Ilusão da Regularidade

A ilusão da regularidade é a qualidade de regular, ou algo, fato, fenômeno, ato pessoal se apresentando bem proporcionado, harmonioso, demonstrando exatidão, pontualidade, constância, continuidade, com repetições a intervalos iguais, ordenados, e tomado à conta, ilusoriamente, de racional, irrepreensível, irretocável, lógico, equilibrado.

Você, leitor ou leitora, admite ações exatamente regulares nos atos pessoais do dia a dia? Você confia em todos os detalhes das automanifestações pensênicas?

      ILUSÃO DA REGULARIDADE
                                 (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A ilusão da regularidade é a qualidade de regular, ou algo, fato, fenômeno, ato pessoal se apresentando bem proporcionado, harmonioso, demonstrando exatidão, pontualidade, constância, continuidade, com repetições a intervalos iguais, ordenados, e tomado à conta, ilusoriamente, de racional, irrepreensível, irretocável, lógico, equilibrado.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo ilusão vem do idioma Latim, illusio, “ironia; objeto de mofa; zombaria; motivo de riso, de escárnio; motejo; engano”. Surgiu no Século XV. O vocábulo regular procede também do idioma Latim, regularis, “canônico; regra do Direito Eclesiástico”. Apareceu no Século XIV. A palavra regularidade surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Ilusão da pontualidade. 2. Ilusão da ordenação. 3. Ilusão da assiduidade. 4. Pseudorregularidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo regularidade: desregulação; desregulada; desregulado; desregular; desregularizador; desegularizadora; estereorregular; estreorregularidade; irregular; irregularidade; osmorregulação; regulagem; regularização; regularizador;regularizadora; regularizar; termorregular; termorregularidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas ilusão da regularidade, ilusão da regularidade amadora e ilusão da regularidade veterana são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Regularidade racional. 2. Igualdade lógica. 3. Normalidade natural.
          Estrangeirismologia: o mezzo a mezzo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da lógica pessoal.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da racionalidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a maturidade da regularidade autopensênica.
          Fatologia: a ilusão da regularidade; o megaengano de confundir a racionalidade com a regularidade; o fato de algo ter a forma regular com o conteúdo irracional; as aparências enganosas; a necessidade inarredável da omnianálise aplicada às nuanças dos fatos e fenômenos; o erro primário da abordagem superficial aos fatos; o fato de o critério correto se impor à consecução; o fato de a racionalidade manter o primado das decisões; a usurpação da razão pela promoção da regularidade; a característica do meiocerto da conduta ambígua; os desacertos pessoais regulares; os desacertos grupais regulares; os mesmos erros do indivíduo cometidos com a mesma regularidade mecânica na robéxis; a autoconcentração mental insubstituível; a atenção acurada às minúcias; a hiperacuidade quanto às nuanças; a regularização da autorracionalidade; a regularização da autologicidade; a regularidade não é idêntica nem sinônimo de racionalidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a compreensão da Baratrosfera; as nuanças dos parafatos e parafenômenos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo negativo dos hábitos persistentes–rotinas superficiais; o sinergismo negativo do conformismo habitual nos meio-acertos; o sinergismo negativo da regularidade do irregular.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da incerteza.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a prática real não correspondente à teoria planificada.
          Tecnologia: a técnica regular não significa, necessariamente, técnica racional; as piores aparências como sendo as aparências técnicas; a técnica do detalhismo; a técnica da omissuper; as técnicas hipnóticas reiteradas das consciexes amauróticas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: os efeitos das surpresas desagradáveis da falta dos estudos dos detalhes.
          Neossinapsologia: a robéxis repelindo a recuperação das neossinapses intermissivas.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo irregularidade–regularidade doentia–regularidade sadia.
          Enumerologia: a regularidade como pseudorracionalidade; a exatidão patológica; a ilusão dos hábitos repetitivos; os maus hábitos regulares; a irracionalidade regular; a abordagem superficial errônea; a pseudoperfeição.
          Binomiologia: o binômio imprecisão-erro.
          Interaciologia: a interação patológica das realidades.
          Crescendologia: o crescendo racionalidade-regularidade; o crescendo logicidade-regularidade; o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio fluxos-refluxos-contrafluxos; o trinômio robotização-reiteração-automimetização; o trinômio apriorismose-interiorose-idiossincrasia.
          Antagonismologia: o antagonismo regularidade / racionalidade; o antagonismo regularidade / logicidade; o antagonismo regularidade mecânica / racionalidade consciencial; o antagonismo repetição manual regular / produção intelectual irracional; o antagonismo produção profissional regular / resultado proexológico automimético; o antagonismo claro / escuro; o antagonismo continuidade convergente / continuidade divergente.
          Paradoxologia: o paradoxo do desequilíbrio mental aparentemente equilibrado quanto à forma; o paradoxo da superregularidade irracional.
          Politicologia: a vulgocracia.
          Legislogia: a lei malexarada.
          Filiologia: a raciocinofilia; a pesquisofilia.
          Fobiologia: a raciocinofobia; a nomofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização.
          Maniologia: a cleptomania.
          Mitologia: os mitos eletronóticos.
          Holotecologia: a cognoteca; a tecnoteca; a criticoteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca; a cosmoeticoteca; a paradoxoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Enganologia; a Holomaturologia; a Energossomatologia; a Experimentologia; a Parapatologia; a Desviologia; a Perdologia; a Intencionologia; a Etologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a pessoa regular; a pessoa racional; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens illusor; o Homo sapiens mediocertus; o Homo sapiens abusor; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens dubious; o Homo sapiens clandestinus; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cohaerens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ilusão da regularidade amadora = a da pessoa jovem, inexperiente, caloura, desatenta, ainda com possibilidades de correção; ilusão da regularidade veterana = a da pessoa madura, experiente, traquejada, cujos atos resultam piores consequências.
          Culturologia: a cultura da superficialidade existencial.
          Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética dos temas, 10 categorias de ilusões da regularidade na vida humana:
          01. Belicosologia. O pelotão de fuzilamento apresentando irretocável regularidade nas manifestações belicistas, mas executando massacres, no caso, extremamente regulares, sem deixar de ser, sempre, irracionais, patológicos, antievolutivos e anticosmoéticos.
          02. Criminologia. O fato de existir o serial killer com ações ilícitas patológicas, repetitivas, regulares.
          03. Cronologia. O relógio regular batendo as horas, exatamente a cada 60 minutos, contudo com duas horas de atraso.
          04. Enganologia. O servidor sempre teve a vida regular, irrepreensível, acima de qualquer suspeita, na repartição, na Socin, no clube social, entre os amigos, com a família. Depois da dessoma, descobrem, era espião, traidor da própria pátria.
          05. Experimentologia. A regularidade da repetibilidade científica, convencional, não significa, necessariamente, prioridade racional para a consciência.
          06. Habitologia. Nada adianta regularizar os próprios hábitos, na busca da autorganização, se os resultados dos esforços são irracionais em função da intenção doentia.
          07. Holomaturologia. Determinada irracionalidade pode ser regular. Alguma coisa regular ou com manifestações regulares pode ser sempre irracional. É irracional confundir racionalidade com regularidade.
          08. Penologia. A pena de morte, homicídio do Estado, vem sendo aplicada, regularmente, há décadas, no Texas, EUA.
          09. Politicologia. A vida funcional do prefeito apresentou-se completamente regular em todas as áreas da administração. Ao deixar o cargo, porém, a nova gestão encontrou imensos rombos e desvios de dinheiro nas contas da prefeitura.
          10. Proexologia. A ilusão da regularidade pode conduzir a conscin desatenta à euforin, julgando-se vangloriosamente completista, quando, na verdade, depois da dessoma, se surpreende com o incompletismo existencial indefensável, contudo não entrevisto.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ilusão da regularidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abuso das energias conscienciais: Energossomatologia; Nosográfico.
          02. Anomalia: Parafenomenologia; Neutro.
          03. Ato clandestino: Conviviologia; Neutro.
          04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          05. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          07. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          08. Interação evolutiva: Autopesquisologia; Homeostático.
          09. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          10. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
 A ILUSÃO DA REGULARIDADE NEM SEMPRE É TRATADA
 COMO DEVERIA NA VIDA DA COTIDIANIDADE. CONTUDO
       É FATO BEM COMUM E MERECEDOR DA ATENÇÃO
       ACURADA POR PARTE DA CONSCIN MAIS LÚCIDA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite ações exatamente regulares nos atos pessoais do dia a dia? Você confia em todos os detalhes das automanifestações pensênicas?