Ludopatia

A ludopatia é o hábito ou vício de praticar qualquer tipo de jogo ou a atividade da jogatina, de modo intenso e prolongado, especialmente jogos de azar (baralhos, dados, roleta, bingo e outros).

      LUDOPATIA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A ludopatia é o hábito ou vício de praticar qualquer tipo de jogo ou a atividade da jogatina, de modo intenso e prolongado, especialmente jogos de azar (baralhos, dados, roleta, bingo e outros).
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição ludo vem do idioma Latim, ludus, “jogo; divertimento; recreação”. O segundo elemento de composição patia deriva também do idioma Latim, pathe, “estado passivo; sofrimento; mal; doença; dor; aflição”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Jogata; jogatina compulsiva; ludomania. 2. Atividade empresarial do cassino; diversão viciosa; indústria do jogo; profissão do cambista. 3. Compulsão pelo jogo; jogo patológico; vício de perder; vício do jogo. 4. Doença das apostas; febre do jogo; mania de apostar. 5. Gamemania. 6. Síndrome da ludopatia. 7. Ludoteca.
          Eufemismologia. Em Las Vegas, EUA, o viciado nos cassinos é chamado eufemisticamente de “jogador com problemas”.
          Neologia. Os 3 vocábulos miniludopatia, maxiludopatia e megaludopatia são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Antiludopatia; antiludopatismo. 2. Assistência social. 3. Hospital psiquiátrico. 4. Saúde mental. 5. Diversão sadia. 6. Desporto equilibrado.
          Estrangeirismologia: a skopa.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Jogo: prostituição autopensênica.
          Unidade. O ludopensene é a unidade de medida da ludomania.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: a patopensenidade; os patopensenes; a ludopensenidade; os ludopensenes; o holopensene ludopático.
          Fatologia: a ludopatia; o ludopatismo; a jogatina inveterada; os vícios da ludomania paroxística; a busca sôfrega de algum bambúrrio; a ludofascinação; a compulsão pelo jogo; a indústria do jogo; a jogata; os baralhos; o crapô; o pife-pafe; o biriba; o turfe; as fezinhas compulsivas; a febre das apostas; os jogos de guerra; a maior perda do mês passado; a diversão viciosa; a jogatina de Las Vegas (EUA); a jogatina de Macau (China); a ludopatia toxicogênica; o megatrafar; o ludismo; a diversão sadia; a recreação racional; o esporte com equilíbrio somático.
          Parafatologia: os heterassédios; a heterassedialidade.


                                           III. Detalhismo

          Enumerologia: o jogo; a astúcia; a argúcia; o ardil; o ludíbrio; a perfídia; a manha; a artimanha; a sagacidade; a velhacaria; a falcatrua; o embuste; a tapeação; a trapaça.
          Politicologia: a ludocracia.
          Filiologia: a ludofilia.
          Sindromologia: a síndrome da ludopatia.
          Maniologia: a ludomania; a gamemania; a lotomania; a cubomania; a sinucomania; a totobolomania.
          Holotecologia: a ludoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Ludopatologia; a Ludologia; a Heterassediologia; a Enganologia; a Interprisiologia; a Parapsicopatologia; a Psiquiatria; a Psicologia; a Consciencioterapia; a Autovitimologia.


                                                 IV. Perfilologia

          Elencologia: a dupla cambista-jogador; a isca humana inconsciente; a protoconsciência.
          Masculinologia: o viciado em apostas; os parceiros dos jogos; os adversários dos jogos; o jogador compulsivo; o jogador problemático; o frequentador de cassinos; o bridgista; o bicheiro; o personagem Maverick; o viciado em perder; o cafifento; o pseudoganhador; o ludomaníaco; o co-ludomaníaco; o ludopata; o evoluciente; o assistido; o autodecisor; o reeducador; o escritor.
          Femininologia: a jogadora problemática; a viciada em apostas; as parceiras dos jogos; as adversárias dos jogos; a jogadora compulsiva; a frequentadora de cassinos; a bridgista; a bicheira; a viciada em perder; a cafifenta; a pseudoganhadora; a ludomaníaca; a co-ludomaníaca; a ludopata; a evoluciente; a assistida; a autodecisora; a reeducadora; a escritora.
          Hominologia: o Homo sapiens ludopathicus.


                                              V. Argumentologia

          Exemplologia: miniludopatia = a participação pessoal nos jogos familiares de baralho; maxiludopatia = a frequência pessoal aos cassinos de Las Vegas ou de Macau; megaludopatia =
a prática do jogo da roleta-russa.
          Culturologia: a cultura da jogatina.
          Taxologia. Eis, na ordem alfabética, 100 modalidades de jogos e os locais de exploração, a maioria em voga no Século XXI, além dos listados anteriormente na Fatologia:
          01. Apostas: multiformes, inclusive esportivas.
          02. Bacará.
          03. Batalha naval.
          04. Bilhar.
          05. Bingo: a maioria é de jogadoras (V. Antenore, Armando; Cresce Número de “Bingólatras” dizem Médicos; Folha de S. Paulo; São Paulo, SP; 02.02.03; primeira página, chamada, e C 3).
          06. Bisca.
          07. Blackjack.
          08. Bocha.
          09. Bolão.
          10. Boliche.
          11. Bridge.
          12. Briga de cães.
          13. Caça-níqueis.
          14. Caminho de ferro.
          15. Canastra: buraco.
          16. Carteado.
          17. Cassino clandestino.
          18. Cassino em reserva indígena.
          19. Cassino legalizado (V. Wapshott, Nicholas; Moralista torrou US$ 8 Milhões nos Cassinos; William Bennett, Ex-secretário da Educação Estadunidense; O Estado de S. Paulo; São Paulo, SP; 06.05.03; página A 18).
          20. Cassino virtual.
          21.  Central de apostas.
          22.  Corrida de cães.
          23.  Corrida de porcos.
          24.  Corridas de cavalos: Jockey Club, hipódromo, turfe.
          25.  Críquete.
          26.  Cubo de Rubick.
          27.  Dados.
          28.  Damespiel.
          29.  Damas.
          30.  Dardos.
          31.  Dead Pool: Loteria da Morte.
          32.  Dominó.
          33.  Especulação na Bolsa de Valores.
          34.  Gamão.
          35.  Gin rummy.
          36.  Gincana.
          37.  Golfe com apostas.
          38.  Jogo da argola.
          39.  Jogo da quadra.
          40.  Jogo da quina.
          41.  Jogo da velha.
          42.  Jogo das latas.
          43.  Jogo de azar eletrônico.
          44.  Jogo de botões.
          45.  Jogo de computador.
          46.  Jogo de prendas.
          47.  Jogo do bicho: palpite, fezinha (V. Costa, Célia; & Otavio, Chico; Lula defende a Legalização do Jogo do Bicho; O Globo; Rio de Janeiro, RJ; 01.09.01; página 11).
          48. Jogo dos números: guetos estadunidenses.
          49. Jogos em barco atracado.
          50. Loteria.
          51. Loteria esportiva.
          52. Loterias da Caixa Econômica: oficiais.
          53. Loto.
          54. Lotomania.
          55. Ludo.
          56. Mage Knight.
          57. Magic: The Gathering.
          58. Mah-jongg: chinês.
          59. Matador.
          60. Minicassino para menor.
          61. Monopólio.
          62. Pai gow.
          63. Palitinho.
          64. Papatudo.
          65. Pescaria: parque de diversões.
          66. Pinball machine: fliperama.
          67. Pingue-pongue a dinheiro.
          68. Pôquer.
          69. Pôquer caribenho.
          70. Prova de potros.
          71. Quiz: Show do Milhão, televisão.
          72. Raspadinha.
          73. Rifa.
          74. Rinhas de galos.
          75. Roleta.
          76. Roleta-russa.
          77. Scopa.
          78. Sena.
          79. Shogi: xadrez japonês.
          80. Sinuca de bico.
          81. Slot machine.
          82. Sorteio dos supersticiosos.
          83. Sota.
          84. Strip poker.
          85. Super Sena Dupla Chance.
          86. Tele Sena (V. Massaro, Roberto Antônio; No “Reino das Loterias”; O Estado do Paraná; Caderno: Almanaque; Curitiba, PR; 16.03.03; capa do caderno, manchete).
          87. Telessorteio.
          88. Tômbola.
          89. Totó: pebolim.
          90. Truco.
          91. TV 0900.
          92. Twister.
          93. Videobingo.
          94. Videogame.
          95. Videoloteria.
          96. Videopôquer.
          97. Vinte-e-um.
          98. Víspora.
          99. Whist.
         100. Xadrez.
          Terapeuticologia. No universo da Consciencioterapia, a ludomania pode ser combatida a partir da autoconscientização pelo ludomaníaco, homem ou mulher, quanto à automotivação baseada nas vantagens de se manter o equilíbrio consciencial, objetivando a conquista do autoparapsiquismo maior perante a evolução. A vida na jogatina mantém a conscin subjugada a conseneres e impossibilita a assistência maior dos amparadores extrafísicos.


                                                 VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ludopatia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Amparo extrafísico: Assistenciologia; Homeostático.
          03. Antidireito: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
          06. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Comorbidade: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Energima: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Heterassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Psicopatia: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Riscomania: Parapatologia; Nosográfico.
    A LUDOPATIA, QUANDO INSTALADA ROTINEIRAMENTE
 NA VIDA DA CONSCIN, SEMPRE ACARRETA A INTRUSÃO
 DE CONSCIEXES INTERESSADAS EM JOGOS, AMPLIANDO AS MANIFESTAÇÕES COMPULSIVAS DA PERSONALIDADE.
            Questionologia. A ludopatia ainda contagia você de algum modo? Em qual área de manifestação social?
            Filmografia Específica:
            1. Maverick. País: EUA. Data: 1994. Duração: 127 min. Gênero: Faroeste. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Richard Donner. Elenco: Mel Gibson; Jodie Foster; & James Garner. Produção: Bruce Davey; & Richard Donner. Desenho de Produção: Thomas E. Sanders. Direção de Arte: Daniel T. Dorrance. Roteiro: William Goldman, baseado na série de TV escrita por Roy Huggins. Fotografia: Vilmos Zsigmond. Música: Randy Newman. Montagem: Stuart Baird; & Michael Kelly. Cenografia: Lisa Dean. Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic (ILM). Companhia: Donner/Schuler-Donner Productions; Icon Entertainment International; & Warner Bros. Sinopse: O charmoso trapaceiro Bret Maverick precisa arrecadar grande quantia, em tempo recorde, para participar do maior campeonato de pôquer do Velho Oeste. Isso se bela ladra, velho xerife, índios e pistoleiros deixarem.
            2. Oscar e Lucinda. Título Original: Oscar and Lucinda. País: EUA; & Austrália. Data: 1997. Duração: 131 min. Gênero: Drama. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Gillian Armstrong. Elenco: Ralph Fiennes; & Cate Blanchett. Produção: Robin Dalton; & Timothy White. Desenho de Produção: Luciana Arrighi. Direção de Arte: Tom Nursey; & John Wingrove. Roteiro: Laura Jones, baseada no romance de Peter Carey. Fotografia: Geoffrey Simpson. Música: Thomas Newman. Montagem: Nicholas Beauman. Companhia: Australian Film Finance Corporation (AFFC); Dalton Films; Fox Searchlight Pictures; Meridian Films; & New South Wales Film & Television Office. Sinopse: Oscar é padre viciado em jogo e espera ser perdoado por Deus doando os valores ganhos nos jogos para os pobres. Inesperada relação surge quando a arrojada Lucinda confessa a ele o vício pelas apostas e ambos iniciam inusitada parceria.
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 200, 304 e 560.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 334, 445, 468, 711 e 714.