CRESCENDO 1 CODEPENDÊNCIA–INTERDEPENDÊNCIA (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) EVOLUTIVA I. Conformática Definologia. O crescendo codependência–interdependência evolutiva é o movimento gradativo de a conscin, homem ou mulher, deixar de promover e / ou se submeter à dependência mútua patológica ou acumpliciamento, assumindo a autorresponsabilidade pelas ações, adquirindo autossuficiência por meio das reciclagens intraconscienciais e construindo a condição cosmoética e interassistencial de dependência mútua relativa dentro do grupo evolutivo. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo crescendo vem do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Surgiu em 1873. O primeiro prefixo com deriva igualmente do idioma Latim, cum, “com”. O termo depender procede também do idioma Latim, dependere, “pender de”, de pendere, “suspender; estar pendurado”. Apareceu no Século XIV. A palavra dependência surgiu no Século XVI. O segundo prefixo inter provém do mesmo idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de; no meio de”. O vocábulo evolutivo origina-se do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873. Sinonimologia: 1. Progressão codependência–interdependência evolutiva. 2. Crescendo sujeição–interdependência evolutiva. Neologia. As 3 expressões compostas crescendo codependência–interdependência evolutiva, crescendo pessoal codependência–interdependência evolutiva e crescendo grupal codependência–interdependência evolutiva são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 1. Crescendo codependência–interprisão grupocármica. 2. Crescendo patológico submissão–dependência recíproca. 3. Regressão codependência–dependência consciencial. 4. Crescendo da sujeição dependente. 5. Crescendo da vinculação interprisional. Estrangeirismologia: a assunção da neoperformance evolutiva; a glasnost comunicativa no desassédio grupal; o gap cognitivo-emocional. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à manutenção da convivialidade sadia. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Codependência: atadura emocional. Codependência: grupalidade pseudofraterna. Interdependência: grupalidade sadia. Citaciologia: – O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo. (Chefe Seattle, 1790–1866). Proverbiologia: – Quem bebe água na mão dos outros morre de sede. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Dependência. Toda dependência, em tese, é patológica para quem é adulto, não importando se é dependência à pessoa, família, ideia, quimismo ou holopensene. Todos devemos ser, cosmoética e evolutivamente, interdependentes”. 2. “Interdependência. O princípio da interdependência entre as consciências governa a evolução pessoal, começando pela vivência da luta contra a dependência, a independência, a subordinação, a submissão, a escravidão, a genuflexão e a lavagem subcerebral”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interdependência interassistencial; os autopensenes; a autopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a patologia identificada no pensene da codependência; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; a retilinearidade autopensênica; a autossuficiência pensênica. Fatologia: a codependência substituída pela interdependência; a assunção dos valores evolutivos diante do grupocarma; a identificação do padrão de comportamento e evitação do mecanismo de codependência alienante; o desligamento emocional das responsabilidades do dependente; a ilusão do pseudocontrole; a omissão deficitária; a vergonha dos julgamentos gerando autovitimização; a mensuração do grau de dependência; o excesso de cuidado com o outro e a negligência com o autocuidado; a manipulação emocional invisível; a dificuldade em dizer não, indo além dos próprios limites; as escolhas inautênticas potencializando a dependência; a compreensão do padrão comportamental; o discernimento aplicado diferenciando a mordomia e o não acumpliciamento; a resolução da mágoa e dos infantilismos valorada pelas realizações evolutivas; a supressão das ruminações mentais sobre as ações de outrem; a reação equilibrada perante as imaturidades do outro; o afastamento demonstrando a não aceitação do assédio; o autodiscernimento gerando a atitude apropriada; a mudança de postura para escolhas assistenciais; a convivência lúcida e sadia consigo mesmo; o exemplarismo assistencial nas reconciliações grupocármicas; a construção da interconfiança enquanto valor evolutivo; o perdão desassediador; a autopredisposição à reciprocidade afetiva; a aprendizagem da autogestão interdependente; a generosidade altruísta na assistência mútua; o livre arbítrio e a independência nas decisões pessoais; a interdependência fortalecendo a convivialidade sadia. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o heterassédio extrafísico; as interprisões grupocármicas; as intoxicações energéticas ocasionadas por interrelações patológicas; os débitos grupocármicos multiexistenciais; as desassins; o autexemplarismo multidimensional a partir dos posicionamentos pessoais; a assepsia e o reforço energético interassistencial diário; a sustentação do desassédio na tenepes; as energias conscienciais (ECs) acolhedoras na assistência mútua; a interdependência evolutiva entre o amparador extrafísico e o amparando. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autaceitação-autoconfiança; o sinergismo autorreflexão–mudança comportamental; o sinergismo autempenho evolutivo–autodisponibilidade assistencial; o sinergismo desdramatizações-reciclagens; o sinergismo evolução pessoal–evolução grupal. Principiologia: o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) aplicado ao convívio grupocármico. Codigologia: a cláusula da evitação do vitimismo e ressignificação dos fatos no código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado no crescendo da interdependência eficaz. Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da coragem para evoluir. Tecnologia: a técnica de convivência sadia; a técnica do binômio admiração-discordância; a técnica da tenepes; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica. Voluntariologia: o voluntário conscienciológico contribuindo para o desenvolvimento da convivialidade sadia e maturidade assistencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia. Efeitologia: o efeito patológico da apriorismose; o efeito dinamizador da autossuperação prioritária na autevolução; os efeitos evolutivos do vínculo grupocármico lúcido; os efeitos homeostáticos do rompimento dos laços de dependência; os efeitos da interconfiança. Neossinapsologia: as neossinapses advindas da vivência da interação consciencial homeostática; as crises de crescimento geradoras de neossinapses. Ciclologia: o ciclo erros-acertos-reciclagens-autorretratações; o ciclo assistente-assistido. Enumerologia: a relação de igualdade na interdependência linear; o senso de colaboração na estrutura da interdependência sistêmica; a compreensão da influência na interdependência competitiva; o valor da ação na interdependência colaborativa; a reciprocidade na interdependência cooperativa; o comportamento desigual na interdependência a menor; a conduta de interassistencialidade na interdependência a maior. Binomiologia: o binômio codependência–assistência mútua; o binômio dependência-submissão; o binômio abrir mão–sobrepairar; o binômio coragem-persistência; o binômio priorização evolutiva–qualificação assistencial. Interaciologia: a interação maturidade–responsabilidade interassistencial; a interação autoposicionamento-realizações. Crescendologia: o crescendo codependência–interdependência evolutiva; o crescendo da liberdade condicionada; o crescendo da coadjuvação recíproca; o crescendo dos níveis de dependências nas interrelações; o crescendo assistência egocármica–assistência grupocármica–assistência policármica; o crescendo autoposicionamento–posicionamento grupal; o crescendo da interconfiança otimizando a convivialidade; o crescendo da visão traforista; o crescendo da mutualidade evolutiva; o crescendo do vínculo grupocármico evolutivo. Trinomiologia: o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio heteronomia-autonomia-ontonomia. Polinomiologia: o polinômio dependência-insegurança-desvalorização-estagnação; o polinômio liberdade-autonomia-emancipação-interdependência. Antagonismologia: o antagonismo dependência / independência; o antagonismo amparo / dependência; o antagonismo autoconsciência / autoinconsciência; o antagonismo priorização dos princípios pessoais / despriorização dos princípios pessoais. Paradoxologia: o paradoxo de a dependência poder ser necessária à construção da interdependência interassistencial; o paradoxo da autossuficiência na interdependência evolutiva. Politicologia: a assistenciocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a exemplocracia. Legislogia: a lei de causa e efeito na assunção das responsabilidades pessoais; a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à vivência da interrelação policármica; a lei da interdependência na autevolução. Filiologia: a autocriticofilia; a recexofilia; a sociofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia; a interassistenciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a decidofobia; a filofobia; a reciclofobia. Sindromologia: a abdicação da síndrome da vitimização; a nulificação da síndrome da codependência. Maniologia: a mania de controlar; a mania de cuidar em excesso; a mania de sentir-se inferior em vários contextos. Mitologia: o mito da perfeição; o mito de ser imprescindível. Holotecologia: a convivioteca; a cognoteca; a autoprioroteca; a assistencioteca; a evolucioteca; a socioteca; a comunicoteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Crescendologia; a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Mesologia; a Sociologia; a Comunicologia; a Interprisiologia; a Intercompreensiologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciência interdependente; a personalidade dependente; a dupla agente mantenedor–dependente; a conscin-satélite; a personalidade codependente; a conscin decisora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o religioso; o autovitimizado; o autossabotador; o acriticista; o filhinho de papai; o refém de outrem; o submisso; o subserviente; o subordinado; o roqueiro; o parasitão; o grudão; o encostado; o psicodependente; o sociodependente; o eterno dependente; o codependente em recuperação; o autossuperador; o exemplarista; o intelectual; o pesquisador; o reciclante existencial; o tenepessista. Femininologia: a religiosa; a autovitimizada; a autossabotadora; a acriticista; a filhinha da mamãe; a refém de outrem, a submissa, a subserviente; a subordinada; a roqueira; a parasitona; a grudona; a encostada; a psicodependente; a sociodependente; a eterna dependente; a codependente em recuperação; a autossuperadora; a exemplarista; a intelectual; a pesquisadora; a reciclante existencial; a tenepessista. Hominologia: o Homo sapiens interdependens; o Homo sapiens autovictimatus; o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens submissus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens tenepessista. V. Argumentologia Exemplologia: crescendo pessoal codependência–interdependência evolutiva = aquele capaz de desfazer o acumpliciamento doentio, objetivando a alteridade; crescendo grupal codependência–interdependência evolutiva = aquele capaz de favorecer a libertação do ciclo patológico da interprisão grupocármica. Culturologia: a cultura evolutiva da Evoluciologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da tares. Caracterologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 6 condições de interdependência mútua relativa, cosmoética e interassistencial: 1. Interdependência duplista: a união de duas consciências, lúcidas na constituição do duplismo evolutivo. 2. Interdependência financeira: a autossuficiência financeira com reserva de emergência para assistir, se necessário. 3. Interdependência grupal: a interrelação com o grupocarma, caracterizada por convivência sadia entre pessoas com convicções divergentes. 4. Interdependência parapsíquica: a interatividade energoparapsíquica na interassistência. 5. Interdependência social: a relação entre os diversos segmentos compondo a Sociedade nos âmbitos político, educacional, econômico, ambiental, tecnológico e cultural, quando homeostática. 6. Interdependência tenepessista: a relação sinérgica amparador-tenepessista. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo codependência–interdependência evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Ajudante de algoz: Conviviologia; Nosográfico. 03. Amor patológico: Psicopatologia; Nosográfico. 04. Assistenciologia Grupocármica: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Autorresponsabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Homeostático. 06. Autossuperação da codependência: Recexologia; Homeostático. 07. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 08. Bônus do não: Crescendologia; Neutro. 09. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro. 10. Crescendo das autossuperações: Crescendologia; Homeostático. 11. Crescendo egocentrismo-interassistencialidade: Recexologia; Homeostático. 12. Desdramatização: Autodiscernimentologia; Homeostático. 13. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 14. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 15. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. A BASE SUSTENTADORA DO CRESCENDO CODEPENDÊNCIA–INTERDEPENDÊNCIA EVOLUTIVA É O POLINÔMIO AUTODISCERNIMENTO-AUTOPOSICIONAMENTO-TARES-EXEMPLARISMO APLICADO EM TODAS AS INTERRELAÇÕES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica o predomínio de algum tipo de codependência patológica na convivialidade cotidiana? Ou emprega o uso consciente da interdependência evolutiva? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 482 e 893. 2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 417, 422, 517, 668 e 727. R. O. C.