Equação Cognitiva

A equação cognitiva é a igualdade entre 2 autotrafores, predicados, virtudes, atributos, postulados, apresentando-se equivalentes, de igual valor, força e peso, do mesmo nível de outros atributos ou postulados, do ponto de vista da racionalidade e da lógica, no desenvolvimento teático da evolução da consciência.

Como encara você, leitor ou leitora, as equações cognitivas? Você já vivencia as equações cognitivas das fundamentações da Conscienciologia?

      EQUAÇÃO COGNITIVA
                                 (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A equação cognitiva é a igualdade entre 2 autotrafores, predicados, virtudes, atributos, postulados, apresentando-se equivalentes, de igual valor, força e peso, do mesmo nível de outros atributos ou postulados, do ponto de vista da racionalidade e da lógica, no desenvolvimento teático da evolução da consciência.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo equação deriva do idioma Latim, aequatio, “igualação; repartição igual; igualdade”, de aequus, “unido; plano; horizontal; igual; justo; imparcial; vantajoso (enquanto termo militar, com referência a determinado terreno ou posição); propício; favorável”. Surgiu no Século XVI. A palavra cognitiva procede também do idioma Latim, cognitum, de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 01. Equação intelectiva. 02. Equação hermenêutica. 03. Equação analógica. 04. Equação exegética. 05. Equivalência cognitiva. 06. Equivalência atributiva. 07. Equivalência hermenêutica. 08. Realidades equivalentes. 09. Significados equivalentes. 10. Trafores equivalentes.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo equação: equacionada; equacionado; equacional; equacionamento; equacionar.
          Neologia. As 3 expressões compostas equação cognitiva, equação cognitiva teórica e equação cognitiva vivenciada são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Repulsão atributiva. 2. Significados diferentes.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às autocognições refinadas em relação à evolução consciencial.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da retilinearidade pensênica; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a equação cognitiva; as qualidades analógicas das realidades; a compreensão apurada dos conteúdos das realidades; as equivalências ínsitas na estrutura dos postulados; as interrelações fundamentais nos constructos da evolução consciencial; as aplicações teáticas das equações cognitivas; a relatividade inerente às ideias básicas do Cosmos; a inteligência evolutiva (IE).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das associações de ideias.
          Principiologia: o princípio da descrença; o megaprincípio da conjunção cognitiva; o princípio da afinidade intelectual; o princípio dual da polaridade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da aquisição de neoideias; a teoria da coerência.
          Tecnologia: a técnica da megassociação de temas; a técnica de confrontar conceitos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito halo ou em ricochete das manifestações mentaissomáticas; o efeito dominó intelectivo.
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo autorreflexão-contraponteamento; o ciclo das neoideias.
          Binomiologia: o binômio diferença na semelhança–semelhança na diferença; o binômio dedução-indução.
          Interaciologia: a interação universal entre os elementos do Cosmos; a interação efeito primário–efeito secundário.
          Crescendologia: o crescendo simplificação-complexificação.
          Trinomiologia: o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo; o trinômio memória–associação de ideias–atenção dividida.
          Polinomiologia: o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo estímulo informacional / resposta cognitiva; o antagonismo convergência / divergência; o antagonismo cosmovisão / monoideísmo.
          Politicologia: a cienciocracia; a tecnocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a argumentocracia; a debatocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação aplicada às faculdades mentais; a lei do maior esforço cognitivo.
          Filiologia: a raciocinofilia; a neofilia; a xenofilia; a pesquisofilia; a leiturofilia; a cogniciofilia; a coerenciofilia.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a discernimentoteca; a cognoteca; a intelectoteca; a sincronoteca; a metodoteca; a analiticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Mentalsomatologia; a Cosmoeticologia; a Coexistenciologia; a Vinculologia; a Coerenciologia; a Interaciologia; a Correlacionologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cético otimista cosmoético (COC).
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cética otimista cosmoética (COC).


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: equação cognitiva teórica = a admitida pela conscin, contudo ainda sem autovivência direta; equação cognitiva vivenciada = a admitida e vivenciada exemplarmente pela conscin lúcida.
          Culturologia: a Culturologia da Paracogniciologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Autocogniciologia, a equação cognitiva pode ser expressa pelas nuanças básicas dos postulados ou significados dos fundamentos do corpus da Conscienciologia, ao modo destas 10 categorias de condições ou conteúdos de aproximações simples, aqui dispostas na ordem alfabética:
          01. Associação: Conscienciologia = Energossomatologia. A concordância entre o domínio das energias consciencias (ECs) e o êxito na vida intrafísica da conscin.
          02. Atinência: Conscienciologia = Autodesassediologia. A identificação profunda entre a consciência e a autodesassedialidade da condição da autodesperticidade.
          03. Coerência: Conscienciologia = Evoluciologia. A interligação íntima entre a consciência e a evolução consciencial, prioritária, continuada, intérmina, da Holobiografologia.
          04. Concernência: Conscienciologia = Cosmovisiologia. A interatividade ou integração voluntária, homeostática, da consciência nos fluxos sincrônicos da estrutura do Cosmos.
          05. Correlação: Conscienciologia = Autodiscernimentologia. A interrelação entre a percuciência lógica da consciência e a autodistinção das realidades.
          06. Corroboração: Conscienciologia = Interassistenciologia. A incorporação pela consciência da assistencialidade interconsciencial, policármica, como sendo premissa evolutiva indescartável.
          07. Interação: Conscienciologia = Cosmoeticologia. A interdependência entre a saúde da consciência e a autocorreção ou incorruptibilidade teática.
          08. Pertinência: Conscienciologia = AM. A autoconscientização multidimensional equivalente ao maior nível da autocrítica permanente da consciência.
          09. Ratificação: Conscienciologia = Intencionologia. A qualificação da intencionalidade pessoal como sendo o megafoco da própria vontade da consciência.
          10. Vinculação: Conscienciologia = Holomaturologia. A condição da autolucidez ou o nível da qualidade dos cons como sendo a própria consciência, em si.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a equação cognitiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          02. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Coniunctio: Conviviologia; Neutro.
          06. Conjunção autocognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          07. Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
          08. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
          09. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          10. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
         11. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
         12. Interação evolutiva: Autopesquisologia; Homeostático.
         13. Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
         14. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
         15. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
 A ADMISSÃO E COMPREENSÃO DAS EQUAÇÕES COGNITIVAS AMPLIAM OS ENFOQUES EXATOS E AS ABORDAGENS TÉCNICAS, COSMOVISIOLÓGICAS, DA CONSCIN
   PESQUISADORA SOBRE AS REALIDADES DO COSMOS.
         Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, as equações cognitivas? Você já vivencia as equações cognitivas das fundamentações da Conscienciologia?