Eumatia

A eumatia é a facilidade de a consciência aprender, apreender, ou o nível da predisposição pessoal do homem ou da mulher, criança ou adulto, para assimilar, reter e empregar conhecimentos de modo teático.

No teste pessoal da escala de 1 a 5, em qual nível você se coloca quanto à automotivação para aprender? Quantos cursos você já fez? Você mantém biblioteca particular?

      EUMATIA
                                   (EXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A eumatia é a facilidade de a consciência aprender, apreender, ou o nível da predisposição pessoal do homem ou da mulher, criança ou adulto, para assimilar, reter e empregar conhecimentos de modo teático.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo eumatia deriva do idioma Grego, eumátheia, “facilidade para aprender; docilidade”. Surgiu em 1899.
          Sinonimologia: 1. Propensão autodidata. 2. Bibliofilia. 3. Neofilia. 4. Aprendizagem.
          Neologia. O vocábulo eumatia e as duas expressões compostas eumatia elementar e eumatia superior são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Antieumatia; desaprendizagem. 2. Inépcia. 3. Bibliofobia. 4. Ignorantismo. 5. Apedeutismo. 6. Neofobia.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: a autopensenização carregada no pen.
          Fatologia: a eumatia; a eumatia visual; a eumatia auditiva; a eumatia dedutiva; a eumatia indutiva; a eumatia intelectual; a eumatia psicomotora; a eumatia em grupo; a antieumatia; a facilidade de aprender; a propensão à aprendizagem; o ato de aprender; a aprendizagem autodirigida; a autodidaxia; o autodidatismo; a instrução sem professores; o aprendizado por si próprio; a aprendizagem sem mestre; a defesa de tese sem orientação de professores; a autopesquisa espontânea; a autorrealfabetização contínua; a mestria natural; o bom senso instintivo; a música de ouvido; a escolaridade convencional; as faculdades mentais; a atenção fixada; a raciocinação; o equipamento mentalsomático; o taquipsiquismo; a habilidade intelectual; o tirocínio intelectual; as potencialidades conscienciais; os dons intelectuais; os dotes naturais; as aptidões notáveis; as ideias inatas; os talentos pessoais inexplorados; a engenhosidade; a proficiência intelectiva; a virtuosidade rara; a agudez consciencial; a hiperacuidade; a superdotação; a superaprendizagem; a potência do gênio; a genialidade em si; a escola; a universidade; as autorretrocognições; a maxiproéxis intelectual.
          Parafatologia: a superdotação parapsíquica; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia.
          Antagonismologia: o antagonismo bronquidão / brilhantismo.
          Filiologia: a cogniciofilia.
          Holotecologia: a pedagogoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Mentalsomatologia; a Mnemossomatologia; a Cogniciologia; a Holomaturologia; a Parageneticologia; a Proexologia; a Macrossomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa eumática; o corpo discente; o corpo docente; a grande inteligência; a classe dos intelectuais.
          Masculinologia: o autalfabetizado; o aprendiz brilhante; o semperaprendente; o artesão singular; o aluno; o professor; o preceptor; o reeducador; o superdotado; o erudito; o polímata.
          Femininologia: a autalfabetizada; a aprendiz brilhante; a semperaprendente; a artesã singular; a aluna; a professora; a preceptora; a reeducadora; a superdotada; a erudita; a polímata.
          Hominologia: o Homo sapiens eumathicus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens praeceptor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens holomaturologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: eumatia elementar = a assimilação cognitiva do prodígio infantil, menino ou menina; eumatia superior = a assimilação cognitiva do polímata veterano, homem ou mulher.
          Recursos. Sob a ótica da Evoluciologia, toda pessoa extraordinariamente eumática devia receber recursos econômicos, financeiros, técnicos e instrumentais diretamente do governo, a fim de melhorar os corpos de supercérebros do país nativo por intermédio da superaprendizagem.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, evidenciando relação estreita com a eumatia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens, autores e leitores interessados:
          1. Abordagem Consciencial: Experimentologia; Neutro.
          2. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          3. Fatuística: Experimentologia; Neutro.
          4. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          5. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
          6. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
          7. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro.
        A AUTAVALIAÇÃO CONSCIENCIOMÉTRICA QUANTO
  À PREDISPOSIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SE IMPÕE,
 DE MANEIRA INEVITÁVEL, A TODA CONSCIÊNCIA INTRAFÍSICA, LÚCIDA E INTERESSADA NA EVOLUCIOLOGIA.
          Questionologia. No teste pessoal da escala de 1 a 5, em qual nível você se coloca quanto à automotivação para aprender? Quantos cursos você já fez? Você mantém biblioteca particular?