Exercício do Acerto

O exercício do acerto é o ato, processo ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, pôr em prática e sustentar com disciplina, afinco e persistência no cotidiano, convicções, decisões, ações, condutas e / ou posturas pessoais corretas, exatas, sensatas e inteligentes por meio do acatamento e vivência do código pessoal de Cosmoética (CPC).

Como avalia você, leitor ou leitora, o índice dos próprios acertos até o momento evolutivo? No cotidiano, quais atitudes ou ações evolutivas vem aplicando para ampliar o percentual de acertos pessoais?

      EXERCÍCIO DO ACERTO
                            (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O exercício do acerto é o ato, processo ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, pôr em prática e sustentar com disciplina, afinco e persistência no cotidiano, convicções, decisões, ações, condutas e / ou posturas pessoais corretas, exatas, sensatas e inteligentes por meio do acatamento e vivência do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo exercício vem do idioma Latim, exercitium, “exercício; prática”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo acerto deriva também do idioma Latim, certus, “decidido; resolvido; fixado; determinado; seguro; experimentado; firme”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Prática do acerto. 2. Teática do acerto. 3. Hábito da autocorreção. 4. Cultivo da Acertologia. 5. Práxis do acerto.
          Neologia. As 3 expressões compostas exercício do acerto, exercício jejuno do acerto e exercício veterano do acerto são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 1. Prática do desacerto. 2. Cultivo do equívoco. 3. Exercício da Errologia. 4. Autoperdoabilidade ao erro. 5. Autonegligência na correção do erro.
          Estrangeirismologia: o modus vivendi pela assertividade cosmoética.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao megafoco das ações retilíneas da inteligência evolutiva (IE).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas pertinentes ao assunto:
          1. “Acerto. A cada segundo, a cada milímetro e a cada minipensene devemos viver comprometidos com o acerto”.
          2. “Errologia. Aprendemos a vivenciar os acertos, quando estudamos o porquê dos erros, a Etiopatologia. Quando se descobre a Etiologia de 1 erro, entende-se os demais erros reverberantes. Descortinando a nascente, identificamos a prole dos erros adjuntos”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autocoerência cosmoética; os acertos contínuos decorrentes da autossustentação da retilinearidade autopensênica; o acerto das manifestações pensênicas; os autopensenes hígidos; a autopensenidade hígida; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a manutenção da harmonia autopensênica; o exercício da autopensenização cosmoeticamente incorrupta; a qualificação do holopensene pessoal em consequência dos acertos lúcidos sucessivos.
          Fatologia: o exercício do acerto; a valorização do acerto; a vontade de acertar; o ato de viver com o acerto do autodiscernimento; o emprego de estratégias para a neutralização dos erros; o calculismo cosmoético aplicado na cotidianidade objetivando a vitória do acerto; a busca pelo índice maior de acertos pessoais visando a holomaturidade; a meta da redução, ao mínimo, do coeficiente de equívocos, erros e omissões; o acerto como resultado da aplicação de autorreflexões sadias; o acerto contínuo como consequência da manutenção da autolucidez; a autossatisfação em acertar; a força de acerto pessoal; a relação entre a hipomnésia e a repetição de erros; a condição da autodesobrigação patológica de corrigir os erros; o acúmulo dos acertos evolutivos; os múltiplos acertos culminando no completismo existencial; a autoridade moral conquistada pelo exercício do acerto; a aplicação prática de autesforços para acertar cosmoeticamente; o emprego rotineiro de atitudes evolutivas pró-acertos; a consecução de procedimentos racionais para acertar; a maneira usual de pensar e agir corretamente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as pararrepercussões dos acertos cosmoéticos contínuos; o saldo multiexistencial de acertos evolutivos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da autopensenização sadia continuada; o sinergismo autoconvicção-autodeterminação; o sinergismo autocognição maior–acerto maior; o sinergismo autocriticidade-autossinceridade; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o sinergismo dos acertos evolutivos.
          Principiologia: o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio da acuidade nas manifestações conscienciais; o princípio da autoincorruptibilidade; o princípio cosmoético da autocorreção imediata após a autoconstatação do erro; o princípio de não se repetir conscientemente o mesmo erro.
          Codigologia: a vivência teática do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do autesforço evolutivo consciente; a teoria da escolha racional.
          Tecnologia: a técnica de manutenção da autolucidez; a técnica de viver disciplinadamente; a técnica da autorreflexão; a técnica da autovigilância ininterrupta; a técnica de errar menos e acertar mais; a técnica do ensaio e erro; a técnica de tentativa e acerto; as técnicas evolutivas; as técnicas autoconscienciométricas; as técnicas autoconsciencioterápicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos motivadores do exercício do acerto; o efeito halo dos atos corretos sequenciais; a ampliação da produtividade evolutiva enquanto efeito da prática diária do acerto; os efeitos potencializadores dos acertos pessoais; os efeitos da retidão intraconsciencial no âmbito da Acertologia.
          Neossinapsologia: as neossinapses hauridas pela autovivência dos acertos sucessivos; as neossinapses provenientes da manutenção duradoura da autoincorruptibilidade racional, sem sacrifícios; as neossinapses adquiridas pela autocosmoeticidade vivenciada no dia a dia.
          Ciclologia: o ciclo erro-correção-acerto; o ciclo autorreflexão–decisão–acerto evolutivo; o ciclo sadio dos acertos evolutivos consecutivos; o ciclo virtuoso.
          Enumerologia: o acerto pretendido; o acerto planificado; o acerto perseverado; o acerto deliberado; o acerto lúcido; o acerto oneroso; o acerto preciso.
          Binomiologia: o binômio racionalidade-ponderação; o binômio coragem evolutiva–neodecisões; o binômio abertismo consciencial–neoabordagens; o binômio inteligência evolutiva–escolhas corretas; o binômio acerto maior–autoconfiança maior; o binômio força de vontade–autoconvicção teática.
          Interaciologia: a interação autexperiências–lições evolutivas; a interação autolucidez–megafoco cosmoético.
          Crescendologia: o crescendo dos acertos evolutivos pela ampliação do autodiscernimento.
          Trinomiologia: o trinômio autorganização–automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o trinômio equilíbrio intraconsciencial–ortopensenidade–predisposição ao acerto.
          Polinomiologia: o polinômio autatilamento–automemória–autodiscernimento–acerto evolutivo; o polinômio autorreflexão–autodecisão–autodeterminação–autossustentação da retidão cosmoética; o polinômio autopesquisa dos autequívocos–autesclarecimento retificador–medidas profiláticas ao erro–autochecagem periódica do índice de acertos.
          Antagonismologia: o antagonismo exercício do acerto / pertinácia no erro; o antagonismo autocorreções constantes / cultura da erronia; o antagonismo primazia de atos assertivos / insistência desarrazoada em atos vacilantes; o antagonismo sensatez evolutiva / cultivo de tolices; o antagonismo coragem de reciclar as autocondutas / medo de enfrentar a própria realidade intraconsciencial.
           Politicologia: a lucidocracia; a discernimentocracia; a evoluciocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na busca de se acertar cada vez mais.
           Filiologia: a acertofilia; a cosmoeticofilia; a autodisciplinofilia; a raciocinofilia; a autocriticofilia; a metodofilia; a autevoluciofilia.
           Holotecologia: a experimentoteca; a metodoteca; a pensenoteca; a volicioteca; a determinoteca; a teaticoteca; a maturoteca.
           Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Acertologia; a Autorganizaciologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Ortopensenologia; a Autocoerenciologia; a Autoproexologia; a Holomaturologia; a Autevoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin assertiva; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
           Masculinologia: o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autocorrector; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens evolutiens.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: exercício jejuno do acerto = o autodesempenho evolutivo da conscin, facultando a vivência casual de posturas pessoais corretas, exatas, sensatas e inteligentes; exercício veterano do acerto = o autodesempenho evolutivo da conscin, permitindo a sustentação, ininterrupta ou contínua, de convicções, decisões, ações, condutas ou posturas pessoais corretas, exatas, sensatas e inteligentes.
           Culturologia: a cultura inteligente do acerto.
           Escolhas. O acerto é consequência do ato de empregar o autodiscernimento, em alto nível, de modo a possibilitar a predileção pelas escolhas prioritárias e cosmoéticas. Neste contexto, conforme a Autodiscernimentologia, eis, na ordem alfabética, 15 exemplos de opções oferecidas pela vida humana, as quais a conscin se defronta na vida cotidiana:
           01. Assistência. A opção entre ser proativo ou retroativo no voluntariado cosmoético.
           02. Automanifestação. A opção entre ser autêntico ou incoerente consigo próprio.
           03. Convívio. A opção entre conviver em paz ou em conflito com as outras consciências.
         04. Deveres. A opção entre cumprir ou negligenciar as tarefas e autocompromissos.
         05. Dieta. A opção entre manter a dieta balanceada ou a indisciplina alimentar.
         06. Educação. A opção entre a civilidade ou a descortesia no trato social.
         07. Emoções. A opção entre dominar ou ser subjulgado pelas emoções doentias.
         08. Exercício. A opção entre praticar exercício físico ou cultivar o sedentarismo.
         09. Força. A opção entre o maior ou o menor esforço evolutivo.
         10. Humor. A opção entre acordar de bom ou mau humor.
         11. Intenção. A opção entre desejar o melhor ou pensar mal dos outros.
         12. Lazer. A opção entre o lazer sadio ou o entrópico.
         13. Lucidez. A opção entre encarar com racionalidade fatos, parafatos, realidades e pararealidades ou viver sob o jugo consciente, ou inconsciente, dos autenganos.
         14. Regras. A opção entre respeitar ou violar as regras do trânsito.
         15. Sociabilidade. A opção entre o cultivo do círculo de amizades evolutivas ou a autexclusão social patológica.
         Acertos. De acordo com a Acertologia, eis, na ordem alfabética, 50 exemplos de acertos evolutivos, individuais ou grupais, passíveis de serem promovidos na vida intrafísica:
         01. Administração. O acerto na gestão estratégica dos próprios recursos disponíveis.
         02. Anamnese. O acerto no autodiagnóstico consciencial.
         03. Autoconsciencioterapia. O acerto na autocura de parapatologia.
         04. Automimese. O acerto na evitação de automimeses desnecessárias.
         05. Autoparapercepciologia. O acerto no emprego do autoparapsiquismo cosmoético.
         06. Autopesquisa. O acerto na realização habitual da autopesquisa consciencial.
         07. Autopriorização. O acerto nas priorizações existenciais.
         08. Autovivência. O acerto na escolha da técnica de viver.
         09. Avaliação. O acerto na aferição racional de realidade, fato ou parafato.
         10. Companhias. O acerto na seleção das companhias evolutivas.
         11. Compléxis. O acerto no cumprimento efetivo da proéxis pessoal.
         12. Convivialidade. O acerto no convívio social sadio.
         13. Cooperatividade. O acerto no voluntariado teático interassistencial.
         14. CPC. O acerto na vivência cotidiana do Código Pessoal de Cosmoética.
         15. Desperticidade. O acerto na conquista da autodesperticidade.
         16. Diagnóstico. O acerto no heterodiagnóstico consciencial.
         17. Diálogo. O acerto na instalação de debate grupal franco, racional e esclarecedor.
         18. Diplomacia. O acerto no exercício da política cosmoética.
         19. Duplismo. O acerto no completismo existencial a 2, da dupla evolutiva (DE).
         20. Edificação. O acerto na materialização em grupo de edificação conscienciocêntrica.
         21. Eficácia. O acerto na estratégia evolutiva pessoal.
         22. Entendimento. O acerto na interpretação da mensagem do conteúdo do fenômeno parapsíquico.
         23. Epicentrismo. O acerto na liderança interpessoal cosmoética.
         24. Fitofilia. O acerto na relação benfazeja com as plantas.
         25. Gescon. O acerto na gestação de obra tarística.
         26. Heterassistência. O acerto na assistência à outra consciência.
         27. Heteroperdão. O acerto na reconciliação interpessoal.
         28. Hiperacuidade. O acerto na conservação da autolucidez crescente.
         29. Inspiração. O acerto na aplicação com autodiscernimento da inspiração sadia de amparador extrafísico.
         30. Interesses. O acerto na confluência máxima dos interesses evolutivos pessoais.
         31. Invéxis. O acerto na realização exitosa da invéxis.
         32. Maxiproéxis. O acerto na consecução coletiva exitosa de proéxis grupal.
         33. Microuniverso. O acerto na abordagem à intraconsciencialidade.
         34. Neofilia. O acerto na adaptação sadia à vida humana.
          35. Neotecnologias. O acerto no emprego pacifista das tecnologias modernas.
          36. Ofício. O acerto na escolha inteligente da profissão pessoal.
          37. Omissuper. O acerto na omissão superavitária.
          38. Proatividade. O acerto do empreendedorismo autevolutivo.
          39. Produtividade. O acerto no aproveitamento útil da atual existência humana.
          40. Recéxis. O acerto na instalação da reciclagem existencial voluntária.
          41. Retidão. O acerto na autorganização pensênica.
          42. Retificação. O acerto na autocorreção dos equívocos.
          43. Somaticidade. O acerto na relação sadia com o próprio soma.
          44. Talentos. O acerto no emprego cosmoético dos autotrafores.
          45. Tares. O acerto na dedicação autoconsciente à tarefa do esclarecimento.
          46. Tempo. O acerto na administração eficiente do tempo.
          47. Tenepes. O acerto na prática bem sucedida da tenepes.
          48. Trafar. O acerto na eliminação de megatrafar ou trafar.
          49. Tratativa. O acerto na abordagem assistencial a conscin ou consciex.
          50. Zoofilia. O acerto na convivência cosmoética com os animais.
          Exigências. Sob o ponto de vista da Experimentologia, eis, na ordem alfabética, 10 exigências básicas e necessárias ao exercício diário do acerto pela conscin interessada e disposta:
          01. Abertismo. A disposição para instauração de reciclagens existenciais (recéxis) e intraconscienciais (recins), permitindo a identificação, compreensão e aplicação de neoabordagens para a resolução de problemas evolutivos.
          02. Atenção. A autovigilância incessante e cosmoética indispensável à autocorreção dos próprios equívocos, exigindo atenção permanente.
          03. Autodomínio. A busca pela harmonia íntima ou equilíbrio intraconsciencial razoável.
          04. Autolucidez. A manutenção de hábitos ou rotinas úteis e produtivas capazes de conservar a autolucidez crescente e conduzir aos acertos.
          05. Autopesquisa. A autoinvestigação constante sobre as causas das omissões, enganos e desvios pessoais
          06. Autorganização. A prática da autorganização, favorecendo o desenvolvimento da autodisciplina e auxiliando na fixação do foco no acerto.
          07. Paciência. A ampliação progressiva e gradual da taxa de acertos pessoais enquanto consequência da prática diária de ações cosmoéticas seguindo o princípio do devagar e sempre.
          08. Reconhecimento. A aceitação do fracasso do erro, após tentativas frustas de acertar, permitindo aprender com a experiência e seguir em frente sem reincidir no desacerto.
          09. Tenacidade. A postura firme e persistente com resistência positiva e sadia às ansiedades, conflitos e estressamentos previstos e imprevistos.
          10. Vontade. A impulsão da vontade é imprescindível para combater os autequívocos ou autenganos e ampliar o índice de acertos evolutivos.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o exercício do acerto, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático.
          02. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
          03. Autorrestauração imediata: Autodisciplinologia; Homeostático.
          04. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          05. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          06. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
              07.  Equívoco: Parapatologia; Nosográfico.
              08.  Erro crônico: Errologia; Nosográfico.
              09.  Estatística motivadora: Autexperimentologia; Homeostático.
              10.  Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
              11.  Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
              12.  Indisciplina: Parapatologia; Nosográfico.
              13.  Opção pela correção: Opciologia; Homeostático.
              14.  Pesquisa do erro: Autopesquisologia; Homeostático.
              15.  Somatório assertivo: Cosmoeticologia; Homeostático.
  O EXERCÍCIO CONTÍNUO DO ACERTO PELA CONSCIÊNCIA LÚCIDA RESULTA NO ALCANCE DE AUTEXPERIÊNCIAS CATALISADORAS, NEOPATAMARES DE AUTOMATURIDADE E NOVAS CONQUISTAS EVOLUTIVAS PESSOAIS.
              Questionologia. Como avalia você, leitor ou leitora, o índice dos próprios acertos até o momento evolutivo? No cotidiano, quais atitudes ou ações evolutivas vem aplicando para ampliar o percentual de acertos pessoais?
              Bibliografia Específica:
              1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 63, 79, 80, 210, 331, 1.225 e 1.415.
              2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584; p. 24; seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 341 e 649.
              3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 45 e 608.
              4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.;1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 80, 491 e 558.
                                                                                                                      R. D. R.