Data Relevante

A data relevante é o dia específico daquele acontecimento significativo na existência da consciência intrafísica, exigindo ser registrado a fim de valorizar os detalhes do desenvolvimento e dos desempenhos da própria evolução consciencial.

Você, leitor ou leitora, já listou as próprias datas relevantes desta vida humana? Quantas datas relevantes você já vivenciou até agora?

      DATA RELEVANTE
                                   (PARACRONOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A data relevante é o dia específico daquele acontecimento significativo na existência da consciência intrafísica, exigindo ser registrado a fim de valorizar os detalhes do desenvolvimento e dos desempenhos da própria evolução consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo data deriva do idioma Latim, data, “dada”, particípio passado de dare, “dar”. Surgiu no Século XIII. A palavra relevar provém igualmente do idioma Latim, relevare, “reerguer; restabelecer; descarregar; aliviar (de algum peso); desagravar; suavizar”. Apareceu no Século XIV. O termo relevante surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Data pessoal histórica. 2. Data inesquecível. 3. Data singular. 4. Data evolutiva. 5. Datação existencial. 6. Data comemorativa.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo data: datação; datada; datado; datador; datal; datar.
          Neologia. As duas expressões compostas data relevante básica e data relevante avançada são neologismos técnicos da Paracronologia.
          Antonimologia: 1. Data comum. 2. Data irrelevante. 3. Data inexpressiva. 4. Data desimportante.
          Estrangeirismologia: a sincronia do timeline da fatuística historiográfica; o turning point; o dia atípico de upgrade; o new breakthrough mentalsomático; o special day; o Mentalsomarium; o Recexarium; o redirecionamento dos spots; o personal organizer; o checkup day; o beauty parlor day; o curriculum vitae multiexistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Paracronologia Pessoal.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da organização cronológica; os cronopensenes; a cronopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autossustentação da retilinearidade autopensênica.
          Fatologia: a data relevante; a data feliz; a data-base; a data evolutiva; a autovivência essencial; o dia não passado em branco; a relevância evolutiva do acontecimento tornando o dia especial; o ponto alto da autobiografia; a celebração na intimidade da intraconsciencialidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as datas relevantes das retrovidas pessoais; o retorno das ECs congratulatórias; as comemorações extrafísicas; a promoção de banhos energéticos como brindes extrafísicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo holomemória–memória cerebral.
          Principiologia: o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio de tornar cada dia relevante à autevolução; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da autopesquisa.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC)
conscientizando quanto à importância de cada ato diuturno.
          Tecnologia: as técnicas de autorganização; a técnica da Higiene Consciencial do autossoerguimento da motivação; as técnicas de registro; as técnicas da agenda pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas.
          Efeitologia: os efeitos do trinômio ordem-arrumação-limpeza na expansão mentalsomática; o efeito evolutivo da ordem das coisas; os efeitos repercussivos na autobiografia da data relevante; os efeitos dos calendários das retroculturas na existência atual.
          Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo do aniversário; o ciclo arrumação-rearrumação.
          Enumerologia: o levantamento auto-historiográfico; o inventário autofatuístico; a Cronologia autobiográfica; a análise cronográfica; o balanço multiexistencial; a Cronoevoluciologia pessoal; o cronograma autevolutivo.
          Binomiologia: o binômio tempo-espaço; o binômio Fatuística-Parafatuística; o binômio organização pessoal–organização residencial; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis.
          Interaciologia: a interação arrumação-equilíbrio; a interação data relevante–dia matemático.
          Crescendologia: o crescendo dias-meses-anos; o crescendo decenário-cinquentenário-centenário-milenário; o crescendo evolutivo pessoa desorganizada–pessoa organizada.
          Trinomiologia: o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio recolher-classificar-direcionar; o trinômio holobiografia–holocarma– Ficha Evolutiva Pessoal.
          Polinomiologia: o polinômio calendário chinês–calendário gregoriano–calendário judaico–calendário muçulmano; o polinômio cronológico eventos-datas-nomes-números.
          Antagonismologia: o antagonismo dia / noite; o antagonismo harmonia / desarmonia; o antagonismo aproveitamento / desperdício; o antagonismo dia cheio / dia morto; o antagonismo data relevante / data estéril; o antagonismo data relevante particular / data relevante coletiva; o antagonismo data do êxito / data do erro; o antagonismo data da renovação / data da regressão.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a cronofilia; a autopesquisofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a recexofilia.
          Holotecologia: a diarioteca; a serenoteca; a sincronoteca; a superlativoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a pesquisoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Paracronologia; a Paracronometria; a Cronêmica; a Sincronologia; a Historiologia; a Holobiografologia; a Autevoluciologia; a Memoriologia; a Autopriorologia; a Metodologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evocator; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens hypomnemonicus; o Homo sapiens mnemonicus; o Homo sapiens mnemopotentor; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens retromimeticus; o Homo sapiens intellectualis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: data relevante básica = a da autovivência espontânea, rudimentar, elementar, comum, até inconsciente e ainda própria do amadorismo evolutivo, por exemplo, o dia da ressoma pessoal; data relevante avançada = a de autovivência com frutos dos autesforços lúcidos, prioritários, prolongados, superiores, fundamentais, ao nível desenvolvido do veteranismo evolutivo, maduro, por exemplo, o dia do reconhecimento da condição pessoal de ser desperto.
          Culturologia: a cultura da Paracronologia; as diversas culturas calendáricas.
          Autopesquisologia. Sob a ótica da Paracronologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 33 categorias de perguntas autopesquisísticas e as respectivas especialidades conscienciológicas, relativas às datações marcantes da vida humana e extrafísica, adequadas para a conscin lúcida fazer a si mesma e registrar com detalhes:
          01. Autopesquisologia. Em qual dia assisti ao primeiro curso versando tema conscienciológico?
          02. Autoproexologia. Em qual dia admiti ter alcançado a condição do completismo existencial (compléxis)?
          03. Autorretrocogniciologia. Em qual dia obtive a primeira autorretrocognição de vivência pré-ressomática – intermissão ou vida prévia – confirmada?
          04. Codigologia. Em qual dia coloquei em funcionamento o código pessoal de Cosmoética?
          05. Cognopoliticologia. Em qual dia cheguei com a mudança definitiva para alguma Cognópolis Conscienciológica? (Radicação vitalícia).
          06. Conscienciologia. Em qual dia, nesta existência intrafísica, conheci o corpus de ideias da Conscienciologia?
          07. Conviviologia. Em qual dia reencontrei a primeira amizade raríssima nesta vida humana?
          08. Cosmoconscienciologia. Em qual dia experimentei pela primeira vez a extrapolação parapsíquica da vivência do fenômeno da cosmoconsciência?
          09. Culturologia. Em qual dia concluí formalmente o primeiro curso superior? (Data da formatura, graduação e recebimento do diploma universitário).
          10. Despertologia. Em qual dia identifiquei a condição pessoal, autodefensiva, de ser desperto?
          11. Duplologia. Em qual dia encontrei a conscin duplista com a qual formei a dupla evolutiva?
          12. Economiologia. Em qual dia admiti a composição econômico-financeira do pé-de-meia pessoal satisfatório? (Independência econômico-financeira).
          13. Energossomatologia. Em qual dia instalei o primeiro estado vibracional (EV) funcional, percebido, confiável?
          14. Extrafisicologia. Em qual dia consegui o primeiro contato funcional com alguma Central Extrafísica?
          15. Familiologia. Em qual dia saí do holopensene doméstico da família nuclear? (Saída da casa dos pais).
          16. Gesconologia. Em qual dia publiquei a primeira obra escrita conscienciológica?
(Autorado; lançamento).
          17. Interassistenciologia. Em qual dia tomei conhecimento e admiti ser, de fato, minipeça autolúcida dentro do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial?
          18. Intermissiologia. Em qual dia iniciei, pelas leis das probabilidades, o Curso Intermissivo pré-ressomático? (Suposição: 1 lustro antes da ressoma atual).
          19. Jubilaciologia. Em qual dia conquistei o jubileu conscienciológico, evolutivo, em alguma área?
          20. Laboratoriologia. Em qual dia experimentei o primeiro laboratório conscienciológico de alguma Cognópolis?
          21. Macrossomatologia. Em qual dia identifiquei a responsabilidade de ser portador de macrossoma? (Ginossoma ou androssoma).
          22. Megafraternologia. Em qual dia consegui a maior reconciliação cosmoética, pessoal, dentro do universo grupocármico?
          23. Megagesconologia. Em qual dia editei a obra-prima pessoal? (Megagescon; autorrevezamento multiexistencial).
          24. Ofiexologia. Em qual dia instalei, com o evoluciólogo e a consciex amparadora de função, a oficina extrafísica (ofiex) pessoal?
          25. Pedagogologia. Em qual dia dei a primeira aula na condição de docente conscienciológico?
          26. Procedenciologia. Em qual dia retornei extrafisicamente pela primeira vez à comunex da paraprocedência pessoal?
          27. Projeciologia. Em qual dia promovi a primeira decolagem lúcida do psicossoma?
(Primeira projeção consciencial lúcida).
          28. Recexologia. Em qual dia consegui a libertação definitiva do maior vício pessoal?
          29. Ressomatologia. Em qual dia ressomei? (Data do nascimento ou do aniversário natalício).
          30. Seriexologia. Em qual dia identifiquei pela primeira vez alguma personalidade consecutiva?
          31. Tenepessologia. Em qual dia iniciei a tarefa energética pessoal, diária, ou as práticas da tenepes?
          32. Viajologia. Em qual dia viajei pela primeira vez para o Exterior com objetivo pesquisístico e pedagógico? (Itinerância internacional prolongada).
          33. Voluntariologia. Em qual dia iniciei as tarefas do voluntariado interassistencial libertário?
          Detalhamento. A partir destas 33 questões críticas, a conscin interessada pode compor muitas outras, com detalhes pessoais mais específicos e de maior interesse proexológico e evolutivo, em função do grupocarma e da Holocarmologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a data relevante, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
       02. Agenda vazia: Parapatologia; Nosográfico.
       03. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
       04. Clímax existencial: Ressomatologia; Homeostático.
       05. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
       06. Cronologia da Projeciologia: Historiologia; Neutro.
       07. Dessomática: Dessomatologia; Neutro.
       08. Dia da arrumação: Recexologia; Homeostático.
       09. Dia da cobaia: Experimentologia; Neutro.
       10. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
       11. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
       12. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
       13. Parassincronicidade: Parassincronologia; Neutro.
       14. Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
       15. Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro.
 AS AUTOPESQUISAS DAS DATAS RELEVANTES DEMARCAM AS REALIDADES E CONQUISTAS PROEXOLÓGICAS,
  EM TODA FAIXA ETÁRIA DA CONSCIN LÚCIDA, INTERMISSIVISTA, DUPLISTA, COGNOPOLITA, PROEXISTA.
       Questionologia. Você, leitor ou leitora, já listou as próprias datas relevantes desta vida humana? Quantas datas relevantes você já vivenciou até agora?