Lateropensene Resolutivo

O lateropensene resolutivo é o pensene lateral providencial, capaz de alterar ou influir sobre o pensene básico da conscin, homem ou mulher, apontando neoperspectiva às elucubrações, abordagens e pesquisas cosmoéticas, proporcionando solução, conforto ou alívio a inquietações cognitivas, dilemas intelectuais ou conflitos existenciais.

Você, leitor ou leitora, mantém o hábito salutar de pesquisar, refletir ou interrogar-se? Valoriza as ideias evolutivas disponíveis no Cosmos?

      LATEROPENSENE RESOLUTIVO
                                (LATEROPENSENOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O lateropensene resolutivo é o pensene lateral providencial, capaz de alterar ou influir sobre o pensene básico da conscin, homem ou mulher, apontando neoperspectiva às elucubrações, abordagens e pesquisas cosmoéticas, proporcionando solução, conforto ou alívio a inquietações cognitivas, dilemas intelectuais ou conflitos existenciais.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição latero vem do idioma Latim, latus, “lado; flanco; ilharga; tronco do corpo; borda; beira; margem; linha colateral; parentesco”. O vocábulo pensamento procede igualmente do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento deriva também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O termo energia provém do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo resolutivo deriva do idioma Latim, resolutus, “desligado; desatado; dissolvido; decomposto; imoderado”, e esta de resolvere, “desligar; desatar; dissolver; resolver; deslindar; explicar”. Apareceu no Século XVII.
         Sinonimologia: 1. Lateropensene resolvente. 2. Pensene convergente solucionador. 3. Pensene afluente resolutório.
         Neologia. As 3 expressões compostas lateropensene resolutivo, lateropensene resolutivo parapsíquico e lateropensene resolutivo somático são neologismos técnicos da Lateropensenologia.
         Antonimologia: 1. Lateropensene perturbador. 2. Lateropensene ectópico. 3. Lateropensene assediador. 4. Lateropensene baratrosférico.
         Estrangeirismologia: a open mind; o flash esclarecedor; o insight determinante; o finding paradigmático; o selfbrainstorming decisor; o upgrade pensênico; o Lateropensenarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconsciencialidade pensênica.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Lateropensenes: convergência ideativa. Lateropensenidade gera neopensenidade. Lateropensenes agregam soluções.
         Ortopensatologia. Eis, na ordem alfabética, duas ortopensatas relativas ao tema:
         1. “Lateropensene. A paratelepatia torna funcional o lateropensene entre as dimensões”.
         2. “Lateropensenes. Os melhores lateropensenes são oriundos dos amparadores de função”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o lateropensene resolutivo; o holopensene pessoal do abertismo consciencial; o holopensene pessoal da autopercuciência; o holopensene pessoal da autorreflexão; o holopensene pessoal da autopesquisa; o holopensene pessoal homeostático; a autoconsciencialidade pensênica; a autopensenização flexível; a autopensenização periférica; a autopensenização inusitada; a autopensenização balsâmica; a autopensenização utilitária; a autopensenização reformulada; a autopensenização renovada; os lateropensenes tarísticos; a lateropensenidade; os exopensenes; a exopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; o megapensene trivocabular expressando a neossíntese ideativa inspirada; os lateropensenes intrusivos geradores de problemas de autoconcentração mental; os lateropensenes impactoterápicos; a eliminação da patopensenidade; o carregamento da autopensenidade no pen favorecendo o neopensene (lateropensene centrífugo); o carregamento da autopensenidade no sen fomentando o pensene intrusivo (lateropensene regressivo); os miniaportes pensênicos intelectivos; a melhoria das raízes da autopensenidade influindo na qualidade dos frutos lateropensênicos; a autopensenidade retilínea favorecendo a recepção de lateropensenes resolutivos; a busca da autopensenidade criativa; o valor da qualidade dos pensenes pessoais; o neovalor apreendido a partir dos exopensenes laterais cosmoéticos; o lateropensene neológico; a lateropensenidade desenvolvendo o parapsiquismo da conscin interessada; a ampliação da parapercepção de lateropensenes qualificando os avanços parapsíquicos do pesquisador; o lateropensene resolutivo verponogênico; o lateropensene resolutivo coroando a gescon pessoal; a Solucionática Lateropensênica.
          Fatologia: o megafoco receptivo; o abertismo convergente; o fato de para todo problema existir a melhor solução; a saturação mental favorecedora; os estímulos externos contributivos; o suplemento cognitivo decisivo; o pensamento lateral decisor; a solução criativa; a ideia tangencial; a palavra certa no momento certo; o bálsamo intelectivo; a instantaneidade neocognitiva propiciando a mudança de bloco ideativo; o extrapolacionismo ideativo autopacificador; o apreço ao neoconhecimento; a bagagem evolutiva sendo conceptáculo para as neocognições; a pesquisa autodesassediadora; os temas adventícios; os pontos de pesquisa ainda inexplorados; os omniquestionamentos adequados; a obtenção das respostas pretendidas; a apriorismose obnubiladora; as ideias preconcebidas anulando o valor da fonte cognitiva; o generalismo; o universalismo; o polineuroléxico; a omnivisão mentalsomática; a busca constante do aprimoramento do microuniverso consciencial pessoal; a Autopesquisologia impulsionando a autovivência lúcida do top existencial; as autopesquisas sobre a Exolaterologia; o hábito sadio de autoquestionamentos e autorreflexões fomentando as redes cognitivas em prol da interassistencialidade.
          Parafatologia: o paraaporte convergente decisor; o megafoco interassistencial polarizando a solução parapsíquica; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático indutor da solução ideativa; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a telepatia condutora da ideia resolutiva; as minidescoincidências; os parabanhos energéticos confirmadores das hipóteses ideativas; o extrapolacionismo paracognitivo reorientando a pesquisa conscienciográfica; os aportes tenepessológicos; as achegas retrobiográficas; a hipnopompia profícua; a chuveirada hídrica paracognitiva; os campos bioenergéticos verponogênicos; a força parapresencial do amparo extrafísico de função; a qualificação da intencionalidade pessoal favorecendo os extrapolacionismos parapsíquicos resolutivos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo neoideia-retrocognição; o sinergismo materpensene–lateropensene resolutivo.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da Cosmoética Destrutiva; o princípio da resolutividade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) fomentando as incursões pesquisísticas.
          Teoriologia: a teoria do pensene; a teoria da Lateropensenologia.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica dos autopensenes a partir da predominância no pen; a técnica de acesso à ideia nova; a técnica da tábula rasa; a técnica da omnipesquisa permanente; a técnica da abordagem máxima; a técnica da consulta a 50 dicionários.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito halo da transpiração intelectual.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas dos lateropensenes homeostáticos.
          Ciclologia: o ciclo pergunta pertinente–resposta condizente; o ciclo problema-solução.
          Enumerologia: o lateropensene resolvendo a realidade estigmatizada; o lateropensene resolvendo o dilema pesquisado; o lateropensene resolvendo o problema vivenciado; o lateropensene resolvendo a dúvida instaurada; o lateropensene resolvendo a equação formulada; o lateropensene resolvendo a hipótese esquadrinhada; o lateropensene resolvendo o impasse existencial.
          Binomiologia: o binômio autorreflexão-solução; o binômio autobservação-inspiração; o binômio transpiração-inspiração; o binômio autopensene-exopensene.
          Interaciologia: a interação leitura-produtividade; a interação produção–reprodução do conhecimento; a interação animismo-parapsiquimo; a interação ideia axial–ideia afluente; a interação autopensene-lateropensene; a interação retrocognição-lateropensense; a interação lateropensenidade-criatividade; a interação paracérebro receptor–paracérebro emissor.
          Crescendologia: o crescendo questionamento cosmoético–recepção ortopensênica.
          Trinomiologia: o trinômio pensamento-sentimento-energia.
          Polinomiologia: os lateropensenes permeando o polinômio autopensenização-extrapensenização-interpensenização-cosmopensenização; o polinômio (lateropensene) centrífugo–extrapolacionista–inspiracional–pangráfico–sinalético; o polinômio lateropensênico neossoluções-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo emoções autovitimizadoras / inspirações assistidas; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo lateropensene enriquecedor / lateropensene regressivo; o antagonismo genopensene / adventiciopensene; o antagonismo lateropensene apoiador / lateropensene divergente.
          Paradoxologia: o paradoxo da fugacidade peremptória; o paradoxo de o lateropensene emitido pela consciex amparadora poder “passar batido” pela conscin carente de informação.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicado à excelência tarística.
          Filiologia: a neofilia; a cogniciofilia; a amparofilia; a conscienciofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a neofobia bloqueando os lateropensenes.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome da indisciplina autopensênica.
          Maniologia: a mania de não ouvir outrem.
          Holotecologia: a consciencioteca; a grafopensenoteca; a pensenoteca; a ortopensenoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca; a verponoteca.
          Interdisciplinologia: a Lateropensenologia; a Soluciologia; a Autopesquisologia; a Omniquestionologia; a Autodiscernimentologia; a Autolucidologia; a Autopercucienciologia Cognitiva; a Parapercepciologia; a Heuristicologia; a Verponologia; a Cosmoeticologia; a Taristicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin atenta; a conscin enciclopedista; a isca humana lúcida; a conscin lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto; a conscin parapsíquica; a conscin reflexiva.
          Masculinologia: o autopesquisador; o autor; o conscienciografologista; o conscienciólogo; o pensenedor; o pré-serenão vulgar; o professor de Conscienciologia; o teletertuliano; o tenepessista; o tertuliano; o verbetógrafo.
          Femininologia: a autopesquisadora; a autora; a conscienciografologista; a consciencióloga; a pensenedora; a pré-serenona vulgar; a professora de Conscienciologia; a teletertuliana; a tenepessista; a tertuliana; a verbetógrafa.
         Hominologia: o Homo sapiens lateropensenor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens heuristicus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: lateropensene resolutivo parapsíquico = a ideia inusitada, patrocinada pelo amparador extrafísico, elucidando a lacuna pesquisística (Paracerebrologia); lateropensene resolutivo somático = a palavra relembrada, ocorrida a partir da memória pessoal, elucidando a lacuna ideativa (Cerebrologia).
         Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Omniquestionologia; a cultura da Descrenciologia; a cultura do abertismo consciencial; a cultura prolífica do conceptáculo ideativo pessoal; a cultura das neoideias; a Multiculturologia articulada às autorreflexões diuturnas; a formação cultural conscienciológica.
         Oportunidades. Importa à conscin interessada atentar para a usabilidade e o aproveitamento máximo dos ambientes e injunções diuturnas, a fim de qualificar-se, exaustiva e rotineiramente, para a Interassistenciologia Lúcida, ancorada na Autodesassediologia Ideativa e liderada pela Autocoerenciologia Evolutiva.
         Conceptáculos. Conforme a Holopensenologia, eis por exemplo, relacionados na ordem alfabética, 36 ambientes ou holopensenes saturados por autopensenizações especializadas, compondo conceptáculos técnicos neoideogênicos:
         01. Acoplamentarium: a energopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         02. Administrarium: a prioropensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         03. Argumentarium: a raciocinopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         04. Autopensenarium: a materpensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         05. Cognitarium: a nexopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         06. Conviviarium: a interpensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         07. Debatorium: a contrapensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         08. Despertarium: a harmonopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         09. Discernimentum: a maturopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         10. Elucidarium: a lucidopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         11. Energossomatorium: a vibropensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         12. Evolutionarium: a evoluciopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         13. Experimentarium: a praxipensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         14. Grafopensenarium: a grafopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         15. Heuristicarium: a hiperpensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         16. Holociclarium: a lexicopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         17. Holotecarium: a bibliopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         18. Mentalsomarium: a cognopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         19. Neopensenarium: a liberopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         20. Orchidarium: a fitopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         21. Paraperceptarium: a magnopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         22. Pesquisarium: a criticopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         23. Prioritarium: a ortopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         24. Proexarium: a proexopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         25. Projectarium: a parapensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         26. Reciclarium: a neopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         27. Reeducandarium: a didactopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         28. Retrocognitarium: a mnemopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         29. Scriptorium: a intelectopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         30. Serenarium: a sumopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
         31. Tenepessarium: a homopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          32. Tertuliarium: a maxipensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          33. Traforium: a benignopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          34. Verbetarium: a enciclopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          35. Verponarium: a impactopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          36. Volitionarium: a voliciolinopensenidade em prol de lateropensenes resolutivos.
          Tipologia. Segundo a Experimentologia, eis 10 exemplos de lateropensenes resolutivos, não excludentes entre si, passíveis de ocorrer à pesquisadora ou pesquisador interessado, listados na ordem alfabética:
          01. Bibliográfico: o neoângulo resultante da Leiturologia.
          02. Gesconológico: a neologismo resultante da Conscienciografologia.
          03. Hipnopômpico: a neocompreensão resultante da Descoincidenciologia.
          04. Interassistencial: o neodiagnóstico resultante da Tenepessologia.
          05. Megapensênico: o neotítulo resultante da Sinteticologia.
          06. Parapedagógico: o neogancho didático resultante da Taristicologia.
          07. Pictográfico: a neossíntese resultante da Imagisticologia.
          08. Projetivo: a neoverpon resultante da Projeciologia.
          09. Retrocognitivo: a neoachega resultante da Holomnemonicologia.
          10. Verbal: o neoargumento resultante da Debatologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o lateropensene resolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amparofilia: Amparologia; Homeostático.
          02. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
          03. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
          04. Chispa discernidora: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Espaço mental: Pensenologia; Homeostático.
          06. Indutor holopensênico: Holopensenologia; Homeostático.
          07. Lateropensene: Lateropensenologia; Neutro.
          08. Materpensene: Materpensenologia; Neutro.
          09. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
          10. Neossolução: Problematicologia; Neutro.
          11. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Palavra terapêutica: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Pista de reflexão: Autocogniciologia; Neutro.
          14. Sintonia holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
          15. Xenopensene: Xenopensenologia; Neutro.
 O LATEROPENSENE RESOLUTIVO É O RESULTADO PROFÍCUO DE OMNIQUESTIONAMENTOS E AUTORREFLEXÕES,
 IMPRESCINDÍVEIS À AUTOPRODUTIVIDADE MENTALSOMÁTICA, EM FAVOR DA TARES E DA EVOLUÇÃO GRUPAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém o hábito salutar de pesquisar, refletir ou interrogar-se? Valoriza as ideias evolutivas disponíveis no Cosmos?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 67, 876 e 877.
             2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 958 e 959.
                                                                                                                          D. D.