Ectoplasmólogo

O ectoplasmólogo é a conscin, homem ou mulher, dedicada aos estudos, pesquisas, experimentos e publicações tarísticas no campo da Ectoplasmologia, subespecialidade da Conscienciologia, tendo por finalidade a impulsão dos neoachados verponológicos e o aprimoramento da megaconição multidimensional.

Você, leitor ou leitora, tem interesse nos estudos sobre Ectoplasmologia? Na condição de consciência multiexistencial, tem contribuído com pesquisas ou publicações de caráter científico multidimensional em qual área?

      ECTOPLASMÓLOGO
                                      (PERFILOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O ectoplasmólogo é a conscin, homem ou mulher, dedicada aos estudos, pesquisas, experimentos e publicações tarísticas no campo da Ectoplasmologia, subespecialidade da Conscienciologia, tendo por finalidade a impulsão dos neoachados verponológicos e o aprimoramento da megaconição multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo ectoplasma é constituído pelo prefixo do idioma Grego, ektós, “fora; fora de; por fora; de fora”, e plasma, derivado igualmente do idioma Grego, plásma, “molde; substância; obra modelada; figura afeiçoada”. Surgiu no Século XX. O elemento de composição logo vem do mesmo idioma Grego, lógos, “proposição; definição; palavra; discurso; saber; razão”. Apareceu, em cultismos, a partir do Século XIX, com a acepção, “o que estuda; o que conhece; o especialista em”.
          Sinonimologia: 1. Ectoplasmologista. 2. Parapesquisador na área de Ectoplasmologia. 3. Expert em Ectoplasmologia. 4. Conscin versada em Ectoplasmologia. 5. Especialista na área de Ectoplasmologia. 6. Estudioso da Ectoplasmologia.
          Neologia. O vocábulo ectoplasmólogo e as duas expressões compostas ectoplasmólogo iniciante e ectoplasmólogo avançado são neologismos técnicos da Perfilologia.
          Antonimologia: 1. Conscin materialista. 2. Opositor das neoverpons ectoplasmológicas. 3. Espiritista. 4. Antiverponista. 5. Estudioso da Ciência Eletronótica. 6. Pesquisador da Socin.
          Estrangeirismologia: o know-how da autocientificidade parapesquisística.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à abrangência dos estudos, pesquisas e emprego assistencial da Ectoplasmologia.
          Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ectoplasmólogo: cientista multidimensional. Ectoplasmia: energia interassistencial. Crença, não. Experimentação. Achismo, não. Conhecimento. Autopesquisas esclarecem consciências. Pesquisas esclarecem conceitos. Promovamos pesquisas úteis. Evitemos fossilização cognitiva. Neofobia: fossilização pensênica. Priorizemos informações verponológicas. Imaginação, não. Teática.
          Citaciologia: – “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano” (Isaac Newton, 1643–1727).
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autopesquisas. As autopesquisas científicas compõem o principal apoio sólido que o Ser Humano dispõe contra a irracionalidade, o obscurantismo, as megaimaturidades e as lavagens subcerebrais de toda natureza que campeiam e subvertem a Socin, quando ainda patológica”.
          2. “Parapercepciologia. A Parapercepciologia se insere entre os temas mais importantes porque a maioria dos componentes da Humanidade permanece ignorante quanto ao assunto, ou seja, em relação às próprias condições evolutivas”.
          3. “Parapesquisador. O poeta apenas sonha, vivendo no reino do onirismo. O parapesquisador busca o concreto, além da imaginação, vivendo no holopensese da Multidimensiologia”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da paracientificidade pesquisística; o holopensene pessoal predisponente aos estudos ectoplasmológicos; os neopensenes; a neopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; o paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os energopensenes; a energopensenidade; os grafopensenes enquanto legado dos achados parapesquisísticos; a grafopensenidade tarística; o fortalecimento do holopensene da cientificidade parapsíquica e cosmoética na área de Ectoplasmologia.
          Fatologia: o empenho e a exaustividade nas auto e heteropesquisas ectoplasmológicas; as pesquisas de ponta; a seriedade no trato pesquisístico; a sustentação tarística; o empenho nas publicações; a racionalidade empregada no confronto dos fatos e parafatos; a comunicação dos achados; a substituição da persuasão pelo debate racional; o atilamento pesquisístico; o autodidatismo parapsíquico; o rigor científico qualificando as autoparaperceptibilidades; a sistematização teática do conhecimento sem dogmas ou crenças nas pesquisas as Dinâmica Interassistencial de Paracirurgia (DIP) da Associação Internacional de Pesquisas Laboratoriais em Ectoplasmologia e Paracirurgia (ECTOLAB); o empenho na objetivação de dados subjetivos em pesquisas sobre ectoplasmia; o exemplo teático dos pioneiros nas pesquisas da DIP; o estudo da Parafenomenologia Ectoplasmológica; a Holoteca contribuindo para a expansão cosmovisológica dos achados pesquisísticos; a intercooperação energética, parapsíquica e intelectiva entre conscins e consciexes estudiosas de Ectoplasmologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a utilização do ectoplasma com finalidade terapêutica e assistencial; a autoconscientização multidimensional (AM); o acoplamento energético teático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal, ao modo de ferramenta de trabalho; as assimilações simpáticas (assins) em favor de outras consciências; a projetabilidade lúcida (PL) enquanto paraprova pessoal direta, da multidimensionalidade; a interconectividade multidimensional embasando a coprodução gesconológica tarística; o parengajamento nos estudos e trabalhos pesquisísticos; as parapesquisas ectoplásmicas no âmbito da Interassistenciologia; os paraolhos das testemunhas extrafísicas interessadas nos temas de pesquisa; a Copesquisologia Parapsíquica; a paraparceria cosmoética nas pesquisas e vivências interdimensionais.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tarístico ectoplasmólogo-parectoplasmólogo; o sinergismo assimilação da teoria–autovivência da prática; o sinergismo erudição humana–erudição parapsíquica; o sinergismo curiosidade sadia–pesquisas parapsíquicas–resultados interassistenciais.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) embasando as pesquisas no âmbito do paradigma consciencial; o princípio do paradever interassistencial enquanto cláusula pétrea proexológica da conscin intermissivista.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) fundamentando o autaprimoramento consciencial; o código grupal de Cosmoética (CGC) embasando as auto e heteropesquisas interassistenciais.
          Teoriologia: a teoria da recin balizando as autopesquisas dos ectoplasmólogos; a teoria da seriéxis fundamentando a evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da megaeuforização; a técnica do encapsulamento consciencial; as técnicas de pesquisas sistematizadas pelos ectoplasmologistas; as técnicas paracirúrgicas corroborando a interassistência ectoplásmica.
          Voluntariologia: os voluntários e paravoluntários da Associação Internacional de Pesquisas Laboratoriais em Ectoplasmologia e Paracirurgia; os voluntários da pesquisa ectoplasmológica embasados na teática da DIP; os pesquisadores de campos bioenergéticos dos Cursos de Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico de Ectoplasmologia; o trio de laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático Tertuliarium, Holociclo e Holoteca; o laboratório grupal Acoplamentarium; os laboratórios multidimensionais das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Ectoplasmólogos; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
           Efeitologia: o efeito halo das pesquisas técnicas; o estudo e a pesquisa sobre os efeitos da ectoplasmia no holossoma de conscins e consciexes; a investigação detalhada sobre os efeitos das reparações parafisiológicas.
           Neossinapsologia: as paraneossinapses advindas das práticas pesquisísticas e vivências interassistenciais multidimensionais.
           Ciclologia: o ciclo monovisão (intrafisicalista)-cosmovisão (multidimensional) ampliando o olhar auto e heteropesquisístico; as publicações científicas resultantes do ciclo achados-pesquisas-neoachados-neopesquisas; o avanço qualitativo no ciclo multiexistencial grupal (CMG)
das consciências parapesquisadoras.
           Binomiologia: a autorreeducação conceitual por meio do binômio conceitos humanos–conceitos multidimensionais; o binômio autocognição-autorresponsabilidade; o binômio autoconhecimento holossomático–autodiscernimento interassistencial.
           Interaciologia: a interação análise científica–análise paracientífica; a interação detalhismo técnico–curiosidade pesquisística–parapsiquismo lúcido; a interação (dupla) estudioso técnico em Ectoplasmologia–amparador técnico em Interassistenciologia; a indissociabilidade da interação sujeito pesquisador–objeto de estudo na pesquisa conscienciológica.
           Crescendologia: o crescendo taumaturgo-ectoplasmólogo; o crescendo pesquisa intrafísica–pesquisa multidimensional; o crescendo das abordagens pró-evolutivas expressas no polinômio multidimensionalidade-multiveicularidade-multiexistencialidade-cosmoeticidade; o crescendo paracirurgia somática–paracirurgia holossomática–paracirurgia holopensênica.
           Trinomiologia: o trinômio paciência-perseverança-continuísmo; o trinômio subjetividade-objetividade-intersubjetividade; a condição incessante do trinômio dedicação-atenção-paciência nas parapesquisas científicas; o trinômio Autodescrenciologia-Autexperimentologia-Autoverbaciologia embasando as pesquisas ectoplamológicas.
           Polinomiologia: o polinômio fatos-parafatos-pesquisas-resultados; a tares oportunizada pelo polinômio criticidade-logicidade-racionalidade-cientificidade; o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma no contexto das pesquisas em Ectoplasmologia.
           Antagonismologia: o antagonismo experimento teórico / autexperimentação prática; o antagonismo médium-ectoplasta / parapsiquista-ectoplasmólogo; o antagonismo visão materialista / visão multidimensional; o antagonismo generalismo intrafísico / megageneralismo cosmovisiológico; o antagonismo visibilidade intrafísica / visibilidade multidimensional; o antagonismo fatos observados / parafatos vivenciados; o antagonismo verpon / verdade absoluta.
           Paradoxologia: o paradoxo de o sujeito da pesquisa ser o primeiro e principal objeto de investigação.
           Politicologia: a autodiscernimentocracia; a conscienciocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a proexocracia; a lucidocracia; a cienciocracia; a energocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço aplicada aos estudos paracientíficos.
           Filiologia: a pesquisofilia; a refutaciofilia; a cogniciofilia; a descrenciofilia; a experimentofilia; a verponofilia; a assistenciofilia.
           Fobiologia: a superação da cienciofobia.
           Sindromologia: a profilaxia da síndrome ectoplásmica; o sobrepujamento de retrotrafar proveniente das práticas da síndrome do oráculo; as medidas profiláticas quanto à síndrome da dispersão consciencial.
           Maniologia: a profilaxia da gurumania.
           Mitologia: a dessacralização dos mitos.
           Holotecologia: a ectoplasmoteca; a energoteca; a experimentoteca; a pesquisoteca; a ciencioteca; a metodoteca; a parafenomenoteca.
           Interdisciplinologia: a Perfilologia; a Paracienciologia; a Ectoplasmologia; a Experimentologia; a Paracirurgia; a Consciencioterapeuticologia; a Paraterapeuticologia; a Interassistenciologia; a Conscienciometrologia; a Paravivenciologia; a Parapercepciologia; a Cosmovisiologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin parapsíquica; a conscin intermissivista; a isca interconsciencial lúcida; a conscin tenepessista; a conscin ofiexista; a conscin enciclopedista; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o ectoplasmólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o reeducador; o epicon lúcido; o intelectual; o evoluciente; o cognopolita; o exemplarista; o compassageiro evolutivo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o médico e cientista francês Charles Richet (1850–1935); o médico e cientista alemão Albert von Schrenck-Notzing (1862–1929); o paracientista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o escritor; o autor; o verbetógrafo; o verbetólogo; o tertuliano; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a ectoplasmóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a reeducadora; a epicon lúcida; o intelectual; a evoluciente; a cognopolita; a exemplarista; a compassageira evolutivo; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora alemã Juliette Alexander Bisson (1862–1956); a médium e autora Elizabeth Hope, Madame d’Espérance (1855–1919); a paracientista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a escritora; a autora; a verbetógrafa; a verbetóloga; a tertuliana; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens paratechnicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens energovibrator.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ectoplasmólogo iniciante = o pesquisador neófito atuando no âmbito das parapesquisas sem muita lucidez, insciente quanto à influência das próprias energias; ectoplasmólogo avançado = o pesquisador neofílico, teático nas autexperimentações, autopesquisas, autatualizações intraconscienciais e publicações de ideias neoverponológicas avançadas.
          Culturologia: a cultura da Parapesquisologia; a cultura da Autexperimentologia; a cultura da Descrenciologia; a cultura da Autorreeducaciologia; a cultura da curiosidade científica; a cultura da divulgação das pesquisas multidimensionais.
          Precursores. Com base na Ciência Materialista, os pesquisadores da Metapsíquica, Século XIX, foram pioneiros na tentativa de aplicar métodos capazes de explicar fenômeno transcendente, entretanto sem incluir o pesquisador. Primado das pesquisas parafenomênicas.
          Ineditismo. No universo da Experimentologia, Século XX, a Ciência Conscienciologia sobrepuja os demais paradigmas ao incluir a pesquisa participativa, pois considera a consciência o melhor instrumento para estudo e averiguação das manifestações da própria consciência. Primado da interassistência multidimensional.
          Papeis. No contexto da Elencologia Conscienciológica, destaca-se, em ordem alfabética, a título de exemplo, 11 papeis, funções, atribuições, competências didáticas ou paradidáticas pertinentes ao intermissivista ectoplasmólogo:
          01. Autor.
         02.  Autorando.
         03.  Conscienciólogo.
         04.  Conscienciômetra.
         05.  Consciencioterapeuta.
         06.  Debatedor.
         07.  Docente tarístico.
         08.  Enciclopedista.
         09.  Epicentro consciencial.
         10.  Parapsiquista cosmoético.
         11.  Pesquisador multidimensional.
         Autodiscernimentologia. Boa vontade e boa intenção são condições insuficientes ao estudioso de Ectoplasmologia. O emprego arrazoado do autodiscernimento é condição indispensável às auto e heteropesquisas. Cabe à conscin ectoplasmóloga avaliar possíveis manifestações anticosmoéticas e antievolutivas ainda presentes no microuniverso consciencial, a exemplo destas 12, dispostas em ordem alfabética:
         01. Achismo.
         02. Apedeutismo.
         03. Bibliofobia.
         04. Cascagrossismo.
         05. Credulidade.
         06. Dogmatismo.
         07. Fanatismo.
         08. Ingenuidade.
         09. Mediocridade
         10. Misticismo.
         11. Religiosidade.
         12. Teorismo.
         Essência. Na área da Perfilologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 características, manifestações ou condições desejáveis, compondo a essência do estudioso de Ectoplasmologia:
         01. Amparabilidade: parassessoria técnica.
         02. Autatualização consciencial: constante.
         03. Autocientificidade: embasada na Descrenciologia.
         04. Autoconsciencialidade: hiperacuidade multidimensional.
         05. Autocriticidade: sadia.
         06. Autoverbação: exemplarismo evolutivo.
         07. Comedimento: ações cometidas-comedidas.
         08. Cosmoeticidade.
         09. Discrição: sigilo pensênico sobre a assistência realizada.
         10. Estudiosidade: autodidatismo.
         11. Interassistencialidade: gratuita, permanente.
         12. Logicidade.
         13. Neofilia: saída da pasmaceira secular.
         14. Parapercepciologia: parabanho energético.
         15. Parapsiquismo: responsabilidade assistencial.
         16. Paratecnicidade.
         17. Pesquisofilia: dedicação, full time.
         18. Racionalidade: autojuízo crítico do mentalsoma.
         19. Refratariedade: autoimunidade energética.
         20. Refutabilidade: argumentação lógica.
         Correlaciologia. Considerando a Omnipesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfanumérica, 62 especialidades e subespecialidades da Conscienciologia, demandando multintegrações técnicas e pesquisas importantes capazes de ampliar a visão panorâmica dos estudiosos da Ectoplasmologia:
         01. Autodiscernimentologia.
         02. Autexperimentologia.
         03. Autopesquisologia.
         04. Autorreeducaciologia.
         05. Autorregeneraciologia.
         06. Autossinaleticologia.
         07. Comunicologia.
         08. Comunexologia.
         09. Conscienciocentrologia.
         10. Conscienciometrologia.
         11. Consciencioterapeuticologia.
         12. Cosmoeticologia.
         13. Cosmovisiologia.
         14. Desassediologia.
         15. Descrenciologia.
         16. Despertologia.
         17. Energossomatologia.
         18. Efeitologia.
         19. Evoluciologia.
         20. Experimentologia.
         21. Extrafisicologia.
         22. Fenomenologia.
         23. Fisiologia.
         24. Gesconologia.
         25. Grafopensenologia.
         26. Holomaturologia.
         27. Holopensenologia.
         28. Holossomatologia.
         29. Homeostaticologia.
         30. Interassistenciologia.
         31. Interdimensiologia.
         32. Mentalsomatologia.
         33. Ofiexologia.
         34. Ortopensenologia.
         35. Paraanatomia.
         36. Paracirurgia.
         37. Parafisiologia.
         38. Parageneticologia.
         39. Parapatologia.
         40. Parapercepciologia.
         41. Parapedagogiologia.
         42. Paraassepsiologia.
         43. Parassemiologia.
         44. Paratecnologia.
         45. Paraterapeuticologia.
         46. Policarmologia.
         47. Priorologia.
         48. Proexologia.
         49. Projeciologia.
           50.   Psicossomatologia.
           51.   Recexologia.
           52.   Reciclologia.
           53.   Reurbexologia.
           54.   Serenologia.
           55.   Sindromologia.
           56.   Sintomatologia.
           57.   Tenepessologia.
           58.   Traforologia.
           59.   Verbaciologia.
           60.   Verponologia.
           61.   Voliciologia.
           62.   Voluntariologia.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ectoplasmólogo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
           02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           03. Conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático.
           04. Conscin ectoplasta: Ectoplasmologia; Neutro.
           05. Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
           06. ECTOLAB: Conscienciocentrologia; Homeostático.
           07. Ectoplasma: Energossomatologia; Neutro.
           08. Efeito da ectoplasmia: Ectoplasmologia; Neutro.
           09. Efeito da verpon: Holomaturologia; Homeostático.
           10. Paraassepsia antecipada: Energossomatologia; Neutro.
           11. Paracirurgia: Consciencioterapia; Neutro.
           12. Paraevidência: Autoparapesquisologia; Neutro.
           13. Pararrealidade: Extrafisicologia; Neutro.
           14. Síndrome ectoplásmica: Energossomatologia; Nosográfico.
           15. Subjetividade objetiva parapsíquica: Parapercepciologia; Neutro.
  NA QUALIDADE DE PARACIENTISTA, A CONSCIN ECTOPLASMÓLOGA IMPRIME CARÁTER TÉCNICO NAS HETERO
 E AUTOPESQUISAS COM BASE NA INTERATIVIDADE DAS
  REALIDADES E PARARREALIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem interesse nos estudos sobre Ectoplasmologia? Na condição de consciência multiexistencial, tem contribuído com pesquisas ou publicações de caráter científico multidimensional em qual área?
           Bibliografia Específica:
           01. Chiesa, Gustavo Ruiz. Além do que se vê: Magnetismos, Ectoplasmas e Paracirurgias; 274 p; 4 seções; 30 capítulos; 1 ilus.; 182 refs; alf.; 1 microbiografia; 23,5 x 16 cm; br.; Multifoco; Porto Alegre, RS; 2016; páginas 152 a 222.
           02. Gonçalves, Moacir; & Salles, Rosemary; Dinâmicas Parapsíquicas: Desenvolvimento do Parapsiquismo na Prática; pref. Cristina Arakaki; revisores Antonio Pitaguari; et al.; 308 p.; 2 seções; 28 caps.; 1 CD-ROM; 14 dinâmicas propostas; 17 E-mails; 1 entrevista; 103 enus.; 1 foto; 33 ilus.; 2 microbiografias; 32 relatos pessoais; 6 tabs.; 5 técnicas; 16 websites; glos. 238 termos; 1 nota; 16 refs.; 5 anexos; alf.; 23,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 61 a 63.
             03. Leite, Hernande; Parapercepções em um Campo Assistencial Holossomático; Artigo; II Jornada de Parapercepciologia; Foz do Iguaçu, PR; 14-16.07.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 9; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 40 enus.; 1 tab.; 3 refs.; 1 anexo; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro; 2005; páginas 305 a 317.
             04. Idem; Projeção Lúcida Parambulatorial; Artigo; Homo projector; Revista; Semestral; Vol. I; N. 1; 6 enus.; 1 microbiografia; 1 ref.; 1 webgrafia; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Dezembro, 2014; páginas 10 a 15.
             05. Leite, Hernande; & Vicenzi, Ivelise; Orgs.; Ectoplasma: Panorama Contemporâneo das Pesquisas em Ectoplasmia; revisora Ivelise Vicenzi; Rosemary Salles; 208 p.; 7 caps.; 60 enus.; 4 fotos; glos. 70 termos; 2 gráfs.; 4 ilus.; 1 website; 135 notas; 82 refs.; 77 bibl. compl.; alf.; geo.; ono.; 16 x 22 cm; br.; Espaço Acadêmico; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 45 a 58.
             06. Rossa, Dayane; Ectoplasmia e Relações Interassistenciais; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol.15; N. 4; 1 E-mail; 13 enus.; 2 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro deAltos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2011; páginas 567 a 576.
             07. Schneider, João Ricardo; História do Parapsiquismo: Das Sociedades Tribais à Conscienciologia; pref. Marcelo da Luz; revisores César Machado; et al.; 866 p.; 3 partes; 28 caps.; 165 enus.; 27 ilus.; 1.409 notas; 1.044 refs.; 212 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 4,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 497 a 678.
             08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 web-sites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 212, 338, 660, 824, 893 e 1.069.
             09. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 149.
             10. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 223, 336 e 1.237.
             11. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 144 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 1 website; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 14.
             12. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 170, 172 e 278 a 281.
                                                                                                                          N. C.