A memória básica é a faculdade de conservar e lembrar estados intraconscienciais passados e tudo quanto se ache associado aos mesmos.
Qual a qualidade da memória básica em você, leitor ou leitora? A memória empregada por você tem melhorado com o perpassar das décadas da vida humana?
MEMÓRIA BÁSICA
(HOLOMNEMÔNICA)
I. Conformática
Definologia. A memória básica é a faculdade de conservar e lembrar estados intraconscienciais passados e tudo quanto se ache associado aos mesmos.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo memória vem do idioma Latim, memoria, “memória”, de memor, “aquele que se recorda”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo básico deriva também do idioma Latim, basis, “base; raiz; sustentação”, e do idioma Grego, básis, “pedestal”. Surgiu no Século XIV.
Sinonimologia: 1. Rememoração básica. 2. Lembrança básica. 3. Reminiscência básica.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 67 cognatos derivados do vocábulo memória: amemorialístico; autorrememoração; comemorabilidade; comemoração; comemorada; comemorado; comemorar; comemorativo; comemorável; desmemória; desmemoriação; desmemoriada; desmemoriado; desmemoriador; desmemoriamento; desmemoriar; heterorrememoração; Holomemória; Holomemoriologia; maximemória; megamemória; memo; memorabilia; memorabilidade; memoração; memorada; memorado; memorando; memorândum; memorar; memorativa; memorativo; memorável; memorial; memorialismo; memorialista; memorialística; memorialístico; memorião; memoriar; memoriável; Memoriologia; memoriosa; memorioso; memorista; memorização; memorizar; memorosa; memoroso; micromemória; minimemória; multimemória; neomemória; omnimemória; paramemória; polimemória; pró-memória; rememoração; rememorar; rememorativa; rememorativo; rememorável; remêmoro; retromemória; somatomemória; submemória; supermemória.
Neologia. As 3 expressões compostas memória básica, memória básica intrafísica e memória básica extrafísica são neologismos técnicos da Holomnemônica.
Antonimologia: 1. Desmemória comum. 2. Amnésia. 3. Esquecimento.
Estrangeirismologia: a memória RAM pessoal; o Retrocognitarium; o brainstorming; a mentis defatigatio; o lapsus memoriae; o post-it.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente da memória pessoal.
Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Memória é passado. Memória: espelho cronológico. Consciência: memória imortal. Genialidade: memória racionalizada. Saudade: memória acridoce.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Holomnemônica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os lapsopensenes; a lapsopensenidade.
Fatologia: a memória básica; a memória cerebral; a memória saltuária; a memória integral; a memória quádrupla; a memória quíntupla; a memória cinestésica; a memória contínua; a memória causal; a automemória; a heteromemória; a ginomemória; a andromemória; a memória organísmica; a plurimemória; o mnemossoma; o engrama; a abertura mnemônica; o fechadismo mnemônico; a autocognição holomnemônica; os artifícios mnêmicos; a autografia cutânea; a incubadora holomnemônica; o raciocínio holomnemônico; a antiamnésia; a antimemória; o continuísmo consciencial; a hipnomnemopatia; os megalapsos mnemônicos; a micromemória dos políticos; o memoricídio; a memorização; a memória disciplinada; a holomemória como sendo a consciência sobressalente; a homeostase mnemônica.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a memória extrafísica.
III. Detalhismo
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da retrocognição.
Neossinapsologia: a neomemória exigindo neossinapses.
Enumerologia: a soltura mnemônica; a fixação mnemônica; a semente mnemônica; os vincos mnemônicos; as recapturas mnemônicas; os hábitos mnemônicos; a catálise mnemônica.
Binomiologia: o binômio Holomnemônica-Inventariologia.
Trinomiologia: o trinômio ressoma-retrocognições-precognições; o trinômio paracicatrizes psicossômicas–vincos mnemônicos–gatilhos retrocognitivos; o trinômio Holobiografologia-Holomnemônica-Parageneticologia.
Polinomiologia: o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar.
Antagonismologia: o antagonismo lembrança / esquecimento; o antagonismo memória de elefante / branco mental.
Politicologia: a lucidocracia.
Filiologia: a mnemofilia.
Fobiologia: a mnemofobia.
Sindromologia: a síndrome da hipomnésia.
Maniologia: a nostomania.
Holotecologia: a retrocognoteca; a holomnemoteca; a lexicoteca; a consciencioteca.
Interdisciplinologia: a Holomnemônica; a Mnemônica; a Mnemotecnia; a Mnemotécnica; a Mnemotecnologia; a Mnemossomatologia; a Automnemônica; a Taquimnemonicologia; a Holomnemossomatologia; a Memoriologia; a Holomemória; a Holomemoriologia; a Hidromnemônica; a Passadologia; a Parageneticologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o mnemonista; o submnemonista; o hipomnemopata; o memorialista; o leitor mnemônico; o hipomnéstico; o hipermnéstico; o agente mnemônico; o mnomossomaticista; o desmemoriado.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a deusa Mnemósine; a mnemonista; a submnemonista; a hipomnemopata; a memorialista; a hipomnéstica; a hipermnéstica; a agente mnemônica; a mnemossomaticista; a desmemoriada.
Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens evocator; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens hypomnemonicus; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polyglotta.
V. Argumentologia
Exemplologia: memória básica intrafísica = a faculdade de conservar e lembrar estados intraconscienciais passados na vida humana; memória básica extrafísica = a faculdade de conservar e lembrar estados intraconscienciais passados na vida extrafísica.
Taxologia. Segundo a Holomnemônica, guardamos e consultamos cada pensene ou conceito principalmente através de 3 manifestações distintas da memória básica, aqui dispostas na ordem funcional:
1. Memória: propriamente dita; a memória espontânea ou intencional, o ato natural de recordar, quando buscamos a recordação, pensamos e fazemos a evocação da ideia retida.
2. Intelecção: o ato da autopensenização da consciência ao elaborar o autopensene mais complexo com a conjugação de outros atributos conscienciais.
3. Imaginação: a neoideia imaginada puxando outra por associação imaginativa de constructos já existentes, no repertório de lembranças pessoais, ou na memória inconsciente da conscin.
Qualificação. Quanto à qualidade da retenção dos autopensenes, a memória pessoal pode ser classificada em duas categorias básicas:
1. Volátil: com reduzido número de cons.
2. Permanente: com avançado número de cons.
Intraconscienciologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 atos intraconscienciais, com aproximações simples, relativos à memória básica:
1. Autoevocação: propriamente dita de lembrança natural ou a relembrança.
2. Autovivência: a recuperação através da psicomotricidade, com interferência cerebelar, de algo já vivido.
3. Ecforia.
4. Engrafia: a recuperação de engrama ou o ato de rememorar.
5. Exteriorização: de determinado estado mental.
6. Pegada: de alguma demarcação ou vinco mnésico.
7. Traço: mnemônico, específico, evocado; a retroversão mnemônica.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita à memória básica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Agendex da ofiex: Extrafisicologia; Homeostático.
2. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
3. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
4. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
5. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
6. Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
7. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
A MEMÓRIA ORDINÁRIA É ATRIBUTO ESSENCIAL, INDISPENSÁVEL E INSUBSTITUÍVEL PARA TODA CONSCIÊNCIA,
SEM EXCEÇÃO, DESENVOLVER A PRÓPRIA EVOLUÇÃO
LÚCIDA, EM QUALQUER DIMENSÃO EXISTENCIAL.
Questionologia. Qual a qualidade da memória básica em você, leitor ou leitora? A memória empregada por você tem melhorado com o perpassar das décadas da vida humana?