Conscin Otimista

A conscin otimista é a pessoa, homem ou mulher, predisposta à visão traforista de pessoas, situações, contextos e ideias, demonstrando resiliência e autoconfiança ao lidar com os desafios e adversidades na diuturnidade.

Você, leitor ou leitora, manifesta otimismo no enfrentamento dos percalços no cotidiano? Quais proveitos evolutivos vem obtendo com a visão traforista de si e dos outros?

      CONSCIN OTIMISTA
                                (AUTODETERMINOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A conscin otimista é a pessoa, homem ou mulher, predisposta à visão traforista de pessoas, situações, contextos e ideias, demonstrando resiliência e autoconfiança ao lidar com os desafios e adversidades na diuturnidade.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra ótimo provém igualmente do idioma Latim, optimus, “muito bom; o melhor; excelente”, supino de bonus, “bom; conveniente; apto; útil; vantajoso; opulento; considerável”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ista deriva do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”.
         Sinonimologia: 1. Conscin positiva. 2. Conscin panglossiana. 3. Conscin confiante.
         Antonimologia: 1. Conscin pessimista. 2. Conscin malevolente. 3. Conscin impiedosa.
         Estrangeirismologia: a open mind; os happy few evolutivos.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade cosmoética (Grupocarmologia).
         Citaciologia: – O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas (William George Ward, 1812–1882).
         Ortopensatologia: – “Otimista. A pessoa otimista vive num eterno dia primaveril”. “O Ser Humano otimista aceita a existência intrafísica como sendo a vida evolutiva contínua. Já o pessimista admite a passagem por esta dimensão como sendo a morte a varejo. Ambos estão certos, mas a conscin otimista é mais assertiva e feliz”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal otimista; o holopensene da saúde integral; o holopensene cosmoético; o desafio da mudança de bloco patopensênico; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; o holopensene da serenidade otimista.
         Fatologia: o senso de otimismo; o autodiscernimento gerado pelo otimismo; o bom humor interassistencial; o sorriso contagiante e acolhedor; o ato de se colocar no lugar do outro; a gentileza pessoal evidente; o livre arbítrio quanto ao estado íntimo escolhido para viver; o senso de gratidão natural; a autodisposição interassistencial; a postura proativa em querer resolver os conflitos interpessoais; a autodeterminação, autoconfiança e autoconcentração na tarefa do esclarecimento; a superação das tensões da prática profissional; a evitação da postura de colocar “lenha na fogueira” aumentando os conflitos; o falso otimismo; a superficialidade na convivência; a omissão deficitária aumentando as interprisões grupocármicas; o ato negativo de querer agradar a todos; a euforia negativa ocasionando erros, equívocos e enganos; a aplicação dos trafores pessoais nas soluções dos conflitos interpessoais; a postura ativa na conquista dos objetivos; o caminho da conquista e sustentação da condição da desperticidade; a mudança de patamar evolutivo; a qualificação da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as autocompensações evolutivas multidimensionais; a autoparaperceptibilidade aplicada na interassistência; os extrapolacionismos parapsíquicos propiciadores das renovações íntimas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo bem-estar íntimo–ação construtiva; o sinergismo autorreflexão científica–autopesquisa evolutiva; o sinergismo realismo-otimismo.
          Principiologia: o princípio do bom humor receptivo; o princípio constante do otimismo; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do cético otimista cosmoético (COC); o princípio da busca constante da desperticidade; o princípio da seriexialidade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando os códigos sociais de convivência sadia.
          Teoriologia: a teoria da saúde consciencial; a teoria da inteligência multifocal.
          Tecnologia: a técnica da vivência evolutiva em qualquer idade física; as paratécnicas desafiadoras; as técnicas do pensamento positivo; as técnicas da recin independente da idade; a técnica do bom humor; a técnica do silêncio; a técnica da paciência; a técnica de viver bem.
          Voluntariologia: o voluntário otimista na docência conscienciológica aglutinando consciências.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Profissionais da Saúde; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia.
          Efeitologia: o efeito do otimismo na maturidade; o efeito da autodisponibilidade na vida cotidiana; o efeito profícuo do bom exemplo; o efeito do amparo extrafísico para o autenfrentamento dos obstáculos.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas por meio do otimismo.
          Ciclologia: o ciclo teoria-prática; o ciclo vida intrafísica–vida extrafísica; o ciclo saúde consciencial–saúde holossomática.
          Enumerologia: o otimista ponderado; o otimista sereno; o otimista persistente; o otimista cosmoético; o otimista assistencial; o otimista nato; o otimista flexível.
          Binomiologia: o binômio vontade-persistência; o binômio priorização-otimização; o binômio saúde mental–bem-estar; o binômio coragem inata–coragem adquirida; o binômio ponderar-agir; o binômio desassombro-ação; o binômio autolucidez-coragem.
          Interaciologia: a interação intercompreensão-interassistencialidade; a interação paciência-persistência.
          Crescendologia: o crescendo interassistencial identificação da demanda–autorreflexão–ato interassistencial do assistente.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-decisão-determinação; o trinômio conhecer-compreender-aprender; o trinômio autolucidez-autognição-autodiscernimento; o trinômio memória–associações de ideias–atenção dividida.
          Antagonismologia: o antagonismo inteligência evolutiva / ignorância antievolutiva; o antagonismo lucidez / inconsciência; o antagonismo maturidade consciencial / imaturidade consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de a utopia ser possível; o paradoxo heurístico megafoco autopensênico–abertismo autopensênico.
          Politicologia: a política da boa convivência.
          Filiologia: a evoluciofilia; a autopesquisofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a superação das fobias sustentadoras dos auto e heterassédios; a superação da cogniciofobia; o enfrentamento da mentalsomatofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Poliana; a síndrome da vitimização; a síndrome da pré-derrota.
          Maniologia: a mania da queixa; a mania de autovitimizar-se.
          Holotecologia: a abstratoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a androteca; a proexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autodeterminologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Autopensenologia; a Conscienciometria; a Mentalsomatologia; a Equilibriologia; a Grupocarmologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin otimista; a conscin assistente; a conscin interassistencial; a conscin do bem; a conscin motivada; a isca humana inconsciente; a conscin lúcida; a conscin colaboradora.
          Masculinologia: o otimista semperaprendente; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o exemplarista; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o completista; o evoluciente; o conscienciólogo; o desperto; o homem de ação; o cético otimista cosmoético.
          Femininologia: a otimista semperaprendente; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a exemplarista; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a completista; a evoluciente; a consciencióloga; a desperta; a mulher de ação; a cética otimista cosmoética.
          Hominologia: o Homo sapiens optimus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens geronticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens humor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin otimista idealista = aquela com visão esperançosa de si e do mundo, aguardando as coisas melhorarem; conscin otimista realista = aquela com visão factual de si e do mundo, buscando realizar os próprios objetivos, autoconfiante na resolução de problemas.
          Culturologia: a cultura da saúde holossomática; a cultura da evolução interconsciencial; a cultura do otimismo produtivo.
          Caracterologia. Sob a ótica da Perfilologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 características traforistas da conscin otimista:
          1. Anticonflitividade.
          2. Antivitimização.
          3. Assertividade.
          4. Autoconfiança.
          5. Bom-humor.
          6. Ortopensenidade.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin otimista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ânimo extra: Autorrecexologia; Homeostático.
          02. Automotivação: Psicossomatologia; Homeostático.
          03. Autopredisposição extraordinária: Autopensenologia; Homeostático.
          04. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
            05.  Compensação mentalsomática: Intrafisicologia; Homeostático.
            06.  Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
            07.  Euforin: Psicossomatologia; Neutro.
            08.  Garantia evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
            09.  Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
            10.  Indutor holopensênico: Holopensenologia; Homeostático.
            11.  Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
            12.  Otimização dos desempenhos: Holomaturologia; Homeostático.
            13.  Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático.
            14.  Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
            15.  Verpon motivadora: Mentalsomatologia; Homeostático.
    A CONSCIN OTIMISTA LÚCIDA BUSCA DETERMINAÇÃO
    JAVALÍNICA E AUTOCONFIANÇA NA AUTOCAPACIDADE
   DE DESENVOLVER NEOCOMPETÊNCIAS PARA SUPERAR
    OS DESAFIOS EVOLUTIVOS. ADVERSIDADES ENSINAM.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, manifesta otimismo no enfrentamento dos percalços no cotidiano? Quais proveitos evolutivos vem obtendo com a visão traforista de si e dos outros?
            Bibliografia Específica:
            1. Berndt, Christina; Resiliência: O segredo da força psíquica; trad. Markus A. Hediger; 279 p.; 5 caps.; 4 avaliações; 219 apêndice; 21x14 cm; Vozes; Petrópolis, Rio de Janeiro, RJ; 2018; páginas 60 a 80.
            2. Polito, Reinaldo; Conquistar e Influenciar para se Dar Bem com Pessoas; 128 p.; 9 refs; 29 reflexão; 30 caps; 21 x 14 cm.; br.; Saraiva; São Paulo, SP; 2013; páginas 40, 66 e 77.
            3. Souki, Ômar; Otimismo sem Limites, Levante Hoje para Lutar e Vencer; 155 p.; 4 caps.; 12 enus.; 21 x 14 cm.; br.; Landscape; São Paulo, SP; 2007; páginas 33, 35, 37, 41, 45, 47, 59 e 65.
            4. Urban, Hal; Palavras Positivas, Mudanças Significativas; trad. Claudio Figueiredo; 190 p.; 16 caps.; 5 partes; 9 enus.; 21x14 cm; br.; Sextante; Botafogo, Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 40, 47, 66, 107 e 176.
            5. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.189.
            Webgrafia Específica:
            1. G1.com; Jornal do Meio Dia, Otimismo na Indústria Paranaense; jornal online; Reportagem; 12.12.2018; 1 vídeo; Curitiba, PR; disponível em: <https://www.google.com/search?q=com%3B+Jornal+do+Meio+Dia%2C+Otimismo+na+Industria+Paranaense%3B&oq=com%3B>; acesso em 26.05.19; 15h22.


                                                                                                                   I. Z.