Despertez

A despertez é o estado de quem se encontra desperto, com ausência de sono, mantendo os atributos conscienciais com lucidez e os sentidos somáticos vígeis.

Como mantém você, leitor ou leitora, o próprio nível de despertez? Você demora a sair do estado da hipnopompia depois de dormir?

      DESPERTEZ
                             (AUTOPERCUCIENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A despertez é o estado de quem se encontra desperto, com ausência de sono, mantendo os atributos conscienciais com lucidez e os sentidos somáticos vígeis.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra despertar tem origem controversa. Segundo José Pedro Machado (1914–2005) o vocábulo provém do idioma Latim, deexpergitare, e este de expergiscere, “acordar; despertar”. Para Antenor Nascentes (1886–1972) e Joan Corominas (1905–1997), o étimo vem da troca do prefixo es por des no termo do idioma Português, espertar, de esperto, derivado do idioma Latim Vulgar, expertus, na acepção de “esperto; desperto; acordado”. Apareceu no Século XIII. A palavra despertez surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Despertamento. 02. Percuciência. 03. Lucidez. 04. Vigilância; vigília. 05. Consciência; consciencialidade. 06. Acuidade. 07. Vivacidade. 08. Atilamento. 09. Atenção. 10. Atividade; interesse.
          Neologia. As duas expressões compostas despertez intrafísica e despertez extrafísica são neologismos técnicos da Autopercucienciologia.
          Antonimologia: 01. Adormecimento. 02. Sono. 03. Impercuciência. 04. Invigilância. 05. Inconsciência. 06. Anestesia. 07. Inércia; letargia. 08. Coma; comatose. 09. Alheamento. 10. Ausência.
          Estrangeirismologia: a awareness; o aparato sensorium; a wide awake person.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade (concentração, atenção, atilamento) pessoal na vigília física ou extrafísica, em determinado momento evolutivo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da hiperacuidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
          Fatologia: a despertez; o autodespertamento; a percuciência; a lucidez; a acuidade; o estado de animação vital; o estado de alerta pessoal; o estado de alerta lateral; a agudez dos sentidos e dos atributos mentais; a agilidade da autopercuciência; a hiperacuidade da conscin; o eixo fulcral da hiperacuidade; a autopotencialização da hiperacuidade; o multiescrutínio simultâneo; a hiperpercuciência; a demonstração da vitalidade pessoal; a existência humana governada pela autoconsciencialidade; a lógica da pessoa desperta; a recuperação de cons; as autoconscientizações; as recins; a sobrexcitação; o uso do agripnético; a catáfora; a surpreendência; a perplexidade; a atenção dividida.
          Parafatologia: a autossuperação do restringimento intrafísico; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a anástase ou segunda dessoma; a projetabilidade lúcida; o estado da consciência contínua.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo despertez intrafísica–despertez extrafísica.
          Tecnologia: a técnica do arco voltaico craniochacral; as técnicas de despertamento extrafísico.
          Voluntariologia: a autolucidez do voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Despertologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pensenólogos.
          Efeitologia: o efeito halo da lucidez pessoal sobre o grupo evolutivo.
          Neossinapsologia: as neossinapses dos cons magnos ou megacons; o interesse ininterrupto pela formação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo da autoconsciencialidade ignorância-despertez-cosmoconsciência.
          Enumerologia: a despertez física; a despertez mental; a despertez energética; a despertez parapsíquica; a despertez prioritária; a despertez criativa; a despertez verponária.
          Binomiologia: o binômio despertez-autocognição.
          Interaciologia: a interação atenção-autovigilância; a interação despertez–propulsor da vontade; a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais; a interação claridade-despertez.
          Crescendologia: o crescendo ideias inatas–cons magnos; o crescendo de horas de vigília diária, intra e extrafísicas, na trajetória evolutiva ascendente.
          Trinomiologia: o trinômio intelectivo despertez-concentração-atenção; o trinômio energia-simpatia-alegria; o trinômio intraconsciencial vigília-hipnagogia-hipnopompia; o trinômio autodespertamento evolutivo–autengajamento social–autengajamento parassocial.
          Polinomiologia: o polinômio autodespertez-automotivação-automemória-autodiscernimento; o polinômio tudo–ao mesmo tempo–aqui–agora.
          Antagonismologia: o antagonismo hiperacuidade / hipoacuidade; o antagonismo despertez / delírio; o antagonismo despertez consciencial / intoxicação consciencial; o antagonismo interesse / desinteresse; o antagonismo envolvimento / alheamento.
          Paradoxologia: o paradoxo intraconsciencial macrossoma-galeropsia-hiperacusia-hiperestesia-osmático.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à manutenção e ampliação do nível de despertez.
          Filiologia: a conscienciofilia; a neofilia.
          Sindromologia: a síndrome da conscin maldormida.
          Holotecologia: a atencioteca.
          Interdisciplinologia: a Autoparapercucienciologia; a Autolucidologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Raciocinologia; a Holomnemônica; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Energossomatologia; a Parapercepciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a consciência desperta; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens expertus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens lucidologus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens epicentricus.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: despertez intrafísica = o estado da vigília física ordinária da conscin; despertez extrafísica = o estado da conscin quando projetada com lucidez ou a condição da consciex lúcida.
           Culturologia: a cultura da inteligência lúcida; a cultura da hiperacuidade intraconsciencial; a esnobação lúcida da cultura das inutilidades onipresentes.
           Taxologia. Sob a ótica da Percucienciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 categorias básicas de despertez:
           1. Agradável / desagradável.
           2. Hígida / nosográfica.
           3. Imediata / gradual.
           4. Individual / coletiva.
           5. Voluntária / imposta.
           Correlacionologia. Do ponto de vista da Intraconscienciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 100 correlações da condição da despertez da conscin, homem ou mulher, relevantes para os interessados se prevenirem quanto às atitudes não prioritárias à evolução a partir da vigília física ordinária:
           01. Despertez e acanhamento consciencial.
           02. Despertez e acomodações paralisantes.
           03. Despertez e acriticidade de guias amauróticos.
           04. Despertez e amarrações interprisionais.
           05. Despertez e aprendizagem com os próprios erros.
           06. Despertez e aprimoramento da autanálise.
           07. Despertez e apriorismos aniquiladores.
           08. Despertez e atenção dividida.
           09. Despertez e autassédios.
           10. Despertez e autenfrentamento dos escapismos óbvios.
           11. Despertez e autenganos.
           12. Despertez e autexemplificação sadia.
           13. Despertez e autobloqueios.
           14. Despertez e autoconhecimentos essenciais.
           15. Despertez e autoconscientização multidimensional (AM).
           16. Despertez e Autocosmoética.
           17. Despertez e autodefesa ante as interfusões energéticas.
           18. Despertez e autodepreciações.
           19. Despertez e autodidatismo.
           20. Despertez e autodiscernimento evolutivo.
           21. Despertez e autoinconsciência.
           22. Despertez e autojuízo crítico.
  23. Despertez e automatismos mentais patológicos.
  24. Despertez e automimeses dispensáveis.
  25. Despertez e autopensenização linear.
  26. Despertez e autopesquisa continuada.
  27. Despertez e autorreciclagens necessárias.
  28. Despertez e autossuperação dos trafares.
  29. Despertez e autovitimização.
  30. Despertez e autovivência multidimensional.
  31. Despertez e auxílio dos amparadores extrafísicos de função.
  32. Despertez e cangas emocionais.
  33. Despertez e comodidade preguiçosa.
  34. Despertez e comportamento impulsivo.
  35. Despertez e comportamentos omnicooperativos.
  36. Despertez e convencionalismos irracionais.
  37. Despertez e convivialidade sadia.
  38. Despertez e curiosidade científica.
  39. Despertez e desviacionismos anticosmoéticos.
  40. Despertez e dificuldades recíprocas entre as consciências.
  41. Despertez e direito alheio.
  42. Despertez e distorção cognitiva.
  43. Despertez e egoísmo adulto.
  44. Despertez e eliminação dos pecadilhos mentais.
  45. Despertez e empreendimento libertário.
  46. Despertez e energias conscienciais.
  47. Despertez e eufemismos sofisticados.
  48. Despertez e evitação da patopensenidade.
  49. Despertez e extrafisicalidade em geral.
  50. Despertez e gratidão teática.
  51. Despertez e hipnotismos e sugestionabilidades convencionais.
  52. Despertez e holomemória pessoal.
  53. Despertez e idiotismos sociais.
  54. Despertez e imaturidades anacrônicas.
  55. Despertez e impossibilidades vivenciais.
  56. Despertez e inalienabilidade dos próprios direitos conscienciais.
  57. Despertez e indecisões perniciosas.
  58. Despertez e interassistencialidade.
  59. Despertez e interferências patológicas.
  60. Despertez e lavagens subcerebrais.
  61. Despertez e liberdade de expressão.
  62. Despertez e lógica pessoal.
  63. Despertez e malevolência dos assediadores.
  64. Despertez e materpensene pessoal.
  65. Despertez e megafraternidade.
  66. Despertez e megatrafor pessoal.
  67. Despertez e minimização dos confrontos.
  68. Despertez e necessidade de autorreflexões.
  69. Despertez e neofilia pessoal.
  70. Despertez e neoverpons libertárias.
  71. Despertez e obnubilação pessoal.
  72. Despertez e orgulho pessoal.
  73. Despertez e patologias anulatórias.
  74. Despertez e perdas mnemônicas.
  75. Despertez e projetabilidade lúcida (PL).
          76. Despertez e racionalidade.
          77. Despertez e realidades da vida humana.
          78. Despertez e recomposições interconscienciais urgentes.
          79. Despertez e remissão de minidoenças.
          80. Despertez e responsabilidade da auto e heterevolução.
          81. Despertez e restringimentos autoimpostos.
          82. Despertez e senso universalista.
          83. Despertez e sentimentos elevados.
          84. Despertez e sequenciamento dos parafatos.
          85. Despertez e serenidade íntima.
          86. Despertez e serialidade existencial.
          87. Despertez e sexualidade sadia.
          88. Despertez e sinais energéticos pessoais.
          89. Despertez e soluções evolutivas prioritárias.
          90. Despertez e sonolência evolutiva.
          91. Despertez e supremacia do mentalsoma.
          92. Despertez e tarefas tarísticas pessoais.
          93. Despertez e temperamento belicista.
          94. Despertez e torpor intelectual.
          95. Despertez e traumas recalcados.
          96. Despertez e travões evolutivos.
          97. Despertez e vantagens da autorganização.
          98. Despertez e vícios destruidores.
          99. Despertez e vínculo consciencial.
         100. Despertez e zona de conforto enganosa.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a despertez, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Autolucidez antecipada: Autolucidologia; Homeostático.
          06. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
          08. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          09. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro.
          10. Lucidologia: Autoconscienciologia; Homeostático.
          11. Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          12. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
   O ALTO NÍVEL DO ESTADO DE DESPERTEZ É ESSENCIAL COMO CONDIÇÃO OPERATIVA DA CONSCIÊNCIA
    INTRAFÍSICA LÚCIDA, ATUANDO POR MEIO DO SOMA,
      NO REMATE DA AUTOPROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
        Questionologia. Como mantém você, leitor ou leitora, o próprio nível de despertez? Você demora a sair do estado da hipnopompia depois de dormir?