Fotofobia

A fotofobia é a hipersensibilidade à luz ou claridade, artificial e / ou solar, devido ao desconforto ou à dor causada nos olhos, constituindo afecção oftalmológica e trazendo estado penoso ao portador ou portadora.

Você, leitor ou leitora, apresenta fotofobia? Em caso afirmativo, quais condutas tem adotado para superá-la? Compreende as conscins fotofóbicas e procura ajudá-las?

      FOTOFOBIA
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A fotofobia é a hipersensibilidade à luz ou claridade, artificial e / ou solar, devido ao desconforto ou à dor causada nos olhos, constituindo afecção oftalmológica e trazendo estado penoso ao portador ou portadora.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição foto procede do idioma Grego, phôs, “luz”. O segundo elemento de composição fobia deriva também do idioma Grego, phóbos, “ação de horrorizar; amedrontar; dar medo”, através do idioma Francês, phobie, “fobia; medo exagerado”. O termo fotofobia apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Sensibilidade oftálmica da luz. 2. Intolerância ocular à luz. 3. Desconforto ocular pela claridade. 4. Aversão à luminosidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo fotofobia: antifotofobia; antifotofóbica; antifotofóbico; fotofóbica; fotofóbico; fotófoba; fotófobo.
          Neologia. As duas expressões compostas fotofobia somática e fotofobia parapsíquica são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Adequação ocular à exposição à luz. 2. Tolerância oftálmica à claridade. 3. Heliofilia.
          Estrangeirismologia: a low performance da conscin fotofóbica em ambientes muito iluminados; o stress enquanto responsável por 90% dos problemas visuais; o insight paraterapêutico; o método self-healing para tratamento de problemas visuais e corporais; o palming ou o ato energizador de cobrir os olhos com as mãos para descanso total do nervo óptico; o exercício visual de insolar ou sunning, banhando os olhos fechados com a luz solar; os vídeos de ginástica para olhos disponibilizados no YouTube.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto aos cuidados relativos à visão humana.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Fotofobia tem cura. Há sensibilidades sutis. Olhos têm luz. Os olhos iluminam.
          Coloquiologia: a troca evolutiva da noitada promíscua pelo trabalho antelucano; o insulfilm enquanto medida protetiva de motorista e passageiros contra a luz solar.
          Proverbiologia: Eis 3 provérbios relativos ao tema: – Quod abundat non nocet (O excesso de clareza não prejudica). A noite é uma criança. À noite, todos os gatos são pardos.
          Ortopensatologia: – “Noite. O dia é uma luz pontual que vem do Sol. A noite é uma escuridão espalhada, a sombra, sem fonte fixa, vinda do Cosmos, muito maior. O Cosmos é, basicamente, noturno, daí porque é relevante trabalhar mentalsomaticamente no período antelucano. Há até o predomínio da exótica energia escura no Cosmos”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da sensibilidade excessiva; o holopensene pessoal da evitação do objeto fóbico; o holopensene pessoal antifisiológico; os fobopensenes; a fobopensenidade; os somatopensenes; a somatopensenidade.
          Fatologia: o distúrbio oftalmológico da fotossensibilidade; a incapacidade de adaptação à luz; o fechamento involuntário dos olhos em ambientes claros; o eventual lacrimejamento excessivo; a dor de cabeça; a predileção por moradia com pouca iluminação; o desejo de trocar o dia pela noite; a preferência pela escuridão; o período noturno enquanto possível momento de pico de predisposição da automaturidade parapsíquica para a conscin heliofóbica; a visão diurna; a visão noturna; a visão deficitária; a fotofobia enquanto sintoma; a doença enquanto sintoma consciencial; a desdramatização da doença; a fotofobia afetando, em certos casos, a funcionalidade do mentalsoma; a hipótese de a córnea danificada poder causar fotofobia; o uso prolongado do celular prejudicando a visão; o aplicativo “Olhos de Águia” protegendo os olhos; os exercícios oculares embasados no Método Bates; a reabilitação oftalmológica por meio de exercícios oculares; o alongamento dos músculos oculares; a regeneração do nervo óptico; a utilidade de receber luz solar nos olhos durante exposição moderada ao ar livre; o ato de apreciar o pôr do sol ativando o frontochacra; a higiene somática incluindo cuidados com a visão.
          Parafatologia: a ausência do estado vibracional (EV) profilático; as concausas extrafísicas na fotofobia; a raiz holobiográfica da heliofobia cronicificada; as retrovidas de reclusão em monastérios podendo predispor a fotofobia na vida atual; as existências pretéritas em castelos podendo desencadear a sensibilidade à claridade; o possível fechamento involuntário dos paraolhos perante consciexes com psicossoma resplandecente; o parafato comum de a doença atingir primeiro o psicossoma para depois acometer o soma; a sensibilidade à luz enquanto provável sintoma da doação ectoplásmica; a absorção de energias imanentes (EIs) salutares favorecendo a superação da hipersensibilidade à luz.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo desconforto-esquiva; o sinergismo das patologias oftalmológicas concomitantes; o sinergismo de sintomas fotofóbicos prejudicando o funcionamento cotidiano da conscin; o sinergismo busca da causa–autocontrole dos sintomas; o sinergismo suplemento vitamínico–dieta alimentar; a redução do desconforto por meio do sinergismo boné–óculos escuros; o sinergismo visualização positiva–ginástica visual.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) na análise de abordagens terapêuticas; o princípio de buscar sempre os motivos intraconscienciais dos desconfortos holossomáticos; o princípio pessoal da intransferência da responsabilidade pela própria saúde; o princípio do poder magno da consciência sobre o próprio holossoma no autenfrentamento da fotofobia; o princípio profilático de priorizar a detecção das doenças em estágio inicial; o princípio de o primeiro passo para a cura ser saber qual é a real doença; o princípio de, a rigor, não existir a doença, existir o doente.
          Codigologia: o Código Internacional de Doenças (CID 10 - H53.1); a Autopesquisologia realinhando o código das prioridades pessoais (CPP) evolutivas; a assistência às conscins fotofóbicas, contida no código grupal de Cosmoética (CGC) implícito aos terapeutas altruístas; os cuidados oftalmológicos inseridos no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código da pesquisa pessoal na superação das patologias oculares; o código de conduta pessoal atualizado, atuando tal qual facilitador na autossuperação da doença; o código de exemplarismo pessoal (CEP) enquanto instrumento da concretização das autossuperações.
          Teoriologia: a teoria multifatorial das doenças; as teorias pró-saúde tornadas inócuas quando desprovidas da prática experimental; a teoria das emoções influenciarem na visão; a teoria da influência energética sobre o organismo biológico; a teoria dos pensenes (pensamento, sentimento e energia) influindo no equilíbrio holossomático; a teoria das relações entre os veículos de manifestação da consciência; a teoria da saúde consciencial; a passagem do 1% da teoria oftalmológica para os 99% da prática terapêutica.
          Tecnologia: a premência da técnica do autenfrentamento; as técnicas terapêuticas; a técnica de ressignificação dos agentes desencadeadores da fotofobia; a técnica de alongamento dos músculos oculares; a técnica de mobilizações energéticas pelo frontochacra; a técnica do circuito corono-frontochacral desbloqueando os chacras superiores; a técnica do arco voltaico craniochacral.
          Voluntariologia: a auto-habilitação dos voluntários-cobaias em experimentos científicos; o trabalho dos médicos voluntários na Socin; a atuação dos oftalmologistas voluntários; a prática dos terapeutas voluntários; o paravoluntariado assistencial em tempo integral; o voluntário consciente da importância da saúde holossomática; o voluntariado na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) impulsionando a autoconsciencioterapia da conscin evoluciente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o soma enquanto labcon a cada neorressoma; a conscientização quanto à importância do soma no laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o Fitolaboratório do CEAEC; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico do EV.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível dos Somatologistas; o Colégio Invisível dos Fisiologistas; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível dos Paraterapeutas; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia.
          Efeitologia: os efeitos negativos do pedido excessivo de avaliações tecnológicas complementares, sem priorização do vínculo médico-paciente; a falta de exposição solar gerando o efeito da miopia; a dificuldade da realização da clarividência enquanto eventual efeito de distúrbios visuais; o efeito da paragenética materializando doenças oftalmológicas na vida atual; o efeito positivo advindo das técnicas de exercícios nos olhos; o efeito benéfico do fortalecimento dos músculos ópticos; os efeitos homeostáticos do atendimento oftalmológico, além de óculos e lentes.
          Neossinapsologia: o isolamento excessivo, duradouro e patológico na escuridão do próprio quarto de dormir, impedindo o surgimento de neossinapses; as neossinapses autopesquisísticas; o autenfrentamento abrindo espaço às neossinapses; o engajamento contínuo na prática de exercícios oculares criando neossinapses; as neossinapses formadas pela atividade frontochacral; as neossinapses decorrentes do desbloqueio encefálico; a reeducação cognitiva promovendo a geração de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo contínuo atividades diurnas–atividades noturnas; o aproveitamento do ciclo turno matutino–turno vespertino–turno noturno–turno antelucano; o ciclo sintoma-tratamento-reequilíbrio; o ciclo desconforto-autenfrentamento; o ciclo sadio de implementação de melhores hábitos; o ciclo da exercitação ocular propiciando a redução da fotofobia; o ciclo homeostático sensibilização-conscientização-prática quanto à ginástica visual.
          Enumerologia: a fotofobia não sendo medo; a fotofobia não sendo doença; a fotofobia não sendo melindre; a fotofobia não sendo psicológica; a fotofobia não sendo monofatorial; a fotofobia não sendo grave; a fotofobia não sendo incurável. A preferência pela escuridão em vez da claridade; a preguiça somática em vez da ginástica visual; a busca pela heterocura por médicos alopáticos em vez da busca pela heterocura por terapias alternativas; a Medicina Curativa em vez da Medicina Preventiva; a acomodação mimética em vez do autenfrentamento da fotofobia; a visão autotrafarista em vez da autotraforista; a condição de deixar como está em vez da Cosmoética Destrutiva.
          Binomiologia: o binômio interferência significativa–desconforto acentuado vivenciado pelo fotofóbico; o binômio fobia-frustração; o binômio sintoma-doença; o binômio fechadismo consciencial–bloqueio frontochacral; o binômio frontochacra–córtex pré-frontal; o binômio atrações-aversões; o binômio Fisiologia-Parafisiologia.
          Interaciologia: a interação desconforto-imperícia; a interação olhos-paraolhos; a interação olhos-frontochacra; a interação cérebro-paracérebro-coronochacra-frontochacra; a interação umbilicochacra-frontochacra influenciando na vitalidade; a interação mentalsoma-psicossoma-energossoma-soma; a interação consciência-soma.
          Crescendologia: o crescendo patologia pessoal–patologia grupal; o crescendo olho atrofiado–olho vitalizado; o crescendo iluminação excessiva–iluminação adequada; o crescendo visão-paravisão; o crescendo das autossuperações; o crescendo Planeta Hospital–Planeta Escola; o crescendo homeostático doente insciente infeliz–sadio consciente feliz.
          Trinomiologia: o trinômio aversão-intolerância-hipersensibilidade; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio regularidade-sistematicidade-progresso relativo à prática de exercícios; o trinômio doença intraconsciencial–patologia energossomática–sintoma físico; o trinômio aqui-agora-já para a remissão da fotofobia; o trinômio coronochacra-frontochacra-nucalchacra; o trinômio frontochacra–coronochacra–glândula pineal.
          Polinomiologia: o polinômio patológico astigmatismo-miopia-estrabismo-fotofobia-hipermetropia; o polinômio fim da autovitimização–começo do autenfrentamento–superação da fotofobia–transposição de limites visuais; o polinômio autaceitação-autoinvestigação-autodiagnóstico-autoconsciencioterapia; o polinômio observação–pesquisa–estudo–imitação evolutiva–aprendizado; o polinômio autoconsciencialidade–autorrespeito–autafetividade sadia–autocuidado somático; o polinômio Paragenética–Genética–Mesologia–hábitos pessoais; o polinômio patologia–técnica terapêutica física–ejeção ectoplástica–pararreparação energética–desbloqueio energético–restauração da saúde.
          Antagonismologia: o antagonismo visão / amaurose; o antagonismo luz / obscuridade; o antagonismo conforto / desconforto; o antagonismo exposição à luz / proteção da luz; o antagonismo insônia noturna / sonolência diurna; o antagonismo alongamento / encurtamento; o antagonismo acomodação fotofóbica / malhação ocular.
          Paradoxologia: o paradoxo de a luz solar, base da vida, poder prejudicar olhos sensíveis; o paradoxo de a consciência imortal depender da vida bioquímica para evoluir; o paradoxo da consciência eterna manifestando-se em soma transitório; o paradoxo da consciência vigorosa em soma deficitário; o paradoxo de o soma rústico subjugar a consciência sofisticada; o paradoxo de o domínio de retrossomas agilizar o domínio do neossoma; o paradoxo do desapego somático: quanto mais você cuida cosmoeticamente do soma, mais você se desprende dele.
          Politicologia: a cerebrocracia; a necessidade da conscienciocracia; a assistenciocracia reduzindo as parapatologias; a recinocracia; a exemplocracia; a teaticocracia; a homeostaticocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço mudancista da conscin fotofóbica acomodada; a lei do maior esforço aplicada à autossuperação das imaturidades antifisiológicas; a lei do maior esforço pela autoterapia; a lei da autorresponsabilidade evolutiva; a lei da autorreeducação permanente; a lei de causa e efeito na qualidade somática pessoal; a lei da generalização da experiência.
          Filiologia: a falta de adaptaciofilia à luz; a claustrofilia; a ligofilia; a isolofilia; a baratrosferofilia; a experimentofilia; a autopesquisofilia.
          Fobiologia: a fotofobia; a heliofobia; a ausência de escotofobia; a ablepsifobia; a somatofobia; a terapeuticofobia; a conviviofobia.
          Sindromologia: a sensibilidade à luz e ao ruído podendo sinalizar a síndrome da intolerância química múltipla; a síndrome de sensitividade escotópica; a síndrome de visão de computador; a síndrome da autovitimização minimizando os resultados terapêuticos; a síndrome de Gabriela impossibilitando a autocura; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da abstinência parafisiológica.
          Maniologia: a claustromania; a nosomania; a mania de exagerar qualquer sintoma; a patomania; a mania da automedicação; a farmacomania; a mania de desvalorizar a capacidade de autenfrentamento.
          Mitologia: o mito de a fotofobia depender da cor dos olhos; o mito de o astigmatismo sempre causar fotofobia; o mito de os óculos sempre melhorarem a visão; o mito de o sol sempre fazer mal aos olhos; o mito de precisar ficar limpando os olhos a toda hora; o mito de assistir televisão de perto prejudicar os olhos; o mito da transposição de desafios sem autesforço.
          Holotecologia: a somatoteca; a nosoteca; a semioteca; a medicinoteca; a terapeuticoteca; a ciencioteca; a paraterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Oftalmologia; a Ergoftalmologia; a Cerebrologia; a Encefalologia; a Fisioterapia; a Terapia Ocupacional; a Somatologia; a Frontochacrologia; a Medicina Integrativa Holossomática.


                                         IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin fotofóbica; a conscin heliofóbica; a conscin sorumbática; a dupla noturna; a fauna humana noturna; a consciênçula; a consréu ressomada; a consciência baratrosférica; a isca humana inconsciente; a conscin evoluciente.
          Masculinologia: o notívago; o encorujado; o encaramujado; o autenclausurado; o autoconfinado; o parceiro noturno; o amante da sessão da meia-noite; o insone; o pré-serenão vulgar; o acoplamentista; o acoplador energético; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o autoconsciencioterapeuta; o autorreeducador; o paciente; o assistido; o exemplarista; o autopesquisador; o oftalmologista; o terapeuta corporal; o especialista em saúde visual; o educador visual.
          Femininologia: a notívaga; a encorujada; a encaramujada; a autenclausurada; a autoconfinada; a parceira noturna; a amante da sessão da meia-noite; a insone; a pré-serenona vulgar; a acoplamentista; a acopladora energética; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a autoconsciencioterapeuta; a autorreeducadora; a paciente; a assistida; a exemplarista; a autopesquisadora; a oftalmologista; a terapeuta corporal; a especialista em saúde visual; a educadora visual.
          Hominologia: o Homo sapiens nocturnus; o Homo sapiens noctivagus; o Homo sapiens noctivigilus; o Homo sapiens antissomaticus; o Homo sapiens autovictimatus; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens sanus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: fotofobia somática = aquela originada por disfunção somática, acometendo os olhos físicos; fotofobia parapsíquica = aquela originada por disfunção energético-emocional, acometendo os olhos e os paraolhos.
          Culturologia: a cultura da displicência com os olhos; a cultura da superficialidade informativa aplicada à saúde ocular; a cultura da postergação do autenfrentamento do incômodo; a cultura da reclamação sobre o próprio soma; a cultura da inatividade; a cultura das terapias alternativas; a cultura da responsabilidade com a própria saúde.
          Curiosologia. Sob a ótica da Prevenciologia, a Organização Mundial da Saúde (OMS)
estabeleceu o Dia Mundial da Saúde Ocular em 10 de julho para alertar sobre a importância dos cuidados com os olhos. Também existe o Dia Mundial da Visão, iniciativa conjunta da OMS e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (sigla em inglês, IAPB) criada com o objetivo de evitar a cegueira. Desde 1999, essa última data é celebrada todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro.
          Controversiologia. De acordo com a Infopesquisologia, há tratamentos divergentes. Oftalmologistas costumam recomendar óculos escuros em ambientes muito claros, negando a cura da fotofobia. Terapeutas corporais contrargumentam cientificamente, propondo vários tipos de exercícios com os olhos para a remissão gradual dos distúrbios visuais.
          Terapeuticologia: o uso de óculos escuros em locais com excesso de luz; a evitação de ambientes muito claros; a aplicação de película escurecedora nos vidros do próprio veículo; as terapias corporais; os exercícios oftálmicos específicos.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a fotofobia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Angústia humana: Parapatologia; Nosográfico.
            02. Ansiedade social: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Autenfrentamento do incômodo: Consciencioterapia; Homeostático.
            04. Baratrosfera: Extrafisicologia; Nosográfico.
            05. Caminhada: Somatologia; Homeostático.
            06. Conscin sorumbática: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Couraça holossomática: Parapatologia; Nosográfico.
            08. Exercício mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            09. Gradiente recinológico: Pararreurbanologia; Homeostático.
            10. Obscuridade: Holomaturologia; Neutro.
            11. Poluição luminosa: Intrafisicologia; Nosográfico.
            12. Resgate na Baratrosfera: Interassistenciologia; Homeostático.
            13. Saúde consciencial: Homeostaticologia; Homeostático.
            14. Toque paraterapêutico: Paraterapeuticologia; Homeostático.
            15. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro.
     APESAR DE INCÔMODA, A FOTOFOBIA É SUPERÁVEL
     POR MEIO DA GINÁSTICA VISUAL E DE TERAPIAS ALTERNATIVAS, PODENDO SER RESQUÍCIO SUTIL DE OUTRAS VIDAS E / OU DO PERÍODO DA INTERMISSÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, apresenta fotofobia? Em caso afirmativo, quais condutas tem adotado para superá-la? Compreende as conscins fotofóbicas e procura ajudá-las?
            Filmografia Específica:
            1. Os Outros. Título original: The Others. País: EUA. Data: 2001. Duração: 104 min. Gênero: Suspense. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês; & Português. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Alejandro Amenábar. Elenco: Nicole Kidman; Fionnula Flanagan; Christopher Eccleston; Alakina Mann; James Bentley; Eric Sykes; Elaine Cassidy; Renée Asherson; & Alexander Vince. Produção: Fernando Bovaira; José Luis Cuerda; & Park Sunmin. Desenho de Produção & Direção de Arte: Benjamín Fernández. Roteiro & Música: Alejandro Amenábar. Fotografia: Javier Aguirresarobe. Montagem: Nacho Ruiz Capillas. Cenografia: Emilio Ardura; Elli Griff; & Benjamín Fernández. Figurino: Sonia Grande. Efeitos Especiais: Graham Aikman; Derek Langley; Pedro Moreno; Bernard Newton; & Félix Bergés. Companhia: Miramax Films. Sinopse: Na isolada Ilha de Jersey, logo após a Segunda Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman), católica convicta, aguarda o retorno do marido. Na bela e espaçosa mansão vitoriana no campo, vivendo com dois filhos pequenos, portadores de fotofobia, Grace acredita estarem em segurança. Novos criados chegam para substituir os antigos e eventos sobrenaturais começam a se desenrolar.
            Bibliografia Específica:
            1. Gebrael, Tatiana; Abra seus Olhos: O Passo a Passo para Enxergar Melhor e sem Óculos; revisores Jorge Ribeiro; & Marcelo Laier; 240 p.; 9 caps.; 3 enus.; 1 questionário; 1 tab.; 1 website; epíl.; 14 x 21 cm; br.; Buzz Editora; São Paulo, SP; Novembro, 2017.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 84, 213 e 672.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 679.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 1 20 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.144.
            5. Idem; Temas da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 232 p.; 7 seções; 90 caps.; 10 diagnósticos; 15 E-mails; 115 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 10 pesquisas; 30 testes conscienciométricos; 2 tabs.; 2 websites; 16 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm.; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Jáneiro, RJ; 1997; página 157.
            6. Williams, Jonathan; & Hill, Peter; Handbook for the Assessment of Children’s Behaviours; 622 p.; 23 caps.; 1.826 refs.; 8 apênds.; alf.; 13 x 3 x 22 cm; br.; John Wiley & Sons; Chichester, West Sussex; UK; Maio, 2012.
            Webgrafia Específica:
            01. Doutíssima, Redação; Fotofobia: Veja Causas e como Proteger seus Olhos; Artigo; Site; Fortíssima; São Paulo, SP; Seção: Clínica Geral; Desde 15.12.14; 2 fotos; disponível em <https://fortissima.com.br/2014/12/15/fotofobia veja-causas-e-como-proteger-seus-olhos-14669775/>; acesso em: 19.08.19; 22h22.
            02. Gebrael, Tatiana; Hábitos Saudáveis! 5 Hábitos Visuais Saudáveis pros Olhos; Artigo; Site; Método Self-Healing; São Paulo, SP; Desde 01.09.16; 1 enu.; 9 fotos; 1 ilus.; disponível em <https://metodoselfhealing.com.br/
habitos-saudaveis/>; acesso em: 15.08.19; 04h20.
            03. Idem; Esses são os 2 Maiores Vilões dos Olhos; 7min48; Desde 13.03.18; 5 websites; disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=cDnOOfXY1NQ>; acesso em: 15.08.19; 04h50.
            04. Lda, 7 Graus; Significado de Xeroftalmia; Artigo; Site; Significados; Seção: Medicina; Porto, Portugal; Desde 27.10.14; 1 enu.; disponível em <https://www.significados.com.br/xeroftalmia/>; acesso em: 19.08.19; 14h12.
            05. Leal, José Carlos; A Casa dos Espíritos Sofredores; Romance; 87 p.; 14 caps.; 21 x 14 cm; br.; Novo Ser Editora; Rio de Janeiro, RJ; Desde 03.01.16; páginas 83 a 86; disponível em <http://www.ebookespirita.org/ACasadosEs piritosSofredores.pdf>; acesso em: 19.08.19; 14h45.
            06. Lima, Felipe; Fotofobia: o Incômodo nos Olhos de quem não consegue Olhar Diretamente para a Luz; Veja Bem; Revista; Bimestral; Ano 3; N. 6; Seção Olhando de Perto; 3 fotos; São Paulo, SP; Desde 2015; páginas 7 a 11; disponível em <http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/vejabem06.pdf>; acesso em: 15.08.19; 06h20.
            07. Motoryn, Laércio; Além da Visão; Entrevista; Site; Centro de Pesquisa da Visão Integrativa; São Paulo, SP; S.D.; 1 abrev.; 1 foto; 1 sigla; disponível em <http://www.cpvi.com.br/materias/Além_da_visão>; acesso em: 19.08.19; 21h40.
            08. Sachs, Ana; Técnica de Autocura e Estimulação dos Olhos promete Fazer você Enxergar Melhor; Reportagem; UOL Notícias; São Paulo, SP; Seção: Saúde; Desde 10.08.12; 1 abrev.; 3 enus.; 1 estatística; 8 fotos; 1 técnica; 3 refs.; 2 webgrafias; disponível em <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/07/31/tecnica-deautocura-e-estimulacao-promete-fazer-voce-enxergar-melhor.htm>; acesso em: 24.09.19; 08h53.
            09. Souza, Ana Paula; Alimentos para Visão; Artigo; Blog; NutriOnline; Seção: Nutrição e Saúde; Maringá, PR; Desde 04.07.15; 1 enu.; 1 webgrafia; disponível em <http://blog.clinicadenutricao.com.br/alimentos-para-visao/>; acesso em: 15.08.19; 05h20.
            10. Tavares, Laura; Especialistas desvendam os Maiores Mitos sobre a Visão; Site; Minha Vida; Seção: Testes; S. L.; Desde 11.10.12; 1 enu.; 1 ilus.; disponível em <https://www.minhavida.com.br/saude/testes/15678-especialistas
-desvendam-os-maiores-mitos-sobre-a-visao>; acesso em: 15.08.19; 12h44.
                                                                                                                    W. D. L.