Geomedicina

A Geomedicina é a especialidade interdisciplinar das Geociências e as Ciências da Saúde, aplicada aos conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas voltadas aos fatores geológicos ambientais e minerais relacionados à saúde dos homens, dos animais e vegetais.

Você, leitor ou leitora, reconhece os benefícios das ciências multidisciplinares em prol da saúde humana, dos princípios conscienciais e do ambiente? Quais posturas têm adotado para contribuir com tal interrelação?

      GEOMEDICINA
                                   (INTRAFISICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Geomedicina é a especialidade interdisciplinar das Geociências e as Ciências da Saúde, aplicada aos conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas voltadas aos fatores geológicos ambientais e minerais relacionados à saúde dos homens, dos animais e vegetais.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo geo vem do idioma Grego, gê, “terra; país; região”. A palavra Medicina provém do idioma Latim, medicina, “Arte de curar; Medicina; medicamento; remédio”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Geologia Médica. 2. Geologia Química Médica.
          Neologia. As duas expressões compostas Geomedicina Teórica e Geomedicina Prática são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Geologia Econômica. 2. Geologia Estrutural. 3. Geologia Histórica.
          Estrangeirismologia: a contamination; a Epidemiology; a Toxicology; o background; a water hardness; a remediation; a geophagy; a Environmental Pathology; a Comisión para las Ciencias Geológicas en la Planificación Ambiental (Commission on Geological Sciences for Environment Planning, COGEOENVIRONMENT); a Medical Geology.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à colaboração cosmoética entre os profissionais de saúde e as sociedades geológicas.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Geomedicina: saúde ambiental. Geomedicina: ciência evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da sobrevivência humana e subumana; o holopensene dos estudos geoambientais de contaminações naturais; o holopensene para estudos de remediação ambiental; o holopensene da Geomedicina aplicado no esforço de resolver local e globalmente as questões de saúde; o holopensene da educação ambiental para as populações afetadas por efeitos adversos da natureza; os padrões holopensênicos anticosmoéticos; os poluciopensenes; a poluciopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a atividade científica da Geomedicina ainda recente, inovadora e pouco conhecida no Brasil; as equipes multidisciplinares em prol da saúde; a divulgação e inserção da nova disciplina em cursos de Geologia e de Medicina; a integração das áreas de pesquisa de Geoquímica Ambiental, de Epidemiologia e de Ecotoxicologia; a parceria desejável das instituições federais, estaduais e municipais do setor de Saúde Pública e Ambiente; a exposição humana às contaminações naturais; a doença geoquímica; as doenças de veiculação hídrica; as correlações entre a geoquímica e os dados de mortalidade ou de incidência de doenças em humanos e pré-humanos; o banco de dados referencial do território nacional em materiais geológicos relacionados à estudos ambientais; as estratégias e tecnologias na área de Geoquímica Ambiental para reparação do ambiente; o diagnóstico de solos com deficiências em micro e macronutrientes para a agricultura; a padronização e certificação laboratorial química para materiais geológicos em estudos ambientais; o tratamento e interpretação de dados com fins multidisciplinares relacionados ao ambiente e à saúde pública; a caracterização geoquímico ambiental das zonas de recarga de aquíferos; a determinação da extensão da pluma de contaminação nas águas superficiais e subterrâneas; o fato de os mapas de vulnerabilidade de solos e de águas subterrâneas representarem alardes desnecessários à população; os programas de comunicação de risco e de educação ambiental para a população; a patologia ambiental afetando a saúde consciencial; a patologia somática causadora de distúrbios psíquicos; o entendimento do paradigma consciencial no trabalho interdisciplinar emergente; a abrangência da vivência da megafraternidade por meio dos cuidados à Natureza.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático facilitado diante das energias imanentes (EI); a sinalética energética e parapsíquica pessoal reveladora da energia imanente; a inexpressiva experimentação cotidiana quanto ao uso de energias imanentes; a geoenergia; a hidroenergia; a zooenergia; as bioenergias; o acesso retrocognitivo a retrovidas podendo determinar a cura de certas enfermidades; as repetições patológicas de experiências multisseculares na degradação ambiental.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo saúde pública–saúde do ambiente.
          Principiologia: os princípios da Geologia; os desafios dos princípios da Química Verde; o princípio da preservação da saúde; os princípios da Medicina; o princípio da solidariedade; o princípio da colaboração entre cientistas; o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC); a ampliação do código grupal de Cosmoética (CGC); o código ambiental; o Código Florestal; o código de mineração.
          Teoriologia: a teoria geomédica em cursos de Geologia e Medicina; a teoria da geoquímica médica interassistencial; a teoria científica entre os fatores ambientais e problemas de saúde; a teática da saúde consciencial.
          Tecnologia: as técnicas de reparação ambiental; as técnicas de identificação das contaminações naturais e antropogênicas; as técnicas de interpretação de dados para fins multidisciplinares; as técnicas de mapeamento das doenças endêmicas relacionadas à geoquímica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico multidimensional interassistencial; o autocomprometimento no voluntariado institucional; os voluntários em ONGs de proteção ambiental; o voluntariado político.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Terra.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Geologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
          Efeitologia: o efeito estufa; o efeito dos aerossóis; o efeito das tempestades de areia; o efeito dos vulcões de lama; o efeito dos seeps de hidrocarbonetos; o efeito dos hidratos de gás; os efeitos da contaminação das águas superficiais e subterrâneas; os efeitos da exposição ambiental e humana à substâncias orgânicas; os efeitos negativos da exposição aos metais pesados; o efeito da perfuração de poços tornar-se um problema de saúde pública; os efeitos da intoxicação química na saúde humana; os efeitos do crescimento urbano sem limites; os efeitos da destruição da camada de ozônio; os efeitos do perigo da extinção de espécies selvagens; os efeitos do desenvolvimento sustentável; os efeitos da convenção sobre armas químicas; os efeitos das mudanças climáticas; os efeitos das atividades industriais; os efeitos das atividades humanas; os efeitos adversos relacionados aos elementos e substâncias tóxicas.
          Neossinapsologia: a aplicação da Cosmoética Ambiental gerando neossinapses; o desenvolvimento de neossinapses interassistenciais proporcionado pelo contato entre profissionais de saúde e geocientistas.
          Ciclologia: o ciclo vida intrafísica–vida extrafísica; o ciclo das doenças regionais; o ciclo do ambiente renovador; o ciclo risco de contaminação–planejamento de políticas de saúde pública–reeducação ambiental das populações afetadas.
          Enumerologia: a educação ambiental; a educação geológica; a educação geoquímica; a educação antropogênica; a educação ecotoxicológica; a educação epidemiológica; a educação geomédica.
          Binomiologia: o binômio causa-efeito; o binômio perigo-consequência; o binômio ambiente–humanidade; o binômio acidente ambiental–geopolítica recuperadora; o binômio equilíbrio ambiental–desenvolvimento econômico; o binômio ciência médica de equipe–geocientistas entrosados; o binômio processos geológicos–conhecimento dos metais; o binômio concentração de metais–avaliação de riscos; o binômio ambiente superficial–bem natural respeitável.
          Interaciologia: a interação Geologia-Biologia; a interação políticas públicas–gestão responsável; a interação água-rocha-mineral; a interação ciências da Terra–ciências da vida–ciências da medicina; a interação atividades humanas–redistribuição de metais não prejudiciais à saúde dos homens e dos animais.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo fatores geológicos naturais–saúde–bem-estar; o crescendo fortalecer pesquisas–integrar conhecimentos–reduzir ameaças ambientais para a saúde.
          Trinomiologia: o trinômio geologia-saúde-soluções.
          Polinomiologia: as ações públicas no polinômio gestão municipal–gestão estadual–gestão federal–gestão internacional; o polinômio das relações diretas ar-água-solo-nutrientes.
          Antagonismologia: o antagonismo ambiente natural contaminado / ambiente natural recuperado; o antagonismo relação deficiente dos elementos / relação tóxica dos elementos; o antagonismo elementos essenciais à saúde / elementos nocivos à saúde; o antagonismo elementos químicos redutores de efeitos nocivos / elementos químicos concentrados de efeitos anulados.
          Paradoxologia: o paradoxo da biodisponibilidade química dos elementos potencialmente prejudiciais com risco mínimo para a saúde; o paradoxo das anomalias geoquímicas naturais causadoras de endemias.
          Politicologia: as políticas de saúde pública em áreas onde são idenficados os riscos de contaminação da população por elementos químicos; a cientificocracia; a democracia; a discernimentocracia; a paracienciocracia; a paradireitocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei da assistencialidade; a lei da sobrevivência do mais apto; as leis da Natureza; as leis da Fisiologia Humana; as leis da sobrevivência humana; as leis da bioquímica humana.
          Filiologia: a geofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a politicofilia; a ecofilia; a imunofilia.
          Fobiologia: a aerofobia; a botanofobia; a bacteriofobia; a dermatofobia; a hidrofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da insegurança; a síndrome da procrastinação; a síndrome do consumismo; a síndrome do gersismo; a síndrome das catástrofes ambientais.
          Maniologia: a controlemania; a tecnomania; a ecomania; a politicomania; a patomania; a potomania; a antimania.
          Mitologia: o mito naturalista; o mito materialista; o mito geológico; o mito grego Gea; os mitos antigos sobre terremotos; os mitos modernos da Natureza intocada.
          Holotecologia: a assistencioteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a higienoteca; a hidroteca; a geografoteca; a geoteca; a globoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Geomedicina; a Intrafisicologia; a Geologia; a Geopoliticologia; a Mesologia; a Conviviologia; a Evoluciologia; a Governologia; a Sociologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin lúcida; a conscin cosmoética; a consréu ressomada; a conscin ambientalista; a conscin pesquisadora; a conscin paradireitóloga; a conscin priorizadora ambiental.
          Masculinologia: o geólogo; o conhecedor da geoenergia; o revigorador hidroenergético; o renovador bioenergético; o médico; o sustentador da saúde; o divulgador biomédico; o experimentador geoquímico; o veterinário; o biólogo; o odontólogo; o toxicologista; o agrônomo; o técnico de mineração; o garimpeiro; o amostrador; o petrólogo; o mineralogista; o pedólogo; o naturalista; o reeducador; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o autodecisor; o comunicólogo; o duplista; o conviviólogo; o conscienciólogo; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o exemplarista; o intelectual; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a geóloga; a conhecedora da geoenergia; a revigoradora hidroenergética; a renovadora bioenergética; a médica; a sustentadora da saúde; a divulgadora biomédica; a experimentadora geoquímica; a veterinária; a bióloga; a odontológa; a toxicologista; a agrônoma; a técnica de mineração; a garimpeira; a amostradora; a petróloga; a mineralogista; a pedóloga; a naturalista; a reeducadora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a autodecisora; a comunicóloga; a duplista; a convivióloga; a consciencióloga; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a exemplarista; a intelectual; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens geopoliticus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens materialis; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens reurbanisatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Geomedicina Teórica = a aquisi ão met dica e hipotética do conhecimento entre os fatores geol gicos am ientais e minerais e a sa de dos organismos vivos; Geomedicina Prática = a aplica ão te tica do conhecimento na preven ão possível da influ ncia entre os fatores geol gicos ambientais e minerais e a saúde dos organismos vivos.
          Culturologia: a cultura da contaminação dos ambientes; a cultura de proteção ambiental; a cultura da saúde familiar; a cultura da saúde pública; a cultura da saúde consciencial; a cultura do desenvolvimento sustentável; a cultura da produtividade; a cultura científica.
          Tabelologia. Conforme a Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 substâncias químicas não essenciais e respectivas fontes antropogênicas associadas aos principais efeitos toxicológicos prejudiciais aos seres vivos:
      Tabela – Metais Não Essenciais / Fontes antropogênicas / Efeitos toxicológicos
              Metais Não
    Nos                            Fontes Antropogênicas               Efeitos Toxicológicos
              Essenciais
                                Mineração; máquinas; ornaNeurotóxico; dano nos ossos,
                                mentos; latas; janelas; fia01.    Alumínio (Al)                                          no cérebro, no sistema renal
                                ção; bicicletas; antiácidos;
                                                                  e reprodutivo; anorexia
                                desodorantes
                                Queima de florestas e car-        Pulmonares, cardiovascula02.    Antimônio (Sb)       vão; fundição e refino do         res; câncer; irritação na pele
                                metal; fontes veiculares          e olhos
           Metais Não
    Nos                       Fontes Antropogênicas            Efeitos Toxicológicos
           Essenciais
                                                               Alterações imunológicas na
                              Fundições; combustão e cin-      pele, mucosas, sistema nervo03.    Arsênio (As)
                              zas de carvão; biometilação      so, medula óssea, fígado, pele; câncer interno
                              Mineração; refino; queima
                                                               Taquicardia; distúrbios na
    04.    Bário (Ba)         de combustíveis; ressuspenpressão; fraqueza muscular
                              são de poeira de solo
                              Refino e fundição do metal;
                                                               Distúrbios nos sistemas he05.    Chumbo (Pb)        descarte de baterias; queima
                                                               matológico, renal, nervoso
                              de gasolina aditivada
                                                               Hipoproteinemia; problemas
                              Mineração; fundições; queicirculatórios; dano renal
    06.    Cobre (Cu)         ma de carvão; tintas; pige hepático
                              mentos; fertilizantes
                              Galvanoplastia; produtos         Dermatite de contato; imu07.    Cromo (Cr)         têxteis; couro; tintas e co-     nossupressão; irritação resrantes; queima de florestas      piratória; alteração no DNA
                              Garimpagem, mineração, refino; lâmpadas; termôme-         Danos ao sistema nervoso,
    08.    Mercúrio (Hg)      tros; pilhas; antissépticos;     sanguíneo, renal e reprodueletrônicos; conservante de      tivo
                              vacinas
                              Resíduo de óleo combustível;
                                                               Asma crônica; dermatites de
    09.    Níquel (Ni)        mineração e refino; queima
                                                               contato; câncer
                              de lixo
                              Mineração e refino; queima
                                                               Irritação pulmonar e intes10.    Zinco (Zn)         de carvão e lixo de compotinal
                              nentes elétricos


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Geomedicina, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Água: Hidrologia; Neutro.
          02. Assistência geológica: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Benesse planetária: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Chão: Intrafisicologia; Neutro.
          05. Educação ambiental: Reeducaciologia; Neutro.
          06. Evoluciologia: Pensenologia; Homeostático.
          07. Geodireito: Direitologia; Neutro.
          08. Holopensene interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Horizontalidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          11. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
          12. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Suprimento vital: Intrafisicologia; Neutro.
          14. Vida ecológica: Intrafisicologia; Homeostático.
          15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
  O ELO MULTIDISCIPLINAR EMERGENTE ENTRE GEOMEDICINA, AMBIENTE E SAÚDE, MANIFESTA EXERCÍCIO
  DE FRATERNIDADE, OFERECENDO MEGAOPORTUNIDADE
  DE APRIMORAMENTO INTERASSISTENCIAL COSMOÉTICO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece os benefícios das ciências multidisciplinares em prol da saúde humana, dos princípios conscienciais e do ambiente? Quais posturas têm adotado para contribuir com tal interrelação?
           Bibliografia Específica:
           1. Moynahan, E. J.; Trace Elements in Man; Artigo; Philosophical Transactions of Royal Society of London; Revista; Mensário; Vol. 288; N. 1.026; Série: Environmental Geochemistry and Health; 8 ilus.; 29 refs.; University Press; Cambridge; UK; 1980; páginas 65 a 79.
           2. Santos, Aline Diorio; Sígolo, Joel Barbugiano; Análise e Avaliação Toxicológica de Metais do Parque Ibirapuera (SP); Artigo; Anais do XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica; & III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul; Gramado, RS; 09-14.10.11; 1 ilus.; 4 tabs.; 3 refs.; Gramado, RS; Outubro, 2011; páginas 1.923 a 1.926.
           2. Selinus, Olle; Geologia Médica; Artigo; Workshop Internacional de Geologia Médica, Rio de Janeiro, Brasil; Junho, 2005; Geologia Médica no Brasil: Efeitos dos Materiais e Fatores Geológicos na Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente; CPRM–Serviço Geológico do Brasil; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 1 a 5.
           3. Silva, Cassio Roberto; Geologia Médica no Brasil; Artigo; Workshop Internacional de Geologia Médica, Rio de Janeiro, Brasil; Junho, 2005; 3 ilus.; 1 tab.; 25 refs.; Geologia Médica no Brasil: Efeitos dos Materiais e Fatores Geológicos na Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente; CPRM–Serviço Geológico do Brasil; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 6 a 14.


                                                                                                                  I. T. R.