Ideia Impactante

A ideia impactante é o neoconceito capaz de surpreender a conscin lúcida com o desdobramento da autorreciclagem mentalsomática, racional e lógica, em alguma vertente da experimentação cotidiana diuturna.

Alguma ideia das bases da Conscienciologia provocaram impacto em você, leitor ou leitora? A partir daí você pesquisou se concluiu o Curso Intermissivo e por isso está lendo este verbete?

      IDEIA IMPACTANTE
                                 (PARAPESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A ideia impactante é o neoconceito capaz de surpreender a conscin lúcida com o desdobramento da autorreciclagem mentalsomática, racional e lógica, em alguma vertente da experimentação cotidiana diuturna.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra ideia vem do idioma Latim, idea, “forma original; imagem; noção; ideia”, e esta do idioma Grego, idéa, “aspecto exterior; aparência; forma; maneira de ser”. Surgiu em 1543. O termo impacto procede do mesmo idioma Latim, impactus, “impelido contra”, de impingere, “ir de encontro a; bater contra; empurrar violentamente”. Apareceu no Século XVII.
         Sinonimologia: 01. Concepção impactante. 02. Constructo impactante. 03. Conceito impactante. 04. Noção impactante. 05. Verpon impactante. 06. Ideia engenhosa. 07. Ideia requintada. 08. Ideia megafocal. 09. Concepção inédita. 10. Concepção requintada.
         Neologia. As duas expressões compostas ideia impactante conclusiva e ideia impactante acrescentadora são neologismos técnicos da Parapesquisologia.
         Antonimologia: 1. Ideia tola. 2. Ideia delirante. 3. Ideia superficial. 4. Ideia rebarbativa. 5. Ideia ultrapassada. 6. Ideia subcerebral. 7. Ideia fossilizada.
         Estrangeirismologia: o Neopensenarium; o Verponarium; o Heuristicarium; o neomodus ratiocinandi evolutivo; o evolutionary understanding; a calmness of mind; a potencialização dos upgrades; o insight providencial.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da neofilia evolutiva.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal das neoideias; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os paralucidopensenes; a paralucidopensenidade.
         Fatologia: a ideia impactante; a ideia renovadora; a ideia recicladora; a neoideia do abertismo consciencial; o viés ideativo da recin.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a ideia-vertente para as autorretrocognições do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático pessoal.


                                         III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da descrença somente vivido plenamente a partir do paracorpo do autodiscernimento; o princípio filosófico antigo da coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da genialidade; a teoria das ideias; o nicho da teoria na prática; o nicho da prática na teoria; a teoria da Paracerebrologia; a teoria do irrompimento do paracérebro; a teoria do irrompimento do psicossoma; a teoria da fartura das energias conscienciais; a teoria da Macrossomatologia; a teoria da Paragenética; a teoria da Holossomatologia.
           Tecnologia: a técnica da atomização cognitiva; a técnica dos megapensenes trivocabulares; a técnica do detalhismo; a cultura da técnica da exaustividade; a técnica da minuciosidade; a técnica das revisões textuais; a técnica da segunda redação.
           Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do Serenarium; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Infocomunicologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Verponologia.
           Efeitologia: os efeitos da ideia impactante de conteúdo tarístico, exposta didaticamente e vivenciável tecnicamente, na reciclagem das percepções, das parapercepções, das mundividências e dos comportamentos; os efeitos recinológicos da ideia impactante bem entendida e bem aplicada; o efeito enxurrilho da ideia impactante frutificando em neoideias.
           Enumerologia: a engenhosidade; a originalidade; a notoriedade; a compreensibilidade; a aplicabilidade; a tecnicidade; a resolutividade.
           Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica.
           Interaciologia: a interação atributos intraconscienciais–invento-descoberta; a interação neoideia-Proxêmica; a interação dos nichos das neoideias; a interação componentes do nicho–desenvolvimento do nicho; a interação Cognópolis-Socin; a interação ICs-ECs; a interação neoparadigma-Neociências.
           Crescendologia: o crescendo retroideia-neoideia; o crescendo conceptáculo da neoideia–nicho da neoideia; o crescendo ideia inata–neoideia.
           Trinomiologia: o trinômio (prefixos) neoideias-neoverdades-neologismos; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio subtópico-tópico-supertópico; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa; o trinômio (aliteração) constructo-conceito-cognição; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio ideia original–experimentação–síntese.
           Antagonismologia: o antagonismo retroideia / neoideia; o antagonismo neoideia / Zeitgeist; o antagonismo criatividade / anticriatividade; o antagonismo criatividade / trivialidade; o antagonismo suposição / descoberta; o antagonismo descoberta acidental / descoberta intencional; o antagonismo descoberta usual / descoberta brilhante.
           Politicologia: a democracia direta.
           Filiologia: a ideofilia; a gnosiofilia; a intelectofilia; a neofilia; a xenofilia; a evoluciofilia; a criticofilia.
           Holotecologia: a intelectoteca; a analiticoteca; a ideoteca; a heuristicoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca.
           Interdisciplinologia: a Parapesquisologia; a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Intencionologia; a Holomaturologia; a Parafisiologia; a Heuristicologia; a Neologia; a Projeciologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens logicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: ideia impactante conclusiva = o conceito capaz de incentivar a consecução da autoproéxis; ideia impactante acrescentadora = o conceito capaz de estimular a abertura para a maximoréxis pessoal.
          Culturologia: a Paraaculturologia da Conscienciologia.
          Consensologia. Sob a ótica da Parapesquisologia, eis, por exemplo, na ordem decrescente dos votos, as 20 maiores ideias originais, impactantes, da Conscienciologia, segundo o consenso colhido pelas pesquisas de opinião desenvolvidas com os tertulianos e teletertulianos, no CEAEC, em Novembro de 2010, alcançando o total de 121 votantes, com 10 temas cada qual:
          01. Curso Intermissivo (CI).
          02. Estado vibracional (EV).
          03. Tenepes (Tenepessologia).
          04. Cosmoética.
          05. Programação existencial (Proéxis).
          06. Pensenologia (Pensene).
          07. Princípio da descrença (Descrenciologia).
          08. Oficina extrafísica pessoal (Ofiex).
          09. Inversão existencial (Invéxis).
          10. Dupla evolutiva (Duplologia).
          11. Conscienciograma (Conscienciometrologia).
          12. Homo sapiens serenissimus (Serenologia).
          13. Macrossoma (Macrossomatologia).
          14. Autorrevezamento existencial.
          15. Ser desperto (Despertologia).
          16. Reurbex (Reurbanização extrafísica).
          17. Tarefa do esclarecimento (Tares).
          18. Centrais Extrafísicas.
          19. Pré-Mãe (Pré-Maternologia).
          20. Consciencioterapia.
         Taxologia. Eis, na ordem alfabética, as 31 ideias impactantes colocadas em segundo lugar, na pesquisa de opinião, com total acima de 1 voto:
         01. Autoconscientização multidimensional (AM).
         02. Autodiscernimentologia.
         03. Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CIC).
         04. Completismo existencial (Compléxis).
         05. Con (Unidade de lucidez).
         06. Conscienciês.
         07. Consciex Livre (CL).
         08. Cosmovisiologia.
         09. Desassimilação energética simpática (Desassim).
         10. Escala evolutiva das consciências.
         11. Evoluciologia (Evoluciólogo).
         12. Holoteca.
         13. Identidade extra (Zéfiro).
         14. Inteligência evolutiva (IE).
         15. Interassistenciologia.
         16. Intermissiologia.
         17. Laboratórios conscienciológicos.
         18. Maximoréxis.
         19. Mobilização básica de energias (MBE).
         20. Neoparadigma consciencial.
         21. Omissão superavitária (Omissuper).
         22. Pangrafia.
         23. Paradireitologia.
         24. Paramicrochip.
         25. Parapsicoteca.
         26. Projeciologia.
         27. Reciclagem intraconsciencial (Recin, Recéxis, Recexologia).
         28. Seriexologia.
         29. Sinalética parapsíquica pessoal.
         30. Teática (Teoria e prática).
         31. Traço-força (Trafor).
         32. Tridotação consciencial.
         33. Verdade relativa de ponta (Verpon).
         Restante. Eis, na ordem alfabética, as 57 ideias impactantes colocadas em último lugar, na pesquisa de opinião, apenas com 1 voto cada qual:
         01. Amparador de função.
         02. Antepassado de si mesmo.
         03. Apostilhamento enciclopédico.
         04. Autoincorruptibilidade.
         05. Autopesquisologia.
         06. Binômio admiração-discordância.
         07. Ciclo de primaveras energéticas (Cipriene).
         08. Código pessoal de Cosmoética (CPC).
         09. Cognópolis.
         10. Consciência integral.
         11. Conscienciologia.
         12. Consciex reurbanizada (Consréu).
         13. Conscin-cobaia.
         14. Conteúdo do parafenômeno.
         15. Cosmoconsciência.
          16. Dicionário cerebral analógico poliglótico.
          17. Dragona parapsíquica.
          18. Enciclopédia da Conscienciologia.
          19. Energia consciencial (EC).
          20. Energia imanente (EI).
          21. Estado Mundial.
          22. Extrapolacionismo parapsíquico.
          23. Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          24. Fôrma holopensênica.
          25. Gestação consciencial (Gescon).
          26. Higiene consciencial.
          27. Holopensenologia.
          28. Holossomatologia.
          29. Homeostase holossomática.
          30. Interprisão grupocármica.
          31. Intrafisicologia.
          32. Isca consciencial lúcida.
          33. Megaeuforização.
          34. Megafraternidade.
          35. Megapensene trivocabular.
          36. Melancolia intrafísica (Melin).
          37. Mentalsomatologia.
          38. Minipeça interassistencial.
          39. Neossinapsologia.
          40. Ortopensenologia.
          41. Paragenética.
          42. Parapercepciologia.
          43. Pararrealidade.
          44. Paratertuliano.
          45. Personalidade consecutiva.
          46. Policarmologia.
          47. Priorologia.
          48. Robotização existencial (Robéxis).
          49. Sobrepairamento.
          50. Terceiro tempo (CI).
          51. Traço faltante (Trafal).
          52. Traço-fardo (Trafar).
          53. Transmigraciologia.
          54. Verbaciologia.
          55. Verbetografia.
          56. Vínculo consciencial.
          57. Voliciologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ideia impactante, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Corredor heurístico: Experimentologia; Homeostático.
         05.  Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
         06.  Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
         07.  Ideia original: Mentalsomatologia; Neutro.
         08.  Ideia sutil: Heuristicologia; Neutro.
         09.  Linearidade da autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
         10.  Nicho da neoideia: Verponologia; Neutro.
         11.  Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
         12.  Pensene empático: Autopensenologia; Homeostático.
         13.  Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
         14.  Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
         15.  Verpon: Experimentologia; Homeostático.
   O IMPACTO DAS NEOIDEIAS DO CORPUS IDEOLÓGICO
  DA CONSCIENCIOLOGIA É COMUM ÀS CONSCINS LÚCIDAS, HOMENS OU MULHERES, QUANDO PORTADORAS
 DO CURSO INTERMISSIVO PRÉ-RESSOMÁTICO RECENTE.
         Questionologia. Alguma ideia das bases da Conscienciologia provocaram impacto em você, leitor ou leitora? A partir daí você pesquisou se concluiu o Curso Intermissivo e por isso está lendo este verbete?