Conhecimento Conscienciológico

O conhecimento conscienciológico é o conjunto de princípios, enunciados, técnicas e informações teáticas específicas da Ciência das Ciências, embasados no neoparadigma da própria consciência quando lúcida quanto à inteligência evolutiva (IE).

O conhecimento conscienciológico significa alguma coisa ou exerce algum papel definido para você, leitor ou leitora? Quais os resultados práticos obtidos a partir de tal postura?

      CONHECIMENTO CONSCIENCIOLÓGICO
                                 (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O conhecimento conscienciológico é o conjunto de princípios, enunciados, técnicas e informações teáticas específicas da Ciência das Ciências, embasados no neoparadigma da própria consciência quando lúcida quanto à inteligência evolutiva (IE).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo conhecimento deriva do idioma Latim, cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo consciência procede também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Holoconhecimento conscienciológico. 2. Teaticologia conscienciológica. 3. Holofilosofia.
          Neologia. As 3 expressões compostas conhecimento conscienciológico, conhecimento conscienciológico adolescente e conhecimento conscienciológico adulto são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Ignorância desorganizada. 2. Apedeutismo anômico. 3. Insciência primária. 4. Ignorantismo.
          Estrangeirismologia: o corpus do conhecimento consensual da Conscienciologia; o know-how conscienciológico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cognicialidade consciencial evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Experimentologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade.
          Fatologia: o conhecimento conscienciológico; a cognição conscienciológica; o megaconhecimento consciencial evolutivo; a autaquisição do conhecimento prioritário; a pancognição; a utopia do conhecimento total; a vida do semperaprendente; o rigor terminológico da Conscienciologia; a Orismologia; a capacidade de previsão pessoal e controle dos fatos relativos à si próprio; a teoria mais avançada para a explicação objetiva, pessoal, do Cosmos; a prioridade evolutiva aplicada à programação existencial (autoproéxis); a Cognópolis, a Cidade do Conhecimento.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Interlúdio, a Comunex do Paraconhecimento.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do controle pessoal.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do paraconhecimento.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional pessoal; as técnicas de mobilização das energias conscienciais; a técnica da tarefa energética pessoal; as técnicas de pesquisa conscienciológica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores em geral.
          Efeitologia: os efeitos autopersuasivos das experimentações pessoais.
          Ciclologia: o ciclo experimental da evolução pessoal.
          Binomiologia: o binômio Subcerebrologia-Paracerebrologia; o binômio enciclopedismo-pancognição.
          Interaciologia: a interação experiência pessoal–tranquilidade íntima.
          Crescendologia: o crescendo vida teórica–vida experimental.
          Trinomiologia: o trinômio autoconhecimento-projetabilidade-interassistencialidade; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio Ciência-Filosofia-Politicologia.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo ideológico, experimental, fundamental entre a Conscienciologia e a Eletronótica; o antagonismo erudição / apedeutismo; o antagonismo conhecimeno panorâmico / conhecimento restrito; o antagonismo conhecimento prioritário / conhecimento não-prioritário.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia direta.
          Legislogia: a lei do maior esforço pessoal.
          Filiologia: a neofilia; a cognofilia; a autognosiofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia.
          Mitologia: o combate frontal às mitologias milenares pelo autoconhecimento teático.
          Holotecologia: a evolucioteca; a ciencioteca; a filosoficoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a lexicoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Cosmovisiologia; a Parapercepciologia; a Autexperimentologia; a Autocriteriologia; a Autopriorologia; a Autocoerenciologia; a Holofilosoficologia; a Mentalsomatologia; a Epistemologia; a Autodiscernimentologia; a Compreensiologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens conscientiocognitor; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens parapsychicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: conhecimento conscienciológico adolescente = o do jovem, moça ou rapaz, com autorretrocognições intermissivas e autocompreensão da Invexologia; conhecimento conscienciológico adulto = a da personalidade madura buscando a ofiex pessoal, o compléxis e a condição da desperticidade.
          Culturologia: a Cultura Conscienciológica; a cultura da Cogniciologia Evolutiva.
          Abrangência. O conhecimento, em geral, envolve a opinião (doxa), a sabedoria (sofia)
e a cognição sistematizada (episteme).
          Bases. Conforme a Parapesquisologia, eis, por exemplo, na ordem evolutiva, os 5 tipos básicos de conhecimento da Humanidade:
          1. Conhecimento popular: o senso comum da cognição do povão ou do tradicionalismo falível e inexato.
          2. Conhecimento teológico: o derivado das proposições dogmáticas religiosas, sem evidências verificáveis, apoiado em crendices.
          3. Conhecimento filosófico: gerado pela razão humana discernindo entre o certo e o errado, com hipóteses não verificáveis.
          4. Conhecimento científico: a cognição sistemática com análise, explicitação e predição dos fatos, sendo verificável, falível e aproximadamente exato, baseado na Materiologia ou Eletronótica.
          5. Conhecimento conscienciológico: a cognição fundamentada no paradigma consciencial, ou seja, nas pesquisas diretas, participativas, vivenciadas a partir da Descrenciologia, de modo integral, multidimensional ou parapsíquico.
          Megaproblemática. A maioria dos componentes da Humanidade, ainda mergulhada no obscurantismo medievalesco das superstições (Ano-base: 2008), não admite como prioridade inteligente a existência do problema crucial da parapercepção patológica e, obviamente, não concorda com as soluções conscienciológicas para as questões evolutivas da personalidade.
          Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 27 características do conhecimento científico de acordo com autores prestigiados:
          01. Conhecimento aberto.
          02. Conhecimento acumulativo.
          03. Conhecimento analítico.
          04. Conhecimento certo.
          05. Conhecimento claro.
          06. Conhecimento comunicável.
          07. Conhecimento constante.
          08. Conhecimento crítico.
          09. Conhecimento demonstrável.
          10. Conhecimento desinteressado.
          11. Conhecimento exato.
          12.  Conhecimento experimental.
          13.  Conhecimento explicativo.
          14.  Conhecimento factual.
          15.  Conhecimento falível.
          16.  Conhecimento geral.
          17.  Conhecimento metódico.
          18.  Conhecimento objetivo.
          19.  Conhecimento preciso.
          20.  Conhecimento preditivo.
          21.  Conhecimento racional.
          22.  Conhecimento real.
          23.  Conhecimento sistemático.
          24.  Conhecimento transcendente aos fatos.
          25.  Conhecimento universal.
          26.  Conhecimento útil.
          27.  Conhecimento verificável.
          Paralelismologia. Segundo a Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, o conhecimento conscienciológico em comparação, cotejo ou confrontação direta com 4 outras categorias de conhecimento, a partir de 5 abordagens técnicas, inclusive referidas:
          1. Conhecimento conscienciológico: real, pessoalmente, a partir do paradigma consciencial (Teaticologia); factual e parafactual, dependendo do autoparapsiquismo (Holobiografia; Curso Intermissivo pré-ressomático); contingente individual; sistemático individual; verificável individualmente (princípio da descrença); falível, dependendo da pessoa, em si; aproximadamente exato, pois nenhuma consciência é perfeita ou completamente evoluída nesta dimensão humana ou intrafísica.
          2. Conhecimento científico (paradigma convencional, Eletronótica): real; factual; contingente; sistemático; verificável; falível; aproximadamente exato.
          3. Conhecimento filosófico: valorativo; racional (lógico); sistemático; não verificável (teórico); infalível; exato.
          4. Conhecimento popular (artesanal; pragmático; tradicional): valorativo; reflexivo; assistemático; verificável; falível; inexato.
          5. Conhecimento teológico (dogmático; canônico; clerical): valorativo; inspiracional; sistemático; não verificável; infalível (peremptório); exato.
          Conclusiologia. A leitora ou leitor interessado pode chegar a alguma conclusão da linha ideal de conhecimento através da análise detalhista das listagens expostas.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o conhecimento conscienciológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Conhecimento: Autocogniciologia; Neutro.
          04. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
          08. Neociência conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático.
           09. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
           10. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
     O CONHECIMENTO CONSCIENCIOLÓGICO É MEGADESAFIO PARA TODAS AS PERSONALIDADES HUMANAS
    RACIONAIS E LÓGICAS SEM OS TRAVÕES MILENARES
   DA CORRUPÇÃO E DOS AUTASSÉDIOS CONSCIENCIAIS.
           Questionologia. O conhecimento conscienciológico significa alguma coisa ou exerce algum papel definido para você, leitor ou leitora? Quais os resultados práticos obtidos a partir de tal postura?
           Bibliografia Específica:
           1. Conde, Miguel; Bairro do Saber; Conscienciologia; Projeto do Megacomplexo Cultural Holoteca; Tertuliarium; Reportagem; O Globo; Jornal; Diário; Revista o Globo; Semanário; Ano 5; N. 222; 1 abrev.; 1 endereço; 13 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 26.10.08; páginas 5 (chamada), 20 a 22 e 24.
           2. Tomanik, Eduardo Augusto; O Olhar no Espelho; 242 p.; 7 caps.; 81 citações; 6 enus.; 2 tabs.; 112 refs.; 21 x 15,5 cm; br.; EDUEM: Editora da Universidade Estadual de Maringá; Maringá, PR; 1994; páginas 49 a 52.