A imitação individual é o ato, postura ou efeito de alguém imitar determinado indivíduo, pessoa ou personalidade com a reprodução, a mais exata possível, da figura ou da imagem idealizada, através de si mesmo e da própria vida.
Você, leitor ou leitora, já procurou imitar alguém? Descobriu, depois de determinada experiência, algum componente ridículo em tal atitude?
IMITAÇÃO INDIVIDUAL (CONVIVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A imitação individual é o ato, postura ou efeito de alguém imitar determinado indivíduo, pessoa ou personalidade com a reprodução, a mais exata possível, da figura ou da imagem idealizada, através de si mesmo e da própria vida. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. A palavra imitação vem do idioma Latim, imitatio, “imitação; ação de imitar; cópia; translado”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo individual é de origem controversa, provavelmente por influência do idioma Francês, individuel, “indivisível”, ou derivada do idioma Latim, individuus, “indivisível; uno; que não foi separado”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Identificação individual. 2. Representação individual. 3. Contrafação convivencial. 4. Clonagem social. Neologia. As 3 expressões compostas imitação individual falsificada, imitação individual genuína e imitação individual profissional são neologismos técnicos da Conviviologia. Antonimologia: 1. Autenticidade pessoal. 2. Personalidade autêntica. 3. Personalidade imitada. Estrangeirismologia: o stunt man; o cover; o celebrity impersonator. Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego do corpo humano, em geral. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da imitação social; os batopensenes; a batopensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; os infantopensenes; a infantopensenidade. Fatologia: a imitação individual; a imitação individual deficiente; a busca da reprodução quase exata dos caracteres do outro indivíduo; a imitação das crenças, atitudes, valores e estilística pessoal; a imitação da forma de falar, da voz, dos gestos, dos trajes e do penteado do ídolo; a imitação profissional do ator ou da atriz performática; a imitação profissional do dublê; a representação; a encenação profissional; a contrafação; o artifício; o arremedo; o simulacro; a caricatura; a cópia; a réplica; a falsificação; a tentativa da clonagem social, viva, fiel e perfeita de alguém; a macaquice profissional do ato cômico, imitador, empostado; o fac-símile simiesco; a imitação ou macaqueação dos primatas ainda remanescente na pessoa; a admiração obsessiva do fã pelo ídolo; a imitação das expressões fisionômicas e do comportamento; a imitação completa de outrem; a imitação da conduta total da outra pessoa; a imitação do caráter e da profissão; o sacerdote católico Francisco de Assis (1182–1226) ao procurar em toda a existência imitar Jesus Cristo (4 a.e.c.–29 e.c.) em tudo; o fato, ocorrido antes da Segunda Guerra Mundial, do líder político brasileiro do movimento integralista-fascista-nazista, Plínio Salgado (1895–1975), se identificar com o líder psicopata nazista Adolf Hitler (1889–1945), nas ideias, gestos, estilo, saudação e até na aparência, usando o mesmo tipo de bigode; os imitadores ridículos do cantor Elvis Presley (1935–1977) sem qualquer desconfiômetro; o fã-clube; o ideal personalizado e sublimado pela ignorância paroxística; a dificuldade ou impraticabilidade da imitação individual, autêntica, surgindo a partir da diversificação das experiências pessoais das consciências através da seriéxis e dos milênios; os arquétipos sociais; os modelos fabricados pela mídia; a boneca-modelo Barbie; a fabricação do sósia; as cirurgias plásticas metamorfósicas; a personalidade pessoal talhada aos moldes de outra; a tentativa de forjar em si a força presencial alheia; a admiração sem discordância; a anulação da própria singularidade; a confusão de identidade; a autalienação; o ato de vestir a fantasia diuturnamente; o incômodo da inautenticidade; a infância evolutiva. Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias conscienciais (ECs) inimitáveis; o predomínio das imitações de personalidades baratrosféricas na Socin Patológica atual. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo nosológico erro-engano-omissão. Principiologia: a ausência do princípio da descrença; o princípio da inimitabilidade intraconsciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: o código de valores pessoais. Teoriologia: a teoria da imitação infantil; a teoria analítica da identificação. Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; a técnica da priorização mais relevante. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade. Colegiologia: o Colégio Invisível da Somatologia; o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas. Efeitologia: os efeitos das afinidades cognitivas. Ciclologia: o ciclo progressivo imitação-originalidade. Enumerologia: a imitação servil; a identificação forçada; a reprodução canhestra; a reprodução canastrona; a macaqueação ridícula; a cópia falsificada; a arremedação espúria. Binomiologia: o binômio patológico imitação-plagiato; o binômio admiração-discordância; o binômio (dupla) ídolo humano–idólatra; o binômio originalidade-imitabilidade; o binômio veneração-idealização; o binômio idolatria-acriticismo; o binômio autodesvalorização-heterovalorização. Interaciologia: a interação ídolo–fã-clube; a interação strong profile–personalidades fracas. Crescendologia: o crescendo patológico ectopia consciencial–melin–melex; o crescendo criativo imitações-inovações. Trinomiologia: o trinômio crendices-delírios-tradições. Polinomiologia: o falseamento do polinômio postura-olhar-voz-gesto. Antagonismologia: o antagonismo imitação evolutiva / fã-clube; o antagonismo bom exemplo / mau exemplo; o antagonismo imitação / evitação; o antagonismo modelo / antimodelo; o antagonismo pessoa anticonflitiva / pessoa conflitiva; o antagonismo modelo fácil de ser imitado / modelo difícil de ser imitado; o antagonismo original / cópia; o antagonismo imitação evolutiva / gurulatria; o antagonismo inspiração / macaqueação; o antagonismo conscin influente / conscin-eco. Politicologia: a idolocracia; a democracia; a ortomimeticocracia. Legislogia: a lei de ação e reação; a lei do contágio interpessoal; a lei da grupalidade; a lei da empatia; a lei da afinidade evolutiva; a lei do transformismo; a lei do exemplarismo pessoal. Filiologia: a idolofilia; a gurufilia; a sociofilia. Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da imitação; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB). Maniologia: a idolomania; a religiomania; a hagiomania; a ludomania. Holotecologia: a convivioteca; a comunicoteca; a epicentroteca; a socioteca; a gregarioteca; a experimentoteca; a mitoteca. Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Sociometria; a Etologia; a Teatrologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Priorologia; a Autocriteriologia; a Holomaturologia; a Exemplologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a pessoa imitadora; a pessoa imitada. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o ator; o arremedador; o sósia; o dublê; o menecma; o macaco de imitação. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a macaca de imitação; a atriz; a arremedadora; a dublê. Hominologia: o Homo obtusus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens insensatus; o Homo sapiens autobsessus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens gurulatricus; o Homo sapiens referens; o Homo sapiens exemplaris. V. Argumentologia Exemplologia: imitação individual falsificada = a cópia pobre, caricata, do imitador, ou imitadora, tentando imitar a outra pessoa-objeto; imitação individual genuína = a reprodução inconsciente, mas legítima da conscin ressomada reprisando a si mesma ou a própria personalidade humana vivida em existência anterior, no âmbito do fenômeno do personismo; imitação individual profissional = a do ator ou atriz competente no teatro, na televisão ou no cinema. Culturologia: a cultura da celebridade; a cultura da contrafação convivencial; as conscins-referências de cada cultura nem sempre dignas de imitação; a adesão acrítica sistemática aos modismos culturais do momento evolutivo. Imitação. A vida humana pode ser considerada como pura imitação especular. A conscin tenta imitar a consciex. A consciex comum tenta imitar a Consciex Livre. A questão mais relevante neste particular: tais imitações, na maioria das vezes, são inconscientes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a imitação individual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico. 02. Atrator: Evoluciologia; Neutro. 03. Basbaquice: Parapatologia; Nosográfico. 04. Catalisador: Evoluciologia; Neutro. 05. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro. 06. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. 07. Exemplologia: Parapedagogiologia; Neutro. 08. Imitação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático. 09. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 10. Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro. 11. Personalidade singular: Evoluciologia; Homeostático. 12. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Referência: Autevoluciologia; Neutro. 14. Sinalizador evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 15. Subjugabilidade: Parapatologia; Nosográfico. A CONDIÇÃO DA IMITAÇÃO INDIVIDUAL, EM GERAL, ACABA SENDO SEMPRE CÓPIA IMPERFEITA, MALFEITA, MERO ARREMEDO, SIMULACRO, POIS NEM OS GÊMEOS UNIVITELINOS SÃO, DE FATO, A RIGOR, IDÊNTICOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já procurou imitar alguém? Descobriu, depois de determinada experiência, algum componente ridículo em tal atitude?