Determinante Evolutivo

O determinante evolutivo é o elemento-símbolo ou característica-expoente cuja expressão é capaz de definir patamares, na escala natural de evolução, de quaisquer dos constituintes conhecidos do Cosmos, desde os minerais à Consciex Livre (CL).

Você, leitor ou leitora, já questionou sobre a realidade e a influência dos determinantes evolutivos no dia a dia? Qual a extensão da cosmovisão de si mesmo e em relação ao Cosmos, quanto aos determinantes evolutivos atuando sobre você?

      DETERMINANTE EVOLUTIVO
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O determinante evolutivo é o elemento-símbolo ou característica-expoente cuja expressão é capaz de definir patamares, na escala natural de evolução, de quaisquer dos constituintes conhecidos do Cosmos, desde os minerais à Consciex Livre (CL).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo determinar vem do idioma Latim, determinare, “marcar termo a; demarcar; delimitar; fixar; definir”. Surgiu no Século XIII. O termo evolutivo deriva do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar” Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Coeficiente evolutivo. 2. Causalidade evolutiva. 3. Diferencial evolutivo. 4. Qualificativo evolutivo. 5. Codificador da matriz evolutiva.
          Neologia. As duas expressões compostas determinante evolutivo básico e determinante evolutivo avançado são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Subtração antievolutiva. 2. Efeito evolutivo. 3. Discrepância evolutiva. 4. Incapacidade evolutiva. 5. Desqualificativo evolutivo. 6. Desordenador evolutivo. 7. Descodificador evolutivo.
          Estrangeirismologia: o know how evolutivo; a straightforwardness; o breakthrough autevolutivo; o upgrade consciencial; o rapport com patamares mais evoluídos; o background holobiográfico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência evolutiva.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Saber: poder determinante.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autovivência. Os fatos e os parafatos são determinantes e tranquilizadores. Se você vivenciou com autolucidez a ocorrência, pouco importa o que pensam as outras pessoas ou a versão contraditória elaborada por alguém”.
          2. “Conscins. Há conscins minerais. Há conscins vegetais. Há conscins serenonas”.
          3. “FEP. A FEP é o fator determinante para tudo o que ocorre a respeito da evolução da consciência. Você vale o saldo da sua FEP”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolutividade; a fôrma holopensênica positiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade.
          Fatologia: o determinante evolutivo; a autoconscientização evolutiva; a mudança de patamar evolutivo; a inteligência evolutiva (IE); a Escala Evolutiva das Consciências; a hipótese de tentativa sobre a evolução; a autavaliação evolutiva; a pesquisa da significação profunda do conteúdo; o determinismo evolutivo; o livre arbítrio; a característica diferenciada; a peculiaridade evolutiva; a lignina; a clivagem mineral; a capacidade de divisão ampliando a existência tanto dos minerais quanto dos seres vivos; a gravitação universal; a antigravidade; a ressomática subordinando as conscins a maior atuação de força gravitacional; os níveis diversificados da evolução; a vida biológica enquanto exemplo de confor; as recins; o aparamento das arestas quanto às sutilezas da evolução consciencial; a regularidade dos desafios evolutivos; as irregularidades inerentes à evolução; as desigualdades naturais; as incoerências já tornadas inconsistentes em relação ao patamar evolutivo conquistado; a clareza sobre os indicadores evolutivos; a Natureza; o Sistema Solar; a Galáxia; a Cosmometria; os padrões de manifestação dos elementos do Cosmos; os limites da estrutura espaço-tempo; o arranjo espacial da matéria; os níveis de organização da matéria; as forças fundamentais do Cosmos; a sustentabilidade astronômica; as grandezas e sutilezas do Universo; a Epistemologia da Natureza; a potência sutil das forças da Natureza; a eficiência desenvolvida; a eficácia atingida; a evolução efetiva; a aparente invisibilidade das forças naturais; a força imperativa da evolução; a autossustentabilidade; a semimaterialidade; a onipresença; a omninteração; a interdependência evolutiva; a atração de sincronicidades; a serendipitia; o equilíbrio imprescindível; a ascendência evolutiva; as influências gravitacionais no dia a dia; as reações de causa e efeito; a influência do poder temporal; a sinergia e o dinamismo da coevolução.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o autodomínio do EV; a autoconscientização quanto às próprias energias conscienciais (ECs); a diferenciação quanto às energias imanentes (EIs); a ectoplasmia enquanto elo interdimensional; a imantação dos ambientes com a pensenidade a partir da ectoplasmia; o ectoplasma criando a ofiex; a continuidade da exteriorização das ECs; a suscetibilidade da matéria à energia mais sutil e da energia à consciência; a levitação; as materializações; a parateleportação; o parabanho energossomático; as sincronicidades e parassincronicidades ininterruptas; a holossutileza das ECs das CLs; as transmigrações extrafísicas; a percuciência parapsíquica da conscin; o extrapolacionismo parapsíquico; as fissuras e cicatrizes do psicossoma; a abrangência da cosmovisão seriexológica; as mudanças de patamares na linha seriexológica consciencial.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo matéria-energia; o sinergismo interconsciencial.
         Principiologia: o princípio do continuísmo evolutivo; o princípio da irresistibilidade hierárquica evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autorrecuperação de cons magnos; o princípio da cosmoeticidade; o princípio do holocarma; o princípio da atração dos afins; o princípio fundamental do Universalismo (equanimidade); o princípio da descrença (PD).
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta do evoluciólogo.
         Teoriologia: a teoria-líder da Conscienciologia (paradigma); a teoria centrípeta; a teoria do neoparadigma consciencial; a teoria da Evoluciologia; a teoria da seriéxis.
         Tecnologia: a técnica da análise-síntese; a técnica da exaustividade; a técnica do espelhamento; as técnicas autoconsciencioterápicas; as técnicas da Conscienciometrologia; a técnica da mobilização básica das energias (MBE); a técnica do acoplamento áurico; a técnica dos questionamentos; a técnica do detalhismo evolutivo; a técnica da autobservação racional; a técnica do diário de registros vivenciais parapsíquicos.
         Voluntariologia: o trabalho voluntário integrado ao maximecanismo interassistencial.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoconsciência.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Retrocogniciologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Autoconscienciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito polarizador da evolução; os efeitos físicos dos parafenômenos ectoplásmicos; os efeitos da energia sobre a organização da matéria; o efeito halo do epicentro evolutivo; os efeitos da megapensenidade; os efeitos da autocosmovisão; o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado; a averiguação dos efeitos práticos da autobagagem evolutiva; a detecção dos efeitos atratores do holopensene pessoal.
          Neossinapsologia: as neossinapses desenvolvidas a partir da serendiptia natural.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); os ciclos evolutivos conscienciais.
          Enumerologia: o princípio evolutivo; a dinamização evolutiva; o traço evolutivo; a conquista evolutiva; o patamar evolutivo; a transição evolutiva; a extrapolação evolutiva.
          Binomiologia: o binômio divisão-organização; o binômio discrição-anonimato; o binômio sutileza-clareza; o binômio lignina-fitoectoplasma; o binômio mineral-clivagem; o binômio parapsiquismo-ectoplasmia; o binômio gravitação-CL; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio complexificação-simplificação.
          Interaciologia: a interação natureza interna–natureza externa; a interação microcosmo–macrocosmo; a interação minifluxo pessoal–megafluxo do Cosmos.
          Crescendologia: o crescendo complexidade-organização; o crescendo atuação pontual–efeito universal; o crescendo autavaliação evolutiva–reperspectivação íntima; o crescendo subnível autevolutivo–autexpressão consciencial plena; o crescendo evolução mineral–evolução consciencial.
          Trinomiologia: o trinômio estrutura-função-interação; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-omnipesquisa; o trinômio evolutivo anatomização-detalhamento-mensuração; o trinômio critérios-parâmetros-referenciais.
          Polinomiologia: o polinômio percepção-parapercepção-extrapolacionismo-pancognição.
          Antagonismologia: o antagonismo clivagem / fratura; o antagonismo percepção / parapercepção; o antagonismo animismo / parapsiquismo; o antagonismo ECs ativas / ECs passivas; o antagonismo monopensenização / cosmopensenização; o antagonismo cosmovisão / visionarismo; o antagonismo análise profunda / síntese superficial; o antagonismo profundidade / superficialidade; o antagonismo Parapercepciologia / Eletronótica; o antagonismo Tudologia / Nadalogia.
          Paradoxologia: o paradoxo de a divisão aumentar a multiplicação das formas dos elementos naturais; o paradoxo das dicotomias do crescimento evolutivo; o paradoxo desassediador; o paradoxo da concretude da vida energossomática.
          Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: as leis da atração universal; as leis da afinidade; a lei do maior esforço; a lei de causa e efeito; a lei da ação e reação; a lei do retorno; as leis da ressomática; a lei da sincronicidade.
          Filiologia: a evoluciofilia; a neofilia; a mnemofilia; a autanaliticofilia; a bibliofilia; a grafofilia; a autopesquisofilia; a lucidofilia; a gesconofilia.
          Fobiologia: a evoluciofobia; a neofobia; a naturofobia.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia; a síndrome da autossantificação; a síndrome ectoplásmica.
          Mitologia: os mitos sobre a origem do Cosmos; a profilaxia dos mitos sobre a evolução consciencial.
          Holotecologia: a evolucioteca; a assistencioteca; a despertoteca; a mentalsomatoteca; a holomnemoteca; a consciencioteca; a cognoteca; a pesquisoteca; a conscienciometroteca; a cosmoteca; a cosmoconsciencioteca; a tudoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Autocogniciologia; a Discernimentologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Cosmovisiologia; a Contrapontologia; a Interassistenciologia; a Priorologia; a Experimentologia; a Conscienciologia Experimental; a Mentalsomatologia; a Cosmoconscienciologia; a Mnemossomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin atilada; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência em evolução; a conscin proativamente evolutiva.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o cosmólogo; o cosmovisiólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o duplista; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o holofilósofo; o intelectual; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o parepistemólogo; o pesquisador; o sistemata; o verbetógrafo; o evoluciólogo.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a autodecisor; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a cosmóloga; a cosmovisióloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a duplista; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a holofilósofa; a intelectual; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a parepistemóloga; a pesquisadora; a sistemata; a verbetógrafa; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens contentus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens evolutionarius; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens efficax; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmocentricus; a Conscientia libera (CL).


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: determinante evolutivo básico = a clivagem ao determinar a organização do mineral; determinante evolutivo avançado = o domínio das leis da gravitação pela Consciex Livre.
          Culturologia: a cultura da Evoluciologia; a cultura da Cogniciologia; a cultura do continuísmo consciencial; a cultura da Cosmoconscienciologia.
          Evoluciologia. Pela ótica da Pesquisologia, eis, por exemplo, 4 determinantes evolutivos, considerados hipóteses a serem estudadas na perspectiva evoluciológica, elencados em ordem funcional:
          1. Clivagem: possível determinante evolutivo para os minerais.
          2. Lignina: provável determinante evolutivo para os vegetais.
          3. Ectoplasma: determinante aceitável para o nível hominal.
          4. Gravitação: determinante admissível para o nível das Consciexes Livres.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o determinante evolutivo, indicados à expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aparecimento dos evoluciólogos: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Coevolução: Evoluciologia; Neutro.
          04. Conteudologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          05. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          06. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          07. Defasagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
           08.    Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
           09.    Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
           10.    Naturofilia: Filiologia; Homeostático.
           11.    Obviedade evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           12.    Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           13.    Pseudoprofundidade humana: Cosmoconscienciologia; Neutro.
           14.    Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
           15.    Zetética: Autopesquisologia; Homeostático.
  A HIPÓTESE DO DETERMINANTE EVOLUTIVO É DESAFIO
 INEXPLORADO AOS CIENTISTAS DA CONSCIENCIOLOGIA, NO SENTIDO DA COMPREENSÃO DOS ALICERCES DA LEI DA EVOLUÇÃO, PRESENTE E DISSEMINADA NO COSMOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já questionou sobre a realidade e a influência dos determinantes evolutivos no dia a dia? Qual a extensão da cosmovisão de si mesmo e em relação ao Cosmos, quanto aos determinantes evolutivos atuando sobre você?
           Bibliografia Específica:
           1. Leimig, Roberto de A.; Bases Evolutivas da Assistencialidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 1; 6 enus.; 26 refs.; 2 tabs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 70 a 78.
           2. Idem; Biodiversidade no Campus CEAEC; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 3; 17 enus.; 1 graf.; 32 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 408 a 446.
           3. Lloyd, Jane; Cosmoconsciência: Um Estudo Conscienciológico do Fenômeno (Cosmoconsciousness: A Consciential Study of the Phenomenon); Artigo; Journal of Conscientiology; Vol. 10; N. 39; 2008; páginas 185 a 274.
           4. Melo, Luciano; Autopesquisa e Cosmoconsciência: Do Isolacionismo à Grupalidade Avançada; Anais da III Jornada de Autopesquisa Conscienciológica: Teática dos Caminhos para a Desperticidade; Rio de Janeiro, RJ; 10-12.06.04; 3 enus.; 10 refs.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 113 a 122.
           5. Picolo, Filipe; Extraterrestriologia e Interassistenciologia Cósmica: Uma Abordagem Exploratória; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Comemorativa; Vol. 15; N. 4; 1 E-mail; 31 enus.; 1 microbiografia; 25 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2011; páginas 546 a 566.
           6. Schlosser, Ulisses; Metodologia Parafenomenológica: Proposta de Estruturação Científica; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Comemorativa; Vol. 13; N. 4; 7 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2009; páginas 307 a 319.
           7. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.552 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; 1 microbiografia; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 279 a 280.
           8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 63, 261, 352, 415, 768 e 1.278.
           9. Idem; Universalismo; Artigo; Boletins de Conscienciologia; Vol. 2; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro, 2000; páginas 25 e 26.
                                                                                                                      R. L.