A intersubjetividade é a qualidade de intersubjetivo ou a comunicação das consciências individuais entre si, realizada com base na reciprocidade.
Qual o nível da intersubjetividade, no convívio diário com os amigos mais íntimos, para você? É de mínima ou de máxima autexposição?
INTERSUBJETIVIDADE
(CONVIVIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A intersubjetividade é a qualidade de intersubjetivo ou a comunicação das consciências individuais entre si, realizada com base na reciprocidade.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O termo subjetivo deriva também do idioma Latim, subjectivus, “relativo ao sujeito; submisso”, por influência do idioma Francês, subjectif, “relativo à vida psíquica do sujeito”. Os vocábulos subjetivo e subjetividade apareceram no Século XIX.
Sinonimologia: 1. Relação interpessoal. 2. Interação comunicativa. 3. Comunicação intersubjetiva. 4. Telepatia.
Neologia. Os 2 vocábulos minintersubjetividade e megaintersubjetividade são neologismos técnicos da Conviviologia.
Antonimologia: 1. Subjetivismo individualista. 2. Autismo. 3. Fechadismo consciencial. 4. Interobjetividade.
Estrangeirismologia: o rapport.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais.
II. Fatuística
Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
Fatologia: a intersubjetividade; o relacionamento intersubjetivo; as relações intersubjetivas; a comunicação intersubjetiva; o comunicado interconsciencial; a profundidade da comunicabilidade; o isolacionismo; o acanhamento; o autismo; o encaramujamento; a esquivança; o monopólio da introjeção; o recalcamento; a introjeção; a autointoxicação; a interiorose; a melin; a passagem do solilóquio para o diálogo; a exposição do recolhimento íntimo; o subjetivismo; a objetivação do subjetivo; o abertismo consciencial; a empatia; a relação conscin-conscin; a fórmula DD (desinibição e diálogo); a extroversão educada; a euforin; a recin; o intercâmbio das introspecções; a autoconfissão; a autexposição pública; a explicitação da autofilosofia.
Parafatologia: a relação conscin-consciex; a telepatia; a intersubjetividade tenepessista–amparador extrafísico.
III. Detalhismo
Fobiologia: a neofobia.
Holotecologia: a convivioteca; a interassistencioteca; a abstratoteca; a comunicoteca.
Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Comunicologia; a Intraconscienciologia; a Interconscienciologia; a Grupocarmologia; a Sociologia; a Sociometria; a Parassociologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consréu ressomada; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; a dupla evolutiva.
Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o confidente.
Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a confidente.
Hominologia: o Homo sapiens intersubjectivus.
V. Argumentologia
Exemplologia: minintersubjetividade = a confissão pública, detalhada, da vítima do sequestro; megaintersubjetividade = o relato minucioso das próprias intimidades da autobiografia realista e franca da celebridade.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a intersubjetividade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
2. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
3. Força presencial: Intrafisicologia; Neutro.
4. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
5. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
6. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
7. Via expressa do pensamento: Comunicologia; Homeostático.
O RELACIONAMENTO INTERSUBJETIVO É A CHAVE GERAL DO EMBASAMENTO, DA MANUTENÇÃO E DO CULTIVO DA AMIZADE SINCERA ENTRE QUALQUER CATEGORIA OU NATUREZA DE MULHERES E HOMENS LÚCIDOS.
Questionologia. Qual o nível da intersubjetividade, no convívio diário com os amigos mais íntimos, para você? É de mínima ou de máxima autexposição?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 12.
2. Idem; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo – Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 197 e 444.
3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 275.
4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 15, 33, 357 e 959.
5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 504.