Conselho Intercientífico

O Conselho Intercientífico é o órgão pertencente à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), cuja função é criar mecanismos de desenvolvimento da pesquisa conscienciológica e de qualificação da cientificidade na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), promovendo a integração entre Organismos Conscienciocêntricos (OCs) e o intercâmbio científico.

Você, leitor ou leitora, considera relevante a dedicação às pesquisas da Conscienciologia? Está ciente quanto às ações do Conselho Intercientífico? Como se propõe a contribuir em prol do contínuo desenvolvimento da neocientificidade conscienciológica?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                                CONSELHO INTERCIENTÍFICO
                                        (HOLOPESQUISOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O Conselho Intercientífico é o órgão pertencente à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), cuja função é criar mecanismos de desenvolvimento da pesquisa conscienciológica e de qualificação da cientificidade na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), promovendo a integração entre Organismos Conscienciocêntricos (OCs) e o intercâmbio científico.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo conselho deriva do idioma Latim, consilium, “lugar no qual se delibera conselho; assembleia deliberativa; resolução tomada; parecer; voto; plano; projeto; moderação; prudência”. Surgiu no Século XIII. O prefixo inter procede do idioma Latim, Inter, “no interior de 2, entre; no espaço de”. O termo científico deriva do idioma Latim Medieval, scientificus, “científico”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Conselho de representantes técnico-científicos da UNICIN. 2. Comitê das áreas de técnico-científico institucionais.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 16 cognatos derivados do vocábulo conselho: conselhado; conselhador; conselhante; conselhar; conselhável; conselheira; conselheirado; conselheiral; conselheirar; conselheirático; conselheiresco; conselheirice; conselheirismo; conselheirista; conselheirístico; conselheiro.
             Neologia. As 3 expressões compostas Conselho Intercientífico, Conselho Intercientífico primevo e Conselho Intercientífico reperspectivado são neologismos técnicos da Holopesquisologia.
             Antonimologia: 1. Conselho de pesquisadores independentes. 2. Assembleia de voluntários. 3. Comissão fiscalizadora.
             Estrangeirismologia: a communis opinio quanto à teática científica no paradigma consciencial nas deliberações do Conselho Intercientífico; o upgrade paradigmático urbi et orbi rumo à cientificidade multidimensional.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao continuísmo neocientífico da Conscienciologia.
             Ortopensatologia: – “Inacababilidade. Nada no edifício inacabável da Ciência está definitivamente estabelecido. Coisa alguma, nela, é inalterável, incluindo-se o paradigma ou a matriz disciplinar dominante no momento evolutivo. A Ciência é o único aspecto da História da Humanidade mais acumulativo, progredindo acumulando racionalmente unidades extraídas de fatos aparentemente separados e díspares, expandindo as autocognições”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene grupal da pesquisa conscienciológica; o materpensene da cientificidade aplicada ao paradigma consciencial; o materpensene da interassistência por meio do holopensene científico; a interassistência pelo holopensene mentalsomático; a corresponsabilidade pela consolidação do holopensene da Conscienciologia no planeta Terra; o holopensene predisponente à pesquisa; o exercício da tares aos intermissivistas novatos quanto ao padrão pensênico do raciocínio de natureza científica no neoparadigma conscienciológico; o comprometimento para fixar e manter a assinatura pensênica da Conscienciologia; o empenho na ampliação da pensenidade científica; a pensenidade estruturante da Ciência multidimensional; o holopensene favorável à racionalidade científica; o favorecimento às achegas pensênicas neocientíficas; o afloramento de genopensenes intermissivos; a genopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: o Conselho Intercientífico; o corpo consultivo sobre pesquisas conscienciológicas; os Conselhos da UNICIN; a constituição do Conselho Intercientífico composto com representantes dos setores técnico-científicos da Instituições Conscienciocêntricas (ICs) e da coordenação geral dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CIC); as reuniões ordinárias mensais do Conselho Intercientífico; as reuniões extraordinárias para tratar de assuntos específicos; a importância da participação ativa dos membros representantes do Conselho Intercientífico nas discussões, encaminhamentos e deliberações dos assuntos técnico-científicos da CCCI; o acompanhamento dos eventos científicos da CCCI; as chamadas de trabalho; a realização anual da Semana Paracientífica da Conscienciologia; a promoção de visibilidade à produção pesquisística da CCCI; as ações para aprofundar a compreensão dos fundamentos científicos, desenvolvimento e aplicação das metodologias de pesquisa conscienciológica; a impulsão para a teática da cientificidade por meio do avanço das especialidades da Conscienciologia de modo cooperativo e interassistencial; a valorização e o incentivo à produção científica conscienciológica; a gradual materialização dos Cursos Intermissivos (CIs); o estímulo à participação dos voluntários nos debates técnico-científicos; o apoio à produção de neogescons e alavancagem de verpons; a publicação dos resultados das pesquisas; o apoio aos periódicos técnico-científicos da Conscienciologia; o Fórum de Periódicos; a atualização das diretrizes do Conselho Intercientífico; os debates mentaissomáticos interassistenciais durante as reuniões; a coordenação em dupla de trabalho; a liderança rotativa; a eleição dos coordenadores; as comissões técnicas dedicadas à elaboração e acompanhamento de projetos e atividades afins; os pareceres normativos; os pareceres consultivos; a emissão de pareceres após deliberação em reuniões pré-agendadas; a aprovação dos pareceres pelos representantes do Conselho Intercientífico presentes em reunião; a divulgação de pareceres, atas e memoriais de reuniões segundo os critérios e de acordo com as diretrizes deliberadas; as diretrizes alinhadas ao Estatuto da UNICIN; a complementaridade dos Conselhos da UNICIN.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV); o compromisso com os amparadores de função da neocientificidade; a prontidão parapsíquica para as auto e heteropercepções; os insights promovidos pelos amparadores extrafísicos nas reuniões do Conselho; o acoplamento energético entre os conselheiros; a ampliação do potencial interassistencial multidimensional dos trabalhos grupais; a assistencialidade prestada às consciexes eletronóticas; a atuação na reurbanização extrafísica; as reconciliações grupais multidimensionais e multiexistenciais; a transposição do saber evolutivo extrafísico de ponta.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo integrativo no desenvolvimento das múltiplas especialidades conscienciológicas; o sinergismo intercientífico das ICs; o sinergismo intervoluntariado na maxiproéxis grupal; o sinergismo intermentalsomático na construção do Universalismo.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) na condição de fundamento-mor da Conscienciologia; o princípio da cientificidade enquanto instrumento de assistência interconsciencial; o princípio da evitação de transposições precipitadas de uso corrente na Ciência Convencional e em outras áreas do conhecimento; o princípio de orientar-se quanto à condução e aos critérios metodológicos aplicáveis nas pesquisas conscienciológicas; o princípio do posicionamento grupal perante eventuais fatos e condutas anticientíficas envolvendo os OCs; o princípio da ausência de poder coercitivo direto das decisões; o princípio de atuação integrada às demais estruturas organizacionais da UNICIN, de acordo com as alçadas decisórias.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) do Conselho Intercientífico; o código pessoal de Cosmoética (CPC) dos conselheiros do Conselho Intercientífico; a relevância do código de conduta pessoal dos conselheiros em zelar pela condução cosmoética das avaliações, atividades, pesquisas e produções científicas conscienciológicas.
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; as teorias da Metodologia Científica; a teoria da evolução grupal; a importância do 1% de teoria para a teática qualificada; a teoria da verpon. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Tecnologia: as técnicas de pesquisa conscienciológica; as técnicas de compilação de dados de pesquisa; as técnicas científicas com aplicação viável nas autopesquisas; a técnica do crescendo aplicada à qualificação das publicações dos neopesquisadores conscienciológicos; as técnicas de trabalho em grupo.
             Voluntariologia: a assistência aos voluntários pesquisadores da Conscienciologia; o voluntariado exercido em área técnico-científica nas Instituições Conscienciocêntricas.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia.
             Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia.
             Efeitologia: o efeito dinamizador das decisões consensuais; os efeitos profícuos da sedimentação e dos avanços das pesquisas conscienciológicas; o efeito halo da união dos OCs em função da qualificação da cientificidade; o efeito desassediador do holopensene mentalsomático.
             Neossinapsologia: as neossinapses necessárias ao entendimento da diversificação pesquisística frente às múltiplas especialidades dedicadas ao estudo das consciências; as neossinapses da pesquisa científica.
             Ciclologia: o ciclo mensal organização da pauta–convocação dos conselheiros–definições deliberadas em grupo–encaminhamentos pós-reunião; o ciclo de etapas da metodologia científica; o ciclo incessante e infinito do conhecimento científico.
             Enumerologia: o incentivo ao raciocínio científico; o incentivo ao estudo de metodologias científicas; o incentivo à autexperimentação; o incentivo à autorreflexão racional; o incentivo às práticas gesconográficas; o incentivo às publicações conscienciológicas; o incentivo à teática da paracientificidade. A reconciliação; a união; a integração; a combinação; a harmonia; a composição; a conjunção.
             Binomiologia: o binômio autopesquisa-interassistência enquanto mola mestra no desenvolvimento da Conscienciologia, a Ciência das Ciências.
             Interaciologia: a interação entre os Conselhos da UNICIN; a interação Conselho Intercientífico–ICs; a interação entre os pesquisadores conscienciológicos; a interação perfil do pesquisador–natureza da pesquisa; a interação científica dos OCs.
             Crescendologia: o crescendo Eletronótica-Conscienciologia; o crescendo pesquisa convencional–pesquisa conscienciológica; o crescendo Epistemologia-Parepistemologia; o crescendo do autoposicionamento conscienciológico; o crescendo escrita eletronótica–conscienciografia; o crescendo agrupamento–equipe evolutiva; o crescendo interassistencial grupal; o crescendo metodológico da Conscienciologia.
             Trinomiologia: o trinômio prioridade-desafio-autossuperação mediante as demandas do dinamismo da paracientificidade; o trinômio metodológico instrumento-técnica-método.
             Polinomiologia: o polinômio proposição inicial–revisão grupal–qualificação geral–proposta final no trabalho das comissões do Conselho Intercientífico.
             Antagonismologia: o antagonismo Pesquisologia / Mateologia; o antagonismo intenção de esclarecer / intenção de convencer; o antagonismo Conscienciologia / misticismo; o antagonismo de ideias nos debates científicos; o antagonismo argumento lógico / achismo; o antagonismo detalhismo / açodamento.
             Paradoxologia: o paradoxo de a divergência científica ser mais consistente comparada à unanimidade dogmática; o paradoxo de a falseabilidade das teorias científicas produzir conhecimentos mais confiáveis comparados à infalibilidade dogmática.
             Politicologia: a democracia nas decisões deliberativas; as políticas gerais registradas em pareceres normativos da UNICIN; a política científica da CCCI. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo pessoal e grupal aplicada à qualificação pesquisística; as leis científicas e paracientíficas; a lei da autorresponsabilidade evolutiva; a lei da interdependência consciencial.
          Filiologia: a pesquisofilia; as posturas de heterocriticofilia intelectual.
          Fobiologia: o estímulo à realização de eventos científicos conscienciológicos visando evitar a gnosiofobia.
          Sindromologia: o incentivo à autossuperação da síndrome da parerudição desperdiçada entre as conscins intermissivistas; a evitação da síndrome do autaniquilamento do pesquisador.
          Maniologia: o desencorajamento da mania de ignorar o aspecto científico central do voluntariado conscienciológico.
          Mitologia: o esclarecimento quanto aos mitos dogmáticos por vezes desapercebidos em procedimentos de autopesquisa; a crítica científica aos mitos; a superação dos mitos pela racionalidade científica.
          Holotecologia: a pesquisoteca; a consciencioteca; a ciencioteca; a cognoteca; a tecnoteca; a metodoteca; a gesconoteca.
          Interdisciplinologia: a Holopesquisologia; a Parepistemologia; a Cosmoeticologia; a Experimentologia; a Discernimentologia; a Argumentologia; a Interparadigmologia; a Interassistenciologia; a Maxiproexologia; a Pararreurbanologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a isca humana lúcida; a minipeça consciente; a conscin racional; a conscin pesquisadora; o ser interassistencial; as conscins motivadas para a pesquisa; os grupos de pesquisa conscienciológica; as consciexes amparadoras da Conscienciologia.
          Masculinologia: o autopesquisador; o cientista; o cognopolita; o coordenador; o conscienciólogo; o docente da Conscienciologia; o escritor; o verbetógrafo; o exemplarista; o gestor conscienciológico; o intelectual; o intermissivista; o inversor existencial; o leitor; o metodólogo; o parapsíquico; o participante de Colégio Invisível; o pesquisador; o preceptor; o proexólogo; o revisor; o reciclante existencial; o reeducador; o voluntário.
          Femininologia: a autopesquisadora; a cientista; a cognopolita; a coordenadora; a consciencióloga; a docente da Conscienciologia; a escritora; a verbetógrafa; a exemplarista; a gestora conscienciológica; a intelectual; a intermissivista; a inversora existencial; a leitora; a metodóloga; a parapsíquica; a participante de Colégio Invisível; a pesquisadora; a preceptora; a proexóloga; a revisora; a reciclante existencial; a reeducadora; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens interassistentialis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: Conselho Intercientífico primevo = o órgão na fundação da UNICIN, com a nomenclatura original de Conselho Científico, atuante conforme as diretrizes iniciais; Conselho Intercientífico reperspectivado = o órgão 15 anos após a fundação da UNICIN, com a nomenclatura acrescida do prefixo inter, atuante de acordo com diretrizes atualizadas.
          Culturologia: a cultura da Cosmovisiologia; a cultura do omniquestionamento; a cultura da criticidade tarística; a cultura do autopragmatismo pesquisístico; a cultura da heterocrítica útil; a cultura de fomento da verponogenia; a cultura da interassistencialidade tarística. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                5
             Categoriologia. Conforme a Convergenciologia, eis 2 cenários, caracterizados conforme o contexto da CCCI quanto ao número de ICs e a produção técnico-científica da Conscienciologia:
             1. Inicial (Ano-base: 2005): 5 ICs; 3 periódicos técnico-científicos conscienciológicos; 1o verbete da Enciclopédia da Conscienciologia defendido em 09.08.2005.
             2. Atual (Ano-base: 2021): 24 ICs; 16 periódicos técnico-científicos conscienciológicos; 5.602 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia defendidos até 21.06.2021; 853 verbetógrafos.
             Objetivos. De acordo com a Megafocologia, o Conselho Intercientífico visa promover o debate, a pesquisa, o desenvolvimento, o aprofundamento, a organização e a sistematização da Ciência Conscienciologia, observando o Estatuto da UNICIN.
             Atribuições. Considerando a Competenciologia, de acordo com as diretrizes revisadas, eis, em ordem alfabética, 13 incumbências atinentes à alçada do Conselho Intercientífico:
             01. Cosmoética. Atuar na condição de instância de apreciação relativa à ética científica na CCCI.
             02. Cultura. Fomentar cursos e atividades visando ampliar a cultura científica no âmbito da CCCI.
             03. Grupos. Definir diretrizes e orientar quanto às melhores práticas no desenvolvimento das pesquisas conscienciológicas.
             04. Informação. Auxiliar na integração de dados e no acesso a informações dos diversos periódicos conscienciológicos.
             05. Integração. Promover meios de integração na CCCI entre professores, autores, pesquisadores institucionais e independentes, Colégios Invisíveis da Conscienciologia e setores técnico-científicos das ICs para o desenvolvimento científico.
             06. Intercâmbio. Incentivar eventos de intercâmbio científico entre as ICs e demais instituições de Ciência e pesquisa internacionais.
             07. Metodologia. Estimular o desenvolvimento e sistematização de metodologias, técnicas e instrumentos aplicáveis à pesquisa conscienciológica.
             08. Panorama. Colaborar na formação da visão panorâmica das pesquisas conscienciológicas.
             09. Parecer. Elaborar pareceres técnicos, quando solicitados ou por iniciativa própria.
             10. Política. Formular política geral referente aos grupos de pesquisa da CCCI.
             11. Posicionamento. Posicionar-se em relação a questões polêmicas envolvendo a cientificidade no âmbito do paradigma consciencial, apoiado no princípio da descrença.
             12. Publicações. Formular política geral regulamentadora da publicação de periódicos da Conscienciologia.
             13. Técnico-científico. Apontar critérios gerais aplicáveis às áreas de natureza técnico-científica das ICs e apreciar o plano técnico-científico das pré-ICs.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o Conselho Intercientífico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
             02. Autaniquilamento do pesquisador: Parapatologia; Nosográfico.
             03. Base da Conscienciologia: Conscienciometrologia; Neutro.
             04. Colegiado gestor conscienciocêntrico: Conscienciocentrologia; Neutro.
             05. Coletivo conscienciológico: Grupocarmologia; Neutro.
             06. Conselho de Intervoluntariado: Voluntariologia; Neutro.
             07. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático. 6                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            08.   Cultura científica: Experimentologia; Neutro.
            09.   Divulgação científica: Comunicologia; Neutro.
            10.   Interação CCCI-Socin: Conviviologia; Neutro.
            11.   Parapoliticologia: Evoluciologia; Homeostático.
            12.   Parepistemologia: Mentalsomatologia; Neutro.
            13.   Pesquisador conscienciológico: Experimentologia; Homeostático.
            14.   Portfolio da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
            15.   UNICIN: Integraciologia; Homeostático.
 O CONSELHO INTERCIENTÍFICO EMPENHA-SE EM AÇÕES PARA CONVERGIR CONHECIMENTO, INSTITUIR POLÍTICAS, ESTIMULAR TEÁTICA AUTOPESQUISÍSTICA E CONSOLIDAR
  METODOLOGIAS NEOCIENTÍFICAS CONSCIENCIOLÓGICAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera relevante a dedicação às pesquisas da Conscienciologia? Está ciente quanto às ações do Conselho Intercientífico? Como se propõe a contribuir em prol do contínuo desenvolvimento da neocientificidade conscienciológica?
            Bibliografia Específica:
            1. Couto, Cirleine; UNICIN: Megafraternidade Vivenciada; Entrevista: Waldo Vieira; IIPC News; Jornal; Ano 6; N. 20; 2 fotos; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; Agosto-Novembro, 2004; páginas 4 e 5.
            2. Pereira, Jayme; Princípios do Estado Mundial Cosmoético; colaboração Dulce Daou; et al.; pref. Rosemary Salles; revisores Equipe de Revisores da Editares; 306 p.; 3 seções; 25 caps.; 8 citações; 21 E-mails; 142 enus; 58 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 20 websites; posf.; glos. 84 termos; 107 refs.; 9 webgrafias; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 191 a 193.
            3. Thomaz, Marina; et al.; UNICIN: Engrenagens Interassistenciais; Informativo; V Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 23-29.07.19; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 22; N. 2; 8 enus.; 1 ref.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2018; páginas 270 a 276.
            4. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 87 a 104.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.027.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 11 a 82.
            7. Zaslavsky, Alexandre; Metodologia da Pesquisa Conscienciológica: Proposta de Fundamentos Balizadores do Debate; Artigo; V Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 23-29.07.19; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 22; N. 2; 1 diagrama; 1 E-mail; 4 enus.; 58 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2018; páginas 105 a 117.
                                                                                                                        N. O.