A homeostase do geronte na pandemia é a condição de a conscin idosa, homem ou mulher, integrante de grupo de risco em meio a distúrbio sanitário, conseguir manter-se autequilibrada, autocentrada, autoconfiante, serena e com autodiscernimento no cumprimento da programação existencial, pemitindo-se viver com satisfação e destemor, sem deixar arrefecer o ritmo da produtividade diária.
Você, leitor ou leitora, consegue manter-se em satisfatório nível de homeostase frente às mazelas humanas, a exemplo da pandemia? Empenha-se, com lucidez e discernimento, na prática da autodesassedialidade em favor da interassistência?
HOMEOSTASE DO GERONTE NA PANDEMIA (AUTEXPERIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A homeostase do geronte na pandemia é a condição de a conscin idosa, homem ou mulher, integrante de grupo de risco em meio a distúrbio sanitário, conseguir manter-se autequilibrada, autocentrada, autoconfiante, serena e com autodiscernimento no cumprimento da programação existencial, pemitindo-se viver com satisfação e destemor, sem deixar arrefecer o ritmo da produtividade diária. Tematologia.Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição homeo vem do idioma Grego, hómoios, “semelhante; da mesma natureza”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O segundo elemento de composição stasia deriva também idioma Grego, stásis, “ação de pôr em pé; estabilidade; fixidez”. O vocábulo homeostase apareceu em 1945. O termo geronte procede do mesmo idioma Grego, géron, “velho; ancião; em Esparta, senador”. Surgiu no Século XX. A palavra pandemia provém igualmente do idioma Grego, pandemía, “o povo inteiro”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Autequilíbrio do longevo na pandemia. 2. Harmonia holossomática do idoso na pandemia. Antonimologia: 1. Autodesequilíbrio do longevo na pandemia. 2. Desarmonia holossomática do idoso na pandemia. Estrangeirismologia: o upgrade intraconsciencial; o imperari sibi maximum imperium est; a calm mind diuturna; o modus operandi; a joie de vivre; o upgrade holossomático em prol da saúde integral; o full time auto e interassistencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à homeostase autevoluciológica. Citaciologia: – Procure seu estado de homeostase e, quando o encontrar, nem um segundo dilúvio poderá desestabilizá-lo (Pablo de Paula Bravin, 1987–). Proverbiologia: – Evitar adoecer é prevenção; a doença, instalada, exige prontidão. Ortopensatatologia: – “Imunizante. Autorreflexão: imunizante consciencial”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal equilibrado; o holopensene da homeostase holossomática; o autequilíbrio pensênico gerando homeostasia; o holopensene pessoal desdramatizador; o holopenssene pessoal do sobrepairamento; a linearidade da autopensenidade na idade avançada em situação atípica; a evitação dos pensenes sustentadores do holopensene do medo; a reconfiguração da pensenidade negativa ligada a vivências em pandemias pregressas; o clima da desesperança, do desassossego, realimentando holopensenes doentios; o sentimento de fragilidade facilitando o holopensene da dominação; o comocionalismo social requisitando maior equilíbrio pensênico; o holopensene da autoimunidade energética; as nuances da pressão holopensênica; a autoindução no carregamento da pensenidade no pen; o exercício regular da ortopensenidade na superação da patopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a higidez autopensênica no emprego técnico da assistência bioenergética a distância; o ato de viver enquando conscin buscando pensenizar como sendo consciex. Fatologia: a homeostase do geronte na pandemia; o longevo lúcido e ativo; o grupo de risco prevalente, constituído de idosos; as comorbidades próprias da idade avançada; o enfrentamento das comorbidades com autossegurança; a sabedoria na velhice ao observar a catástrofe com maior tranquilidade; a compreensão do processo da dessoma afastando entropias; a particularidade do quadro de saúde de cada indivíduo; a ampliação e aprofundamento das autorreflexões; a autobservação aguçada; a antirritabilidade; a antivitimização; a autoconfiança; a autossegurança facilitando o autocuidado; a tranquilidade construtiva; a alegria comedida; a intraconsciencialidade harmonizada; o desassombro nos infortúnios; a autopesquisa enquanto terapia autocurativa; a autonomia consciencial na aceleração evolutiva, mesmo diante das calamidades; a pandemia enquanto pano de fundo na ampliação do autocuidado; o ato de reconhecer a possível necessidade de ajuda externa; a sustentação proexológica na pandemia; a predisposição no cumprimento da proéxis; o senso de autorresponsabilidade nas adversidades; a constância na produção gesconológica e no rendimento diário; a atividade mental favorecendo a acalmia íntima; a produção mentalsomática intercalada com banhos de sol; a preservação da saúde integral requerendo alimentação saudável, exercícios físicos, caminhadas e hidratação adequada; a inteligência evolutiva (IE) na manutenção do contato com a Natureza, na convivência social comedida, nos confinamentos decretados por medidas legais; as conscins, inclusive consréus, na condição de assistentes, por hospedarem e alimentarem microorganismos nos próprios somas; o campo parapedagógico de estudo e bem-estar favorecidos pela preservação da residência em condições aprazíveis; a prática regular da introspecção e da reflexão; a perseverança na tenepes; a promoção da saúde dirimindo a preocupação com a doença; a conturbação do Planeta Hospital requerendo avanços na autevolutividade; o desabrochar da imperturbabilidade; o ato de experimentar minimamente a eutimia do Serenão. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal, servindo de bússola nas autodecisões; o autodomínio energético associado à interassistência fraterna enquanto autoimunizante e autotranquilizante; a autorrecomposição energética, por meio das experiências extrafísicas; o equilíbrio holossomático dispensando o uso de medicamento controlado; a realidade multiexistencial e multidimensional envolvendo a pandemia; o emprego do parapsiquismo lúcido pelo longevo; o fluxo paramigratório da dessoma e ressoma; a assistência tenepessológica às consciências dessomantes e ressomantes no período pandêmico; os possíveis retrotraumas de vivências em pandemias em retrovidas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autexperiência acumulada–autossegurança; o sinergismo do longevo autocentrado-sereno-autoconfiante; o sinergismo catalítico da interassistencialidade na longevidade; o sinergismo exemplarista assepsia-paraassepsia do longevo eutímico. Principiologia: o princípio da seriexialidade; a assunção do princípio da autonomia consciencial facilitando as autescolhas; o princípio da descrença (PD) potencializando as autexperimentações; o princípio da autogovernabilidade eliminando as terceirizações; o princípio de viver como se fosse durar 200 anos, preparando-se como se fosse dessomar amanhã; o princípio cosmoético “aconteça o melhor para todos”. Codigologia: o código pessoal de parassegurança; o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da minipeça assistencial atuante no maximecanismo multidimensional; a teoria da reurbanização extrafísica. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica de autodefesa energética; a técnica da autovigilância ininterrupta; a técnica da assepsia energética; a técnica de viver bem em todos os contextos e dimensões; a técnica da insônia produtiva; a técnica da autodesassedialidade imediata; o emprego da técnica da diferenciação pensênica. Voluntariologia: a escolha em manter regularidade no voluntariado conscienciológico durante a pandemia; a atuação lúcida e comedida no voluntariado online. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório da Automentalsomatologia. Colegiologia: o Colégio Invisivel da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia; o Colégio Invisível da Deossomologia; o Colégio Invisivel da Reurbanologia; o Colegio Invisível dos Serenões. Efeitologia: o efeito providencial das experiências de vida; o efeito positivo da autoconsciência evolutiva; o efeito terapêutico e profilático da produtividade mentalsomática; os efeitos nefastos do estresse negativo no holossoma; o efeito da autotranquilidade do longevo na harmonia interconviviológica. Neossinapsologia: as neossinapses homeostáticas; as neossinapses provenientes da autexperimentação da homeostase na pandemia; a produtividade mentalsomática facilitando a criação de neossinapses em contextos tensos. Ciclologia: o ciclo da recomposição evolutiva interconsciencial; o ciclo multiexistencial autorrevezador amparador extrafísico–amparando intrafísico; o ciclo reconfigurador de condutas antifraternas; o ciclo reurbanológico de mudanças marcantes no Planeta Terra, durante a pandemia, oportunizando reflexões autorrecicladoras. Enumerologia: a autovigilância; a autopercepção; a autofocagem; o autoparapsiquismo; o autodiscernimento; a autossegurança; a auto-homeostase. Binomiologia: o binômio princípio consciencial viral–princípio consciencial humano; o binômio autoimunidade somática–autoimunidade consciencial; o binômio necessidade de sobreviver–imperiosidade de evoluir; o binômio livre respiração–livre circulação; o binômio Autodespertologia–Interassistenciologia. Interaciologia: a interação saúde física–saúde mental na terceira idade; a interação Genética-Paragenética; a interação produtividade mentalsomática–autodomínio energético; a interação homeostase holochacral–homeostase existencial; a homeostase pessoal a influir, por hipótese, na interação reurbanológica Humanidade–Para-Humanidade. Crescendologia: o crescendo negativo isolamento social–solidão–fobias; o crescendo fobia social–antropofobia. Trinomiologia: o trinômio indissociável pensamento-sentimento-energia atuante na condição de saúde pessoal e grupal; o trinômio de interajuda rede social–rede sanitária–rede parassanitária; o trinômio surgimento-desaparecimento-reaparecimento das doenças virais; o trinômio autesclarecedor estudar-pesquisar-compreender a história das pandemias; o trinômio autodeterminação-autoconfiança-autossuficiência na definição da homeostasia consciencial; o trinômio motivação-trabalho-lazer enquanto medida profilática a qualquer doença. Polinomiologia: o polinômio soltura holochacral–equilíbrio emocional–produtividade mental–saúde consciencial; o polinômio autoconhecimento–autocontrole–autogoverno–auto-homeostase-autevolução; o polinômio vicioso resmungão-ranzinzo-implicante-intolerante-lamuriante influindo no desequilíbrio da saúde pessoal e grupal; o polinômio autodesassédio-autoimperturbabilidade-heterodesassédio-interassistencialidade. Antagonismologia: o antagonismo saúde / doença; o antagonismo autocontrole pacificador / controle social desorientador; o antagonismo credibilidade cega / discernimento; o antagonismo emocionalismo / racionalidade; o antagonismo indução interconsciencial / posicionamento pessoal; o antagonismo paz íntima / confusão externa; o antagonismo impulsividade / imperturbabilidade; o antagonismo autotranquilidade / autointranquilidade. Paradoxologia: o paradoxo de os gestores em saúde focarem-se primordialmente na atenção à doença; o paradoxo de se cogitar o mundo sem interconvivência humana direta; o paradoxo do cerceamento da natureza gregária humana; o paradoxo de a melhoria individual reverberar na melhoria de todos. Politicologia: a meritocracia; a homeostaticocracia; a autodiscernimentocracia; a cognocracia; a democracia; a evoluciocracia; a cosmocracia; a midiacracia; a autocracia no desrespeito à política dos direitos humanos. Legislogia: a lei do maior esforço ampliando a atenção à saúde; a lei da realimentação holopensênica positiva; a lei do carma; a lei básica da interassistência de o menos doente assistir o menos experiente, mais doente. Filiologia: a amparofilia; a neofilia; a reurbanofilia; a experimentofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia; a interassistenciofilia. Fobiologia: as fobias decorrentes do isolamento social e da solidão; a sociofobia; a antropofobia; o medo de morrer, desequilibrando o sistema imunológico; a superação teática da tanatofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial agudizada na pandemia; a síndrome da autovitimização; a síndrome da abstinência dos bailes da terceira idade gerando depressão em idosos; a síndrome do mundo cruel afetando a saúde do geronte telespectador contumaz; a síndrome do salvacionismo substituída pela teática interassistencial cosmoética; a suplantação da síndrome da insegurança. Maniologia: a eliminação das manias autovitimizadoras do catastrofismo; a evitação da mania de sucumbir a noticiário porta-voz de necrotério; a autodecisão em superar a mania de dar atenção às notícias ou conversas sobre mortes. Mitologia: o mito da vida sem adversidades; o mito da solidão; o mito falacioso da exterminação do vírus; o mito da fragilidade absoluta na longevidade. Holotecologia: a gerontoteca; a higienoteca; a pacificoteca; a assistencioteca; a teaticoteca; a convivioteca; a evolucioteca; a reurbanoteca; a grupocarmoteca; a pacificoteca; a serenoteca. Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Exemplologia; a Harmoniologia; a Energossomatologia; a Intrafisicologia; a Somatologia; a Mentalsomatologia; a Holossomatologia; a Equilibriologia; a Interprisiologia; a Imunologia; a Parapercepciologia; a Profilaxiologia; a Terapeuticologia; a Descrenciologia; a Holomaturologia; a Homeostaticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a personalidade comórbida; a conscin atratora; a consciex baratrosférica; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente; a conscin homeostática; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a consciência anticonflitiva; a conscin autônoma; a conscin enciclopedista; o ser desperto; a minipeça interassistencial multidimensional; o ser universalista. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o hipocondríaco; o sugestionável; o autodecisor; o compassageiro evolutivo; o autogerenciador; o longevo produtivo; o observador; o autexperimentador; o tenepessista; o macrossômata; o conviviólogo; semperaprendente; o evoluciente; o exemplarista; o voluntário; o sobrepairante. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a hipocondríaca; a sugestionável; a autodecisora; a compassageira evolutiva; a autogerenciadora; a longeva produtiva; a observadora; a autexperimentadora, a tenepessista; a macrossômata; a convivióloga; a semperaprendente; a evoluciente; a exemplarista; a voluntária; a sobrepairante. Hominologia: o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens autopensenicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autodiscernens; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens experimentatus. V. Argumentologia Exemplologia: homeostase esboçante do geronte na pandemia = a conduta de ao acessar as primeiras informações sobre a COVID-19, ficar alerta, sem medo ou alarmismo; homeostase conquistada do geronte na pandemia = a conduta de resgatar as autexperiências de equilíbrio no enfrentamenro de adversidades da COVID-19, enriquecendo-as com novos conhecimentos; homeostase reverberante do geronte na pandemia = a conduta tenepessística de potencialização do autodesempenho na interassistencialidade diuturna às conscins e consciexes vítimas da COVID-19. Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da pacificação íntima; a cultura da Homeostaticologia; a cultura da holomaturidade consciencial; a cultura das autopriorizações recexológicas; a cultura da liberdade sadia; a cultura da Despertologia; a cultura da Evoluciologia. Práticas. Com base na Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 práticas passíveis de potencializar a saúde somática e a homeostase do geronte, notadamente na pandemia: 1. Alimentação. A adoção do hábito de refeições saudáveis a base de alimentos naturais, dispensando produtos industrializados com aditivos alimentares. 2. Apresentação. A evitação do uso de roupão ou chambre no exercício dos afazeres doméstico e igualmente na atuação online, preservando a boa apresentação. 3. Complementos. A nutrição complementada com compostos vitamínicos, por recomendação e acompanhamento profissional. 4. Cuidados. As caminhadas e exercícios físicos intercalados por sessões de fisioterapia, voltadas aos cuidados com a saúde do soma. 5. Hábito. A manutenção do hábito salutar de acordar cedo. 6. Natureza. O cultivo de horta e jardim ou outro hobby possibilitando maior contato com a Natureza. 7. Proatividade. A manutenção de vida proativa e motivada, ao modo da prática saudável de comprar e preparar a própria alimentação e cuidar dos pertences de uso pessoal. 8. Rotina. A rotina matinal de arrumar a cama e arejar o quarto, imediatamente, ao levantar-se. Antiestressores. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 condições positivas predisponentes ao antiestressamento, a serem vivenciadas pelo longevo, com maior empenho e lucidez durante situações hostis, ao modo do surto pandêmico: 01. Alegria de viver. 02. Anticonflitividade madura. 03. Autopredisposição para o melhor. 04. Bom humor amistoso. 05. Desassimilação simpática (desassim). 06. Descontração espontânea. 07. Desdramatização dos transtornos da vida. 08. Doação consciente das energias. 09. Empenho consciente nas autopesquisas. 10. Energossomaticidade ativa. 11. Equilíbrio nas dificuldades e adversidades. 12. Opção pela conciliação. 13. Regularidade na produção mentalsomática. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a homeostase do geronte na pandemia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assepsia energética: Paraassepsiologia; Homeostático. 02. Autoimunidade consciencial: Despertologia; Homeostático. 03. Binômio pandemia-recin: Recexologia; Neutro. 04. Comorbidade: Parapatologia; Nosográfico. 05. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático. 06. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático. 07. Geronte evolutivo: Gerontologia; Homeostático. 08. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático. 09. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático. 10. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático. 11. Intensidade existencial: Holomaturologia; Neutro. 12. Isolamento social pandêmico: Adaptaciologia; Neutro. 13. Microrganismo: Evoluciologia; Neutro. 14. Paraassepsia antecipada: Energossomatologia; Neutro. 15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro. A HOMEOSTASE DO GERONTE NA PANDEMIA É PASSÍVEL DE SER EXPERIENCIADA, COM LUCIDEZ E DISCERNIMENTO, PELAS CONSCIÊNCIAS EMPENHADAS NA AUTODESASSEDIALIDADE PRÓ-INTERASSISTENCIALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue manter-se em satisfatório nível de homeostase frente às mazelas humanas, a exemplo da pandemia? Empenha-se, com lucidez e discernimento, na prática da autodesassedialidade em favor da interassistência? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 154 a 156, 179, 186 a 188, 317, 323, 406, 453 e 1.293. 2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 776, 806 e 843. M. L. M.