O investimento financeiro é a aplicação de capital feita pela conscin intermissivista, homem ou mulher, com o propósito de retorno e lucro monetário operacional sobre compra e venda de ativo, objetivando formar ou consolidar o pé-de-meia em prol da exequibilidade do completismo da proéxis.
Você, leitor ou leitora realiza investimentos financeiros com o foco no completismo existencial? Quais ações práticas tem realizado a favor da Humanidade e Para-Humanidade com os dividendos colhidos?
INVESTIMENTO FINANCEIRO (PROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. O investimento financeiro é a aplicação de capital feita pela conscin intermissivista, homem ou mulher, com o propósito de retorno e lucro monetário operacional sobre compra e venda de ativo, objetivando formar ou consolidar o pé-de-meia em prol da exequibilidade do completismo da proéxis. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo investir vem do idioma Latim, investire, “revestir; cobrir; guarnecer; ornar; enfeitar; decorar; acometer”, e, por extensão, “empregar (dinheiro) na compra de algo do qual se espera lucro e ganho”. Surgiu no Século XI. O sufixo mento deriva do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo investimento apareceu no Século XIX. A palavra finança procede do idioma Francês, finance, “pagamento; fonte de renda; recursos financeiros”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo financeiro surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Investimento monetário. 2. Aplicação de recursos financeiros. 3. Investimento de dinheiro pró-proéxis. 4. Pecúlio proexológico. Antonimologia: 1. Investimento no voluntariado 2. Investimento antievolutivo. Estrangeirismologia: o market cap; o Bull Market deixando os investidores inexperientes ansiosos para comprar ações; o Bear Market deixando os investidores jejunos angustiados para vender as ações. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à acurácia em administrar o patrimônio econômico-financeiro pessoal. Citaciologia. Eis 6 citações relacionadas à temática: – “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Alan Kay, 1940–). “O único passo difícil para construir minha fortuna foram os primeiros cem mil dólares. Depois disso foi fácil” (John Jacob Astor, 1864–1912). “A chave da abundância é enfrentar circunstâncias limitadas com pensamentos ilimitados” (Mariane Williamson, 1952–). “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fiz alguma coisa maravilhosa é o que importa para mim” (Steve Jobs, 1955–2011). “Aquele que tem algo por que viver é capaz de suportar qualquer como” (Vicktor Frankl, 1905–1997). “Ganhamos a vida pelo que recebemos. Fazemos uma vida pelo que damos” (Winston Churchill, 1874–1965). Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. „„Dinheiro. O dinheiro é igual ao corpo humano: mera matéria, só vale por aqui”. 2. “Economia. O princípio da Economia é um só: de pouco em pouco se chega ao muito”. “Quanto mais souber usar fraternalmente o dinheiro, mais dinheiro vem para a pessoa. Os rios correm para o mar”. “Na Economia, o pé-de-meia é o rendimento mais seguro”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autorganização financeira; o holopensene pessoal da benignidade cosmoética; a constituição pessoal do holopensene da prosperidade financeira; a construção do holopensene do mecenato conscienciológico; a entrada no holopensene do “salário cósmico”; o holopensene da doação fazendo parte da conscin intermissivista; o rompimento com o holopensene religioso relacionado ao dinheiro; a pensenidade focada na importância dos investimentos a longo prazo; a pobreza ou a riqueza consciencial estando intimamente relacionadas com o modo de pensenizar da conscin. Fatologia: o investimento financeiro; a segurança financeira sendo ponte para a liberdade econômica; a constituição do pé-de-meia ao modo de potencializador assistencial; os investimentos funcionando ao modo de máquinas geradoras de dinheiro; a condição de o dinheiro ser meio de realização proexológica pessoal e não fim; a importância de dominar a matéria, começando pelas finanças; a valorização dos aportes recebidos na ressoma levando a consciência a retribuir de modo profissional; a desvalorização dos aportes recebidos tornando a conscin miserê; a sabedoria em saber investir o próprio dinheiro para gerar frutos; os estudos sobre finanças, enquanto profilaxia de aproveitadores; a atenção quanto às promessas de ganhar quantias rápidas e fáceis; as investidas de charlatões, tentando atrair investidores incautos; a autoconsciencioterapia auxiliando na reflexão quanto ao dinheiro ou a falta dele serem a ponta do iceberg da manifestação consciencial; a importância de não deixar o dinheiro monopolizar o tempo e as prioridades da conscin; a diversificação da carteira de aplicações para o investidor inexperiente; a Era da Fartura humana do Século XXI; a abastança de recursos proexológicos; a importância de confiar no consultor financeiro; a ilusão de os jogos de azar e daytrade serem investimentos financeiros, podendo viciar; a importância de criar plano de ação antes de investir; a evitação da condição de antepassado de si mesmo; o capitalismo selvagem; a opulência financeira; o consumismo desenfreado levando a conscin a deixar de guardar para investir; o estilo de vida simplificado auxiliando na construção do pé-de-meia; a importância de saber usufruir o rendimento dos investimentos; a condição lúcida de não precisar contar apenas com o dinheiro da aposentadoria; o levantamento do custo da proéxis pessoal; a vontade javalínica em conquistar o compléxis; a liberdade financeira gerada pelos investimentos, permitindo maior liberdade para cumprir a programação existencial; os investimentos cosmoéticos em prol do desenvolvimento parapsíquico; os investimentos proexológicos nos empreendimentos da Conscienciologia, auxiliando o intermissivista a mudar de patamar evolutivo. Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático auxiliando o controle das emoções ao realizar investimentos; a porta aberta para assediadores extrafísicos pelo medo da perda das finanças investidas; a base física proexogênica no desenvolvimento da interassistencialidade junto aos amparadores extrafísicos técnicos de função. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo investimento financeiro–investimento proexológico; o sinergismo aporte-doação; o sinergismo conscin large–conscin doadora. Principiologia: o princípio da descrença (PD) auxiliando nas próprias conclusões sobre os investimentos financeiros; o princípio de 1 copo de água limpa, jogado no oceano, já ser assistencial; o princípio de retribuir os aportes recebidos. Codigologia: as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC) acerca de investimentos evolutivos e interassistenciais. Teoriologia: a teoria de o domínio da vida intrafísica incluir a vivência cosmoética do cifrão. Tecnologia: a técnica da checagem holossomática auxiliando na prevenção da precipitação quanto aos investimentos financeiros. Voluntariologia: a condição avançada de a conscin large, voluntária da Conscienciologia, doar os direitos autorais e custear a própria gescon; o investimento holossomático do voluntário comprometido no dia a dia nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a condição profilática de o voluntariado conscienciológico não estar pautado no ganho de capital. Laboratoriologia: a administração financeira ao modo de labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia. Efeitologia: o efeito patológico da desorganização financeira; o efeito interassistencial de conquistar o pé-de-meia proexogênico; o efeito halo do exemplarismo na administração evolutiva das finanças; o efeito patológico da cobiça insaciável da conscin eletronótica. Neossinapsologia: as neossinapses financeiras adquiridas ao longo de vidas. Ciclologia: o ciclo aporte-doação. Binomiologia: o binômio autonomia financeira–liberdade consciencial; o binômio admiração-discordância sendo fundamental na análise das teorias sobre finanças; o binômio sementeira-colheita. Crescendologia: o crescendo lastro financeiro cosmoético–lastro proexológico. Trinomiologia: o trinômio aporte-investimentos-doação. Polinomiologia: o polinômio autopesquisa-cosmoeticidade-investimentos-dividendos. Antagonismologia: o antagonismo conscin large / conscin miserê; o antagonismo investimento proexológico / investimento baratrosférico. Paradoxologia: o paradoxo de os investimentos a longo prazo poderem ser o caminho mais curto para conquistar o pé-de-meia. Politicologia: a assistenciocracia; a projeciocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a plutocracia. Legislogia: a lei do fluxo cósmico. Filiologia: a evoluciofilia. Fobiologia: a peniafobia. Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da acumulação. Maniologia: a mania de não se colocar em novos desafios interassistenciais; a plutomania. Mitologia: o mito de a diversificação dos investimentos ser protetora do capital; o mito de precisar trabalhar muito para conquistar cosmoeticamente a independência financeira; o mito de a caderneta de poupança ser o investimento mais seguro existente. Holotecologia: a admnistroteca; a assistencioteca; a gregarioteca; a dinheiroteca. Interdisciplinologia: a Proexologia; a Farturologia; a Maxiproexologia; a Consciencioterapeuticologia; a Conscienciometrologia; a Energossomatologia; a Experimentologia; a Parafenomenologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Sociologia; a Parassociologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin financeiramente tranquila; a conscin enciclopedista; a conscin mecenas da Conscienciologia. Masculinologia: o unha-de-fome; o avaro; o usurário; o perdulário; o homem mesquinho; o homem mão-de-vaca; o sovina; o pão-duro; o doador; o antidinheirista; o homem mão-fechada; o homem mão-aberta; o prevenido; o poupador; o assessor econômico-financeiro; o agiota; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista existencial; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o empreendedor conscienciocêntrico. Femininologia: a unha-de-fome; a avara; a usurária; a perdulária; a mulher mesquinha; a mulher mão-de-vaca; a sovina; a pão-dura; a doadora; a antidinheirista; a mulher mão-fechada; a mulher mão-aberta; a prevenida; a poupadora; a assessora econômico-financeira; a agiota; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista existencial; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a empreendedora conscienciocêntrica. Hominologia: o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens sensatus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens fartus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens proexologus. V. Argumentologia Exemplologia: investimento financeiro básico = a destinação de pequeno percentual de recebimentos para aplicações monetárias após pagar as próprias contas; investimento financeiro avançado = o comprometimento em criar ou manter o pé-de-meia, com as finanças autorganizadas, investir parte da quantidade dos recebimentos financeiros, e doar boa parte em prol da assistência tarística. Culturologia: a cultura da liberdade financeira; a cultura da previdência privada; a cultura de o menos ser mais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o investimento financeiro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 02. Altruísmo financeiro: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Ambição cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Antivideotismo financeiro: Intrafisicologia; Homeostático. 05. Autodidatismo financeiro: Intrafisicologia; Neutro. 06. Buffer financeiro: Proexologia; Homeostático. 07. Comprometimento assistencial: Assistenciologia; Homeostático. 08. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático. 09. Energia do dinheiro: Proexologia; Neutro. 10. Fartura: Intrafisicologia; Neutro. 11. Gargalo financeiro: Proexologia; Neutro. 12. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro. 13. Negocinho evolutivo: Evoluciologia; Nosográfico. 14. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Recurso financeiro proexogênico: Proexologia; Homeostático. O INVESTIMENTO FINANCEIRO, QUANDO COSMOÉTICO, LÚCIDO E REALIZADO COM FINS PRÓ-EVOLUTIVOS, TORNA-SE IMPORTANTE RECURSO PROEXOGÊNICO EM PROL DO ALCANCE DO COMPLETISMO EXISTENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora realiza investimentos financeiros com o foco no completismo existencial? Quais ações práticas tem realizado a favor da Humanidade e Para-Humanidade com os dividendos colhidos? Bibliografia Específica: 01. Arcuri , Nathalia; Me Poupe; 176 p.; 10 caps.; 23 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; Barsil; 2018; páginas 13 a 175. 02. Bazin, Décio; Faça Fortuna com Ações, antes que seja Tarde: Profissional do Mercado mostra o Caminho; 344 p.; 22 x 16 x 3 cm; br.; Editora CLA; São Paulo, SP; 2017; páginas 5 a 343. 03. Cerbasi, Gustavo; Como Organizar sua Vida Financeira; 160 p.; 10 caps.; 23 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2015; páginas 15 a 159. 04. Clason, George Samuel; O Homem mais Rico da Babilônia (The Richest Man in Babylon); 158 p.; 21 x 14 cm; br.; 20a Ed.; Harper Collins; Rio de Janeiro, RJ; 2017; páginas 15 a 157. 05. Eker, Harv; Os Segredos da Mente Milionária (Secrets of the Milionaire Mind); 176 p.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 17 a 174. 06. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; pref. Marilene Ragagnin; 182 p.; 18 caps.; 4 diagramas; 51 enus.; 19 filmes; glos. 282 termos; 150 perguntas; 2 tabs.; 1 epíl.; 58 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 18 a 138. 07. Gunther, Max; Os Axiomas de Zurique (The Zurich Axioms); 208 p.; 12 caps.; 21 x 14 cm; br.; Best Business; Rio de Janeiro, RJ; 2018; páginas 7 a 207. 08. Harari, Yuval Noah; Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Sapiens: A Brief History of Humankind); trad. Janaína Marcoantonio; 464 p.; 20 caps.; 134 notas; 1 cronologia; 28 imagens; 23 x 16 cm; br.; 24 a Ed.; L± Porto Alegre, RS; 2017; páginas 39 e 219 a 359. 09. Kyosaki, Robert T; Pai Rico, Pai Pobre: O que os Ricos ensinaram a seus Filhos sobre Dinheiro (Rich Dad, Poor Dad); 322 p.; 9 caps.; 24 x 17 cm; br.; 2a Ed.; Alta Books ; Rio de Janeiro , RJ; 2017; páginas 1 a 320. 10. Robbins, Tony; Dinheiro: Domine esse Jogo – 7 Passos para a Liberdade Financeira (Money); trad. Eduardo Rieche; 770 p.; 7 seções; 46 caps.; 23 x 16 x 5 cm; br.; 2a Ed.; Editora Best Seller Ltda; Rio de Janeiro, RJ; 2017; páginas 661 a 710. 11. Schroeder, Alice; A Bola de Neve; 960 p.; 6 seções; 62 caps.; 23 x 16 x 5 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 15 a 861. 12. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 531, 560 e 561. G. L. W.