Gratificação Cognopolita

A gratificação cognopolita é o conjunto das vivências por parte da conscin lúcida, cognopolita, intermissivista, de satisfação e plenitude advindas do holopensene da Cognópolis, ou Cidade do Conhecimento, e de tudo representado por esta comunidade intrafísica ou burgo mais evoluído.

Você, leitor ou leitora, sente algum tipo de gratificação cognopolita dentro das unidades de trabalho da Conscienciologia? Você admite como relevante a compreensibilidade de tal situação intergrupal?

      GRATIFICAÇÃO COGNOPOLITA
                                    (INTRAFISICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A gratificação cognopolita é o conjunto das vivências por parte da conscin lúcida, cognopolita, intermissivista, de satisfação e plenitude advindas do holopensene da Cognópolis, ou Cidade do Conhecimento, e de tudo representado por esta comunidade intrafísica ou burgo mais evoluído.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo gratificação procede do idioma Latim, gratificatio, na acepção de “benefício; favor; obséquio; serviço; complacência; parcialidade”, ou provavelmente do idioma Inglês, gratification, na acepção de “satisfação; prazer”. Apareceu no Século XVI. O primeiro elemento de composição cogn deriva do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição poli vem do idioma Grego, pólis, “cidade”.
          Sinonimologia: 1. Satisfação cognopolita. 2. Prazer cognopolita. 3. Plenitude cognopolita. 4. Recompensa cognopolita.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo gratificação: autogratificação; autogratificar-se; gratificada; gratificado; gratificador; gratificadora; gratificante; gratificar; gratificável; heterogratificação.
          Neologia. As 3 expressões compostas gratificação cognopolita, gratificação cognopolita ignorada e gratificação cognopolita autoconsciente são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Insatisfação intrafísica. 2. Desprazer humano. 3. Percalço existencial.
          Estrangeirismologia: o Conviviarium; o Experimentarium; o Tenepessarium; o Megaevolutionarium; o networking cosmoético; a otimização e o upgrade da autoproéxis pela participação na maxiproéxis; a avant-garde intermissivista.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas pessoais.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cognópolis; o holopensene da Autopesquisologia; o grupopensene dos cognopolitas; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; a sintonia holopensênica máxima.
          Fatologia: a gratificação cognopolita; a convivialidade homeostática harmônica na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional; o megaempreendimento humano da Cognópolis; o reagrupamento evolutivo; o megagrupo de voluntários da CCCI; o voluntariado embasando a manutenção da CCCI; o acolhimento interassistencial tarístico; a rede social e parassocial de apoio ao voluntário; as empatias traforinas; os interesses evolutivos, cosmoéticos e proexológicos em comum; a liberdade de expressão; a potencialização da evolução grupal; o primado do mentalsoma, o paracorpo do autodiscernimento; a Cognópolis em si; o Bairro do Conhecimento; a Cidade do Megaconhecimento; a Sociedade dos Escritores; a Socin da Cognição; a Geopolítica Desassediadora; o oásis reeducacional rurbano; o balneário bioenergético; o campus universitário existencial; a Cosmópolis; o Centro Cultural Holoteca; a miniterra-de-todos; a Paratecnópole Conscienciológica; as crises de crescimento; a autoconfiança advinda da coesão grupal; a imersão continuada em campo interassistencial; o acesso a bagagens cognitivas diversificadas dos compassageiros evolutivos; a fartura das trocas de experiências pessoais parapsíquicas e proexológicas entre os interlocutores; as oportunidades de vivências interassistenciais onipresentes; a oportunidade de aprofundamento nas autopesquisas pela interação enriquecedora entre conscins-cobaias; a autocomprovação do poder grupal, gerado pela reunião de esforços em prol de metas comuns, atingindo resultados inalcançáveis individualmente, na condição de lição evolutiva fundamental; a participação no ensaio grupal para o futuro Estado Mundial; a satisfação de experimentar período inédito na holobiografia; a satisfação de testemunhar momento inédito na História da Terra.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o pião intrafísico da maxiproéxis; as paraprocedências pré-ressomáticas afins; o nivelamento por cima através dos Cursos Intermissivos; a inclusão da tenepes em rede assistencial derivada da concentração de tenepessistas; as oportunidades de extrapolacionismos e conexões com as Centrais Extrafísicas favorecidas pelo ambiente otimizado.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos compassageiros evolutivos na maxiproéxis.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da empatia evolutiva complexa.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo (Grupocarmologia).
          Tecnologia: a técnica da convivialidade cosmoética.
          Voluntariologia: a condição do voluntário (ou voluntária) conscienciocêntrico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito da megafraternidade na convivência.
          Neossinapsologia: as neossinapses dos cons magnos recuperados.
          Ciclologia: o ciclo ascendente ideal invéxis-duplismo-EV-tenepes-ofiex-desperticidade-compléxis.
          Enumerologia: o momento gratificante; a amizade gratificante; a escolha gratificante; a experiência gratificante; o projeto gratificante; o trabalho gratificante; a vitória gratificante.
          Binomiologia: o binômio Empresa Conscienciocêntrica–Instituição Conscienciocêntrica.
          Interaciologia: a interação vontade-intencionalidade-realização; a interação grupopensene pessoal–grupopensene da Cognópolis; a interação Cognópolis–Cursos Intermissivos (CIs); a interação comunin Cognópolis–comunex Interlúdio; a interação Cognópolis–Centrais Extrafísicas; a interação ICs-ECs; a interação Intermissiologia-Intrafisicologia.
          Crescendologia: o crescendo interassistencialidade-compléxis.
          Paradoxologia: o paradoxo autesforço máximo–vida feliz.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a parapsicocracia; a proexocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a cognofilia; a sociofilia; a proexofilia; a experimentofilia.
          Holotecologia: a cognopoliteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Autocogniciologia; a Comunicologia; a Proexologia; a Cosmoeticologia; a Conscienciocentrologia; a Autopesquisologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Parassociologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o agente retrocognitor.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a agente retrocognitora.
          Hominologia: o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens cognocrata; o Homo sapiens communitarius.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: gratificação cognopolita ignorada = a autovivência cognopolita sem consciência dos valores evolutivos ínsitos e nem emprego ou aproveitamento das condições positivas; gratificação cognopolita autoconsciente = a autovivência cognopolita com autopercepção dos valores evolutivos envolvidos e aproveitamento teático das condições homeostáticas.
          Culturologia: a cultura da Autocogniciologia; a cultura conscienciológica.
          Autocogniciologia. De acordo com a Para-Historiografia, o conhecimento moral, ético ou cosmoético do ponto de vista socrático (Nosce te ipsum), envolvia o conhecimento de si mesmo, ou a autocognição, relacionando a autopensenização abstrata (pen) à existência pessoal, tendo a conscin na condição de indivíduo, cidadão ou cidadã.
          Interação. A Tecnologia, mesmo a mais moderna, de ponta, sempre foi incapaz de fazer tal relacionamento ou interação indispensável: cognição + conscin. No entanto, a Tecnologia proporciona o conhecimento ou cognição para a vida, atendendo às necessidades e carências humanas na Socin Industrial Moderna, não atendidas à época de Sócrates (470–399 a.e.c.). Entretanto, esta é simples frase de consolação e nada mais, mantenedora da alienação evolutiva das consciências.
          Essenciologia. Contudo, conforme os princípios da Conscienciologia e, insitamente, da Cosmoeticologia, importa muito mais, em primeiro lugar, e é indispensável o conhecimento magno, essencial, para a conscin controlar a si mesma e não o conhecimento secundário centrado para controlar a Natureza.
          Cognópolis. A Cognópolis, a Cidade do Conhecimento, não procura transformar o ser humano – a conscin – em apenas mero objeto entre outros do mundo natural ou do Cosmos.
          Eletronótica. A Tecnologia, a Indústria Moderna ou a Ciência Convencional, Materiológica ou Eletronótica, demandam exatamente manipular e controlar os seres humanos transformados em produtos industriais de primeira linha, da maneira idêntica desenvolvida para manipular e controlar ratos, moscas das frutas e produtos materiais industriais. Esta infeliz condição afeta todas as áreas da vida intrafísica. É sabido, por exemplo, sobre a educação formal: a escola convencional não prepara os jovens para enfrentarem a si próprios ante a vida.
          Desviologia. Neste ponto é fácil observar e concluir ter o empreendimento original de a conscin controlar a si mesma, ficado perdido completamente, há milênios, em algum desvio ou lugar do passado, e vemos, agora, em pleno Terceiro Milênio, a ignorância do especialista eletronótico, até do megacolisor, vivendo prioritariamente pela matéria efêmera, ou Natureza Morta, sem conhecer a si mesmo, a consciência, a essência eterna, ainda mais aturdida e às voltas com a fieira das vidas humanas e ressomas da seriéxis inteiramente ignoradas.
          Reurbex. Em vista disso, foi desencadeada, a partir de Consciexes Livres e Serenões, a ampla reurbanização das comunexes mais atrasadas deste planeta, objetivando assistir às reciclagens das consciexes estacionárias, regressivas – as consréus, consciências extrafísicas reurbanizadas –, agora ressomando, em grande número, nesta dimensão consciencial.
          Intermissiologia. A partir daí, os voluntários intermissivistas da Conscienciologia estão erigindo, como primeiro esforço exemplar, a Cognópolis, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, objetivando cooperar com as iniciativas maiores de outras dimensões, notadamente em relação aos trabalhos diversificados da comunex Interlúdio, mais próxima quanto à Parageopolítica.
          Caracterologia. Segundo a Autoconscienciometrologia, o cognopolita conscienciológico, homem ou mulher da Conscienciópolis, conquanto assemelhado em múltiplos aspectos positivos ao cientista comum, o artesão evolutivo, apresenta, no entanto, por exemplo, 25 condições, características, traços ou perfis aqui dispostos na ordem alfabética:
          01. Acadêmico da Academia dos Autodidatas.
          02. Aplicador da liberdade de autorganização.
          03. Buscador da consecução da megagescon.
          04. Buscador da gratificação da colheita cosmoética.
          05. Buscador do avanço do megaconhecimento.
          06. Componente da classe média média (Sociologia).
          07. Componente do Colégio Invisível dos Parapesquisadores.
          08. Defensor da honestidade e incorruptibilidade (Cosmoeticologia).
          09. Demandador do compléxis (Maxiproexologia).
          10. Demonstrador predominante de esforços intelectuais.
          11. Detentor de educação convencional superior.
          12. Executor da vocação de intermissivista.
          13. Formulador de neoverpons (Heuristicologia).
          14. Investigador da satisfação da curiosidade intelectual.
          15. Melhorador da autoimagem (Conviviologia).
          16. Pacificador íntimo e externo.
          17. Pesquisador mentalsomático independente (Descrenciologia).
          18. Praticante diário da tenepes (Tenepessologia).
          19. Publicador dos próprios trabalhos de pesquisa.
          20. Reconhecedor fraterno dos pares.
          21. Responsável pela abertura de empresas conscienciocêntricas.
          22. Solucionador de problemas conscienciais.
          23. Técnico na resolução de conflitos sociais.
          24. Usuário prazeroso do trabalho maxiproexológico.
          25. Voluntário dedicado às ocupações criativas.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a gratificação cognopolita, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Coexistência institucional: Conscienciocentrologia; Neutro.
          02. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          03. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático.
          04. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
           05.   Elenco da Conscienciologia: Conviviologia; Homeostático.
           06.   Escala dos autores mentaissomáticos: Mentalsomatologia; Homeostático.
           07.   Iniciativa planetária pioneira: Experimentologia; Homeostático.
           08.   Intermissivista: Intermissiologia; Homeostático.
           09.   Megaempreendimento conscienciológico: Conscienciocentrologia; Homeostático.
           10. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
  A GRATIFICAÇÃO COGNOPOLITA, ADVINDA DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MULTIDIMENSIONAL DE REEDUCAÇÃO CONTINUADA, CONTRIBUI NO FULCRO INTRAFÍSICO DA PRODUÇÃO DO ESCLARECIMENTO DE PONTA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, sente algum tipo de gratificação cognopolita dentro das unidades de trabalho da Conscienciologia? Você admite como relevante a compreensibilidade de tal situação intergrupal?
           Bibliografia Específica:
           1. Veatch, Henry B.; O Homem Racional: Uma Interpretação Moderna da Ética Aristotélica; trad. Eduardo Francisco Alves; pref. e bibliografia comentada Douglas B. Rasmussen; rev. Clara Diament; 282 p.; 1 cronologia; 26 caps.; 1 cronologia; 26 enus.; 1 foto; 25 perguntas; 20 respostas; 72 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Liberty Fund; & Topbooks; Rio de Janeiro, RJ; 1962; páginas 53 e 54.
           2. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 2 Vols.; 2.494 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 720 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 16 endereços; 2.892 enus.; estatísticas; 6 filmografias; 1 foto; 720 frases enfáticas; 5 índices; 1.722 neologismos; 1.750 perguntas; 720 remissiologias; 16 siglas; 50 tabs.; 135 técnicas; 16 websites; 603 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 12 cm; enc.; 3 a Ed. Protótipo – rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 396, 769, 830, 963, 1.015, 1.076, 1.230, 1.232, 1.285, 1.382, 1.1816, 1842 a 1845, 1852 e 2.126.
           3. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 175.
           4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 35 e 283.