafisicologia; Neutro. 05. Conscienciofilia: Conscienciometrologia; Homeostático. 06. Conteúdo da consciência: Intraconscienciologia; Homeostático. 07. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 08. Especialismo holobiográfico: Autoconscienciometrologia; Neutro. 09. Fascínio pelo grotesco: Parapatologia; Nosográfico. 10. Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro. 11. Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático. 12. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático. 14. Tendência inata: Parageneticologia; Neutro. 15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro. A EXPRESSÃO DA NATUROFILIA SE TORNA EVIDENTE POR MEIO DO INTERESSE E ABERTISMO DE PESQUISA DA CONSCIN, E DO SENSO PRAGMÁTICO DA CONEXÃO DE SI AOS ELEMENTOS DA NATUREZA E DO COSMOS. Questionologia. Você sente afinidade expansiva e profunda ou restritiva e superficial com os seres da Natureza? Os efeitos da serendipitia e das sincronicidades resultantes da naturofilia cativam os interesses de pesquisa eleitos por você? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; A Natureza Ensina; 164 p.; 1 E-mail; 1 enu.; 1 foto; 150 ilus.; 1 microbiografia; 450 minifrases; 15 x 10 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 12 e 13. 2. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 241 a 243. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 370 e 497. R. L.