Gratidão Intelectual

A gratidão intelectual é o ato e / ou efeito de a conscin, homem ou mulher, reconhecer, valorizar, ampliar e retribuir os aportes cognitivos e mentaissomáticos recebidos na atual ressoma.

Você, leitor ou leitora, possui senso de gratidão intelectual? Quais retribuições mentaissomáticas já perfilam no próprio portfolio gratulatório intelectual?

      GRATIDÃO INTELECTUAL
                                    (RETRIBUICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A gratidão intelectual é o ato e / ou efeito de a conscin, homem ou mulher, reconhecer, valorizar, ampliar e retribuir os aportes cognitivos e mentaissomáticos recebidos na atual ressoma.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543. O vocábulo intelectual procede igualmente do idioma Latim, intellectualis, “relativo à inteligência; intelectual”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Retribuição gratulatória mentalsomática. 2. Retorno dos aportes mentaissomáticos. 3. Agradecimento intelectual. 4. Reconhecimento intelectual.
          Neologia. As duas expressões compostas gratidão intelectual pensenizada e gratidão intelectual conscienciografada são neologismos técnicos da Retribuiciologia.
          Antonimologia: 1.          Gratidão psicossomática. 2.            Ingratidão egoica. 3. Desaproveitamento dos aportes mentaissomáticos.
          Estrangeirismologia: o modus vivendi com base na retribuição intelectual; o paper tarístico do grafoproexista com senso de gratidão; a assistência intelectual tarística full time.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência gratulatória.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Criação. Quem afirma que a criação intelectual é o ofício solitário comete enorme ingratidão para com as suas consciexes amigas amparadoras e inspiradoras”.
          2. “Gratidão. A gratidão está entre os trafores mais significativos da consciência”. “Quanto mais evoluída a consciência, maior o grau de gratidão”.
          Unidade. A unidade de medida da gratidão intelectual é a gescon pessoal publicada.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da retribuição cosmoética; o holopensene pessoal da gratidão mentalsomática; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; a gratidão a todos os bolsões holopensênicos mentaissomáticos e homeostáticos.
          Fatologia: a gratidão intelectual; a inteligência evolutiva (IE) em ser grato ao amparo recebido; o reconhecimento aos pais incentivadores da educação formal; a primeira enciclopédia adquirida pelos familiares ao modo de retrossenha da diretriz autoproéxica; os livros infantis e as primeiras leituras; a recuperação inicial de cons; o sentimento gratulatório aos professores incentivadores; o retorno aos autores dos livros lidos na ressoma, ao produzir os próprios livros; o acervo pessoal de artefatos do saber (autenciclopédia) recebidos ao longo dos séculos; o agradecimento aos milhares de intelectuais e pensadores no percurso da História da Humanidade; a gratidão aos fundadores e mantenedores das bibliotecas; a mudança de patamar evolutivo de assistido para assistente; o fato de a gratidão poder ser mais assistencial ao receptor da benesse; o abertismo para receber, abrindo mão do orgulho antidiscernidor; o autorrealismo perante o fato da interdependência evolutiva; a retribuição cosmoética dos aportes mentaissomáticos tomados na condição de empréstimo; o fato de lidar bem com a ingratidão dos assistidos; a assunção dos trafores na condição retributiva das achegas intelectuais; os mimos intelectuais recebidos dos compassageiros evolutivos; a gratidão aos autores dos livros clássicos; a gratulação às consciências autoras das assinaturas e pegadas grafopensênicas libertárias; a gratidão aos autores conscienciológicos, aos neoenciclopedistas da Enciclopédia da Conscienciologia e aos organizadores de obras tarísticas; a inclusão das consciências inspiradoras de neoideias no livro dos Credores Grupocármicos da conscin lúcida; a terapêutica gratulatória; a gratidão mentalsomática antecipada, aliada ao perdão antecipado.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as autorretrocognições favorecendo a gratidão mentalsomática ao grupo evolutivo; a gratidão aos docentes extrafísicos do Curso Intermissivo (CI); o reconhecimento às equipexes de resgate de ex-intelectuais na Baratrosfera; a oportunidade de acessar curso pré-ressomático avançado após retrovida dedicada à produção intelectual; o agradecimento silencioso às parapreceptorias dos amparadores extrafísicos; a gratidão à consciência extrafísica responsável pelo próprio acesso ao CI.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos agradecimentos interconscienciais; o sinergismo recebimento-doação; o sinergismo patológico ingratidão-autassédio.
          Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da interdependência evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo cláusula gratulatória; o código grupal de Cosmoética (CGC) abrangendo o reconhecimento e retribuição aos compassageiros.
          Teoriologia: a teoria da Retribuiciologia aplicada aos aportes inteletecuais; a teoria da maxiproéxis.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica com foco na retribuição; a técnica de considerar empréstimo as achegas intelectivas recebidas.
          Voluntariologia: a gratidão ao voluntariado da Associação Internacional de Aportes Interassistenciais (INTERPARES); o reconhecimento ao voluntariado tarístico das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o trabalho contínuo de âmbito mentalsomático da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS) e da Associação Internacional Editares; o voluntariado especializado do Holociclo (CEAEC); o voluntariado dos holotecários da Holoteca (CEAEC); o voluntariado conscienciológico do “espremedor de cérebros” (Tertuliarium).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível dos Escritores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito acolhedor da solicitude alheia; o efeito bumerangue da autodoação cosmoética.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da gratidão mentalsomática.
          Ciclologia: o ciclo receber-ampliar-retribuir.
          Enumerologia: a gratidão enquanto mimo energético; a gratidão enquanto vínculo afetivo; a gratidão enquanto trafor; a gratidão enquanto protagonismo tarístico; a gratidão enquanto voluntariado conscienciológico; a gratidão enquanto autodisponibilidade assistencial; a gratidão enquanto autorresponsabilidade retributiva.
          Binomiologia: o binômio suor-parassuor de assistentes e assistidos.
          Interaciologia: a interação gratidão-memória; a interação dos recebimentos.
          Crescendologia: o crescendo mecenas em retrovida–mecenas cosmoético atual; o crescendo ingratidão-gratidão.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer ao modo de retribuição aos aportes; o trinômio valorização do tempo–valorização da energia–valorização do esforço do assistente.
          Polinomiologia: o polinômio artigo-verbete-livro-enciclopédia; o polinômio conhecimento popular–conhecimento teológico–filosófico–científico–conhecimento conscienciológico.
          Antagonismologia: o antagonismo puxassaquismo / agradecimento sincero; o antagonismo bajulação / retribuição; o antagonismo emocionalismo acrítico / sentimento sincero de gratidão.
          Paradoxologia: o paradoxo dos maiores merecimentos assistenciais dispensarem as honras de títulos, medalhas, certificados ou diplomas de mérito, mas permanecerem na gratidão das conscins lúcidas.
          Politicologia: a cognocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço retributivo.
          Filiologia: a amparofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a mnemofilia; a mentalsomatofilia.
          Sindromologia: a ingratidão intelectual da consciência podendo ser expressa pelas síndrome do autodesperdício, síndrome da dispersão consciencial, síndrome da despriorização existencial e síndrome da banalização consciencial.
          Maniologia: a mania de não dizer “obrigada”.
          Mitologia: a superação do mito da independência interconsciencial; o mito do pensador solitário.
          Holotecologia: a cognoteca; a lexicoteca; a encicloteca; a biblioteca; a mentalsomatoteca; a grafoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Retribuiciologia; a Mentalsomatologia; a Ortopensenologia; a Autopesquisologia; a Autocogniciologia; a Proexologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Holocarmologia; a Discernimentologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin grata; a conscin retribuidora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: gratidão intelectual pensenizada = a expressa apenas pelos sentimentos, pensamentos e energias da conscin; gratidão intelectual conscienciografada = a expressa pelos pensenes e também pelas gestações conscienciais da conscin.
          Culturologia: a cultura da retribuição cosmoética; a cultura da convivialidade sadia.
          Historiologia. Segundo a Passadologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 linhas de conhecimento da Humanidade e movimentos intelectuais, aos quais a conscin lúcida quanto à própria multiexistencialidade, pode ser grata pelos aportes ideativos e eruditos recebidos ao longo dos séculos:
          1. Ciência: os cientistas cosmoéticos e desbravadores da cientificidade de todos os tempos.
          2. Filosofia: os pensadores gregos e latinos; os filósofos de todos os tempos.
          3. Humanismo: os autores e pensadores humanistas de todos os tempos.
          4. Ideologias: os ideólogos libertários de todos os tempos.
          5. Iluminismo: os iluministas e enciclopedistas do Século XVIII; os intelectuais de todos os tempos.
          6. Renascimento: os artistas e pensadores da Renascença; os pioneiros do pensamento científico de todos os tempos.
          Elenco. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, elenco de 25 consciências, entre intra e extrafísicas, às quais o senso de gratidão intelectual pode ser aplicado, notadamente pela conscin autora:
          A. Intrafísicas.
          01. Alfabetizador.
          02. Bibliotecário.
          03. Capista (do livro pessoal).
          04. Coautor intrafísico.
          05. Diagramador.
          06. Editor.
          07. Heterocriticador.
          08. Holotecário.
          09. Impressor (da autogescon tarística).
          10. Leitor.
          11. Mantenedor do Holociclo.
          12. Monitor do Tertuliarium.
          13. Orientador.
          14. Parecerista.
          15. Preceptor.
          16. Prefaciador.
          17. Professor.
          18. Resenhador.
          19. Revisor.
          B. Extrafísicas.
          20. Amparador extrafísico de função.
          21. Coautor extrafísico.
          22. Colega de Curso Intermissivo.
          23. Docente de CI.
          24. Evoluciólogo do grupo evolutivo.
           25. Leitor extrafísico.
           26. Parapreceptor.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a gratidão intelectual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aporte autoral: Conscienciografologia; Neutro.
           02. Aporte proexológico mentalsomático: Proexologia; Homeostático.
           03. Apreço pela autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
           04. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
           05. Benemérito urbano: Conviviologia; Homeostático.
           06. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
           08. Gratidão reciclogênica: Holomaturologia; Homeostático.
           09. Gratidão verbetográfica: Megafraternologia; Homeostático.
           10. Holopensene bibliográfico: Grafopensenologia; Neutro.
           11. Partilha do saber: Seriexologia; Homeostático.
           12. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
           13. Revisão gratulatória diária: Homeostaticologia; Homeostático.
           14. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
           15. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
    A GRATIDÃO INTELECTUAL DA CONSCIN É EVIDÊNCIA
   DE INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA AO RETRIBUIR OS APORTES MENTAISSOMÁTICOS RECEBIDOS, NOTADAMENTE
     O LIVRO CONSCIENCIOLÓGICO PESSOAL PUBLICADO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, possui senso de gratidão intelectual? Quais retribuições mentaissomáticas já perfilam no próprio portfolio gratulatório intelectual?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 454 e 766.
                                                                                                              E. M. M.