Higiene Mnemônica

A Higiene Mnemônica é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas ou técnicas sistemáticas, teáticas, do conjunto de medidas adotadas para evitar a permanência de lembranças patopensênicas atravancadoras da evolução nos recessos da própria memória.

Você, leitor ou leitora, admite e preserva a Higiene Mnemônica? Tanto a intrafísica quanto a multidimensional?

      HIGIENE MNEMÔNICA
                                   (MNEMOTECNOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A Higiene Mnemônica é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas ou técnicas sistemáticas, teáticas, do conjunto de medidas adotadas para evitar a permanência de lembranças patopensênicas atravancadoras da evolução nos recessos da própria memória.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo higiene vem do idioma Francês, hygiène, e este do idioma Grego, hygieinós, “que contribui com a saúde”. Apareceu no Século XIX. O vocábulo mnemônico procede do idioma Latim Medieval, mnemonicus, derivado do idioma Grego, mnémonikós, “de ou relativo à memória; com boa memória; relacionado ao uso da memória”. Surgiu também no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Higienização Mnemônica. 2. Higiologia Mnemônica. 3. Higioterapia Mnemônica.
         Neologia. As 3 expressões compostas Higiene Mnemônica, Higiene Mnemônica Intrafísica e Higiene Mnemônica Multidimensional são neologismos técnicos da Mnemotecnologia.
         Antonimologia: 1. Anti-Higiene Mnemônica. 2. Insalubridade autopensênica. 3. Mnemônica patogênica.
         Estrangeirismologia: o continuum consciencial higienizado; a limpeza dos lixões mnemônicos do laptop; o caos das informações inúteis da Internet; a antienciclopédia dos websites com informações errôneas; o Retrocognitarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Holomnemônica.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Higiene Mnemônica; o holopensene pessoal preventivo; os ortopensenes; a ortopensenidade; a eliminação das intrusões exopensênicas; a autoneopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
         Fatologia: a Higiene Mnemônica; a inteligência mnemônica; a Ergonomia Mnemônica; a rearrumação mnemônica; a tesaurização mnemônica; a eliminação dos bagulhos mnemônicos; a assepsia das palavras-problema; a releitura cognitiva; os dicionários cerebrais; a pessoa incauta quanto à memória retendo lixos mentais excessivos; a depuração básica da saúde mental; a homeostasia mnemônica; a reciclagem da mentalidade; a sanidade aplicada à Memoriologia; o asseio mnemônico; a defesa da retenção mnemônica dos conceitos evolutivos prioritários; a postura intraconsciencial ideal; a Ortobiose; a Prevenciologia.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Higiene Consciencial–Higiene Ambiental.
         Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da autoindisciplina pensênica zero.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da desperticidade.
          Tecnologia: a técnica da Higiene Mnemônica; a técnica da autopensenização correta.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico das autorretrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Mnemologistas.
          Neossinapsologia: as neossinapses das reciclagens intraconscienciais.
          Enumerologia: as intrusões mnemônicas; os bagulhos mnemônicos; os lixos mnemônicos; a assepsia mnemônica; a reciclagem mnemônica; a tesaurização mnemônica; a homeostasia mnemônica.
          Binomiologia: o binômio Higiene Somática–Higiene Consciencial; o binômio hábitos sadios–rotinas úteis.
          Interaciologia: a interação Autopensenologia-Homeostaticologia; a interação patológica lixo mnemônico–inculcação doentia.
          Crescendologia: o crescendo ortopensene–EC sadia–ação correta.
          Trinomiologia: o trinômio interesses-metas-evolução; o trinômio Auto-Higiene–Hetero-Higiene–Multi-Higiene; o trinômio corpo-mente-consciência.
          Polinomiologia: o polinômio homeostático Higiene Somática–Higiene Energética–Higiene Emocional–Higiene Mental.
          Antagonismologia: o antagonismo Higiene / Anti-Higiene; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo hábitos mnemônicos / hábitos antimnemônicos; o antagonismo lembrança / esquecimento; o antagonismo memória de elefante / hipomnésia; o antagonismo Hipomnemônica / Holomnemônica; o antagonismo lembrança útil / lembrança inútil; o antagonismo retentiva secular / recordação anacrônica; o antagonismo memórias sadias / memórias traumáticas; o antagonismo lembrança feliz / estigma mnemônico; o antagonismo Autorrevezamentologia / nódulo holomnemônico; o antagonismo corticomemória / Holomnemônica; o antagonismo recuperação dos cons magnos / expressão dos nódulos holomnemônicos; o antagonismo cronicidade holomnemônica / agudização mnemônica.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à manutenção de bons hábitos mnemônicos.
          Filiologia: a enciclopediofilia; a lexicofilia; a mnemofilia; a leiturofilia; a cronofilia; a higienofilia; a conviviofilia.
          Holotecologia: a higienoteca; a pensenoteca; a consciencioterapeuticoteca; a patopensenoteca; a assistencioteca; a parapsicoteca; a energoteca.
          Interdisciplinologia: a Mnemotecnologia; a Holomnemossomatologia; a Profilaxiologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autolucidologia; a Evoluciologia; a Autopriorologia; a Raciocinologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o Sujismundo mnemônico.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a Sujismunda mnemônica.
          Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens evocator; o Homo sapiens mnemonicus; o Homo sapiens hypomnemonicus; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Higiene Mnemônica Intrafísica = a Ciência da manutenção da homeostasia quanto às lembranças das autovivências humanas dia a dia; Higiene Mnemônica Multidimensional = a Ciência da manutenção da homeostasia quanto às lembranças das autovivências projetivas, intermissivas e holobiográficas.
          Culturologia: a cultura da Higiene Consciencial Generalizada.
          Caracterologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 categorias básicas dos campos de pesquisas da Higiene Geral, multifacética, relativas à conscin lúcida:
          01. Higiene Autopensênica: no universo da Autopensenologia.
          02. Higiene Consciencial Avançada: autocrítica, evolutiva.
          03. Higiene Consciencial Básica: a Geral, propriamente dita.
          04. Higiene Cosmovisiológica: no universo da Cosmovisiologia.
          05. Higiene Energossomática: no universo da Energossomatologia.
          06. Higiene Imaginativa: no universo da Imagística.
          07. Higiene Intraconsciencial: no universo da Intraconscienciologia.
          08. Higiene Mentalsomática: no universo da Mentalsomatologia.
          09. Higiene Mnemônica: no universo da Holomnemonicologia.
          10. Higiene Odontológica: dental, no universo da Odontologia.
          11. Higiene Pessoal: no universo da Egologia.
          12. Higiene Psicossomática: no universo da Psicossomatologia.
          13. Higiene Somática: no universo da Somatologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Higiene Mnemônica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
          02. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          03. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
          04. Distorção mnemônica: Mnemossomatologia; Nosográfico.
          05. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
          06. Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
          07.  Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
          08.  Lixo mnemônico: Holomnemônica; Neutro.
          09.  Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
          10.  Memória encapsulada: Mnemossomatologia; Neutro.
          11.  Mnemotécnica vocabular: Mnemossomatologia; Neutro.
          12.  Nódulo holomnemônico: Holomnemossomatologia; Neutro.
          13.  Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
          14.  Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático.
          15.  Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro. A RELEVÂNCIA DA HIGIENE MNEMÔNICA É RECONHECIDA E PRESERVADA, COMO CIÊNCIA, POR TODA CONSCIN AUTOCONSCIENTE QUANTO ÀS FUNÇÕES TEÁTICAS,
   EVOLUÍDAS, DOS PRÓPRIOS DICIONÁRIOS CEREBRAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite e preserva a Higiene Mnemônica? Tanto a intrafísica quanto a multidimensional?