Inveja

A inveja é o sentimento expresso pela consciência, intra ou extrafísica, caracterizado por tristeza, dissabor, amofinação ou desgosto em não possuir bens, talentos ou qualidades apreciados em outrem, manifestando assim a autoincompetência e a autolimitação em obter algo ou ser capaz pelos próprios méritos.

Como reage você, leitor ou leitora, ante a inveja no cotidiano multidimensional, seja na condição de invejado ou invejoso? Já aceitou o autodesafio de perdoar antecipadamente ou de eliminar essa manifestação da autopensenidade?

      INVEJA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A inveja é o sentimento expresso pela consciência, intra ou extrafísica, caracterizado por tristeza, dissabor, amofinação ou desgosto em não possuir bens, talentos ou qualidades apreciados em outrem, manifestando assim a autoincompetência e a autolimitação em obter algo ou ser capaz pelos próprios méritos.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo inveja deriva do idioma Latim, invidia, “inveja”, de invidus, “que tem ou lança mau-olhado; que tem inveja; invejoso”, e este de invidere, “olhar de modo malévolo; lançar mau-olhado; invejar”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Invídia. 2. Zelotipia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo inveja: invegidade; invejada; invejado; invejanda; invejando; invejar; invejável; invejosa; invejoso; maxiinveja; miniinveja.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniinveja e maxiinveja são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Generosidade. 2. Desambição; desinteresse. 3. Abnegação. 4. Concessão cosmoética. 5. Altruísmo; desprendimento. 6. Manifestação interassistencial. 7. Satisfação benévola.
          Estrangeirismologia: a Schadenfreude; o lifework anticosmoético; a má performance evolutiva; o Trafarium; o Melexarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Interconviviologia Cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – A inveja inferioriza. Inveja: autassédio inconsciente. Inveja: conduta antievolutiva. Inveja é mediocridade. Inveja: paixão inconfessável. Inveja significa assédio. Inveja: valor negativo.
          Coloquiologia. Eis 6 expressões populares relacionadas à inveja: a inveja mata; a secapimenteira; o olho gordo; o mau-olhado; o mal do olho avermelhado; o olho diabólico.
          Proverbiologia. Para exemplificar a inserção do tema nas diversas culturas e Socins, eis 14 provérbios relacionados: – A inveja é o adubo da prosperidade (provérbio africano). O invejoso inveja a si próprio (provérbio alemão). A inveja nunca será um bom porta-voz (provérbio dinamarquês). O invejoso morre, mas a inveja é imperecível (provérbio francês). Onde houver inveja, haverá mesquinhez (provérbio grego). Nada afia tanto a vista como a inveja (provérbio inglês). A inveja urra de despeito onde a honra tem conceito (provérbio holandês). Se a inveja fosse lepra toda a humanidade seria leprosa (provérbio mexicano). A inveja alimenta o ódio (provérbio ídiche). A inveja vê o mar, mas não vê os escolhos (provérbio russo). O sapo tem olho gordo, mas mora na lama (provérbio brasileiro). Ignora a minha inveja, assim como eu venho ignorando a tua (provérbio de origem desconhecida). Não se atiram pedras em árvores que não dão frutos (provérbio de origem desconhecida). A gratidão é a antítese da inveja (provérbio de origem desconhecida).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal de inveja; o holopensene pessoal competitivo; o holopensene da imaturidade consciencial; o holopensene da insegurança pessoal; os egopensenes; a egopensenidade; os morbopensenes; a morbopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; a autopensenização antievolutiva; o agente de sustentação patopensênica; as fixações holopensênicas patológicas; a eliminação do mau hábito da patopensenidade melhorando todas as manifestações da consciência; a premência da retilinearidade pensênica.
          Fatologia: a inveja; a emulação; a comparação social; a baixa autestima; a autoinsegurança; a competição assediadora; o egoísmo; a emoção deslocada; o predomínio da psicossomaticidade; a autovitimização; o mecanismo de defesa do ego (MDE) da projeção; a malintencionalidade; os ganhos secundários; a inautenticidade; a hipocrisia; o bifrontismo; o camaleão social; as falácias lógicas; a mentira; a falsa modéstia; a autocrítica trafarista; as heterocríticas exageradas; a pusilanimidade consciencial; a amaurose afetiva; a anomalia evolutiva; a subcerebralidade pessoal; a avareza; o porão consciencial na adultidade; a automaleficência; a autassedialidade; a heterassedialidade; a obnubilação consciencial; o monoideísmo; o desejo mimético antievolutivo; as realidades anacrônicas; o comportamento predador; o comportamento persecutório; o linchamento mental em relação a outrem; a artimanha; as manipulações; a infidelidade; a ingratidão; o desrespeito; o conflito; o agravo; a animosidade; a hostilidade; a cizânia; a avessidade; a antipatia gratuita; a inimizade; a falta de escrúpulos; a alegria perversa; a impermeabilidade à dor alheia; a impiedade; o desconhecimento da clemência e do perdão; a ambição; a avidez; a cobiça; a cupidez; a admiração doentia; o ciúme; o orgulho; a arrogância; a soberba; a suscetibilidade; a malquerença; a repulsa; a rejeição; o desprezo; a mágoa; o ressentimento; os cotovelomas; a raiva; a ojeriza; a ira; o ódio; a odiosidade; a fúria; o furor; a agitação colérica; o matar ou morrer para eliminar o alvo da inveja; os embates de poder; as guerras humanas; as patologias de grupo; a inquisição; as panelinhas; a evidência social; as coleiras do ego; as cangas sociais; o tabu da inveja masculina; o comportamento socialmente repreensível; a prática do ostracismo na Antiga Grécia; a anticosmoética; o megabsurdo cosmoético; a falta de inteligência evolutiva (IE); as perdas evolutivas; a interprisão grupocármica; as reconciliações grupocármicas; a melin; a imaturidade proexológica; o incompléxis; a recéxis; a recin; a autestima homeostática; a interassistência cosmoética; o abertismo; a incorruptibilidade; a autodesassedialidade; a dinâmica das metas evolutivas maiores.
          Parafatologia: a falta de autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a distorção parapsíquica; os parafactoides; a fofoca extrafísica; a predisposição energética à heterassedialidade; as evocações doentias inconscientes; a afinidade com a Baratrosfera; a difusão de energias conscienciais tóxicas; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a iscagem inconsciente; a inspiração baratrosférica; a atuação de guias-amauróticos; a atuação dos megassediadores extrafísicos; a lógica assediadora; a incitação ao revide pelas consciências assediadoras; a perda da conexão com os amparadores extrafísicos; a perda do amparo extrafísico de função; os heterassédios grupais; as interprisões multisseculares entre consciências; a antiprimener; a melex; a neutralização dos assédios pela interassistencialidade; a tenepes pessoal como fator desencadeante das reaproximações interconscienciais; o apoio incondicional dos amparadores extrafísicos nas recins cosmoéticas; os desassédios interconscienciais proporcionados pela transparência nas atitudes; a saída das interprisões grupocármicas pela interassistência sem retorno.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico autassédio-heterassédio; o sinergismo ideia fixa–imaginação patológica; o sinergismo megatrafar–automimeses patológicas.
          Principiologia: o princípio de a autopensenização moldar o ambiente e a convivência interconsciencial; o princípio da autorreeducação evolutiva; o princípio de intencionar o melhor para todos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da evolução grupal interassistencial; o princípio da irrevogabilidade das leis cosmoéticas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) ausente.
         Teoriologia: a teoria do descarte do imprestável; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da interassistencialidade; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria dos 5 estágios do curso grupocármico; a teoria da Conviviologia Cosmoética.
         Tecnologia: a técnica do sobrepairamento analítico; as técnicas autoconscienciométricas; a técnica da autoconsciencioterapia; as técnicas da recin e da recéxis; a técnica da desassedialidade direta; a técnica do autencapsulamento anulando provisoriamente os pertúrbios gerados pela heteropatopensenidade; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
         Voluntariologia: a busca pela interação sadia entre os voluntários da Conscienciologia.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível da Etologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
         Efeitologia: o efeito das ilusões pessoais nas expectativas e julgamentos sobre a realidade; a ingenuidade quanto aos efeitos multidimensionais da pensenização nociva para si e para o Cosmos; o efeito evolutivo do enfrentamento do malestar; os efeitos interassistenciais do abertismo consciencial.
         Neossinapsologia: a ausência de neossinapses cosmoéticas na cotidianidade da conscin invejosa; a construção de neossinapses homeostáticas a partir do autodessassédio mentalsomático; a abertura às neossinapses fraternas a partir da renúncia à cobiça; a aplicação interassistenciológica das neossinapses; as neossinapses derivadas da autopacificação.
         Ciclologia: o ciclo de conflitos intra e interpessoais; o ciclo das automimeses dispensáveis; o ciclo da vingança; o ciclo retroalimentador presente em holopensene baratrosférico; o ciclo da reeducação das condutas pessoais; o ciclo recin–diminuição de conflitos.
         Enumerologia: a inveja individual; a inveja coletiva; a inveja competitiva; a inveja avara; a inveja depressiva; a inveja obsessiva; a inveja maligna. A comparação; a pseudoinjustiça; a autoinferiorização; o despeito; a consumição; a perseguição; a frustração. A admisssão do trafar; a admissão de trafais; a admissão de autenganos; a admissão de recin; a admissão de autenfrentamento; a admissão de reconciliação; a admissão de interassistência.
         Binomiologia: o binômio autoinferiorização-heterodestruição; a ignorância quanto ao binômio admiração-discordância; o binômio medo-agressão; o binômio frustração-ameaça; o binômio vaidade-poder; o binômio monoideísmo-Baratrosfera.
         Interaciologia: a interação monoideísmo-egoísmo; a interação irracionalidade-ignorância; a interação autassédio-heterassédio; a interação vaidade-inveja.
         Crescendologia: o crescendo conflito íntimo–conflito interpessoal; o crescendo patológico melin-melex; o crescendo crise de crescimento–autenfrentamento–autossuperação; o crescendo erro-correção-prevenção; o crescendo Autopesquisologia-Automaturologia.
         Trinomiologia: o trinômio patológico fofoca-calúnia-difamação; o trinômio emocionalidade-irracionalidade-subcerebralidade; o trinômio autocorrupção–estagnação evolutiva–regressão consciencial; o trinômio inferioridade-inveja-agressividade; o trinômio patológico vaidade–inveja–satisfação malévola.
         Polinomiologia: o polinômio ignorância-insegurança-medo-controle-competição; o polinômio autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o sobrepujamento do polinômio patológico carência-competição-autoconflito-interprisão.
         Antagonismologia: o antagonismo senso de cooperação / instinto de heterocompetição; o antagonismo coragem evolutiva / pusilanimidade; o antagonismo emulação construtiva / inveja.
         Paradoxologia: o paradoxo de a autopensenização envenenada contra outrem envenenar primeiramente e mais intensamente a consciência patopensenizadora; o paradoxo de a conscin heteroimperdoadora perpetuar indefinidamente o mal feito a si mesma; o paradoxo da corresponsabilidade entre vítima e algoz pela manutenção do ciclo persecutório; o paradoxo de ser mais fácil para o invejoso conviver com reveses produzidos por injustiça ao negar derrota justa.
          Politicologia: a baratrosferocracia.
          Legislogia: as leis do gersismo; a lei do menor esforço evolutivo; a lei patológica de talião; a lei patológica da pena de morte; a lei da interprisão grupocármica.
          Filiologia: a anticosmoeticofilia.
          Fobiologia: a autocriticofobia; a autorraciocinofobia; a autodecidofobia; a recexofobia; a fobia à autexposição; a fobia ao heterenfrentamento.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança; a síndrome da mediocrização; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da patopensenidade.
          Maniologia: a trafaromania; a mania intoxicante de patopensenizar; a mania causticante de falar mal.
          Mitologia: o mito de o outro ser a causa do sofrimento pessoal; o megamito da possibilidade de se agradar a todos; os mitos milenares usados para perseguições e genocídios; o mito de não haver carinho, atenção ou admiração suficientes a todos.
          Holotecologia: a autocriticoteca; a recexoteca; a proexoteca; a recinoteca; a convivioteca; a autopacificoteca; a evolucioteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Autopesquisologia; a Autorreeducaciologia; a Reciclopensenologia; a Interconviviologia; a Interassistenciologia; a Holomaturologia; a Autevoluciologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin invejosa; a consciex invejosa; a consciênçula; a consener; a consréu ressomada; a consciência baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; o ser antiassistencial; a consciência mal resolvida; a consciência porta-voz; a consciência fanática; a consciência assediadora; a consciência assediada; a pessoa marginal; a mente criminosa; a consciência tóxica; a consciência maligna; a hiena humana; a áspide humana.
          Masculinologia: o assediador intrafísico; o assediador extrafísico; o assediado; o perseguidor; o patrulheiro ideológico; o deficiente consciencial; o oprimido; o opressor; o apologista da distorção; o vampiro energético; o mentiroso; o verdugo de si próprio; o compassageiro evolutivo; o minidissidente ideológico; o pré-serenão vulgar; o componente da robéxis; o evoluciente; o megaautassediador; o belicista.
          Femininologia: a assediadora intrafísica; a assediadora extrafísica; a assediada; a perseguidora; a patrulheira ideológica; a deficiente consciencial; a oprimida; a opressora; a apologista da distorção; a vampira energética; a mentirosa; a verduga de si própria; a compassageira evolutiva; a minidissidente ideológica; a pré-serenona vulgar; a componente da robéxis; a evoluciente; a megaautassediadora; a belicista.
          Hominologia: o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens competitor; o Homo sapiens frustratus; o Homo sapiens pathopensenicus; o Homo sapiens malevolens; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens parapathologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: miniinveja = a caracterizada pelo desprazer da conquista e / ou sucesso alheios; maxiinveja = a caracterizada pela satisfação malévola ante a desdita de outrem.
          Culturologia: a cultura patológica da indisciplina autopensênica; a cultura da heterocompetição; a cultura da Trafarologia; a cultura da hipocrisia; os idiotismos culturais; a incultura do apedeutismo.
          Autodefesa. A princípio, a consciência não age motivada por inveja lucidamente. Na Socin, é possível observar a tendência à reação de ira e revolta quando se questiona sobre a inveja ser o elemento motriz da conduta pessoal para a maioria das conscins. Nesse âmbito, a hipocrisia predomina na lida temática, conduzindo a conscin a negar tal sentimento. Reconhecê-lo equivaleria a comunicar publicamente a autoinferioridade sentida.
          Hipótese. A inveja é considerada, pelos especialistas, mecanismo de defesa do ego acionado pelo indivíduo ao sentir-se inferiorizado na comparação com outro(s) pela condição de não possuir tal traço. Em essência, caracteriza tentativa inábil de recuperação da autoconfiança fragilizada por senso de autoimpotência.
          Crença. A força do olhar, crença greco-latina expressa em obras de fílósofos, a exemplo de Ésquilo (525–426 a.e.c.) e Plutarco (46–119), expandiu-se aos povos mediterrâneos e além, chegando às civilizações atuais. A inveja foi identificada enquanto força da energia individual expressa pelo olhar, responsável pela influência maligna genericamente denominada mau-olhado.
          Curiosologia. Nos países de língua inglesa, é costume não se fazer referência ao “mau-olhado” pelo nome. Na China, a inveja é conhecida como o “mal do olho avermelhado”. Atribui-se, a esse temor, a prática de cerrar os olhos dos mortos. Este fato, observado em vários povos é tido na conta de ser a maior de todas as invejas dos moribundos em relação aos vivos: os dessomantes partem com inveja dos vivos.
          Aproximações. Eis, a seguir, para autopesquisa, 6 correlações temáticas listadas em ordem alfabética:
          1. Admiração: o ato de considerar e respeitar as qualidades de outrem.
          2. Ciúme: a motivação de preservar ou retomar de terceiros aquilo considerado propriedade pessoal, predominando o receio e posteriormente, o ódio, junto à autoinsegurança.
          3. Cobiça: o desejo de ter, de tomar para si, o pertencente a outro.
          4. Emulação: o desejo de igualar ou superar o feito de alguém.
          5. Ódio: a aversão intensa motivada por medo, raiva ou injúria sofrida; o desejo de agir com violência contra terceiros e excepcionalmente, contra si próprio.
          6. Ressentimento: a mágoa guardada de ofensa recebida; rancor. O desejo de desforra contra o ato considerado injusto.
          Comparação. Segundo a Sociologia, comparar é método de avaliação gerador da individualização social. A autopercepção da conscin deriva do processo comparativo, tal qual a inveja. As Socins Patológicas registram e representam a antiguidade desse fenômeno nas interrelações humanas.
          Anacronismo. Pela Evoluciologia, a inveja é nosografia dispensável e anacrônica enquanto sentimento de autoinferioridade, aspiração ou má vontade em relação a outro(s).
          Terapeuticologia. A erradicação da inveja do microuniverso autopensênico da consciência inicia pela eliminação do caráter psicossomático na abordagem do fenômeno, a partir da volição e do mentalsoma. Entre outros, contribui à terapêutica os 15 itens elencados, em ordem alfabética, na condição de ferramentas e aportes úteis:
          01. Autoconscienciometria. A autopesquisa conscienciométrica.
          02. Consciencioterapia. A auto e heteroconsciencioterapia.
          03. Desassombro. A consolidação do destemor autevolutivo.
          04. Empatia. A capacidade empática.
          05. Interassistencialidade. A intensificação do propósito da assistência sem retorno.
          06. Laboratórios. O uso dos laboratórios conscienciológicos, em especial, o Serenarium.
          07. Minipeça. A autocompreensão da minipeça integrante de maximecanismo evolutivo.
            08.   Para-História. As pesquisas históricas parassociais e biográficas.
            09.   Perdão. A teática do perdão universal.
            10.   Reciclogenia. As recins e recéxis sistemáticas.
            11.   Recomposição. A reconciliação interdimensional grupocármica.
            12.   Seriexologia. A autopesquisa seriexológica.
            13.   Tenepessologia. A prática da tenepes.
            14.   Traforismo. O autenfrentamento técnico e traforista.
            15.   Valoração. A autovaloração sadia.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inveja, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
            02. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Autodeserção paradoxal: Autocoerenciologia; Nosográfico.
            04. Autopensenização ilícita: Patopensenologia; Nosográfico.
            05. Bagulho autopensênico: Patopensenologia; Nosográfico.
            06. Competição assediadora: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Desafeição: Parapatologia; Nosográfico.
            08. Imperfectividade: Holomaturologia; Nosográfico.
            09. Interassedialidade: Grupocarmologia; Nosográfico.
            10. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
            11. Obsolescência psicossomática: Psicossomatologia; Nosográfico.
            12. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
            13. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
            14. Satisfação malévola: Parapatologia; Nosográfico.
            15. Senso do mérito: Autodiscernimentologia; Neutro.
  A MENTALSOMATICIDADE MADURA É FERRAMENTA EFICAZ NA ERRADICAÇÃO DA INVEJA DO MICROUNIVERSO
   CONSCIENCIAL EM PERCURSO AUTEVOLUTIVO LÚCIDO, COSMOÉTICO, INTERASSISTENCIAL E MULTIDIMENSIONAL.
            Questionologia. Como reage você, leitor ou leitora, ante a inveja no cotidiano multidimensional, seja na condição de invejado ou invejoso? Já aceitou o autodesafio de perdoar antecipadamente ou de eliminar essa manifestação da autopensenidade?
            Bibliografia Específica:
            1. Crusius, Jan; & Mussveiler, Thomas; Inveja: Quem está Livre dela?; Artigo; Mente&Cérebro; Revista; Mensário; Ano XX; N. 255; Seção: Capa; 6 ilus.; 5 refs.; São Paulo, SP; Abril, 2014; páginas 22 a 25 e 27 a 29.
            2. Góes, Joaci; A Inveja nossa de cada Dia: Como Lidar com ela; pref. José Ângelo Gaiarsa; revisora Jaqueline Holanda; 516 p.; 3 partes; 36 caps.; 1 E-mail; 3 enus.; 1 microbiografia; 1 website; ono.; 20,5 x 13,5 cm; br.; Topbooks; Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 15 a 162, 166 a 239 e 457 a 499.
            3. Stamateas, Bernardo; Gente Tóxica: Como Lidar com Pessoas Difíceis e não Ser dominado por elas (Gente Toxica); revisoras Margarida Seltmann; Magda Cascardo; & Ana Carolina Santos Soares; trad. Stella Baygorria; 190 p.; 15 caps.; 56 citações; 72 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 website; 7 notas; 41 refs.; 23 x 16 cm; br.; Thomas Nelson Brasil; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 25 a 37.
            4. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 223.
            Webgrafia Específica:
            1. Herculano-Houzel, Suzana; Efeitos da Inveja no Sistema de Recompensa do Cérebro; Artigo; Mente-
&Cérebro; Revista; Mensário; São Paulo, SP; Abril, 2014; 1 foto; disponível em: <http://www2.uol.com.br/viver mente/artigos/entenda_os_efeitos_da_inveja_no_sistema_de_recompensa_do_cérebro.html>; acesso em: 20.05.14; 22h.
                                                                                                                 M. L.